Você sabe como conseguir clientes na estética?
Este é um dos segmentos que mais crescem no Brasil, resiliente as crises e altamente competitivo.
Tanto é assim que, cada vez mais, tem gente de olho nas oportunidades do setor.
Foram abertos mais de 170 mil pequenos negócios de estética apenas nos primeiros nove meses de 2024, segundo dados do Sebrae, publicados na Revista Exame.
Em um ambiente competitivo assim, quem não consegue atrair clientes fica para trás.
Sem um planejamento adequado, todo o investimento em equipamentos modernos e profissionais qualificados acaba sendo em vão, pois a clientela não aparece e o dinheiro que entra em caixa não rende o lucro esperado.
Porém, é possível ter ótimos ganhos seguindo as etapas que vamos mostrar neste artigo.
Além de retornarem para novos tratamentos, os pacientes satisfeitos tendem a indicar o negócio a amigos e familiares, aumentando ainda mais seu faturamento.
Acompanhe o texto até o final e saiba como conseguir clientes na estética!
Qual a importância de saber atrair clientes para a clínica de estética?
Conseguir clientes na estética é importante para cuidar da saúde financeira do seu negócio e ajudar a superar a concorrência que existe no setor.
Afinal, não basta montar uma clínica bem equipada se pouca gente comparecer para realizar os procedimentos.
Ao conquistar uma clientela, é possível fidelizar esse público, garantindo assim ganhos consistentes a cada mês.
Esse passo é necessário para que a receita mensal da empresa seja suficiente para manter o seu negócio operando e render uma boa margem de lucro.
Várias estratégias podem ajudar a chamar pessoas para uma clínica estética, como vamos mostrar neste conteúdo.
Sem elas, você ainda terá visitantes, mas em um número bem menor.
Assim, sua receita pode não ser suficiente para manter o seu negócio, e você corre o risco de operar no vermelho.
Por isso, siga as etapas que vamos apresentar a partir de agora e garanta o sucesso do seu empreendimento!
Como conseguir clientes na estética? Passo a passo!
Para conseguir clientes na estética, é preciso antes de mais nada realizar um planejamento bem elaborado para acertar nas estratégias.
Pense em tudo, desde as características dos clientes, passando pelas suas ações de divulgação até o momento do pagamento.
Cada etapa que vamos apresentar a partir de agora é essencial para o sucesso da sua empreitada.
Confira a partir de agora o que você precisa fazer para chamar pessoas ao seu negócio.
1. Defina seus objetivos e conheça seu público
Em primeiro lugar, você precisa definir o seu Perfil de Cliente Ideal (ICP).
Parece um pouco óbvio, considerando que o segmento é, em sua maioria, feminino. Mas não deixe de estudar o mercado.
Dessa forma, você pode investir nos nichos menores e nos públicos mais segmentados.
Por exemplo, você pode ter um salão de cabeleireiro focado em adolescentes, com especialização em colorações diferentes e que não sejam agressivas para os cabelos.
Quem determina isso é o seu perfil de negócio, mas é fundamental que você tenha um público-alvo, personas envolvidas e um potencial de expansão claro.
2. Esteja nos ambientes e plataformas digitais
Estar só nos ambientes físicos, como salões e clínicas de estética, é coisa do passado.
Aplicativos como a Bluma, que ajudam as pessoas a encontrarem profissionais da área, estão aí para ditar novas regras de consumo, que focam em experiências e comodidade.
Por isso, estar nas redes sociais, ter um site e investir tempo nessa presença digital é o passo que fará com que o seu negócio tenha autoridade e muito mais identidade.
Faça contas comerciais no Instagram, Facebook e WhatsApp e explore ao máximo todas as métricas de crescimento e engajamento.
Com elas, você vai atrair o público certo!
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3. Invista em produção de conteúdo nas redes sociais
Ajudar seus consumidores e os fãs da sua marca é um legado deixado pelos influenciadores digitais.
Aqui, não é só o seu produto ou serviço que entra em jogo, mas você!
Sim, é isso mesmo! Se você tem uma clínica de estética e faz tratamentos que diminuem a retenção de líquido no corpo, por exemplo, que tal produzir conteúdos com formas de manter o tratamento?
Além disso, se você é cabeleireira, não adianta só publicar fotos e vídeos dos cortes que faz.
