A gestão financeira em clínica de estética é necessária para manter sua empresa funcionando sem nenhum problema e aproveitar o bom momento do setor no país.

Segundo dados do governo federal, o nicho que reúne empreendimentos relacionados à beleza é o segundo com mais empresas abertas no país. Em 2022, havia 799 mil empreendimentos do setor funcionando no país – somente o segmento de moda e vestuário superou esse número.

Para se ter uma ideia, o setor de estética cresceu 567% em cinco anos no Brasil, de 2014 a 2019, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). 

Nesse cenário, saber administrar as finanças é essencial para atrair e fidelizar clientes. Por isso, acompanhe o texto até o fim para saber tudo o que você precisa sobre gestão financeira em clínicas de estética.

O que é gestão financeira em clínica de estética?

Gestão financeira em clínicas de estética é um conjunto de ações que ajudam a monitorar as finanças da empresa. Com essas práticas, é possível controlar todas as fontes de receita, custos e despesas para garantir que não vai faltar dinheiro para o estabelecimento funcionar.

Realizar uma boa gestão financeira pode exigir conhecimento técnico, mas hoje em dia é possível contar com softwares que facilitam bastante o trabalho.

Qual a importância da gestão financeira em clínicas de estética?

Uma clínica de estética é um tipo de negócio que exige bastante atenção com a administração financeira – afinal, envolve diversos custos, como a compra e manutenção de equipamentos de alto valor; e despesas, como contas de luz e gastos administrativos.

Além disso, quem atua no ramo da estética sabe que o movimento varia bastante conforme a época do ano. Por isso, a administração financeira ajuda a aproveitar bem os períodos de bastante procura e lidar com os momentos mais difíceis.

Como fazer a gestão financeira em clínicas de estética?

várias práticas que ajudam a garantir uma boa gestão financeira em clínicas de estética. Confira algumas das principais:

  • Diagnóstico: o ponto de partida para a gestão de uma clínica estética é fazer um levantamento de todos os recursos, seja o dinheiro em caixa e o equipamento
  • Orçamento: outra etapa importante é identificar tudo o que você precisa, desde os custos mais básicos, como contas de luz e água, passando pelas despesas com salários e produtos cosméticos até melhorias como compra de novos aparelhos
  • Fluxo de caixa: é o controle constante de todos os gastos e todas as fontes de receita.

O maior desafio da administração financeira de uma clínica de estética é monitorar as fontes de receita, já que elas variam bastante de acordo com a época do ano. Por isso, vamos mostrar no próximo tópico uma boa alternativa para melhorar sua previsibilidade de receita.

Como combater a inadimplência em clínicas de estética?

Adotar a ideia de recorrência para fidelizar clientes é uma forma de melhorar os resultados e facilitar a gestão financeira em clínicas de estética. Para conseguir isso, crie planos mensais com uma série de procedimentos, de forma que saia mais barato para o cliente do que contratar serviços isolados.

Muitas barbearias têm adotado essa ideia e colhido bons frutos. Se considerarmos dados econômicos que mostramos na abertura deste texto, o segmento tem um bom potencial. 

Para essa ideia dar certo, é preciso automatizar a cobrança, assim você e seus colaboradores não precisam sair correndo atrás de cada cliente que deixou de pagar a conta.

Muitos casos de inadimplência podem ser resolvidos automaticamente com o auxílio de uma plataforma de pagamentos moderna.

Principais erros da gestão financeira no mercado de estética

Na gestão financeira em clínicas de estética, é preciso tomar cuidado para evitar decisões que podem prejudicar o negócio. Acompanhe alguns exemplos:

  • Não utilizar um sistema de gestão: não dá para confiar em planilhas preenchidas manualmente, em que um pequeno erro humano pode comprometer todo o planejamento
  • Deixar de controlar algum gasto: uma boa gestão financeira exige a atenção com todos os gastos, desde os salários dos colaboradores até a compra de cada grampo de cabelo
  • Não contratar profissionais especializados: procedimentos estéticos costumam ser complexos e exigir conhecimento e atenção, portanto economizar na contratação de profissionais sem treinamento adequado pode sair mais caro no final.

Por que usar um sistema de gestão financeira e automação de pagamentos?

Como mencionamos acima, a administração financeira em clínicas de estética exige muita atenção no controle dos gastos. Por isso, é essencial contar com um sistema de gestão financeira que permita a automação de pagamentos.

Desta forma, é possível aumentar a receita e prever com mais exatidão o valor que você terá à disposição a cada mês. Uma plataforma de pagamentos recorrentes conta com recursos que ajudam a evitar os atrasos, facilitando a vida do cliente com a automação da cobrança e garantindo sua receita mensal.

Conheça a Vindi, um ecossistema completo de pagamentos com tudo que você precisa para melhorar a gestão financeira da sua clínica de estética!

Qual a importância da gestão financeira em clínicas de estética?

A importância da gestão financeira em clínicas de estética está no controle de diversos gastos, como custos com equipamentos e profissionais e despesas com equipes de recepção e contas de água e luz. Além disso, o movimento nesse tipo de estabelecimento varia ao longo do ano, assim como o faturamento. Isso demanda medidas para garantir previsibilidade de receitas, como a fidelização dos clientes com um modelo de recorrência.

Como fazer a gestão financeira no setor de estética?

A gestão financeira de uma clínica de estética começa com o diagnóstico de todos os recursos. Feito isso, também é importante realizar um orçamento completo, incluindo todos os gastos do mês e também as melhorias de longo prazo necessárias, como aquisição de equipamentos e contratação de profissionais. Outra prática essencial é o controle do fluxo de caixa, ou seja, um acompanhamento constante de todos os gastos e receitas.

Como a tecnologia ajuda na gestão financeira de clínicas de estética?

Existem ferramentas criadas para auxiliar na administração financeira de estabelecimentos de vários setores, incluindo clínicas de estética. O uso de um sistema de gestão ajuda a automatizar práticas complexas como o controle do fluxo de caixa. Além disso, uma plataforma de pagamentos com foco na recorrência permite criar planos de assinatura, fidelizando clientes e ajudando a prever as receitas. Essas plataformas automatizam as cobranças e reduzem os índices de inadimplência.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies