Os melhores serviços de assinatura conseguem prestar bons serviços e cobrar preços competitivos, principalmente quando comparados aos modelos mais tradicionais.
Por isso, essa tendência mercadológica começou a se refletir em várias áreas.
Produtores de softwares, empresas de comércio eletrônico e inúmeros serviços e produtos passaram a ser comercializados de forma recorrente.
Em outras palavras: em vez de pagar um preço por um único produto, o consumidor paga um valor periódico para contar com um serviço contínuo.
Por meio de uma assinatura é possível receber livros, vinhos, uma infinidade de produtos, ou até mesmo assistir aos últimos lançamentos de filmes, séries e tantos outros programas – tudo sem sair do conforto do lar.
Não há limites para esta nova forma de mercado, e os casos de sucesso despertam cada vez mais a curiosidade de quem está querendo entrar no fascinante mundo da gestão de assinaturas.
Para conhecer na prática as vantagens desse modelo, confira neste artigo como funcionam alguns dos maiores serviços de assinatura.
O que são serviços de assinatura e como funcionam?
Serviços de assinatura são soluções de qualquer tipo vendidas e cobradas de forma recorrente, ou seja, em pagamentos periódicos.
O exemplo clássico é a assinatura de um jornal, em que o leitor paga um valor mensal para receber uma edição a cada dia.
Porém, ao mesmo tempo em que os jornais foram se tornando defasados, a tecnologia vem possibilitando que várias outras soluções possam ser cobradas de forma periódica.
Desde canais de televisão, passando por plataformas de streaming até ferramentas online para diversas finalidades, hoje são cobrados dessa forma.
Em resumo, o assinante paga um valor mensal, semanal ou em alguma outra periodicidade pelo uso contínuo dessas soluções.
Uma das razões para que as assinaturas estejam em alta é a evolução dos meios de pagamento.
Os sistemas de hoje possibilitam a cobrança via cartão de crédito na recorrência.
Basta que o cliente faça um cadastro para que a cobrança aconteça todos os meses – ou em outra periodicidade.
Portanto, nenhuma ação é necessária.
Além disso, é possível automatizar também cobranças por Pix e boleto bancário.
Com essas facilidades, as empresas poupam as despesas da cobrança manual e conseguem oferecer serviços de qualidade com preços competitivos.
Confira a partir de agora alguns dos principais exemplos desse modelo de negócios.
Veja 15 dos maiores serviços de assinaturas do mundo
Os maiores serviços de assinatura do mundo se dividem entre diversas categorias e atendem aos mais variados nichos do mercado.
Conheça agora 15 exemplos de empresas que se destacam no mercado recorrente.
1. Netflix
O streaming de vídeo oferecido pela Netflix é uma das grandes alavancas do mundo digital, e por isso é considerado um dos maiores serviços de assinatura do mundo.
Filmes e séries de televisão são transmitidos instantaneamente pela internet por meio do aplicativo, que funciona em televisores, celulares, tablets e videogames, entre outros dispositivos.
No total, a empresa conta 269,6 milhões de assinaturas, segundo reportagem da Folha de São Paulo.
No primeiro trimestre de 2024, a empresa atraiu 9,33 milhões de novos assinantes, no embalo da política de restringir o acesso com senhas emprestadas.
O faturamento no período foi de US$ 9,33 bilhões, acima da estimativa de US$ 9,26 bilhões do mercado, segundo reportagem de O Globo.
Para atrair usuários, a empresa investe milhões de dólares em produções como as séries “Stranger Things”, “House of Cards” e filmes como “Não olhe para cima” e “O Irlandês’.
Para quem é indicado?
Devido a seu extenso catálogo, o Netflix é adequado a todos os públicos.
O que os assinantes recebem?
Os assinantes podem assistir a vários filmes, séries e apresentações musicais por streaming em diversos tipos de dispositivo.
Preço inicial
O plano Padrão com anúncios custa R$ 20,90 mensais.
Diferença entre plano básico ou gratuito e premium
As diferenças da assinatura entre os planos Padrão com anúncios e Premium são a exibição de anúncios entre os conteúdos, o número de acessos simultâneos e a qualidade da imagem exibida.
2. Spotify
O Spotify é uma verdadeira biblioteca da música universal, nos seus mais diversos estilos, disponível por meio do streaming.
O Spotify conta também com podcasts.
A empresa disponibiliza um plano gratuito com anúncios entre as faixas e limitando os comandos que podem ser dados no player.
Ao final de 2023, a empresa tinha um total de 602 milhões usuários ativos, sendo 236 milhões assinantes premium, que pagam mensalidade, segundo O Globo.
Com esses resultados, as ações da empresa subiram 0,8% nas negociações pré-mercado, chegando a US$ 223,70.
Para quem é indicado?
O Spotify pode satisfazer todos os públicos.
O que os assinantes recebem?
Os assinantes podem ouvir músicas e podcasts de todos os gêneros.
Preço inicial
O plano free é gratuito.
Diferença entre plano básico ou gratuito e premium
Os planos Premium permitem escutar música e podcasts sem anúncios e passar para frente ou para trás no player, escolher a ordem das músicas, montar e navegar playlists, etc.
3. Hulu
O Hulu é rival do Netflix e não está disponível no Brasil.
Ou seja, também é um serviço de streaming de vídeo que oferece uma dezena de ofertas de filmes, shows, clipes e muito mais.
Não requer qualquer download de software ou programa, é tudo muito fácil e prático, bastando apenas acesso a internet.
Hulu também possibilita que usuários compartilhem episódios completos ou clipes via e-mail ou incorporando em sites, blogs e páginas de redes sociais.
Durante os filmes, os usuários podem fazer um recorte de uma parte e compartilhar com outras pessoas.
Atualmente, pertence ao grupo Disney.
Segundo um relatório divulgado pela companhia, Hulu e Disney+ renderam, juntos, US$ 47 milhões no último trimestre de 2024.
Para quem é indicado?
O Hulu é indicado para todos os públicos, pois conta com um catálogo com diversas categorias.
O que os assinantes recebem?
Os assinantes podem assistir a filmes, séries e apresentações musicais, além de compartilhar trechos das produções.
Preço inicial
Nos Estados Unidos, o plano mais básico custa US$ 7,99 mensais.
Diferença entre plano básico ou gratuito e premium
O plano Hulu + Live TV permite assistir canais de streaming ao vivo, além de programas da ESPN+ e do Disney+ e outros conteúdos exclusivos.
4. Amazon Prime
A Amazon é simplesmente um dos maiores comércios varejistas online do mundo.
O fato da empresa vender uma vasta gama de produtos, além de livros, já é uma grande vantagem.
Porém, uma das ações mais significativas da empresa é a fidelização ao Amazon Prime.
Filmes e e-books são transmitidos para milhares de usuários, ou seja, o assinante tem acesso a mais de 350 mil livros e 41 mil filmes e programas de TV.
Além de disponibilizar filmes, séries, músicas, e-books e jogos eletrônicos, o programa oferece descontos em compras e frete grátis.
Em algumas cidades dos Estados Unidos, os assinantes também podem receber suas entregas no mesmo dia em que compraram.
Disponível em mais de 20 países, o serviço conta com mais de 200 milhões de assinantes, segundo a empresa Backlinko.
Para quem é indicado?
O Amazon Prime é indicado para todos os públicos, pois conta com diversas vantagens.
O que os assinantes recebem?
A assinatura proporciona streamings de séries, filmes e músicas, jogos eletrônicos gratuitos e benefícios para jogadores, além de vantagens em compras na Amazon.
Preço inicial
A assinatura do Amazon Prime no Brasil custa R$ 19,90 por mês no plano mensal e R$ 166,80 ao ano no plano anual.
5. PlayStation Plus
O PlayStation Plus é a versão mais próxima do Netflix para jogadores de videogame.
Este é um serviço pago totalmente online oferecido para usuários do PlayStation.
O assinante faz o download dos jogos disponíveis no catálogo da modalidade que assinou, para jogar sem custo adicional.
Mais de 60 títulos são disponibilizados por ano nesse serviço, que é compatível para Playstation 4 e 5.
Nas modalidades Extra ou Deluxe, é possível jogar no PC.
De acordo com o TecMundo, o serviço conta com 47,4 milhões de membros pelo mundo.
Para quem é indicado?
O Playstation Plus é indicado para quem possui um Playstation 4 ou 5.
O que os assinantes recebem?
Os assinantes podem fazer o download dos jogos disponíveis no catálogo.
Preço inicial
O preço do plano Essential é de R$ 34,90 por mês, R$ 84,90 por três meses ou R$ 278,90 por um ano.
Diferença entre plano básico ou gratuito e premium
Além de terem mais jogos, os assinantes da modalidade Deluxe podem jogar online com outras pessoas, armazenar dados em nuvem e jogar usando o PC.
6. Skype Premium
Um dos mais conhecidos serviços de chamadas de vídeo do mundo, o Skype conquistou milhares de fãs por todo o mundo.
Porém, perdeu espaço após surgirem várias plataformas semelhantes.
A reação veio a partir de um plano de assinaturas de chamadas internacionais.
Nele, o cliente paga um valor mensal para realizar chamadas para um determinado país, tanto para celulares quanto para telefones fixos, a um valor preestabelecido.
Com o aplicativo da empresa, também é possível realizar chamadas com vídeo em grupos de até 100 pessoas.
Com estes recursos, é possível compartilhar momentos com a família e amigos em qualquer hora e lugar.
Segundo dados da Microsoft, o Skype é usado por mais de 36 milhões de pessoas pelo mundo todos os dias.
Para quem é indicado?
O serviço de assinatura do Skype é indicado para pessoas que conversam regularmente com pessoas que estão em outro país.
O que os assinantes recebem?
O serviço permite ligações para um determinado país por uma tarifa em conta.
Preço inicial
Os preços variam conforme o país para onde são feitas as chamadas.
Para ligações do Brasil para os Estados Unidos, o valor é de R$ 8,93 mensais para falar a uma tarifa de R$ 0,01 por minuto por até 2 mil minutos no mês.
7. Dropbox
Ter todos os documentos do computador seguros e livres de qualquer ameaça é a principal preocupação da maioria das pessoas.
Mas grande parte destes problemas foram resolvidos com o surgimento do Dropbox, uma maneira fácil de manter os arquivos salvos em uma nuvem.
Nesse serviço, tudo que for guardado é automaticamente sincronizado com todos os outros dispositivos que tenham o aplicativo instalado.
O Dropbox disponibiliza vários planos.
O básico é totalmente gratuito e permite acessar os arquivos de qualquer lugar e manter tudo seguro e protegido.
Os outros planos são voltados a equipes ou empresas inteiras, e contam com diversas outras funcionalidades.
De acordo com o site Statista, o serviço tinha cerca de 18,12 milhões de usuários em 2023.
Para quem é indicado?
Enquanto o plano gratuito pode ser usado para qualquer público, as modalidades pagas são mais voltadas para quem gerencia empresas.
Porém, pessoas físicas podem usar o serviço para salvar arquivos pessoais mais extensos.
O que os assinantes recebem?
Os assinantes podem salvar e sincronizar arquivos, que podem ser acessados em vários outros dispositivos.
Preço inicial
O plano inicial é gratuito e oferece um espaço de 2GB.
Diferença entre plano básico ou gratuito e premium
Além de oferecer um espaço de armazenamento maior, os planos Essentials, Business e Business Plus contam com outros recursos, como transferência de arquivos grandes, um período para restaurar arquivos excluídos e edição de PDFs e vídeos.
8. Adobe Creative Cloud
Ligado aos serviços da Adobe Systems, o Creative Cloud possibilita a seus assinantes o uso de diversos softwares produzidos pela companhia.
Portanto, oferece total cobertura para edição de vídeo, desenvolvimento web, design gráfico, imagem e serviços de armazenamento de arquivos.
O assinante do Adobe Creative Cloud recebe um registro para fazer o download e a instalação dos softwares diretamente no computador do usuário.
