O uso de selos de segurança representa uma maneira de demonstrar o profissionalismo e garantir a proteção dos dados dos clientes de um e-commerce.

Sem encontrar esse tipo de certificação, muitas pessoas podem ficar com receio de inserir seus dados de pagamento para comprar em um site.

E esse sentimento faz sentido, já que foram registradas em 2023 nada menos que 3,7 milhões de tentativas de fraude no varejo online, somando um valor de R$ 3,5 bilhões, segundo o Mapa da Fraude da ClearSale.

Por isso, é preciso mostrar aos consumidores que sua loja virtual é segura.

É justamente para isso que servem os selos de segurança, como vamos explicar neste artigo.

Acompanhe para conhecer as principais opções disponíveis no mercado e aprender como integrar essas certificações no seu site.

Selos de segurança asseguram que a navegação e a compra no e-commerce não oferecem riscos.

O que são selos de segurança?

Selos de segurança são certificações exibidas em um e-commerce para assegurar aos consumidores que a navegação e a compra no site é segura e livre do risco de crimes como roubo de dados.

Essa exibição geralmente é feita por meio de uma imagem incluída na página.

O selo pode ser colocado em diferentes pontos do site, como a página inicial, os anúncios dos produtos ou o checkout — ou seja, a página em que o consumidor confirma a compra e faz o pagamento.

Os selos de segurança podem ter dois tipos:

  • Estático: apenas uma imagem é inserida, geralmente com o símbolo da instituição certificadora
  • Dinâmico: também apresenta uma imagem, mas o usuário pode clicar nela e conferir dados sobre a empresa e a navegação na página.

Leia o próximo tópico para entender como esse selo de segurança pode ajudar um e-commerce.

Para que serve um selo de segurança para sites?

O selo de segurança serve para transmitir credibilidade aos consumidores.

Por meio dessa imagem, o cliente sente que não correrá riscos ao inserir seus dados de pagamento durante uma compra na página.

Vale lembrar que um dos tipos mais comuns de fraude é a construção de um site de vendas falso, para que o cliente insira seus dados de cobrança, pensando que está fazendo uma compra real.

Assim, ele corre o risco de pagar por algo que nunca será entregue ou pior: ter seu cartão de crédito clonado, o que gera ainda mais dor de cabeça.

Portanto, o selo é uma maneira de tranquilizar o cliente ao fazer uma compra, mostrando a ele que a página passou por uma avaliação para checar se oferece a segurança necessária.

Essa certificação é importante pelos vários benefícios que pode proporcionar, como vamos mostrar na sequência.

Quais as vantagens de ter um selo de segurança no e-commerce?

O uso de selos de segurança pode trazer várias vantagens nas vendas online.

Veja as principais.

Mais vendas

Os usuários tendem a comprar mais em sites com selos de segurança, pois entendem que não há riscos ao incluir seus dados de cobrança ao fazerem uma compra.

Por isso, esse investimento tem uma relação direta com os resultados do negócio.

Melhor reputação

A vantagem vai além de transmitir a segurança relacionada a uma compra específica.

Afinal, o selo é uma demonstração de profissionalismo e, por isso, ajuda a melhorar a imagem do negócio em si diante do público e do próprio mercado.

Menos abandono de carrinho

Se não encontrarem um selo de segurança em um e-commerce, muitos consumidores podem abandonar o carrinho de compras com medo de inserir seus dados de cobrança.

Um site certificado tem um número menor de vendas não concluídas.

Melhor experiência do cliente

Os selos de segurança em um site de vendas representam um alívio para os consumidores, que sabem que não terão problemas com suas vendas

A experiência do cliente é melhor quando não é preciso ter desconfianças em relação à segurança.

Otimização para buscas

A presença de selos de segurança também ajuda na estratégia de SEO (otimização para motores de busca, na sigla em inglês).

Em outras palavras, lojas virtuais certificadas têm mais chances de aparecer nas primeiras posições das pesquisas de consumidores no Google e em outros buscadores.

Afinal, o algoritmo do próprio mecanismo já prioriza páginas que tenham um selo, pois são mais seguras para os usuários.

Como os selos de segurança influenciam nas conversões de vendas?

A presença dos selos de segurança é um dos principais fatores relacionados à taxa de conversão de vendas.

Ou seja, no número de visitantes de um site que não apenas ingressam na página, como realizam compras.

Segundo esta reportagem da Revista Forbes, pequenos e-commerces que usam uma certificação podem ter um aumento de 20% ou mais nessa métrica.

