Contratar uma techfin pode ser uma estratégia para facilitar a gestão financeira da empresa. 

Afinal, esse tipo de negócio é capaz de automatizar várias tarefas, além de analisar automaticamente meios de aumentar a eficiência e ainda ampliar a oferta de serviços ao público.

Em um cenário de transformação cada vez maior na economia, é arriscado se descuidar e deixar de lado a adoção de tecnologias importantes na administração.

A consequência pode ser a perda de espaço para concorrentes que utilizam sistemas mais modernos.

Por outro lado, negócios que buscam se adequar ao mercado atual têm mais produtividade, pois ferramentas como as techfins podem tornar a administração menos trabalhosa.

Assim, a chance de erros humanos também diminui, otimizando a gestão da empresa.

Para saber mais, confira neste conteúdo o que é techfin, os benefícios desses negócios e alguns exemplos.

Sua empresa pronta para o futuro: techfin é sinônimo de gestão integrada, menos erros e mais produtividade. Adote soluções financeiras inteligentes e veja a diferença!

O que é techfin?

Techfin é um modelo de negócio baseado na oferta de soluções financeiras integradas a um sistema de gestão interno, para proporcionar maior facilidade na administração de recursos.

Por isso, essas empresas têm foco no mercado B2B (“Negócio para Negócio”, em português), ou seja, atendem a outras organizações.

Toda companhia usa um sistema de gestão para administrar tarefas diversas.

Um dos principais tipos é o ERP (“Planejamento de recursos empresariais”, em português), uma ferramenta empregada para gerenciar diversos setores de um negócio.

Também há o CRM (“Gerenciador de Relacionamento com o Cliente”, em português), mais focado em dados dos consumidores, além dos softwares de gestão financeira.

A techfin atua de uma maneira integrada a essas ferramentas, para que diversos serviços financeiros fiquem facilmente disponíveis aos usuários.

Qual a diferença entre techfin e fintech?

A diferença entre techfin e fintech está no papel que a tecnologia desempenha em cada um dos dois modelos de negócio.

Na techfin, essa função é central, pois é pelos meios tecnológicos que a empresa facilita o acesso de seus clientes a soluções financeiras diversas.

A origem dos termos vem das mesmas palavras: technology (tecnologia) e finance (finanças).

A diferença é exatamente a posição desses dois aspectos: na techfin, a tecnologia vem primeiro, e depois as finanças.

Já a fintech é basicamente uma empresa que presta serviços financeiros.

Ainda que esses negócios utilizem a tecnologia para facilitar a vida dos seus clientes, a atividade-fim é totalmente relacionada à gestão de finanças.

Não é à toa que existem fintechs que funcionam como verdadeiros bancos, abrigando contas e fornecendo cartões de crédito diretamente para pessoas físicas, por exemplo.

Já techfin é diferente, pois o foco está no desenvolvimento de uma solução que facilite o acesso às finanças de uma maneira integrada a um sistema de gestão.

No próximo tópico, entenda o propósito dessas empresas.

Para que serve uma techfin?

As techfins servem para fornecer serviços financeiros inovadores e personalizados, de acordo com as características e necessidades de cada negócio.

Por meio de sistemas de análise de dados automatizados, elas conseguem adaptar soluções para otimizar processos dentro da empresa contratante.

Dessa forma, ajudam seus clientes a evitar tarefas repetitivas e aumentar a produtividade de seus negócios, ao mesmo tempo, em que disponibilizam soluções para o consumidor final.

Algumas delas são:

  • Pagamentos: modernização dos sistemas de cobrança por meio de soluções de automatização que eliminam a necessidade de intermediários e reduzem custos
  • Diagnóstico financeiro: identificação de gargalos e oportunidades de otimização de custos na empresa por meio de ferramentas de inteligência artificial que fazem varreduras em dados
  • Análise comportamental: avaliação de hábitos de consumo dos clientes finais da empresa a partir de informações como históricos de compras e pagamentos
  • Soluções de crédito digital: elaboração de produtos adaptados às características dos consumidores da empresa
  • Carteiras digitais: aplicativos disponibilizados aos clientes finais, permitindo armazenar e movimentar valores, personalizados de acordo com a marca da empresa.

No próximo tópico, vamos detalhar o funcionamento de uma empresa desse tipo.

Como funciona uma techfin?

A techfin funciona conectada à plataforma usada no gerenciamento de uma organização.

A partir dessa conexão, o sistema pode realizar uma análise automática de dados para agregar serviços financeiros que atendam às necessidades da companhia a partir das informações obtidas.

Assim, é possível acrescentar soluções personalizadas, que podem ser acessadas sem que seja preciso sair do software de gerenciamento.

Em uma só interface, os usuários podem gerenciar formas de pagamento, realizar projeções de fluxo de caixa e implementar soluções voltadas ao consumidor final, como a ofertas de crédito.

Embora seja comum que a ferramenta de gestão e a techfin pertençam à mesma marca, isso não é uma regra.

Muitas empresas desse ramo oferecem integração com sistemas de outras desenvolvedoras por meio de uma API.

Ou seja, um código que serve justamente para conectar softwares com codificações diferentes, como se fosse uma “ponte” entre eles.

Tecnologias como webhooks possibilitam a atualização automática de dados entre as plataformas.

Mas para essa integração acontecer, é preciso haver compatibilidade.

Por isso, na escolha de uma techfin, é importante conferir com quais sistemas ela pode se integrar.

Veja no próximo tópico exemplos de empresas que atuam nesse ramo.

