Ter um checkout de pagamento eficiente é uma estratégia inteligente para aumentar a capacidade da empresa de converter e fechar ainda mais vendas.

Afinal, essa é a etapa que finaliza a passagem do consumidor pelo e-commerce, para onde ele é direcionado quando escolhe um produto.

Para garantir uma boa jornada de compra do início ao fim, é importante proporcionar facilidade, agilidade e segurança no momento de confirmação do pagamento.

Empresas que contam com processos engessados acabam correndo o risco de perder clientes por diversos motivos.

Entre eles, estão a impaciência com a demora para a confirmação, a falta de diversificação das formas de pagamento e até mesmo o medo de estar caindo em uma fraude.

Coloque-se no lugar do consumidor e entenda: ninguém quer passar por isso. Então, estabeleça na sua loja os meios para uma experiência segura e fluida.

Todas essas situações podem ser evitadas com um checkout de pagamento eficiente, no qual o cliente tem clareza sobre suas compras e sabe que está navegando em um site de vendas profissional.

Continue lendo para entender o que é preciso para otimizar esse processo.

O que é um checkout de pagamento?

O checkout é a última etapa da navegação de um e-commerce, para onde os clientes são direcionados depois de escolherem quais produtos vão comprar.

Nessa tela, o pagamento é confirmado e a empresa recolhe os dados necessários para a venda.

Algumas dessas informações são sensíveis, como dados bancários e pessoais, o que exige grande segurança no processo.

É no checkout que o cliente visualiza seu carrinho de compras pela última vez antes de fechar a venda.

Então, ele insere o número do cartão de crédito ou de débito, emite o boleto bancário ou visualiza o QR Code e o Copia e Cola do Pix.

Por isso, esse processo deve ser bem estruturado e personalizado para aumentar a atratividade da loja virtual

Imagine que no checkout do seu site, seu cliente seja redirecionado para uma página de outra empresa responsável pela transação (subadquirente).

Será que ele se sentirá seguro em colocar os dados ou é possível que fique desconfiado e abandone o carrinho?

Nesse caso, é melhor evitar o redirecionamento. Mas essa é só a primeira dica. 

Continue lendo para conhecer os tipos de checkout.

Quais são os 3 tipos de checkout?

O checkout de pagamento pode ter três diferentes tipos, sendo que essa escolha é essencial para conquistar a confiança da clientela.

Afinal, o processo de pagamento é sempre um momento bastante sensível em uma venda, o que não é diferente no e-commerce.

Nessa hora, é preciso garantir uma experiência tranquila e segura, para evitar o abandono de carrinho.

Por isso, preste atenção nesses tipos que vamos apresentar, pois você vai ver que apenas um deles é indicado para evitar perdas de vendas no seu negócio.

Padrão

No checkout padrão, o cliente é direcionado para a página de um intermediador de pagamentos.

Ou seja, uma plataforma que faz a comunicação com o adquirente, que por sua vez processa o pagamento.

Após a confirmação da compra, uma nova tela aparece com os campos para a escolha da forma de pagamento.

O problema dessa modalidade é que essa nova tela tem uma identidade visual totalmente diferente.

Em vez da marca da loja, aparece a do intermediador, uma empresa que talvez o cliente sequer conheça.

Ou seja, é exatamente o procedimento que descrevemos no tópico anterior.

E como você agora já sabe, é melhor evitar, pois os clientes podem se assustar e ficar com medo de inserir os dados para confirmar o pagamento.

Transparente

O checkout transparente é o mais indicado, pois permite que o pagamento seja confirmado sem que o usuário precise sair do e-commerce.

Ao finalizar a compra, ele continua na mesma tela, onde aparecem as opções de pagamento disponíveis.

Ao contrário do que acontece no checkout padrão, toda a identidade visual da página é a mesma, incluindo o próprio logotipo da loja.

Por isso, o cliente irá se sentir mais seguro para informar os dados de cobrança.

Como consequência, as chances de abandono do carrinho são menores e a experiência de compra fica mais agradável.

As melhores plataformas de pagamentos, como a Vindi, oferecem essa opção para as vendas.

Lightbox

O checkout lightbox é semelhante ao padrão, com o redirecionamento do usuário para uma página diferente na confirmação do pagamento.

A diferença é que a confirmação acontece em um pop-up, ou seja, uma nova janela do navegador de internet que se abre.

A vantagem em relação ao checkout padrão é que, nesse caso, o usuário não precisa sair da página do e-commerce.

Porém, ainda assim ele pode se sentir inseguro ao informar seus dados em um ambiente fora da página da venda.

Além disso, esse pop-up pode ter problemas de responsividade, ou seja, não abrir corretamente em alguns navegadores de smartphones ou tablets.

Por isso, a melhor opção ainda é o checkout transparente, que oferece uma experiência superior.

Veja no próximo tópico por que é preciso pensarmos também em eficiência quando falamos em meios de pagamento.