Isso acontece porque, mesmo quando se interessam por um anúncio na internet, os consumidores ainda podem ficar receosos ao inserir dados sensíveis, como número do cartão de crédito, por exemplo.

Mesmo quem prefere usar o Pix pode ter medo de pagar por uma encomenda que nunca vai chegar.

Mas ao observarem um selo de segurança, isso muda e há uma percepção de que a página não oferece riscos.

Portanto, a tendência é que eles se sintam mais encorajados a fazerem compras em seu e-commerce.

Quais os principais selos de segurança para e-commerce?

Existem várias opções de selos de segurança para e-commerces que atuam no Brasil.

Conheça as principais alternativas.

Certificado SSL

O certificado SSL (Secure Socket Layer) não é exatamente um selo de segurança como explicamos anteriormente, pois ele não aparece como uma uma imagem no site.

Porém, ele está nessa lista por ser o principal requisito para que um site consiga um selo.

Esse certificado serve para garantir que os dados inseridos no site são protegidos por criptografia, uma tecnologia que converte as informações em um código incompreensível para quem não tiver a chave de acesso.

Assim, mesmo em caso de invasão no sistema, os dados dos consumidores não podem ser acessados pelos criminosos.

Todo e-commerce precisa desse certificado para garantir a segurança de suas vendas.

O visitante pode conferir que o site tem o SSL ao clicar no ícone que fica junto à URL, ou seja, o endereço do site, e ver a frase “A conexão é segura”.

Além disso, endereços que contam com o certificado começam com “https”, enquanto páginas sem o SSL começam com “http”.

SiteLock

A SiteLock conta com uma solução de proteção para o e-commerce contra vários tipos de arquivos maliciosos.

Por isso, o selo fornecido pela empresa é uma garantia de que a página está constantemente protegida e monitorada.

A empresa conta com um plano gratuito e outro pago.

Site Blindado

A Site Blindado é especializada em cibersegurança e fornece o selo ao site após realizar uma varredura completa em busca de ameaças.

A empresa conta com uma blindagem simples, para sites em início de operação, e uma versão premium para negócios mais estruturados.

ClearSale

Especializada em soluções antifraude, a ClearSale fornece um selo para comprovar que a loja virtual usa suas soluções para garantir a segurança nas vendas.

Além de contratar os serviços da empresa, para poder exibir o certificado é preciso demonstrar que a empresa adota uma série de medidas para evitar fraudes.

E-bit

A E-bit certifica os e-commerces com base em pesquisas de avaliação feitas diretamente com os consumidores.

Nelas, a empresa avalia a experiência de compra.

Conforme o resultado, pode fornecer quatro selos de diferentes níveis: diamante, ouro, prata e bronze.

Reclame Aqui

A plataforma especializada em exibir reclamações sobre empresas conta com dois selos de segurança.

O RA 1000 é gratuito, mas é concedido apenas a negócios com pelo menos 50 avaliações no portal, sendo que 90% das reclamações tenham sido respondidas e solucionadas.

Já o RA Verificado é um selo pago concedido a empresas que passam por uma inspeção e um acompanhamento mensal.

Como você percebeu, existem várias alternativas diferentes de selos de segurança, portanto, é preciso saber escolher a melhor opção para seu site.

Dicas para escolher o selo de segurança mais adequado para o seu e-commerce

A escolha de um selo de segurança para um e-commerce deve levar em consideração algumas características da empresa e do próprio público.

A primeira questão a se pensar é o motivo pelo qual a empresa precisa da certificação.

Se a maior preocupação for a proteção contra invasões, o ideal é investir em selos como Site Lock, Site Blindado e ClearSale.

Junto com eles, o negócio conta com uma solução completa para tornar o negócio à prova de fraudes e crimes virtuais.

Além disso, alguns desses selos são dinâmicos, incluindo a exibição de dados sobre a empresa, como relatórios de análise de segurança, por exemplo.

Porém, se o comerciante quer comprovar que realiza um bom atendimento, o melhor é contar com selos obtidos por meio de avaliações, como o Ebit e RA 1000.

Esses certificados são suficientes para comprovar que o consumidor está acessando uma loja autêntica, e mostrar que a experiência de compra tende a ser boa.

Também é importante observar a facilidade de implementação do selo, pois alguns podem ter etapas de configuração mais simples e outras, mais complexas.

Como colocar selo de segurança para site?

Os passos específicos para aplicar o selo de segurança em um e-commerce podem variar conforme o tipo escolhido.

Porém, para poder usar a certificação, é preciso seguir as etapas que vamos mostrar agora.

1. Obtenha o certificado SSL

Seja qual for a opção de selos de segurança que você escolher, o SSL precisa ser o seu ponto de partida.

