Será que o boleto bancário pode acabar?

Muito tem se falado sobre essa possibilidade, graças ao avanço que vem sendo observado ultimamente nas formas de pagamento.

Em meio ao crescimento no uso de métodos mais avançados, a adesão às transferências mais tradicionais têm diminuído.

Além disso, as transferências por DOC estão com os dias contados.

Por outro lado, é preciso ressaltar que o boleto ainda é bastante usado no comércio.

Embora não seja possível darmos uma resposta definitiva se o boleto bancário pode acabar, vamos explicar neste artigo por que esta possibilidade existe e quais são as melhores alternativas.

Impacto do Pix nas transferências DOC e TED

A popularização do Pix já vem impactando diretamente no volume de transferências bancárias por DOC e TED.

Para ilustrar essa tendência, a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 comparou números e variações entre operações pelo novo sistema e os métodos mais tradicionais.

O estudo aponta que, entre 2020 e 2022, o volume de transferências bancárias convencionais, incluindo atendimentos em agências e operações do tipo DOC e TED, caiu quase pela metade, passando de 3,1 bilhões para 1,6 bilhões.

Por outro lado, as transações via Pix saltaram de 425 milhões para mais de 11,7 bilhões no mesmo período.

Além disso, a Febraban determinou que o sistema de transferências por DOC vai deixar de funcionar em breve.

Em razão desta decisão, a emissão e o agendamento de DOC não poderão ser feitos após o dia 15 de janeiro de 2024, e as transferências ainda poderão ser programadas até o final de fevereiro.

Essa mudança deve causar uma corrida de grandes empresas para modernizar seus sistemas de cobrança.

A aderência nos pagamentos recorrentes

Porém, não é apenas o Pix que vem ocupando o espaço dos tradicionais boletos bancários.

O uso do cartão de crédito na recorrência vem facilitando a vida dos consumidores e melhorando resultados de negócios remunerados no modelo de assinaturas e mensalidades.

Entre eles, podemos citar escolas, companhias de seguros, clubes de futebol, estacionamentos, condomínios, academias, desenvolvedores de SaaS (Software as a Service) e muito mais.

A grande vantagem do cartão de crédito nessa modalidade é que cada pagamento é lançado como uma transação única, portanto não compromete o limite do titular.

Desta forma, o cliente ganha comodidade, pois não precisa se preocupar em fazer o pagamento todo mês.

E para a empresa, fica mais fácil combater a inadimplência ao evitar o atraso no pagamento por esquecimento.

Por que incentivar o pagamento por cartão ou Pix?

Embora seja importante dar aos clientes a opção do boleto bancário, o uso de outros métodos é mais vantajoso por várias razões.

Em um e-commerce, o boleto trava o estoque, já que o lojista precisa separar o produto e ficar à espera de uma confirmação do pagamento – que, às vezes, nem acontece.

Por outro lado, o pagamento por Pix é confirmado na hora, agilizando o processo, e tem taxas menores – ou inexistentes, em alguns casos.

E o cartão é ainda mais prático com o recurso da compra com um clique, em que os dados do cliente ficam salvos na plataforma depois do primeiro pagamento de um usuário a uma loja virtual.

Sem contar que os sistemas mais avançados de pagamento contam com poderosos recursos para combater a inadimplência.

Conheça um deles na sequência deste artigo.

A vantagem das retentativas inteligentes

A retentativa inteligente é uma das vantagens que o avanço da tecnologia de pagamento trouxe aos negócios  que recebem pagamentos no cartão de crédito.

Retentativa é a repetição automática da cobrança em caso de alguma falha, depois de um período à escolha do empreendedor.

Em geral, o ideal é configurar a retentativa para três dias depois da falha, para que dê tempo de o cliente regularizar sua situação, caso esteja com a fatura em atraso.

Já a retentativa inteligente vai além.

Por meio das tecnologias de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina), o sistema identifica o melhor momento para repetir a cobrança de uma assinatura ou mensalidade com base em dados gerados por milhares de transações.

Saiba mais sobre as Retentativas de Pagamento em negócios recorrentes no trecho abaixo do podcast Dentro do Ringue:

Quando decidir utilizar boleto bancário ou cartão?

O cliente deve escolher entre uma modalidade ou outra quando a data em que o pagamento será feito ficar próxima.

Nessas horas, é importante que a empresa oriente o cliente sobre as vantagens de trocar o boleto pelo cartão de crédito.

Um ponto importante a ser abordado é a maior comodidade do cartão, como já explicamos neste artigo.

Além disso, muitas bandeiras oferecem vantagens, como:

O Pix definitivamente trouxe mais praticidade aos consumidores.

Dicas da plataforma Vindi para quem usa boletos

Para clientes que preferem pagar com boleto bancário, o sistema da Vindi tem algumas funcionalidades que podem tornar o processo mais prático.

Uma delas é a disponibilização do Pix.

Em um procedimento simples na tela de configurações dos métodos de pagamento, é possível habilitar o pagamento instantâneo como alternativa.

Outra dica é a emissão de boletos via banco, desde que o contrato com a instituição permita essa opção.

É possível fazer essa configuração pelas seguintes instituições:

Estas são apenas algumas das vantagens de usar o sistema da Vindi.

Se você ainda não é nosso cliente, experimente a plataforma por 30 dias!

 

É verdade que o pagamento por boleto vai acabar?

Não existe uma previsão para que o boleto bancário deixe de ser usado. Embora outros meios de pagamento estejam surgindo e evoluindo, como o Pix e o uso do cartão de crédito na recorrência, muitos consumidores ainda preferem este método. Ou seja, mesmo que a tendência atual seja que cada vez mais pessoas deixem de escolher os boletos como forma de pagamento e comecem a usar métodos mais avançados, um fim definitivo ainda é muito distante.

Até quando a TED vai existir?

Não há uma previsão para que a Transferência Eletrônica Direta (TED) deixe de existir. O que foi anunciado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em maio de 2023 foi o fim de outros dois tipos de transferência: o Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência Especial de Crédito (TEC). Essas operações só poderão ser realizadas ou programadas até 15 de janeiro de 2024, com agendamento até o final do mês seguinte.

Por que incentivar o pagamento por cartão ou Pix?

Uma empresa tem muito a ganhar adotando sistemas mais avançados. O Pix garante a transferência na hora, e o cartão de crédito ainda tem a vantagem da compra com um clique. Já o boleto pode travar o estoque de e-commerces, pois é preciso esperar a confirmação – ou não – do pagamento antes de fazer o envio. Além disso, as plataformas avançadas contam com recursos contra a inadimplência no cartão de crédito.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies