Atualmente, a utilização de apps por parte dos usuários de smartphones está se tornando cada vez mais intensa. Assim, diversas empresas estão começando a utilizá-los para realizar as suas ações de marketing, uma vez que são responsáveis por otimizar e inovar as atividades do dia a dia das pessoas. Mas você já pensou em como criar um aplicativo de sucesso?

Empresas estão buscando como criar apps que se destaquem mercado e fidelizem clientes. No entanto, antes de começar o desenvolvimento do aplicativo, é preciso ter um bom plano de negócios para que os resultados sejam satisfatórios. Saiba que não ter um planejamento resultará em alguns prejuízos, pois será necessário arrumar todas as falhas posteriormente.

Nesse sentido, abordaremos, neste artigo, como criar um aplicativo de sucesso e quais os erros mais comuns ao desenvolvê-los. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, como criar um aplicativo?

Para muitas pessoas, desenvolver um aplicativo é uma tarefa simples de implementar, que pode ser a chave para o sucesso das empresas. Mas, além de uma boa ideia, por trás de todo app de sucesso sempre há muito esforço, planejamento e aperfeiçoamento ao longo do processo.

É importante destacar que muitos projetos acabam não progredindo porque não correspondem à realidade do que os usuários realmente necessitam. Por isso, é extremamente importante tirar sua ideia do papel e definir o seu público-alvo, além de outros aspectos que serão determinantes para a sua conquista.

A seguir, confira o nosso passo a passo para criar um app!

Defina os objetivos

Todo e qualquer produto tem a finalidade de solucionar algum problema. Logo, é necessário que você saiba com clareza qual o desafio que o seu aplicativo vai enfrentar. Isso é essencial para você compreender a proposta de valor que seu app vai ter e, assim, saber como será a aceitação no mercado.

Não se preocupe se existir outra solução para o mesmo problema que você deseja solucionar. Isso porque é necessário que a sua proposta ofereça um diferencial entre os já existentes para conseguir se destacar. Para que você alcance isso, busque estudar e compreender o mercado. Avalie o potencial competitivo que as outras organizações proporcionam, por exemplo.

Determine as funcionalidades

Após saber qual o problema que o aplicativo vai resolver, é momento de pensar na forma. É preciso que você esclareça todas as funcionalidades. Você deve separar as funções em complementares e obrigatórias. A definição delas dependerá do intuito do seu app.

Saiba como se dará a execução do seu aplicativo, pois será mais simples para desenvolvedores mapearem todas as ferramentas necessárias para implementar no mercado e alcançar o sucesso desejado entre os consumidores.

Proporcione premiações

Os clientes tendem a ficar mais contentes e motivados quando recebem algum prêmio no aplicativo, como descontos. Logo, você pode usar essa estratégia para alcançar o máximo de usuários possível e melhorar o seu alcance no mercado. Compreenda que o processo de gameficação tem a função de manter os usuários ativos por um longo período.

Planeje a monetização

É fundamental pensar como o seu aplicativo vai ganhar dinheiro. Essa fase é essencial no momento de elaboração, visto que é a maneira de gerar receita e de não manter o ROI negativo.

O sistema de monetização do aplicativo precisa pagar todos os gastos que você precisou custear. Mesmo que pareça algo complicado, existem várias formas de ganhar dinheiro com a criação de apps, por exemplo, anúncios, assinaturasfreemium, download pago, entre outras coisas.

Pense na aparência

Você deve ter muito cuidado no momento de elaborar o seu aplicativo. Pense em sua aparência e avalie uma maneira de chamar atenção do consumidor. Aplique uma imagem com boa resolução e atrativa, insira frases de efeito e seja criativo nas cores.

Muitos empreendedores não conseguem aplicar isso no aplicativo e acabam criando-o de qualquer jeito, sem pensar na parte visual, e esse pode ser um fator que afasta os clientes.

Escolha as formas de pagamento

Selecione boas formas de realizar o pagamento no aplicativo. É essencial que essa etapa seja eficiente e rápida, pois os clientes não gostam de demora, e eles estão buscando cada vez mais praticidade. Dessa forma, encontre várias opções de pagamento que satisfaçam os desejos dos seus usuários.

 

Acompanhe os feedbacks

O processo avaliativo é recorrente no mundo dos aplicativos e consiste em uma ótima forma de saber a popularidade e a satisfação dos clientes com a sua plataforma. Desse modo, é primordial alcançar sempre avaliações positivas. Elas são importantes para elevar o seu app e, assim, alcançar mais usuários.

Sendo assim, quando receber notas negativas, é preciso mudar, transformar, criando estratégias para agradar aos clientes. Não é nada satisfatório receber várias avaliações negativas e não perceber o que está acontecendo de errado para tentar melhorar. Quando você permanece no erro, os usuários tendem a desinstalar o aplicativo e, em seguida, buscam por aquele que os satisfaçam.

Jamais deixe que a sua criação seja um fracasso no mercado. Então, procure sempre melhorá-la e aperfeiçoá-la!

Elabore um aplicativo com habilidades sociais

Para um aplicativo se tornar popular, é necessário que ele apresente fácil acesso às redes sociais. Isso porque elas são muito mais do que plataformas de compartilhamento de fotos e dicas e também são usadas para realizar divulgações e para propagandas. Independentemente da categoria do seu app, é essencial permitir o compartilhamento nas redes sociais, assim, a sua plataforma melhorará o desempenho.

Busque pela melhor empresa

Para que você consiga permanecer no mercado, é necessário que ache a melhor empresa desenvolvedora de aplicativos. Isso é imprescindível para garantir o sucesso de sua plataforma entre os usuários.

No mercado, existem vários profissionais capazes de desenvolver um aplicativo, mas nem todos são capazes de criar o melhor. Se você deseja ter sucesso, é essencial pesquisar e avaliar o segmento a fim de escolher aquele que vai satisfazer aos seus desejos e, principalmente, aos desejos dos usuários.

Crie um aplicativo com boa usabilidade

A usabilidade dos aplicativos consiste em uma característica que pode contribuir para todas as plataformas se destacarem da concorrência e alcançarem o seu público. É preciso que você se certifique de que o aplicativo é fácil e simples de ser usado.

Os clientes não desejam passar horas tentando descobrir como usá-lo. Nesse sentido, saiba que uma plataforma simples conquista a atenção dos usuários e, quando eles estão satisfeitos, tendem a recomendar o recurso para os seus amigos.

Quais são os erros comuns ao criar um app e como evitá-los?

É evidente que o uso desse tipo de serviço ajuda significativamente a expandir o negócio. Mas, para que isso aconteça, não basta apenas desenvolver o aplicativo, é necessário apresentar um diferencial e, sobretudo, proporcionar um atendimento qualificado aos seus clientes.

Afinal, com frequência, os aplicativos não atendem exatamente a necessidade dos usuários, ignoram processos existentes e permanecem desalinhados com as estratégias de negócios.

Dito isso, conheça os erros mais comuns ao desenvolver apps que podem comprometer as operações e a melhor forma de evitá-los!

Não fazer uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um importante mecanismo estratégico que auxilia empreendedores de diferentes áreas a tomar decisões com mais segurança. Trata-se especificamente da coleta e interpretação de informações para reproduzir insights e oferecer suporte no processo.

Nesse caso, quando as empresas que não fazem suas pesquisas de mercado, para determinadas finalidades, elas acabam correndo alguns riscos, como fracasso com o novo negócio, insatisfação dos clientes, campanhas malsucedidas, queda nas vendas, entre outros. Logo, é preciso se esforçar nesse quesito.

Ignorar a importância do ASO

O ASO (App Store Optimization) consiste em estratégias de otimização para lojas de aplicativos. Ou seja, um conjunto de técnicas que ajudam a aperfeiçoar o ranqueamento de um aplicativo dentro da loja de apps, por isso não deve ser ignorada.

A aplicação do ASO contribui para que o aplicativo apareça de forma orgânica nas buscas dos usuários, reduzindo a necessidade de mais investimentos em marketing e aumentando as chances de alcançar mais usuários.

Não criar uma estratégia de marketing

Sem dúvida, as estratégias de marketing fazem toda diferença na divulgação do seu produto, principalmente no início. Afinal, as pessoas precisam saber que o seu aplicativo existe! Portanto, divulgue seu app nas redes sociais e em outros canais para alcançar melhores resultados e crescer mais rapidamente.

Não permitir que seus consumidores façam o teste do aplicativo

Se uma empresa desenvolve um app e depois de pronto não resolve testá-lo, a chance de encontrar erros é muito grande. Por isso, o recomendado é que os testes aconteçam durante o desenvolvimento e para os próprios consumidores.

Desconsiderar a UI

User Interface (ou Interface do Usuário), mais conhecido como UI, é responsável pelo segmento visual do aplicativo. Em outras palavras, é toda a parte perceptível visualmente no aplicativo, que oferece ao usuário uma interação positiva. De modo geral, um bom design de interface ajuda a melhorar a satisfação dos clientes, pois atende suas necessidades e garante que o aplicativo seja fácil de usar e acessar. Por isso, torna-se um fator primordial para o seu projeto.

Por fim, agora que você já conhece alguns erros comuns ao desenvolver um aplicativo, é essencial ficar atento às nossas dicas para conseguir criar uma ferramenta de sucesso. Existem muitos apps no mercado, mas nem todos conseguem conquistar o coração do usuário. Para isso, é preciso oferecer um importante diferencial.

Busque estratégias e meios para proporcionar o melhor para o seu consumidor. Nesse contexto, é necessário destacar que existem, nesse segmento, diversas plataformas de pagamentos online eficientes no mercado, que estão conquistando mais clientes a todo momento (como é o caso da Vindi).

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