Apesar de manter muitas características do Adobe Creative Suite, essa modalidade se destaca pela inovação e novos recursos oferecidos.
O usuário pode escolher entre pacotes com diversos programas, como Photoshop, Illustrator, Premiere e Lightroom, ou a assinatura de apenas uma aplicação.
De acordo com resultados divulgados pela Adobe, o serviço teve em 2023 uma receita recorde de US$ 19,41 bilhões.
Para quem é indicado?
O serviço é indicado para profissionais que trabalham em áreas da comunicação que exigem o uso dos softwares da Adobe.
O que os assinantes recebem?
Os assinantes podem usar as diversas ferramentas que escolherem.
Preço inicial
O pacote Creative Cloud, que conta com Photoshop, Lightroom, Illustrator, Premiere Pro e Acrobat Pro, custa R$ 410 mensais.
Se o usuário optar pelo plano anual, o preço cai para R$ 139 mensais durante o primeiro ano e R$ 275 nos anos seguintes.
O cliente também pode optar por assinar um único software, por preços a partir de R$ 23 mensais.
Diferença entre plano básico ou gratuito e premium
Os planos variam em relação aos softwares que podem ser usados.
9. HelloFresh
A HelloFresh é uma empresa alemã que entrega kits de refeição.
Seus assinantes recebem pacotes com uma receita e os ingredientes na quantidade certa para o preparo de determinados pratos.
É possível escolher entre mais de 100 cardápios semanais, que se encaixam em seis categorias:
- Carnes e vegetais
- Somente vegetais
- Para toda a família
- Para ficar em forma e saudável
- Preparo em menos de 20 minutos
- Pescetariano (para pessoas que só consomem carne de frutos do mar).
Depois de confirmar a compra, o usuário tem acesso a várias opções de cardápio que se encaixam na categoria escolhida.
O preço é cobrado por semana, ao contrário de grande parte dos serviços de assinatura.
Segundo o site Statista, no último trimestre de 2023 a empresa tinha 6,64 milhões de assinantes ativos.
O serviço não está disponível no Brasil.
Para quem é indicado?
A assinatura é voltada para pessoas que gostam de cozinhar, mas querem pular a parte de escolher os ingredientes para as receitas.
O que os assinantes recebem?
A HelloFresh envia pacotes com os ingredientes e a receita para o preparo da refeição conforme a categoria do cliente.
Preço inicial
O preço varia de acordo com a categoria e o número de refeições de cada pedido.
Nos Estados Unidos, o envio de kits para duas refeições por semana para uma família com duas pessoas custa US$ 49,96.
10. Dollar Shave Club
Não é à toa que o Dollar Shave Club é o primeiro clube de assinaturas dessa lista.
Além de ser pioneira, a empresa se tornou a maior do mundo na modalidade, tanto que foi comprada pela Unilever por US$ 1 bilhão em 2016.
O clube nasceu em 2012 de uma ideia simples: oferecer aos clientes um kit com produtos para barbear todo mês por US$ 1.
Assim, o assinante não precisa ir a lojas, farmácias ou mercados para comprar os produtos.
Portanto, o foco é a praticidade.
Hoje, o valor da assinatura é um pouco mais alto, e a empresa trabalha com lâminas de marca própria e vende cremes e outros produtos separadamente.
Segundo o site Digital Commerce 360, o clube afirma ter mais de 1 milhão de assinantes, mas não atua no Brasil.
Para quem é indicado?
O Dollar Shave Club é indicado para o público masculino adulto que busca praticidade para comprar itens de barbear.
O que os assinantes recebem?
No primeiro mês, os assinantes recebem um cartucho com quatro lâminas, uma haste para barbear, um creme e uma capa para o barbeador.
Nos meses seguintes, o assinante recebe o cartucho para refil.
Preço inicial
Nos Estados Unidos, o assinante paga US$ 5 no primeiro mês e US$ 10 nos seguintes, além do valor do frete.
11. Blue Apron
Assim como a HelloFresh, a Blue Apron oferece kits de refeição a seus clientes.
Porém, essa empresa tem o diferencial de dar duas opções para seus assinantes:
- Receber as receitas e os ingredientes para preparar seus pratos
- Receber os alimentos pré-prontos.