Dificilmente um selo pode ser inserido em um site sem esse certificado, já que isso prejudicaria a reputação da própria instituição responsável pela certificação.

Existem empresas especializadas em fornecer essa certificação, mas muitos serviços de hospedagem já incluem o SSL nos sites dos clientes.

2. Contate a instituição responsável

Depois de obter o SSL e escolher o melhor selo para o seu negócio, basta fazer contato com a empresa ou entidade responsável pela certificação.

Você vai receber todas as orientações necessárias para cumprir os requisitos para aplicar os selos.

3. Implemente as adequações

Cada instituição credenciadora tem suas exigências para que a empresa possa exibir o selo de segurança. 

Por isso, antes da aplicação no site, é preciso comprovar que o site esteja em conformidade com essas regras.

Empresas especializadas em segurança cibernética costumam fornecer relatórios com indicações de correções a serem feitas no site, por exemplo.

Já instituições que avaliam o atendimento podem exigir um determinado percentual de solicitações respondidas, como no caso da Reclame Aqui.

5. Aplique o selo na página

Depois de garantir o atendimento a todos os requisitos, chega o momento de inserir o selo no código-fonte do site.

Esse processo pode ser um pouco complicado para quem não tem familiaridade com o assunto.

Por isso, reservamos um tópico deste artigo para explicar seu funcionamento.

Como integrar selos de segurança em diferentes plataformas de e-commerce?

A maioria das empresas que fornecem selos de segurança informam algumas linhas de código nas linguagens HTML ou JavaScript.

Assim, basta colar esse material no código-fonte da página para que o selo apareça para qualquer pessoa que visitar a página.

Nas principais plataforma de e-commerce, os passos para editar o código-fonte são os seguintes:

  • Tray: é preciso duplicar o tema utilizado, indo nas opções “Minha Loja”, “Aparência da Loja” e “Duplicar”. Depois, vá à seção “Temas Instalados e Não Publicados”, encontre a cópia do tema duplicado e clique no botão “Editar HTML”
  • Shopify: selecione “Loja Virtual” no menu à esquerda, clique no botão “Personalizar”, vá nos três pontinhos (…) do canto superior esquerdo e clique em “Editar código”
  • WooCommerce: existem várias formas de editar o código-fonte no WordPress, dependendo do tema e do editor usado. No Gutemberg, você pode criar um bloco, escolher a opção “Custom HTML” e inserir o código do selo no espaço que aparecer. No Elementor, encontre o bloco “HTML” no menu à esquerda e arraste até a área desejada
  • Magento: selecione as opções “Conteúdo”, “Elementos” e “Páginas”. Na aba “Conteúdo”, clique no botão “Show / Hide Editor” para alternar entre o editor comum e o de código 
  • Wix: no painel de controle, selecione “Configurações” e role a tela para baixo até encontrar a opção “Código personalizado”. Escolha ela, e depois clique no botão “+ Código Personalizado” no canto superior direito da tela para inserir a linha
  • Nuvemshop: selecione as opções “Minha Nuvemshop”, “Layout” e “Editar código”, e depois clique no botão “Abrir FTP”. Use seu cliente FTP para editar o código da página que você quiser alterar.

Na hora de integrar o selo, é preciso tomar cuidado para não cometer alguns deslizes, como vamos explicar no próximo tópico.

Quais são os erros comuns ao implementar selos de segurança e como evitá-los?

A aplicação de selos de segurança em um e-commerce exige atenção a alguns pontos.

Antes de mais nada, tenha em mente que a edição do código-fonte de uma página é um ponto muito sensível, e pequenos erros podem causar grandes problemas na estrutura do site.

Se você não tiver nenhum conhecimento em programação, peça ajuda a alguém qualificado para fazer esse tipo de alteração.

Outro problema comum é a aplicação do botão em uma área pouco visualizada do site, como o rodapé.

Procure inserir a imagem em um local que chame a atenção do consumidor, como o cabeçalho, o checkout ou perto do botão usado para confirmar a compra.

Além disso, muitos comerciantes deixam de atualizar seus selos, o que pode resultar em problemas no carregamento.

Os selos têm prazo para atualização, portanto, é preciso ficar atento para garantir que a certificação fique sempre ativa.

Além de contar com selos de segurança, o e-commerce também precisa garantir uma cobrança eficiente que diversifique formas de pagamento com a segurança de um sistema antifraude incluído.

A Vindi é um ecossistema completo de pagamento com certificado PCI Compliance e sistema antifraude integrado para assegurar a proteção dos dados de pagamento de seus clientes.

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