O WooCommerce é uma das principais plataformas de e-commerce do mundo.

De acordo com uma pesquisa (em inglês) do portal Built With, a ferramenta é a segunda mais usada no desenvolvimento de lojas virtuais em 2024, com 15% do total entre 1 milhão de portais de venda mais acessados.

Para muitas pessoas que planejam empreender nesse ramo, criar a própria plataforma pode ser um grande problema.

Afinal, nem todo mundo consegue arcar com os custos do desenvolvimento de um portal ou plataforma própria usando linguagens de programação.

Mas o WooCommerce não exige nada disso, pois não é preciso saber programar para usar a plataforma – que é gratuita.

Assim, você pode empreender na internet em poucos passos.

Neste texto, vamos mostrar todas as informações necessárias para você começar a usar o WooCommerce, incluindo um passo a passo para montar sua loja virtual.

Acompanhe!

O que é WooCommerce?

WooCommerce é um plugin do WordPress com recursos que possibilitam criar um e-commerce.

Ou seja, é uma ferramenta que pode ser instalada durante o desenvolvimento de um site para que ele seja transformado em uma loja virtual.

Para que essa definição fique mais clara, é preciso entender o que é o WordPress: um Content Management System (CMS), ou seja, uma plataforma que permite a criação de site.

Embora o WordPress permita a edição de códigos, é perfeitamente possível usar a ferramenta para desenvolver páginas sem escrever nenhuma linha.

E o WooCommerce é um entre diversos plugins que podem ser aplicados dentro desse ambiente, também sem a necessidade de saber programar.

Portanto, é uma plataforma que pode ser usada por qualquer empreendedor que pretende vender online em um site próprio com facilidade.

Assim como o próprio WordPress, o WooCommerce tem uso gratuito.

O plugin foi lançado em 2011 pelos desenvolvedores Mike Jolley e James Koster, e adquirido em 2015 pela empresa que controla o WordPress.

Como funciona o WooCommerce?

Por ser um plugin, o WooComerce é como se fosse “uma ferramenta dentro da ferramenta”.

Ou seja, ele atua dentro de uma base de dados do WordPress e fornece toda a estrutura necessária para que o usuário crie o seu e-commerce.

Portanto, é preciso já ter o CMS instalado, para depois aplicar esse plugin.

Quando esse procedimento é feito, ele aplica um tema – ou seja, um padrão de configuração para lojas virtuais – à escolha do usuário, podendo ser pago ou gratuito.

Um tema pode ter mais de um layout para que o empreendedor possa escolher.

A partir desse tema, a pessoa pode cadastrar os produtos em uma interface bem simples dentro do WordPress.

O WooCommerce também pode separar os produtos por categorias, para que os consumidores pesquisem com facilidade pelos itens desejados.

Também é possível criar atributos que ajudam na filtragem de produtos, como nomes de marcas, cores, tamanhos, tipos de tecido e outras características.

A ferramenta ainda permite integração com outras funcionalidades e emite relatórios com dados das vendas.

Portanto, é uma maneira acessível a qualquer pessoa para gerenciar um site de vendas.

Características e vantagens do WooCommerce

Antes de optar por uma plataforma para chamar de sua, é necessário conhecer como ela funciona.

Confira agora algumas das principais características e vantagens do WooCommerce!

Código open source customizável

Como o código usado na plataforma é aberto, o lojista pode fazer edições diversas, customizando sua solução de acordo com o perfil dos clientes, o segmento de atuação do e-commerce e o que mais considerar relevante.

Desde o layout até as ferramentas disponíveis, os recursos são maleáveis com o único propósito de dar ao lojista o que ele precisa.

Possibilidade de acrescentar recursos

Quando instalado, o plugin funciona como uma loja virtual, só que com poucos recursos.

A boa notícia é que é possível adicionar novas extensões, o que faz com que a plataforma consiga atender a diferentes demandas dos lojistas.

Inclusão ilimitada de produtos

Uma característica determinante do WooCommerce é a inclusão ilimitada de produtos, o que permite que a loja virtual se expanda.

Baixo custo de manutenção

Ao comparar o WooCommerce com outras plataformas, fica fácil ver como a manutenção da página é barata.

Esse detalhe faz dessa uma das melhores opções em termos de custo-benefício — principalmente para quem não tem muito capital para investir.

Facilidade de gerenciamento

A boa usabilidade da plataforma permite uma navegação intuitiva.

Essa característica acaba beneficiando aqueles profissionais que, apesar de conhecerem recursos digitais, não dominam programação. 

O lojista pode cadastrar mercadorias, integrar a plataforma com outros recursos e, caso identifique a necessidade, adicionar funcionalidades.