Ensine como cuidar de um cabelo com química em casa, técnicas de finalização para cachos e o que achar melhor para o seu público.
A produção de conteúdo é um elemento que te trará autoridade, personalidade e muita identificação.
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4. Realize ações em datas comerciais
As ações em períodos específicos como a Black Friday, por exemplo, são essenciais para melhorar os resultados.
Portanto, aproveite essas épocas para conseguir clientes na estética.
Essas iniciativas, em curtos períodos de tempo, podem atrair curiosos e interessados de todas as partes.
Com esse público em mãos, seu trabalho passa a ser o de reter e fidelizar!
5. Ofereça programas de fidelidade
Embora sejam excelentes trunfos de fidelização, programas de recompensas podem te ajudar também a conseguir clientes na estética.
Tudo depende do momento da oferta.
Se você apresentar a possibilidade de um programa de pontos, com descontos que realmente valem a pena, as chances de fechar um negócio são maiores.
Agora, se você prefere montar um grupo mais segmentado e que já conhece o seu trabalho, a estratégia deixa de ser de aquisição para retenção.
Por isso, estude as melhores formas de fazer isso acontecer, mas tire do papel e veja os resultados de uma clientela mais engajada.
6. Crie um programa de indicação
A divulgação boca a boca é uma maneira barata e eficiente de chamar clientes, e pode ter um incentivo a mais com um bom programa de indicação.
Ofereça vantagens como descontos, procedimentos extra ou brindes como amostras grátis de cremes e outros produtos de cuidados pessoais para quem levar outras pessoas para a sua clínica.
E se você quiser aumentar suas chances de conseguir novos clientes, estenda esses benefícios a quem for indicado também.
Assim, você poderá ver sua clientela se multiplicar sem fazer nenhum esforço.
Porém, não exagere nos descontos para não comprometer a sua margem de lucro.
7. Ofereça um atendimento personalizado
Se você quiser garantir um público frequente, precisa personalizar o seu atendimento.
Conheça bem cada cliente, principalmente aqueles que sempre voltam.
Chame cada um pelo nome e procure se lembrar de seus procedimentos favoritos.
O simples fato de mostrar que você conhece a pessoa já faz uma grande diferença para a sua fidelização.
Se você precisar de ajuda para se lembrar de tanta gente, uma boa alternativa é usar um CRM, um software que centraliza todas as informações necessárias para o atendimento a clientes.
8. Colete feedbacks e ouça seus clientes
Ouvir feedbacks e sugestões de melhorias que seus clientes têm sobre o seu trabalho vai muito além de deixar uma caixinha de sugestões em cima de um balcão.
Aqui, estamos falando de pesquisas com interesses reais, focados em psicologia do consumidor.
Dessa forma, você saberá em que pontos precisa melhorar e conhecerá os seus maiores diferenciais competitivos.
Clientes têm uma visão do negócio mais ampla e menos viciada do que você, e ouvi-los é o melhor que você pode fazer sempre.
9. Faça parcerias de sucesso
Parcerias de sucesso também são importantes, mas é preciso considerar sempre a reputação de marca de quem está do outro lado.
Além disso, aqui também temos uma grande oportunidade de usar produtos que fazem parte do seu dia a dia de trabalho para promover o seu serviço e captar clientes na estética.
Já pensou em fazer uma live nas redes sociais com um especialista no produto que você usa para fazer uma máscara facial? Ou oferecer de brinde um finalizador para cabelos a cada indicação feita, que se converteu em um corte?
É hora de usar a criatividade e estar ao lado de outras marcas competentes, e que podem te dar muito mais visibilidade!
Ouça também o podcast Dentro do Ringue sobre Inteligência Artificial e Influencers no setor de Beleza:
10. Ofereça várias formas de pagamento
Se tem uma dica que nunca pode ser deixada de lado é a forma com que você finaliza uma venda.
Além disso, você provavelmente já recebeu a pergunta, logo de cara, se o seu estabelecimento aceitava cartão de crédito, por exemplo.
Quanto mais opções de pagamento você dá ao seu cliente, mais chances ele tem de converter, já que vê a credibilidade do seu serviço e tem mais poder de compra em mãos.
Por outro lado, um cliente pode acabar desistindo e procurando outro estabelecimento caso não possa pagar de sua maneira favorita.
11. Facilite o processo de pagamento
Além de oferecer várias formas de pagamento, também é fundamental disponibilizar pagamentos digitais para seus clientes.
Nesse caso, estamos falando sobre estruturar um processo de cobrança na estética.
Já pensou como seria fazer uma promoção imperdível, onde o cliente paga adiantado por um link de pagamento e recebe 15% de desconto no serviço contratado?
Essa já é uma realidade do mercado, e você pode ter outras vantagens digitalizando o seu pagamento.
Portanto, tenha em mente que só uma maquininha física pode te impedir de expandir o seu negócio!
Aposte em um link de pagamento, que funciona como uma maquininha digital, e venda por todas as redes sociais!
12. Crie um clube VIP com assinantes fidelizados
Com todas as dicas aplicadas, é natural que mais clientes cheguem até você.
E aí, é hora de inovar e pensar em estratégias que prolonguem o seu LTV e estendam ao máximo esse relacionamento.
Dessa forma, ter um clube de assinaturas é a melhor forma de entregar experiências verdadeiras e totalmente diferenciadas.
E sim, é possível ter um serviço de recorrência em estética.
Com um clube VIP, você precisará de uma plataforma que consiga automatizar essa cobrança recorrente e te dar toda a visibilidade que você precisa dessa gestão de assinaturas.
Por isso, a Vindi é a solução perfeita para você!
Nós temos o link de pagamento mais robusto e eficiente do mercado, junto com a plataforma mais completa de gestão de cobranças.
Com a plataforma da Vindi, você pode fazer vendas avulsas, parceladas e recorrentes.
Além disso, temos funcionalidades que se adequam perfeitamente às suas necessidades!
13. Invista em um ambiente instagramável
Muita gente gosta de apresentar os resultados dos seus procedimentos ou simplesmente ostentar o fato de serem clientes de uma clínica estética.
Nessas horas, contar com um ambiente instagramável é uma maneira de mostrar o valor de sua empresa ao cliente, além de aproveitar uma publicidade espontânea.
Prepare um canto bem decorado, com a marca da sua empresa, para que as pessoas possam tirar selfies e postar em suas redes sociais.
Deixe esse espaço bem iluminado para que as fotos fiquem boas.
Flores, painéis de LED ou neon, cadeiras e mesinhas estilizadas são algumas sugestões de decoração que podem ajudar a estimular os clientes a fazerem suas fotos nesse espaço.
14. Proporcione uma boa experiência do cliente
Em cada etapa do atendimento, procure colocar o cliente sempre no centro das suas ações, para que ele se sinta bem e confortável em seu espaço.
O atendimento personalizado é essencial, como já explicamos, mas há também outros fatores importantes para garantir uma boa experiência do cliente.
Um deles é o tempo de espera, que deve ser reduzido ao máximo.
Por isso, tente organizar bem sua agenda para evitar acúmulo de clientes no mesmo horário.
Além disso, busque meios de aumentar ao máximo a eficiência dos seus processos de rotina e se atualize em relação às inovações tecnológicas que podem tornar seus procedimentos mais ágeis e menos incômodos.
15. Ofereça treinamento para seu time e se especialize
Para manter uma clínica estética, é importante conhecer bem o serviço prestado.
Por isso, procure cursos e oficinas que ajudem você a entender todos os aspectos relacionados aos procedimentos oferecidos.
É claro que você já deve ter uma boa noção sobre isso, mas conhecimento nunca é demais.
E quanto mais você souber sobre sua área, mais autoridade poderá demonstrar para os clientes, aumentando a confiança deles na sua empresa.
Assim como você, os funcionários também precisam conhecer bem os procedimentos.
Como eles atendem diretamente os clientes, oferecer treinamentos à equipe é essencial para garantir uma qualidade satisfatória
Existem vários cursos e mentorias online e presenciais na área da estética, além de outros treinamentos voltados para o atendimento ao público em geral.
Por que eu não consigo atrair clientes na estética?
Quando um empreendedor enfrenta dificuldades para conseguir clientes na estética, é preciso analisar o que pode estar dando errado.
Nessas horas, é importante voltar até o início do planejamento para pensar em quais passos não estão sendo seguidos.
Por isso, a reavaliação do público-alvo é essencial.
Muitas empresas podem elaborar diversas ações de marketing e venda, mas sem focar nas pessoas que têm uma tendência maior a visitarem o espaço.
