Há mais de 10 anos, a Cyber Monday movimenta o mercado brasileiro logo depois da Black Friday. A data serve para que comércios de vários tipos de produtos continuem tendo bons resultados mesmo depois da principal data do comércio, já que muita gente que não conseguiu fazer as compras na sexta-feira anterior ainda pode estar à procura de bons preços.

Mas, para aproveitar bem a ocasião, é preciso ter uma boa estratégiaPor isso, vamos mostrar neste artigo o que é a Cyber Monday e por que ela é importante. Além disso, você vai conferir as melhores dicas para explorar ao máximo a data.

Então continue lendo e se prepare bem!

O que é Cyber Monday?

A Cyber Monday é uma data promocional que costuma ser celebrada três dias depois da Black Friday.

Inicialmente, foi criada com foco em ofertas de itens relacionados à informática, mas atualmente muitas lojas oferecem artigos eletrônicos em geral.

Dependendo da loja, o consumidor pode até encontrar outros itens oferecidos com desconto pela data, como cosméticos e peças de roupa.

O que significa Cyber Monday e como começou?

O termo Cyber Monday significa “segunda-feira cibernética”, por causa do seu foco em artigos eletrônicos. A data é uma derivação da Black Friday, a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças (e um feriado popular nos Estados Unidos, em que lojistas aproveitam para liquidar seus estoques antes das festas de final de ano).

A Cyber Monday surgiu com o mesmo propósito da Black. Seu primeiro registro é de 2005, quando a entidade Shop.org, vinculada à Federação Nacional de Varejo dos EUA, divulgou um comunicado à imprensa sobre a data.

Assim como a Black Friday, a data demorou alguns anos para chegar ao Brasil, sendo implementada em 2011 no país pelo portal Busca Descontos. No ano seguinte, já movimentou mais de R$ 200 milhões, segundo reportagem da Revista Época.

Quando é a Cyber Monday?

Em 2022, a Cyber Monday está marcada para o dia 28 de novembroPor tradição, a data é celebrada sempre na segunda-feira seguinte à Black Friday, que neste ano será em 25 de novembro.

Em 2023, a Cyber Monday será em 27 de novembro, já que a Black Friday está marcada para o dia 24. Já a Cyber Monday de 2024 será apenas em 2 de dezembro, pois a Black Friday cai no dia 30 de novembro.

Por que vender na Cyber Monday?

A Cyber Monday de 2021 movimentou um total de R$ 827 milhões, de acordo com uma pesquisa da Neotrust sobre a Black Friday. O número representa um faturamento 17,7% maior em relação ao registrado em 2020 e 67% maior que em 2019.

O total de pedidos foi de 1,6 milhões, representando uma elevação de 6,9% ante o ano anterior, enquanto o ticket médio subiu 10,1%, ficando em R$ 509,53.

Quando falamos em setores, os primeiros a aparecerem na cabeça são os relacionados à tecnologiaPorém, alguns artigos de perfumaria, moda e até eletrodomésticos também podem aparecer entre os mais vendidos, como vamos ver no próximo tópico.

O que vende bem na Cyber Monday?

Os campeões de venda da Cyber Monday costumam ser os itens eletrônicos. Porém, há uma tendência cada vez maior de que a data funcione como uma espécie de “ressaca da Black Friday”. Assim, há espaço para diversas categorias

Um levantamento do Google apontou que os campeões na intenção de consumo para este ano são os artigos relacionados a videogames, com 86% da preferência. Em seguida aparecem celulares, com 85%, e computadores e tablets, com 80%.

Porém, números de edições anteriores mostram que outras categorias também tiveram destaque. Segundo a Neotrust, a categoria Moda e Acessórios teve o maior faturamento entre pequenas e médias empresas durante a última Cyber Monday, com um total de R$ 7,4 milhões.

Além disso, um levantamento da Nubimetrics apontou outros itens entre os destaques da última Cyber Monday: perfumes, escovas alisadoras e aspiradores-robô.

Como aproveitar a Cyber Monday para vender mais?

Se você quiser explorar ao máximo o potencial da Cyber Monday, não deixe de conferir nossas dicas.

Prepare sua estrutura

Não temos dúvida de que você vai preparar bem seu negócio para a Black Friday. Porém, durante seu planejamento, tenha em mente que você terá mais uma data promocional três dias depoisPor isso, realize um planejamento voltado exclusivamente para a Cyber Monday, que inclua itens como:

  • Escolha das mercadorias oferecidas em promoções
  • Negociação com fornecedores para preparar estoque
  • Planejamento das operações de logística e atendimento.

