Um ponto muito importante quando você vai abrir o seu próprio negócio é: qual será a melhor forma de cobrar dos meus clientes? Pensando em uma clínica de estética, por exemplo, os serviços oferecidos são variados, com diferentes valores e duração dos procedimentos. Então, se você atua nesse segmento, é a sua hora de brilhar!

Parcelamento e recorrência: como usar na minha clínica de estética

Acompanhe esse conteúdo até o final e saiba as principais diferenças entre parcelamento e recorrência. Lembrando que, é possível aderir aos dois modelos de pagamento para o seu negócio, é só alinhar com as suas estratégias! Vamos lá? 

Como funciona o parcelamento

O parcelamento é algo muito antigo! Antes mesmo da facilidade ao acesso do cartão de crédito, este modelo de pagamento já fazia sucesso nos tempos de cheques (lembra como era complicado ficar preenchendo os talões? Superado isso, né?). 

Por exemplo, se você vai comprar um tênis que custa R$ 200,00, você pode pagar em 2x de R$ 100,00. Uma televisão que custa R$ 1.000,00, pode ser parcelada em 10x de R$ 100,00. Ou seja, é uma venda pontual, onde o valor total é dividido em parcelas. 

O exemplo que coloquei acima são situações que não tenham juros, pois nesse tipo de venda, é possível adicionar juros conforme o número de parcelas. O que acontece é que, nesta modalidade, o empresário pode optar por arcar com essas taxas ou repassar para seus clientes. Por isso, é comum encontrar descontos quando o valor é pago em uma única parcela. 

“Tá, entendi o parcelamento! Agora, me conta sobre a recorrência”

A recorrência tem um diferencial em relação ao parcelamento que posso resumir em duas palavrinhas: serviços contínuos. Calma, vou explicar com detalhes! 

Em uma clínica de estética, é muito comum a venda de procedimentos por planos, pacotes ou mensalidades, certo? Por exemplo, uma massagem modeladora, é algo que auxilia na redução de celulite, hidratação, firmeza da pele e muitos outros benefícios. Mas, é importante que esse procedimento seja feito com frequência. Então, que tal cobrar usando com a recorrência? 

Ela é ideal para os procedimentos que são oferecidos de forma repetitiva. Para cobrar, você escolhe uma data de recebimento e, de forma automática, esse valor é descontado do cartão de crédito do seu cliente. Esse valor será cobrado de forma contínua até a finalização da prestação do serviço. Geralmente, é feito um contrato bem detalhado para que a sua clínica e o seu cliente estejam bem alinhados. Esse método é ótimo, pois não ocupa o limite do cartão do seu cliente, como acontece no parcelamento, apenas o valor de cada mensalidade. 

As principais vantagens da recorrência para sua clínica de estética

Como descrevi agora pouco, não ocupar o limite do cartão do seu cliente é algo excelente! Por exemplo, se no pacote de procedimentos que o seu cliente vai contratar, o valor total será de R$ 600, ele pode usar da recorrência e pagar R$ 100 por mês durante 6 meses. Ele não precisa se preocupar, pois o valor total não ocupará do limite do cartão, apenas a primeira mensalidade que é de R$ 100. Esse é um ótimo argumento de venda, pois diminui aqueles problemas de “poxa, não tenho esse limite disponível, fica para uma próxima!”. 

Além desse, vou listar aqui outros benefícios: 

  • Você tem mais previsibilidade do seu fluxo de caixa, pois você sabe que no dia determinado, você vai receber o valor acordado;
  • Diminui a inadimplência. Por ser algo automático, você não corre o risco de ficar sem receber pelos serviços oferecidos;
  • Mais pessoas vão querer fazer procedimentos na sua clínica pelas facilidades de pagamento.

Parcelamento e recorrência: um breve resumo

Então, para resumir toda a nossa conversa até o momento: no parcelamento você realiza uma venda pontual, onde é possível dividir o valor total, podendo acrescentar taxas ou não. A recorrência já é algo vendido por planos, pacotes ou mensalidades, onde o valor acordado por contrato é pago de forma automática todo mês.

O melhor modelo de cobrança para sua clínica de estética

Os dois modelos são muito válidos, ainda mais para uma clínica de estética. Mas, independentemente da sua escolha, é preciso que você tenha as ferramentas certas para te ajudar nessa gestão de recebíveis e cobranças. Por isso, conte com a Vindi! 

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