Exemplos de techfin

Há diversos exemplos de techfin pelo mundo, que contam com soluções diversas, capazes de facilitar a gestão do negócio e habilitar a oferta de serviços financeiros para seus próprios clientes.

Veja agora uma lista de negócios que desempenham essa função:

  • Ant Group: derivada da Alipay, a companhia chinesa oferece serviços como pagamento digital, ferramentas de conectividade para empresas e soluções financeiras como ofertas de crédito e gestão de riquezas
  • Tencent: proprietário do super app WeChat, o conglomerado chinês de tecnologia atua em diversas áreas, incluindo a oferta de soluções digitais financeiras voltadas a outros negócios
  • Pismo: empresa brasileira que oferece soluções como a implementação de produtos bancários, emissão de cartões, carteiras digitais e ofertas de crédito
  • Plaid: companhia norte-americana que desenvolve plataformas que podem ser conectadas a contas bancárias dos usuários para oferecer soluções financeiras
  • Mambu: fundada na Alemanha, fornece soluções para otimizar a oferta de serviços financeiros, como empréstimos pessoais e empresariais, hipotecas e gerenciamento de contas bancárias
  • Finastra: companhia inglesa especializada em software financeiro com soluções diversas, como empréstimos, pagamentos, gestão financeira e serviços bancários.

No próximo tópico, entenda por que contar com uma empresa desse tipo pode ser uma boa ideia para a gestão de uma empresa.

Automatize, integre e cresça! Com uma techfin, sua gestão financeira fica mais ágil e eficiente, enquanto você ganha tempo para focar no que importa: o sucesso do seu negócio.

Quais os benefícios das techfin?

Utilizar uma techfin de forma integrada ao sistema de gestão pode ser uma forma tornar uma empresa mais eficiente em vários aspectos.

Veja agora uma lista de vantagens para negócios que contratam esse serviço:

  • Ampliação do portfólio: entre as soluções das techfin está a oferta de serviços para o cliente final, portanto, essa pode ser uma forma de buscar novas receitas e melhorar o relacionamento com o público
  • Integração com ferramentas: os sistemas das techfin podem ser integrados a outras plataformas, como ERPs e CRMs, possibilitando assim a gestão de vários recursos a partir de um só ambiente
  • Personalização de soluções: a partir dessa integração, a ferramenta pode analisar dados automaticamente para definir a oferta de serviços sob medida tanto para a empresa contratante quanto para seu próprio público-alvo
  • Melhoria na tomada de decisão: também essas companhias podem fornecer insights que ajudem os gestores a determinarem medidas a serem tomadas e estabelecerem metas para o negócio
  • Automatização e redução de erros: a plataforma pode ser programada para realizar diversas tarefas de forma automática, reduzindo assim a chance de erros humanos em cálculos ou no preenchimento manual de dados.

Para trazer todas essas vantagens, as techfins precisam enfrentar alguns desafios, como vamos abordar na sequência do artigo.

Desafios enfrentados pelas techfin

Para ser habilitada a fornecer serviços de techfin, uma empresa precisa superar alguns desafios relacionados à área.

Um dos principais é a necessidade de manter uma infraestrutura tecnológica suficiente para atender a diversos outros negócios, o que exige uma série de investimentos.

Para você ter uma ideia, a Vindi viabiliza ofertas de crédito para clientes finais por meio de uma estrutura modular, que se adapta às necessidades de outros negócios.

Assim, algumas empresas podem usar a plataforma fim-a-fim para começar a trabalhar com crédito do zero, enquanto outras podem integrar determinados componentes a seus próprios ambientes.

Imagine a estrutura necessária para atender a várias empresas com essa solução!

Outro desafio importante é a manutenção de equipes inteiras dedicadas ao onboarding e ao customer success, para garantirem o melhor uso possível da solução pelo contratante.

Cada sistema tem suas próprias necessidades e possibilidades para integração.

Portanto, a techfin precisa de colaboradores capacitados para cuidar dessa parte.

Por fim, lidar com soluções financeiras exige a adequação a normas de compliance, sendo necessário conhecer e cumprir toda a regulamentação necessária para atuar no ramo.

A relevância das techfin no cenário financeiro 

A evolução dos meios de pagamento causa um forte impacto nas relações de consumo, com o público se tornando mais exigente.

Afinal, consumidores querem pagar por bens e serviços e gerenciar suas finanças usando recursos modernos da maneira que preferirem.

Nesse cenário, uma techfin é capaz de proporcionar a empresas o nível de personalização que seus clientes esperam.

Por isso, negócios focados em tecnologia que se capacitam a trabalhar com soluções financeiras tendem a ganhar cada vez mais espaço.

Afinal, empacotar soluções prontas é uma prática cada vez mais ultrapassada.

Por isso, surge uma demanda cada vez maior pela diversificação de soluções.

Dificilmente uma empresa do varejo, por exemplo, teria uma estrutura suficiente para poder oferecer serviços financeiros ao seu público.

Nesse caso, a contratação de uma techfin é uma ótima opção, devido à integração com o sistema de gestão.

Além disso, diversificar as formas de pagamento é uma verdadeira necessidade em um mercado que passa por toda essa transformação.

Portanto, se você quiser aumentar sua receita, conte com a Vindi.

Somos um ecossistema completo de cobranças, com soluções para vendas avulsas e recorrentes, além de viabilizar a oferta de crédito.

Confira as melhores formas de pagamentos para o seu negócio!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies