Empresa de cobrança é um modelo de negócios que lida com um problema que tem crescido muito no Brasil: a inadimplência.
Em outubro de 2023, mais de 66 milhões de consumidores enfrentaram essa situação no Brasil, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Tantas situações assim representam prejuízos para os empreendedores.
Muitas vezes, é preciso arcar com os gastos da terceirização das cobranças e ainda correr o risco de que esses negócios realizem abordagens inadequadas.
Porém, é possível solucionar o problema da inadimplência sem precisar envolver a contratação de outra companhia.
Com a tecnologia disponível hoje, existem soluções inovadoras que podem ajudar ainda mais o seu negócio.
Mas antes de conhecer esses recursos, confira neste artigo o que são e como atuam as empresas de cobrança.
O que é empresa de cobrança?
Empresa de cobrança é um escritório que terceiriza a função de cobrar clientes inadimplentes.
Funciona assim: uma empresa contrata outra para tomar todas as medidas necessárias para reaver os valores de débitos em aberto.
Além do envio de notificações e negociações com os consumidores devedores, este trabalho inclui medidas mais duras, como o ingresso com ação na Justiça.
Os profissionais de uma empresa de cobrança são especializados em lidar com esse tipo de situação.
Já a companhia credora da dívida evita atritos e consegue manter a relação com os consumidores, evitando o desgaste no processo de recuperação de créditos.
Como funciona uma empresa de cobrança?
A empresa de cobrança oferece a intermediação do processo de recuperação dos valores em aberto.
Para isso, ela realiza uma série de medidas que podem ser resumidas assim:
- Cobrança extrajudicial: inclui todas as tentativas de reaver o crédito, enviando notificações e entrando em contato para negociar os valores
- Cobrança judicial: se nenhuma das medidas derem resultado, como último recurso a empresa de cobrança entra com uma ação para tentar recuperar o valor.
Portanto, ela é remunerada para agir como uma intermediadora, sendo responsável pelo contato com os consumidores.
Uma empresa de cobrança tem o foco em dívidas relativamente recentes, em que o devedor não chegou a ter seu nome incluído em um serviço de proteção ao crédito como SPC e Serasa.
Embora ela possa ser remunerada com um percentual do valor devido em alguns casos, ela não assume completamente o débito.
Portanto, é um conceito diferente da recuperadora de crédito, que adquire a dívida e costuma se focar em situações mais antigas e complicadas.
Quais as vantagens da empresa de cobrança?
Contratar uma empresa de cobrança pode render ao seu negócio algumas vantagens como:
- Especialização e experiência: a empresa de cobranças é especialista em lidar com situações de clientes devedores e tem experiência na atividade, o que representa uma chance maior de sucesso nas negociações
- Conformidade com as leis: o Código de Defesa do Consumidor tem várias regras relacionadas ao formato da cobrança e aos direitos dos devedores, portanto o ideal é contar com uma empresa que conheça bem essa regulamentação para evitar transtornos
- Relacionamento com o cliente: ao contar com a terceirização do serviço, a empresa contratante não se envolve diretamente em um processo que pode desgastar sua imagem diante do consumidor.
Desvantagens das empresas de cobrança
Por outro lado, contar com uma empresa de cobrança nem sempre pode ser a melhor ideia.
Veja por quê:
- Impacto no caixa: a contratação de uma empresa terceirizada representa um custo adicional para a empresa, que em alguns casos pode até estar atrelado a um percentual da dívida, impactando a margem de lucro
- Riscos: ao terceirizar as cobranças, a organização deixa de ser responsável pelo contato com os clientes inadimplentes, portanto, assume o risco de que uma abordagem inadequada prejudique de vez a relação ou até termine em uma ação judicial
- Compartilhamento de dados: para terceirizar a cobrança, é preciso repassar à empresa responsável pelo serviço algumas informações sensíveis do cliente, como valores devidos e dados do cartão de crédito, por exemplo, o que prejudica a relação de confidencialidade com os consumidores
- Limitação na personalização: toda empresa busca ter um contato personalizado com seus clientes, mas a inclusão de uma segunda companhia nesse processo prejudica essa possibilidade.
Empresas de cobrança em negócios recorrentes
Negócios recorrentes são aqueles que recebem uma remuneração fixa, que na maioria das vezes é mensal, pela prestação contínua de um serviço.
Portanto, neste modelo, o processo de cobrança é bem diferente em relação a uma empresa remunerada de forma avulsa, seja por vendas de produtos ou serviços mais pontuais.
Afinal, o foco do combate à inadimplência vai muito além da simples tentativa de reaver um valor devido.
Nesse caso, é preciso recuperar o próprio cliente, convencendo ele a voltar a utilizar esse serviço.
Um exemplo desse modelo que tem se popularizado bastante é o SaaS (Software as a Service), que consiste no fornecimento de uma plataforma para utilização contínua por assinatura.
Se um cliente deixar de pagar, o processo de recuperação tem muita relação com o time de customer success, que tem como objetivo garantir que o usuário fará o melhor uso possível da plataforma que assinou.
Com um clube de assinatura funciona da mesma forma: o cliente inadimplente não recebe mais os produtos, por isso o principal fator é tentar convencer aquela pessoa a retomar a assinatura.
Negócios presenciais como estacionamentos, academias e escolas também adotam esse modelo, em que a retenção de clientes é o maior desafio.
Nesses casos, existem soluções de prevenção mais eficientes do que contratar uma empresa de cobrança.