Aproveite os dados da Black Friday

A realização da Cyber Monday logo depois da Black Friday é uma boa oportunidade para que você aproveite a experiência a seu favor.

Invista no que deu certo, dê destaque para os itens mais vendidos e analise também onde seus concorrentes acertaram. E o principal: avalie sua performance e veja como poderia melhorar, usando esse conhecimento a seu favor.

Crie promoções diferenciadas

Quem compra na Cyber Monday já fez várias pesquisas e conferiu diversos tipos de promoções. Portanto, esta é uma oportunidade de apresentar promoções diferenciadas, com condições diferentes de tudo o que este consumidor viu.

Para isso, o primeiro passo é definir o seu objetivo: ganhar popularidade, queimar itens encalhados no estoque, ou os dois. Você pode apostar no frete grátis, desde que bem planejado para evitar prejuízos.

Outra alternativa é realizar promoções para aumentar o ticket médio, como cross-sell, upsell e descontos progressivos.

Invista em marketing digital

Existem muitas ferramentas de marketing digital que podem ajudar você a divulgar seu negócio. Por exemplo, a tecnologia de plataformas de publicidade paga como o Google Ads permite a utilização do remarketing.

Essa funcionalidade permite apresentar a publicidade diretamente a um público que já interagiu com seu negócio, seja comprando algo complementar ou mesmo abandonando o carrinho.

Você também pode fazer parcerias com influenciadores ou apostar na divulgação pelas redes sociais. Para saber mais sobre como fazer isso, temos um episódio exclusivo do podcast Dentro do Ringue. Acompanhe! 

Acione o gatilho de urgência

Muitos dos consumidores aproveitam a Cyber Monday para fazer alguma compra que não conseguiram na Black Friday e, por isso, já sabem que é a última chance de conseguir um bom desconto no item desejado.

Portanto, você pode aproveitar essa situação para explorar o gatilho mental da urgência. Ou seja: divulgar seu material publicitário com um aviso de que o consumidor pode perder uma grande oportunidade se deixar essa promoção passar.

Assim, você aciona o gatilho, ou seja, um estímulo à ideia de fazer a compra no inconsciente do consumidor Uma boa forma de fazer isso é usar um contador de tempo regressivo, para intensificar a sensação no público.

Como criar uma política de descontos na Cyber Monday

Sem uma política de descontos bem definida, você corre o risco de ter prejuízo mesmo com um bom número de vendas. Na sua estratégia de precificação, escolha os produtos que ficarão em promoção e defina o percentual de desconto de acordo com o retorno que o artigo pode dar.

Por exemplo: um produto com alto volume de saídas pode ter um desconto maior, desde que você tenha bastante itens no estoque. Assim, ele vai proporcionar um retorno alto.

Por outro lado, o desconto deve ser mais modesto em lançamentos e itens com baixa procura. 

Se o seu negócio conta com algum serviço de assinaturas, a Cyber Monday pode atrair consumidores recorrentes. Basta oferecer um bom desconto no valor de adesão ou nas primeiras mensalidades e colher os frutos ao longo dos meses seguintes.

3 dicas para uma Cyber Monday de sucesso

Você viu acima algumas dicas que podem ajudar seu negócio a melhorar suas vendas. Porém, antes de definir sua estratégia, há itens essenciais que você não pode se descuidar.

Veja alguns dos mais importantes abaixo.

Controle seu estoque

Eventuais erros no estoque podem comprometer suas operações. Então não poupe recursos para garantir meios e ferramentas que ajudem no controle do armazenamento de produtos.

Uma das principais medidas nesse sentido é garantir a integração entre diferentes setores, que pode ser feito por meio de um sistema ERP ou via REST API.

Garanta a infraestrutura digital

Qualquer e-commerce está sujeito a problemas na sua infraestrutura. Em datas como a Cyber Monday, esse risco é ainda maior por causa do aumento no volume de acessos.

Uma queda do seu site nessas horas pode significar a perda de muitas vendas. Nem precisamos dizer que é essencial realizar todos os testes possíveis e, também, verificar se você conta com um sistema de prevenção contra ataques cibernéticos.

Formas de pagamento

O ideal para enfrentar um período desses é contar com uma plataforma de pagamentos que garanta segurança e conforto tanto para você quanto para seus clientes. Com uma ferramenta completa, você pode receber pelas mais variadas formas de pagamento, incluindo as principais bandeiras de cartão.

Além disso, sua plataforma deve ter um sistema antifraudes, contar com opções para quem recebe pagamentos recorrentes e garantir meios de acompanhar as métricas mais importantes para seu negócio.

Se você procura uma ferramenta que garanta tudo isso e muito mais, conheça a Vindi: fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

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