Assim, fica mais difícil agradar o público.
Você também pode estar se esquecendo de usar as ferramentas digitais, como as redes sociais.
E não basta simplesmente fazer postagens.
Aproveite que essas plataformas fornecem vários dados sobre a interação do público e vá testando as estratégias para entender o que funciona melhor para você.
Além disso, se o seu negócio não estiver cadastrado no Google Meu Negócio, pessoas que procuram por clínicas estéticas na sua região terão dificuldades para encontrar o seu espaço.
Esse cadastro é gratuito e – literalmente – coloca o seu negócio no mapa que aparece para quem procura por estabelecimentos no Google.
Por fim, procure rever seu atendimento e seus processos e implementar as estratégias que mostramos acima.
Assim, você certamente vai conseguir clientes na clínica estética.
Na sequência, confira algumas sugestões de serviços para oferecer a eles.
Quais são os 5 procedimentos estéticos mais procurados?
Além de seguir os passos que mostramos acima, para conseguir clientes na estética, também é necessário ficar antenado sobre as últimas tendências na área.
A cada momento, surgem novas tecnologias para ajudar a rejuvenescer e embelezar a pele dos pacientes.
Por isso, preparamos aqui uma lista com os cinco procedimentos mais procurados por pacientes brasileiros.
Ultrassom microfocado
Esse tratamento é procurado por pessoas que buscam evitar a flacidez e dar mais sustentação à pele, principalmente do rosto e do pescoço
O equipamento usado no procedimento conta com várias ponteiras, que emitem ondas sonoras de alta frequência capazes de elevar a temperatura da pele.
Assim, o procedimento induz uma inflamação em pontos bem definidos, levando o corpo a produzir fibras de colágeno, que ajudam a rejuvenescer a pele.
O tratamento não causa danos à superfície da pele.
Depilação a laser
Este procedimento é usado para remover pelos de uma maneira não invasiva, evitando danos e mantendo a pele lisa.
Muitos pacientes também usam essa prática para tratar a foliculite, uma infecção de pele causada por microorganismos ou pelos encravados.
O equipamento usado no procedimento emite um feixe de luz intensa que cauteriza a raiz do pelo, fazendo a remoção.
Quando esse laser é aplicado na face, o pelo é removido de forma definitiva, ou seja, não volta a nascer.
Endermologia
Esse tratamento serve para eliminar celulite e gordura localizada, além de melhorar a textura da pele.
A endermologia também ajuda a atenuar as marcas de cicatrizes, e por isso é bastante procurada por mulheres que passaram por cesáreas e outras cirurgias.
A técnica consiste no uso de um equipamento específico para fazer uma massagem na área onde há gordura.
Esse aparelho faz uma sucção da pele, estimulando a circulação sanguínea e acabando com as toxinas e a retenção de líquidos na região.
Criofrequência
A criofrequência é usada para tornar a pele mais firme, combatendo a flacidez e a gordura localizada em diversas áreas do corpo.
Assim como o ultrassom microfocado, essa técnica tem como objetivo estimular a produção de colágeno.
A diferença é que o aparelho usado na aplicação vai alternando temperaturas quentes e frias, causando um choque térmico na pele.
Esse efeito destrói as células de gordura, causando o efeito lifting – ou seja, deixando a pele com uma aparência mais jovem.
Radiofrequência
A radiofrequência é um procedimento realizado para combater a gordura e a flacidez com o uso de um equipamento que aquece a pele, chegando a temperaturas até 42 °C.
Assim como acontece na criofrequência, essa variação na temperatura serve para dissolver células de gordura e estimular a produção natural de colágeno e elastina, proteínas que ajudam a manter a elasticidade e o aspecto jovem da pele.
O equipamento conta com ponteiras, que ficam em contato com a pele por dois a cinco minutos.
Para aplicar todos esses procedimentos que mostramos aqui, é preciso contar com os equipamentos certos e o treinamento adequado.
Dessa forma, eles são altamente seguros.
E para terminar, lembre-se: quando você conseguir clientes na clínica estética, é preciso estar preparado para receber pagamentos de várias formas.
Para isso, você pode contar com a Vindi, um ecossistema completo de cobranças que você pode usar para vender pacotes de alto valor e outros serviços de forma recorrente, contando com vários recursos de combate à inadimplência.
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