A empresa oferece mais de 80 alternativas de cardápios semanais, que se encaixam em seis categorias:
- Bem-estar
- 600 calorias ou menos
- Atento aos carboidratos
- Rápido e fácil
- Para a família
- Vegetariano.
O cliente escolhe a categoria para, então, selecionar a opção desejada.
A assinatura é semanal.
Segundo o site Statista, a empresa tinha 267 mil assinantes em junho de 2023.
O Blue Apron não atua no Brasil.
Para quem é indicado?
A Blue Apron é indicada para pessoas que querem cozinhar, mas sem precisar ir comprar os ingredientes.
O que os assinantes recebem?
Os assinantes recebem pacotes com receitas e ingredientes na quantidade exata para o preparo de pratos ou refeições pré-prontas.
Preço inicial
Os preços variam em relação à categoria, às refeições escolhidas e ao número de membros da família.
Em um exemplo básico, uma família nos Estados Unidos pagaria US$ 60,95 por duas refeições para duas pessoas por semana, com 50% de desconto no primeiro mês.
O frete é gratuito na primeira semana.
12. Birchbox
Este é um dos maiores clubes de assinatura dentro de um nicho altamente promissor para negócios recorrentes: beleza feminina.
As clientes do Birchbox recebem a cada mês uma caixa com cinco ou seis produtos de cinco categorias:
- Cuidados para pele
- Maquiagem
- Cabelo
- Corpo.
Ao contrário do Dollar Shave Club, que prima pela objetividade, o Birchbox permite a escolha entre diversos itens de várias marcas em determinados planos.
Quem preferir pode receber itens selecionados pelo próprio clube, a partir de informações coletadas após a cliente responder um questionário.
Em maio de 2024, a companhia alcançou uma receita anual de US$ 75 milhões, de acordo com a empresa LeadIQ, especializada em marketing digital.
As assinaturas não estão disponíveis no Brasil.
Para quem é indicado?
A Birchbox é indicada para pessoas que procuram produtos de moda e beleza.
O que os assinantes recebem?
A empresa envia cinco ou seis produtos de beleza, conforme escolha da assinante ou suas preferências indicadas pelas respostas dadas em um questionário.
Preço inicial
O preço inicial é de US$ 25 por caixa nos Estados Unidos.
Diferença entre plano básico ou gratuito e premium
Além de terem uma mensalidade mais baixa, os planos anual e trimestral permitem vantagens como a customização dos produtos.
13. Wine
Para quem gosta de um bom vinho, essa é uma alternativa para conhecer rótulos de alta qualidade por um preço justo.
A própria Wine se encarrega de escolher os produtos que serão enviados.
Os envios variam conforme seis categorias:
- Essenciais
- Surpreendentes
- Notáveis
- Singulares
- Refrescantes
- Espumantes.
Se o cliente não quiser limitar a vinhos de uma categoria, pode selecionar um pacote customizável de vinhos conforme suas preferências.
A empresa encerrou 2023 com 417 mil assinantes ativos e uma receita líquida de R$ 768 milhões, segundo o jornal Folha de Vitória, da cidade onde a empresa é sediada.
Para quem é indicado?
O clube é indicado para pessoas que procuram por vinhos de alta qualidade.
O que os assinantes recebem?
Os assinantes da Wine recebem duas garrafas de vinho de rótulos selecionados pela empresa por mês, além de brindes como uma bolsa térmica, uma revista exclusiva e corta-gotas.
Em determinados meses, a empresa também envia garrafas extra.
Preço inicial
A assinatura na modalidade Essenciais custa R$ 78,75 no plano mensal e R$ 69,75 no plano anual.
Diferença entre plano básico ou gratuito e premium
A diferença entre o plano Essenciais e os demais é a qualidade e os tipos de vinho enviados.
14. Petlove
Imagine poder fazer um plano de saúde para o seu animal de estimação.
Esse é um dos serviços oferecidos pela Petlove, um e-commerce voltado a produtos para pets.