Controle simples e unificado

No WooCommerce, o lojista tem o controle de todas as funções da plataforma, não dependendo de terceiros para solicitar mudanças.

Com acesso a todos os recursos, o controle é significativamente simplificado.

É possível alterar e acessar páginas, cadastrar e precificar produtos, cadastrar clientes, adicionar e remover widgets, mudar o layout, personalizar o design em datas comemorativas, entre outras possibilidades.

Todas as modificações são feitas em um único dashboard, facilitando ainda mais o gerenciamento do e-commerce.

Diversidade de recursos

Uma vez que o WooCommerce é um plugin do próprio WordPress, ele combina muito bem com outras extensões, o que permite atender a demandas específicas do lojista sem causar prejuízos ao carregamento das páginas.

A loja ganha em flexibilidade e, ao mesmo tempo, em robustez.

Para você ter uma ideia, algumas das extensões disponíveis são:

  • Product Bundles: permite realizar vendas por combo, alterando o preço conforme as opções de compra do cliente
  • Dynamic Pricing: possibilita dinamizar os preços, oferecendo descontos quando o cliente adquire um item em maior quantidade
  • Product Add-Ons: viabiliza a oferta de serviços adicionais por produto — como garantia estendida
  • Chained Products: distribui brindes aos clientes de acordo com a compra.

Ainda neste conteúdo, vamos abordar os plugins com mais detalhes.

Segurança para os pagamentos

Um aspecto central para uma plataforma de e-commerce é a segurança nas transações comerciais.

E isso vale tanto para os clientes, que passam informações bancárias, como também para os lojistas, que devem se preocupar com as fraudes.

Com o WooCommerce, é possível combinar as formas de pagamento tradicionais com intermediadores, ótimas opções para lojas de pequeno e médio portes.

Dessa forma, o e-commerce oferece alternativas para os clientes concluírem suas compras, além de adequar o tamanho do negócio aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

Experiência com a usabilidade

A usabilidade é um aspecto central tanto para o lojista gerenciar seu e-commerce com mais tranquilidade como para o cliente encontrar os produtos que procura com facilidade.

Com uma navegação bem intuitiva, o WordPress preenche esse requisito com nota máxima.

Integração com outros sistemas

Além de permitir a integração com meios de pagamento a fim de tornar as transações mais seguras, o plugin ainda interage com outros sistemas.

Para ajudar na gestão da loja, o Enterprise Resource Planning (ERP) é uma boa pedida.

Já para calcular o valor do frete e dar uma estimativa do tempo de entrega, a integração com os Correios resolve, e ainda facilita os processos logísticos da loja.

A escolha da plataforma de e-commerce é essencial para que o investimento em um negócio próprio gere os resultados esperados. 

Avaliando as opções disponíveis e as vantagens oferecidas por cada uma, fica fácil entender por que o WooCommerce é um sucesso entre aqueles que querem abrir uma loja virtual.

Quais as desvantagens do WooCommerce?

Embora seja uma ótima opção para se criar uma loja online, o WooCommerce também tem algumas desvantagens em relação a outras soluções para e-commerce.

Veja agora alguma delas:

  • Limitação técnica: se sua loja passar a ser frequentada por um número alto de consumidores, o site pode ficar lento
  • Recursos simples: se você busca uma solução mais complexa que permita determinadas funcionalidades, pode ser necessário investir em um sistema pago
  • Falta de um suporte: por ser uma plataforma gratuita e com número elevado de usuários, o WooCommerce não fornece canais de contato para casos de dificuldade
  • Custos à parte: embora o uso seja gratuito, o empreendedor ainda precisa gastar com plugins extras
  • Exige medidas de segurança: embora a plataforma faça atualizações constantes, cabe ao usuário buscar formas de evitar problemas.

Como criar uma loja virtual com o WooCommerce?

Criar uma loja virtual com o WordPress é um processo bastante simples.

Veja a partir de agora o passo a passo de como proceder.

1. Garanta hospedagem e domínio

O primeiro passo para criar sua loja virtual é comprar o domínio e contar com uma hospedagem.

Para isso, escolha uma alternativa que tenha certificado SSL para garantir a segurança nas vendas.

Outros requisitos de segurança, como firewalls de aplicativos da web (WAF) e backups automáticos também são importantes.

Além disso, muitas empresas contam com um instalador automático que facilita o processo de criação pelo WordPress.

2. Instale o WordPress

Normalmente os serviços de hospedagem usam dashboards intuitivos que possibilitam instalar o WordPress em poucos passos e sem drama.

