O número de empresas que trabalham com softwares como serviço tem se expandido. Principalmente quando se trata da implantação dessa ferramenta dentro de outras empresas. Por isso, monitorar os resultados obtidos por meio de métricas se faz cada vez mais necessário. Saiba o que é MRR e entenda por que esse índice é importante para sua empresa.

Quem quer empreender usando uma plataforma SaaS precisa saber que as métricas que medem o desempenho do negócio são grandes aliadas quando bem aplicadas. Mas, para isso, é necessário conhecê-las para entender como contribuem com o negócio. Por isso, preparamos esse post para você entender.

Neste post você vai encontrar:
O que é MRR?
Como calcular MRR?
Quais os impactos para sua empresa?
Qual é o ideal para sua empresa?

O que é MRR?

O MRR, Monthly Recurring Revenue ou Receita Recorrente Mensal, é uma métrica utilizada por empresas que atuam com assinatura recorrente para calcular a previsão de ganho mensal. Quando bem feito, o controle dessa métrica também ajuda a avaliar o crescimento de MRR medindo entrada, renovação e cancelamento de inscrições/planos.

O MRR é considerado um dos índices mais importantes de um negócio que tem a subscrição como modelo porque auxilia no fornecimento de informações que possibilitam análises de crescimento e ganhos futuros da empresa. Ela “une” as áreas financeira e gestão estratégica e possibilitando a identificação de setores da empresa que precisam de recursos para otimizar as vendas.

Como Calcular o MRR?

Existem duas formas de efetuar o cálculo do MRR:

O primeiro é feito a partir do número de pagamentos que você recebe de seus clientes mês a mês, que é o que corresponde ao valor pago pelos assinantes do serviço que sua empresa oferece.

Você só precisa pegar a relação das assinaturas que têm vencimento para o mês subsequente excluindo serviços variáveis, a exemplo de taxas de adesão, ou quaisquer outros serviços extras e pronto, já tem seu MRR. Veja o exemplo:

MRR= valor total recebido

Se você tem 100 clientes que pagam R$ 100 em um plano e mais 100 que pagam R$ 50 em outro tipo de plano, seu MRR é de: R$ 15.000

Importante: Nesse exemplo cada cliente pode pagar valores diferentes por terem contratado planos diferentes.

A segunda “fórmula” para calcular o MRR é multiplicando o total de clientes ativos na sua base pelo valor mensal pago pelos contratos de assinatura recorrente. Veja o exemplo:

MRR= Média recebida * total de clientes

Uma empresa com 200 clientes ativos com contrato de fidelização de 12 meses, por exemplo, a um valor de assinatura mensal de R$ 80 por cliente, seu MRR é de R$ 16.000,00 mensais e, consequentemente, R$ 192.000,00 anuais – isso sem a soma de novos clientes, ativação de assinatura ou churn rate.

Ao lado desse cálculo inicial, outros três elementos devem ser aplicados mensalmente para você conseguir comparar o quanto o seu MRR do mês mudou na relação com o mês anterior. Veja:

Cálculo de crescimento do MRR

Se sua empresa adquire novos clientes, consequentemente, seu MRR irá crescer. Então, você precisa calcular;

  • Novos MRR

São novas receitas trazidas por meio de novos clientes adquiridos. Por exemplo, se sua empresa adquiriu neste mês 5 novos clientes que pagam R$100,00 por suas assinaturas e outros 2 que pagam R$200,00, então seu novo MRR para este mês será de R$900,00;

  •  MRR adicionado

Imagine que você possui 3 clientes que atualizaram seus planos de R$100,00 para R$200,00. Isto significa que você terá expandido sua receita de clientes já existentes e neste caso, seu MRR de expansão será de R$300,00;

  •  MRR cancelado

O Churn MRR representa a receita que você perde pelos clientes que cancelaram suas assinaturas ou reduziram seus planos. Então, digamos que em um determinado mês você teve 2 cancelamentos de planos de R$100,00 e outros 3 clientes reduziram seus planos de R$200,00 para R$100,00. Isto significa que seu Churn MRR será de R$500,00.

Crescimento MRR

mrr-monthly-recurring-revenue-2

Finalmente, para calcularmos o crescimento MRR é necessário considerar todos esses três aspectos em uma fórmula:

Crescimento MRR = Novos MRR + MRR adicionado – MRR cancelado

Assim, você obtém o resultado que precisa para acompanhar sua taxa de crescimento mensal na comparação com os meses anteriores. Uma dica legal é você acompanhar esses dados usando um gráfico. Isso facilita a visualização de resultados.

Quais os impactos do MRR para seu negócio?

Ao utilizar a MRR, é possível obter uma visão do que está por vir no futuro financeiro da empresa. Além disso, esta métrica auxilia na criação de estratégias para a fidelização de clientes, pois, por meio dela é possível identificar momentos em que há queda no faturamento conforme a previsão. Desta forma, a empresa consegue visualizar o que pode estar ocasionando a queda nos ganhos mensais e, a partir disso, criar planos de ação para contornar o cenário.

As empresas às vezes obtêm um faturamento alto em determinados meses, mas em outros acabam por ter um ganho menor. A vantagem de usar essa métrica de MRR é que por meio da receita recorrente mensal é possível prever os próximos faturamentos de maneira mais efetiva de acordo com a quantidade de contratos existentes.

A vantagem para os clientes das empresas SaaS é que eles conseguem contar com um modelo de pagamento facilitado, pois não precisará ter um gasto inicial muito elevado com a aquisição e implantação do software e isto acaba refletindo também como um benefício para a empresa que terá maior facilidade na hora de conquistar novos clientes.

Qual é ideal para uma empresa?

Contudo, a taxa de MRR tende a variar de empresa para empresa, de acordo com o negócio. Por isso, é inviável estipular um valor exato para todos os modelos de negócio. Mas é possível observar nos exemplos de cálculos citados anteriormente que o ideal é que sua taxa de MRR esteja sempre positiva, ou seja, os valores para aquisição e expansão devem ser SEMPRE superiores aos de Churn. Assim, sua empresa consegue não só prever uma receita mensal, mas também crescer mês a mês com a expansão do número da receita originada pelo aumento de novos clientes e upgrades de contratos.

Agora que você já sabe o que é MRR e como calcular em sem negócio, que tal começar a colocar em prática essa métrica e obter melhores resultados com a previsão de receitas?

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