O plano atende aproximadamente 2,5 mil pontos em mais de 30 cidades de diversas regiões brasileiras.
Para funcionar, é preciso instalar um microchip no pet, um processo já incluído em todas as modalidades.
Ao todo, existem quatro categorias de planos:
- Petlove Leve
- Petlove Tranquilo
- Petlove Ideal
- Petlove Essencial.
Em 2024, 338 mil animais contam com a proteção dos planos da Petlove.
Para quem é indicado?
O plano de saúde da Petlove é indicado para pessoas que têm animais de estimação.
O que os assinantes recebem?
Os assinantes contam com atendimento veterinário para seus pets.
Preço inicial
A assinatura do plano Petlove Leve custa R$ 19,90.
Diferença entre plano básico ou gratuito e premium
Os demais planos cobrem diversos outros serviços veterinários, como plantão, exames, procedimentos clínicos, cirurgias, anestesia e internação.
15. Glam
A Glam é um clube de assinatura voltado para beleza feminina que conta com várias opções de planos.
As clientes podem escolher entre receber uma caixa ou uma bolsa com produtos de beleza – ou ambos.
Ao se tornarem assinantes, elas respondem um questionário que ajuda a identificar suas preferências.
Então, os produtos são selecionados com base nas informações coletadas.
Também é possível assinar uma modalidade mais em conta em que as clientes não recebem envios, mas têm a possibilidade de fazer compras no e-commerce da Glam.
Além dos itens avulsos à venda, elas também podem adquirir uma caixa ou uma bolsa.
O clube também conta com um sistema de pontos ganhos em compras que rendem prêmios gratuitos.
Para quem é indicado?
O clube de assinaturas é indicado para quem busca produtos de beleza feminina.
O que os assinantes recebem?
As assinantes podem receber uma caixa ou uma bolsa com de 3 a 11 produtos de beleza, de acordo com a modalidade escolhida.
Preço inicial
A assinatura da glambag custa R$ 42,90 por mês no plano anual, R$ 48,90 no plano semestral e R$ 53,90 no plano mensal.
O frete é gratuito.
Para quem não quer assinar os produtos, a opção é o glampass, que custa R$ 9,90 por mês no plano anual, R$ 12,90 no plano semestral e R$ 14,90 no plano mensal.
Diferença entre plano básico ou gratuito e premium
As diferenças da glambag para a glambox e o glamcombo são o número de produtos enviados e a entrega de uma edição especial por ano.
Quais as vantagens de sua empresa se tornar um serviço de assinatura?
Como você viu, empresas de vários nichos e segmentos estão entre os maiores serviços de assinaturas.
Por isso, nada impede que o seu negócio passe a adotar esse modelo, seja qual for o seu core business.
Confira algumas vantagens do modelo recorrente:
- Previsibilidade de receitas: empresas que recebem uma remuneração fixa têm mais facilidade para gerenciar o fluxo de caixa, o que ajuda na gestão financeira
- Escalabilidade: ao ter uma noção das entradas em cada mês, a empresa pode planejar seu futuro com mais facilidade
- Fidelização: ao se tornarem assinantes, os clientes vão consumir suas soluções de forma contínua, o que ajuda a fortalecer o relacionamento
- Logística simplificada: para empresas que vendem produtos físicos, planejar a compra, o estoque e o transporte dos itens é mais fácil, pois já é possível saber de antemão os produtos a serem enviados e as quantidades
- Melhor custo-benefício pela aquisição de clientes: como cada cliente continua consumindo e pagando de forma contínua, o investimento feito para sua captação rende mais verba do que em uma empresa que faz vendas avulsas
- Flexibilidade de preços: a empresa pode criar diversas modalidades para atrair diferentes perfis de clientes, como mostramos nos exemplos acima
- Automatização da cobrança: uma das razões para o sucesso desse modelo de negócios é a possibilidade de realizar cobranças de uma maneira automática a partir de uma plataforma de pagamentos.
A Vindi é a melhor opção para cobranças recorrentes.
Somos a plataforma pioneira em recorrência no Brasil e a mais completa do mercado para gerenciar planos e assinaturas. Conheça!