Se este não for o seu caso, siga essas etapas para proceder com a instalação manual:

  • Entre no site do WordPress e faça o download da versão mais recente do CMS
  • Use um cliente FTP para fazer o upload dos arquivos baixados para o espaço de sua hospedagem
  • Siga os passos indicados pela empresa de hospedagem para concluir o processo
  • Acesse o painel de opções digitando o endereço da sua página e acrescentando: /wp-admin.

3. Instale o WooCommmerce

Com o WordPress instalado, selecione a opção “Plugin” no menu à esquerda, e depois clique no no botão “Adicionar novo”

Vá até a tela de pesquisa no canto superior direito e escreva “WooCommerce”.

Quando aparecer a opção do plugin, clique no botão “Instalar agora” logo ao lado e espere alguns minutos.

Depois, selecione “Ativar”.

4. Configure seu WooCommerce

Informe o endereço do local de onde você vai enviar as compras, selecione “Continuar” e avance novamente quando um pop-up aparecer.

Selecione uma ou mais categorias de venda, o tipo de produtos que serão vendidos e a quantidade.

Na sequência, aparecerá uma tela com alguns temas para lojas de acordo com seu nicho.

Escolha o que mais fizer sentido para seu negócio.

Volte ao menu da esquerda, selecione “WooCommerce” e depois, “Configurações”.

Depois, vá navegando pelas abas na parte superior da tela que vai aparecer para preencher os campos com as informações da sua loja.

5. Adicione produtos no WooCommerce

Depois que a instalação é concluída, o próximo passo é começar a adicionar produtos.

Para fazer isso, volte ao menu à esquerda e clique na opção “Produtos”.

No centro da tela, clique no botão “Criar produto”.

Depois, preencha os espaços com o título e uma descrição do produto e faça o upload de uma ou mais imagens.

Nos dois espaços, inclua o máximo de informações que você puder, para que os consumidores interessados encontrem o item com mais facilidade.

Abaixo da descrição, você vai encontrar outro espaço com o nome “Dados do Produto”, e várias abas abaixo.

Clique sobre cada uma delas para incluir mais informações sobre o produto, como vamos explicar agora:

  • Geral: o preço do produto e um valor promocional que você pode programar quando será ativado
  • Estoque: o número de SKU e outras informações relacionadas ao armazenamento
  • Entrega: peso e dimensões do item e a classe de remessa
  • Produtos relacionados: os itens que devem ser oferecidos automaticamente como estratégia de cross-sell e upsell
  • Atributos: características do produto, para facilitar a filtragem
  • Avançado: permite escrever uma nota de agradecimento pela compra e ativar as avaliações do item.

Plugins para WooCommerce

Embora o WooCommerce conte com todas as funcionalidades necessárias para construir uma loja virtual, existem vários plugins que podem acrescentar outros recursos e facilitar a gestão do negócio.

As opções são muitas, e o processo para ativar essas extensões é bem simples.

Funciona da mesma forma que instalar um plugin direto no e-commerce, como está descrito no terceiro passo do nosso guia de como instalar o WooCommerce.

Veja alguns exemplos de plugins que podem ajudar na criação do seu e-commerce:

    • Correios: funciona de forma integrada aos Correios para fornecer recursos como cálculo de frete e rastreamento de encomendas
    • SeedProd: editor de sites que permite a criação de páginas personalizadas usando templates prontos ou arrastando e soltando blocos
    • Husky: cria filtros avançados de produtos na barra lateral da página, para facilitar a busca do usuário por preço, categorias, tags e variações
    • Email Marketing for WooCommerce by Omnisend: ajuda pequenos negócios a manter uma relação mais próxima com os clientes por meio da automação de marketing

Como configurar os meios de pagamento no WooCommerce?

Para incluir os meios de pagamento no WooCommerce, é preciso ir até as configurações do plugin e selecionar estas três páginas:

  • Página do carrinho
  • Página de Finalizar Compra
  • Termos e Condições.

Dessa forma, você indica quais páginas vão abrir quando o usuário finalizar o processo de compra.

Também é recomendável instalar os plugins:

Porém, para aceitar várias formas de pagamento, é preciso configurar uma plataforma de pagamentos.

A Vindi conta com um sistema que pode ser facilmente integrado ao seu e-commerce.

Assim, além de aceitar as principais formas de pagamento, você também poderá fazer cobranças recorrentes para vendas no modelo de assinatura.

Temos um plugin próprio e de fácil instalação para possibilitar cobranças por cartão de crédito e boleto.

Basta instalar e seguir alguns passos rápidos de configuração para garantir um checkout simples e seguro.

Conheça a Vindi, um ecossistema completo de pagamentos!

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