Por meio da automatização nos sistemas de pagamento, é possível solucionar vários casos de inadimplência que poderiam resultar na perda de clientes.
Veja no próximo tópico como a tecnologia pode ajudar nos processos de retenção na recorrência.
Como combater a inadimplência sem empresas de cobrança?
O combate à inadimplência pode ser feito sem empresas de cobrança tanto com ações de prevenção quanto por meio da tecnologia dos meios de pagamento, que é capaz de automatizar processos.
Esses recursos ajudam a combater aquelas situações em que o cliente se esquece de pagar, acaba tendo o serviço cancelado e, como não há um processo de cobrança eficiente, nem percebe que deixou de ser assinante.
Essas situações são chamadas de churn involuntário – ou seja, o cancelamento de um serviço de assinatura sem que o cliente tenha intenção.
Nesses casos, vale muito mais a pena cortar o mal pela raiz, evitando situações que demandam a contratação de uma empresa de cobrança e poupando os gastos.
Conheça agora algumas formas de se fazer isso.
Facilitando o pagamento
Com o avanço das tecnologias relacionadas à cobrança, é cada vez mais importante diversificar as formas de pagamento de uma empresa.
Quanto mais opções a empresa oferecer, mais clientes poderão pagar usando métodos aos quais estão mais familiarizados.
Assim, o pagamento é mais fácil e as chances de o cliente se esquecer ou perder o interesse diminuem.
Automatizando as cobranças
A automatização é uma das maiores aliadas de um negócio recorrente, pois permite que um sistema faça tudo o que puder ser feito para garantir o pagamento em dia.
Um exemplo é o uso do cartão de crédito na recorrência.
Em uma plataforma avançada como a Vindi, o cliente só precisa fazer um cadastro direto no site da empresa para que todas as cobranças sejam feitas sem nenhuma intervenção humana.
E o melhor: sem comprometer o limite do usuário, pois cada pagamento é uma transação isolada.
E mesmo nos casos em que os consumidores quiserem pagar por Pix ou boleto bancário, o próprio sistema automatiza o envio das faturas.
Resolvendo problemas
A automatização de um sistema de cobranças pode resolver alguns problemas de forma automática, como falhas ou dados desatualizados de cartão de crédito.
Além disso, é possível programar o envio de mensagens somente para quem atrasou o pagamento.
Ou seja, com um sistema que tenha todos esses recursos, fica muito mais difícil o cliente se esquecer de pagar.
Como escolher uma empresa de cobrança?
A escolha de uma empresa de cobrança é muito sensível, pois se trata de um serviço que vai representar a sua empresa.
Por isso, é preciso conhecer bem os processos adotados, e conferir se eles estão de acordo com a política da sua empresa.
Outros fatores importantes são analisar a flexibilidade oferecida nas negociações, a reputação desse negócio no mercado e a transparência na hora de apresentar os custos e as taxas cobradas.
Além disso, é recomendável fazer essa pesquisa somente após implementar um sistema capaz de automatizar os processos de pagamento.
Com os recursos de uma plataforma de cobranças, é possível evitar uma boa parte dos casos de inadimplência.
Assim, sobrariam apenas as situações mais delicadas, em que seria preciso um contato mais direto com os consumidores.
Porém, em muitos perfis de empresas, casos assim são a minoria.
Nessas horas, o gestor poderá decidir se é preciso contar com uma empresa de cobrança ou se, por serem bem menos situações, o próprio setor financeiro pode dar conta.
Por isso, antes de sair procurando empresas de cobranças, conheça os recursos que podem virar o jogo para o seu negócio.
Como a Vindi ajuda a reduzir a inadimplência do seu negócio?
A Vindi é um ecossistema completo de cobranças, com soluções para negócios recorrentes e de venda avulsa online e presencial.
Temos uma série de soluções que podem reduzir o número de clientes inadimplentes a um custo mais baixo do que contratando uma empresa de cobranças.
Conheça elas agora.
Régua de cobrança
A plataforma da Vindi permite a configuração de uma régua de cobrança automatizada.
Com ela, você pode criar lembretes e notificações a serem encaminhados por e-mail e SMS para lembrar os consumidores de fazerem seus pagamentos.
A primeira mensagem pode ser enviada ainda antes do vencimento.
Depois, os clientes que ainda não pagaram receberão outros lembretes no intervalo que você definir.
Retentativas de cobrança
Quando uma transação por cartão de crédito resulta em falha, o sistema das retentativas repete automaticamente a cobrança.
Na retentativa simples, o usuário estipula um intervalo entre a primeira tentativa e a segunda.
Também há a retentativa com troca de perfil, em que o sistema faz uma nova cobrança usando outros dados que já tenham sido informados.
E a Vindi conta ainda com duas soluções exclusivas:
- Retentativa Inteligente: o recurso usa a tecnologia de inteligência de dados para analisar padrões e identificar o melhor momento para fazer a cobrança
- Retentativa com troca de adquirente: a transação é refeita a partir de um sistema diferente para liquidar a transação.
Renovações automáticas de cartões
Geralmente, quando um cartão perde a validade, o usuário recebe outro e precisa atualizar em todas as suas assinaturas.
Mas às vezes ele se esquece de fazer isso, o que causa erros na cobrança.
Isso não é um problema para quem conta com os recursos Renova Cartões e Renova Vindi.
A partir da tokenização, o sistema atualiza automaticamente os dados do cartão.
As soluções que apresentamos aqui podem solucionar boa parte dos casos de inadimplência do seu negócio.