Automatizar cobrança em barbearia pode parecer uma ideia inusitada, mas nós vamos mostrar neste artigo que esta é uma iniciativa viável e altamente lucrativa.

De acordo com levantamento da Euromonitor citado pelo Estado de São Paulo, o Brasil conta com cerca de 500 mil barbearias, com estimativa de crescimento de 4,5%. E, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), os brasileiros gastam mais de R$ 100 bilhões por ano com beleza – valor que supera os gastos médios com alimentação.

Ou seja: existem muitos salões de beleza, mas também há muita gente disposta a gastar dinheiro com seu visual. E, por isso, fidelizar clientes é um enorme desafio para o setor.

Continue lendo para entender por que automatizar cobrança em barbearia tem tudo a ver com a fidelização, e pode melhorar bastante seus resultados.

É possível automatizar cobrança em barbearia?

Sim, você pode automatizar a cobrança em barbearia criando planos de assinatura. Esse conceito já existe em alguns países, inclusive no Brasil, onde é chamado de “barbearia netflix”.

Toda barbearia tem seus frequentadores fiéis, mas boa parte da freguesia é ocasional. Ou seja, são pessoas que escolhem um estabelecimento pela conveniência e podem optar por outro local dependendo de onde estão ou quanto tempo têm de sobra.

Com um bom plano, você pode atrair aqueles clientes que não se importam tanto com a escolha do salão ideal. Assim, é possível ter uma receita recorrente – ou seja, a cada mês você receberá os valores das mensalidades.

Isso ajuda na gestão financeira da empresa, que fica muito mais fácil quando temos uma ideia mais concreta do quanto vai entrar a cada mês.

Como funciona a barbearia por assinatura?

A barbearia por assinatura funciona a partir da oferta de determinado número de serviços, como corte de cabelo ou barba, por um valor fechado a ser pago por mês. O ideal é oferecer diferentes planos, pois a frequência com que os clientes visitam o salão pode variar.

O mais importante é definir o preço, pois este será o grande diferencial em relação aos cortes avulsos. Use o valor do corte como base e coloque em cada plano um valor que seria mais vantajoso do que pagar pelos serviços avulsos. E, quanto maior for a frequência, mais vantajoso será o plano em relação ao mesmo número de cortes avulsos.

Para ficar claro, vamos imaginar que seu salão cobra R$ 50 pelo corte de cabelo. Assim, seus planos podem ser:

  • Plano A (dois cortes por mês): R$ 80
  • Plano B (um corte por semana): R$ 140
  • Plano C (cortes à vontade): R$ 200.

No plano A, cada corte custaria R$ 40.

No B, seria R$ 35 por visita.

Já no último plano, você pode cobrar um valor maior em troca da liberdade de desfrutar do serviço sempre que quiser. Nós demos um exemplo bem simples, mas você pode aplicar essa lógica no seu salão criando combos de serviços, como cabelo e barba.

Por que automatizar a cobrança em barbearia?

Você deve estar se perguntando: “se vou ganhar menos por corte, por que eu faria isso?”  

Bom, siga a leitura e confira por que automatizar a cobrança em barbearia pode ser vantajoso tanto para você quanto para o seu cliente.

Vantagens da cobrança automatizada para os salões

Para poder implementar um plano como o que explicamos acima, é preciso driblar um dos maiores problemas: a inadimplência. Essa é a principal vantagem da cobrança automática: a tecnologia atual dos meios de pagamento garante técnicas avançadas para evitar ou reverter a falta de pagamento, seja qual for o método escolhido.

Com uma plataforma de pagamentos eficiente, você pode desfrutar do aumento da sua clientela e, a cada mês, os pagamentos entram normalmente. A automatização das cobranças por meio de planos também pode aumentar a eficiência do seu salão, pois a preocupação em cobrar, passar cartão ou dar troco vai diminuir.

Assim, os profissionais podem focar apenas nos cortes. E, na hora de escolher a ferramenta de cobranças, você pode optar por um sistema que conte com certificados de segurança, como o PCI Compliance – assim, não é preciso se preocupar com riscos de vazamentos de dados. 

Vantagens da cobrança automatizada para os clientes

Para seus fregueses, a principal vantagem de automatizar cobranças em barbearias é o preço que eles vão pagar. Basta escolher o melhor plano conforme suas necessidades que o cliente vai gastar menos com cortes de cabelo do que ele tem como costume.

Porém, ao longo do relacionamento com sua barbearia, os assinantes dos seus planos vão perceber que os benefícios não param por aí. 