Por que sua empresa precisa de um checkout de pagamento eficiente?

Além da experiência encantadora para o cliente, que já mencionamos aqui, alguns pontos são essenciais para que você entenda a importância do checkout de pagamento dentro da sua loja virtual.

Vamos aos principais:

Fim da burocracia

Um dos principais fatores que levam um consumidor a deixar de ir até uma loja física e comprar online é o conforto.

Dessa forma, se ele não quer pegar filas e passar por burocracias e escolhe o e-commerce por isso, sua loja não pode oferecer uma experiência difícil.

Se assim o fizer, é como um convite para mandar o cliente para a concorrência.

Até porque fechar a aba do navegador e abandonar o carrinho virtual é muito mais fácil do que encher um carrinho fisicamente e deixar em qualquer lugar, não é mesmo?

Portanto, certifique-se que a jornada do consumidor (entrar na loja > escolher os produtos > adicionar ao carrinho > chegar no checkout > finalizar a transação) seja o menos burocrática possível.

Segurança do cliente com a loja

Com um checkout de pagamento eficiente, seu cliente pode até abandonar o carrinho de compras por outros motivos, mas não por segurança!

Além disso, ter uma página de finalização segura e personalizada é o segredo da conversão, considerando que performance é fundamental para quem trabalha na internet.

Impacto na conversão de vendas

Os números comprovam que um bom checkout de pagamento é essencial para converter mais clientes, conforme este levantamento do Baymard Institute, uma entidade especializada em pesquisas relacionadas à experiência do usuário.

O estudo aponta que um e-commerce de grande porte pode aumentar em até 35,2% a sua taxa de conversão com melhorias para tornar o checkout mais simples e rápido.

Afinal, quanto mais fluido for esse processo, menores são as chances do cliente desistir de uma compra por qualquer motivo.

Até mesmo uma distração que não tenha nenhuma relação com o site em si pode acabar tirando o foco do cliente na hora de finalizar a compra.

Por isso, quanto mais tempo o usuário perder passando pelo checkout, maior é a chance de deixar o produto no carrinho sem comprar.

Possibilidade de ofertar vários meios de pagamento

Basicamente, seu cliente precisa de opções para decidir como quer pagar

Se a sua loja só aceita boleto e ele quer parcelar ou pagar com cartão de crédito, provavelmente essa compra não será concluída.

Da mesma forma, se você só oferece o cartão de crédito e seu cliente não possui essa forma de pagamento, ele não tem como adquirir seu produto ou serviço.

Por isso, ter um checkout de pagamento personalizado e eficiente te dá a possibilidade de ofertar vários meios de pagamento para aumentar suas chances de conversão de vendas.

Como otimizar seu checkout de pagamento em 10 passos

Um checkout de pagamento otimizado facilita a vida dos clientes e melhora os resultados da empresa, aumentando a conversão e evitando o temido abandono do carrinho.

Existem várias medidas que uma loja pode tomar para conseguir melhorar esse processo.

Confira agora uma lista com 10 passos.

1. Opte por uma solução de pagamentos segura e confiável

A segurança é essencial para quem trabalha com varejo online.

Afinal, geralmente quando há alguma fraude, é o próprio empreendedor que acaba tendo que pagar pela compra que o consumidor não recebe.

Esse é o caso do chargeback, ou seja, a contestação de uma compra feita com um cartão de crédito clonado.

Quando isso acontece, o titular do cartão consegue reverter com certa facilidade a cobrança feita, deixando a empresa no prejuízo.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, procure usar sempre uma solução que conte com um antifraude incluído.

2. Ofereça um checkout transparente

Quando um cliente precisa ser direcionado para uma página diferente, seja no checkout padrão ou no lightbox, muitas vezes ele deixa de confiar no e-commerce.

Afinal, inserir o número do cartão de crédito em uma página desconhecida parece bastante arriscado.

É preciso levar em conta que a maioria das pessoas não tem muita familiaridade com sistemas de cobrança, portanto, podem sequer conhecer a marca da intermediadora.

Por isso, como já mencionamos antes, o checkout transparente ajuda a evitar várias situações de abandono de carrinho.

3. Use indicadores de progresso

O processo de compra em um e-commerce pode parecer bastante complicado para quem não tem muita familiaridade com vendas pela internet.

Algumas pessoas tendem a ficar impacientes com todas as etapas necessárias e acabam desistindo da compra.

Para evitar isso, use indicadores de progresso.

Em outras palavras, são representações gráficas usadas para mostrar ao cliente em qual etapa ele está em seu processo de compra, e quantas faltam para a conclusão.

Geralmente, esses indicadores aparecem no formato de uma barra horizontal dividida em vários traços, cada um representando uma fase da compra.

O ideal é que haja também um número para cada etapa.

4. Mantenha os valores em destaque

Muitos consumidores podem deixar de finalizar uma compra caso deparem com valores diferentes daqueles que eles imaginavam.

Por isso, deixar os preços sempre visíveis é uma forma de evitar surpresas na hora do pagamento e melhorar a confiança na marca.

Ao entender todos os custos envolvidos, o cliente pode tomar sua decisão com mais confiança no negócio, reduzindo as chances de abandono de carrinho.

5. Apresente as informações sobre o frete

Segundo esta pesquisa realizada pelo Opinion Box, 71% dos consumidores afirmam que o valor do frete é um dos principais motivos para a desistência de uma compra.

Um dos piores cenários ocorre quando o cliente se surpreende com a taxa da entrega, que aparece somente na última tela antes da confirmação do pagamento.

As chances de abandono do carrinho nesse caso são muito altas.

Por isso, o melhor a se fazer nesses casos é ser transparente, mostrando esse valor desde o início do processo.

6. Forneça e detalhe todos os meios de pagamento

A diversificação dos meios de pagamento é essencial para alavancar as vendas pela internet.

Quanto maior é o avanço da tecnologia de cobranças, mais exigentes ficam os consumidores em relação à escolha da forma como pretendem pagar por suas compras.

Por isso, é importante apresentar bem as opções que o consumidor tem.

Exiba ícones relacionados aos métodos, como símbolos do Pix, das carteiras digitais e das bandeiras de cartão, e informe todas as condições relacionadas a cada um deles.

Se você oferecer o parcelamento, explique o número de parcelas, o valor de cada pagamento e as taxas envolvidas.

7. Solicite apenas os dados essenciais

Alguns empreendedores podem cair no erro de disponibilizar um formulário para que os clientes informem vários dados pessoais, e assim obter insights sobre o público.

No entanto, o preenchimento dessas informações pode ser um processo demorado, e nem todo mundo tem tempo sobrando – ou paciência – para fazer isso.

Por isso, alguns consumidores podem desistir da compra.

Se você quiser captar dados de consumidores, vale mais a pena realizar uma pesquisa de opinião em troca de um brinde ou um desconto.

8. Tenha um checkout objetivo e simples

Seguindo essa mesma lógica, é importante que o seu checkout ofereça ao cliente a maior agilidade possível, para que ele feche logo a sua compra.

Quanto maior for o caminho que o cliente precisa fazer até finalizar o pagamento, maiores são as chances de desistência.

Por isso, evite fazer com que o usuário tenha que passar por etapas desnecessárias, incluindo todas as informações relevantes, como dados de entrega e formas de pagamento, em uma única página.

Se for possível, mantenha um resumo com todos os itens do pedido, seus preços e os prazos de entrega em uma área destacada que fique sempre visível. 

9. Customize o checkout com a identidade da sua marca

O uso da marca do e-commerce no checkout vai além de um simples enfeite, pois faz com que o cliente se sinta seguro o suficiente para fazer o pagamento.

Não basta ter um checkout transparente se o usuário não perceber de forma clara que aquele processo faz parte do mesmo site onde ele fez suas compras.

A importância de não direcionar o cliente para outra página está justamente nessa manutenção da marca.

Quando percebe que continua navegando no mesmo site, o cliente perde o receio de estar sendo vítima de um golpe, podendo inserir seus dados pessoais e bancários sem medo.

10. Exiba certificados e selos de segurança

Recursos como selos de segurança são muito importantes para assegurar a credibilidade do seu site junto ao público.

Existem muitas páginas de venda falsas criadas para aplicar golpes, e por isso os clientes mais atentos irão procurar sinais de que estão navegando em um e-commerce real.

Esta reportagem da Revista Forbes mostra que a colocação de uma certificação pode aumentar em 20% ou mais a taxa de conversão de pequenas lojas virtuais.

O principal certificado é o SSL, que mostra um ícone na barra de navegação afirmando que a página é segura.

Mas o ideal é ir além, garantindo também selos como SiteLock, Site Blindado e ClearSale.

Se você quiser garantir a melhor experiência possível aos consumidores, conheça no próximo tópico uma plataforma que possibilita cumprir todas as 10 etapas que apresentamos acima.

Vindi: a sua melhor opção de checkout de pagamento

Escolher um checkout de pagamento que esteja integrado com a sua plataforma de vendas é o caminho para conseguir otimizar o seu processo de cobranças.

Assim, você pode garantir que os consumidores poderão pagar por suas compras com tranquilidade, sem sobressaltos e receio de cair em golpes.

Aqui na Vindi, nós temos a plataforma de pagamentos mais robusta e completa do mercado, com um checkout personalizável para vendas avulsas, parceladas e recorrentes.

Além disso, nós também temos muitas funcionalidades que reduzem suas taxas de inadimplência

Nossa plataforma automatiza o seu processo de cobrança e proporciona ao seu cliente uma experiência eficiente e segura!

Se você quer saber mais sobre como nós podemos te ajudar a vender mais e sempre, clique aqui e fale agora com um dos nossos especialistas em pagamentos. 

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