Ao ter seu pagamento automatizado, o cliente não vai mais precisar se preocupar em levar dinheiro ao salão e também não será necessário perguntar quais bandeiras de cartão o seu estabelecimento aceita ou mexer no celular para pagar com Pix. Ou seja, ele terá muito mais comodidade

Sem falar, é claro, na liberdade que o cliente terá em poder escolher entre várias formas de pagamento. Mas como fazer para obter tantas vantagens?

Vamos ver na sequência.

Como automatizar cobranças e evitar a inadimplência em uma barbearia por assinatura?

Uma boa plataforma é capaz de automatizar cobranças em barbearia oferecendo uma série de recursos que podem evitar vários tipos de transtorno na sua relação com seus clientes. Portanto, não basta sair escolhendo o primeiro sistema que aparecer.

A automatização das suas cobranças, para que você nem precise se preocupar com eventuais problemas nas assinaturas, só é possível com as funcionalidades que vamos apresentar a partir de agora.

Cartão de crédito na recorrência

A cobrança por cartão de crédito faz sucesso em pagamentos recorrentes, ou seja, serviços com remuneração mensal fixa como os planos de assinatura que explicamos acima. 

O motivo é a comodidade, já que basta fazer o cadastro uma vez para seguir com as cobranças. Assim, o cliente não precisa realizar nenhuma ação para garantir seus serviços. 

O principal ponto desse método é o lançamento de cada mensalidade de forma isolada, sem comprometer o limite de crédito do cliente.

Pix na recorrência

O Pix caiu no gosto da população brasileira, e nas cobranças automáticas não é diferente. No entanto, em vez de você precisar gerar manualmente e enviar a cada mês sua chave ou um Pix copia e cola para seu cliente, uma plataforma de cobrança recorrente realiza isso automaticamente. 

Muito mais prático: o cliente paga como se fosse um boleto, mas a compensação é instantânea (como é o Pix). 

Retentativas de cobrança

Essa funcionalidade serve para evitar a inadimplência devido a alguma falha na cobrança por cartão de crédito. A retentativa consiste em uma nova cobrança, feita alguns dias depois da primeira em casos de pagamento reprovado.

Pode ser que o cliente tenha se esquecido de pagar sua fatura, então as novas tentativas podem ser feitas depois que o pagamento já foi feito.

Há outros tipos de retentativas voltados a casos específicos, como erros de digitação na hora do cadastro, cartão expirado ou falhas no adquirente (sistema responsável pelas liquidações financeiras).

Régua de cobrança

Uma régua de cobrança significa uma série de procedimentos programados para casos de falta de pagamento. Esse recurso é essencial para cobranças por boleto, pois poupa você e seus colaboradores do trabalho de ir atrás de todo cliente inadimplente. 

Você pode programar o envio de um SMS para lembrar o cliente de pagar sua mensalidade. E, se o pagamento ainda não for feito, novas mensagens podem ser enviadas várias vezes, no intervalo de dias que você escolher.

Isso pode resolver boa parte dos casos de atraso no pagamento, sem que você precise tomar qualquer iniciativa.

Veja como a Vindi pode ajudar a sua barbearia

A Vindi é uma plataforma de pagamentos completa, especializada na economia de recorrência. Por isso, oferecemos todos os recursos que explicamos acima e muito mais.

Nossas funcionalidades permitem a gestão de suas assinaturas de uma forma simples e permite que você emita relatórios que ajudam a entender bem sua empresa e tomar as melhores decisões.

Uma boa parte dos casos de inadimplência podem ser resolvidos de maneira simples sem que você precise se envolver, como vimos nos tópicos anteriores. Nosso sistema também possibilita o envio de links de pagamento personalizados, possibilitando aos clientes escolherem seu método favorito. 

Por que diversificar os métodos de pagamento em barbearias

Falando nisso, é cada vez maior a importância de oferecer o maior número possível de alternativas para que os clientes paguem pelos serviços do seu salão. Afinal, os meios de pagamento passam por uma evolução constante, e isso faz com que os clientes escolham seus formatos favoritos.

Por exemplo, você já deve ter fregueses que preferem pagar por Pix, não é mesmo? Com a Vindi, como mencionamos anteriormente, é possível oferecer o Pix na recorrência, automatizando o envio do QRCode.

Também há aqueles que optam pela comodidade do cartão de crédito ou pelo controle do boleto bancário. E, como você já sabe, temos recursos eficientes para esses casos também.

Se você se interessou pelas ideias que mostramos, conheça a Vindi, um ecossistema completo de pagamentos que pode te ajudar a implementar a automação de cobranças em barbearias!

 

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