Aceitar voucher é uma forma de atrair mais consumidores para o seu estabelecimento.

Afinal, cada bandeira tem milhões de usuários, que muitas vezes procuram por um lugar para gastar seus saldos.

Você certamente já viu adesivos em bares, restaurantes e supermercados informando que eles aceitam determinados tipos de cartão de benefícios.

Os exemplos mais clássicos são o vale-refeição e o vale-alimentação.

Porém, existem vouchers para outras finalidades, como cultura, transportes e até academias de ginástica!

Portanto, se você pensa em ampliar seu leque de alternativas na hora da cobrança, leia este artigo e confira como aceitar voucher.

Por que aceitar voucher?

Aceitar voucher na maquininha de cartão é uma forma de diversificar os métodos de pagamento.

Com a habilitação, você abre a possibilidade de que mais pessoas possam comprar no seu estabelecimento.

Além disso, cada tipo de voucher tem seu uso limitado a estabelecimentos de certos formatos.

Por exemplo, o vale-alimentação deve ser usado em mercearias, supermercados e afins, enquanto o vale-refeição é mais adequado a bares e restaurantes.

Essa limitação aumenta as chances de que seus concorrentes aceitem o benefício, absorvendo uma clientela que não está disposta a pagar com dinheiro.

O que é voucher ou cartão de benefícios?

Voucher ou cartão de benefícios é o popular “vale”, aquele cartão que tem um saldo para ser usado em alguns tipos de compras.

Em geral, os cartões são concedidos por uma empresa aos seus funcionários, como um benefício para complementar o salário.

Porém, também existem lojas que vendem vouchers para serem dados como presentes.

Assim, o presenteado vai até a loja e escolhe o que quer comprar.

Vantagens de aceitar voucher nos pagamentos

Aceitar voucher pode ser vantajoso para estabelecimentos por diversas razões.

Algumas das principais são:

  • Mais faturamento: ao atrair consumidores que pretendem comprar usando um cartão de benefício, você aumenta suas vendas, portanto fatura mais
  • Fidelização: como os titulares costumam receber saldo em seu voucher mensalmente, muitos clientes podem retornar ao seu estabelecimento com regularidade, pois sabem que lá poderão usar o cartão
  • Divulgação: as empresas de voucher criam listas e até aplicativos para mostrar em quais locais o benefício pode ser usado, divulgando o seu negócio sem custos adicionais
  • Ativação em maquininha: diversos tipos de máquina de cartão podem ser usados para receber os pagamentos após um processo de ativação que só precisa ser feito uma vez.

Quais tipos de voucher existem no mercado brasileiro?

Embora vouchers voltados à alimentação sejam os mais populares, os estabelecimentos podem aceitar cartões de vários tipos.

Veja abaixo os mais comuns no país e em quais tipos de negócios eles podem ser usados.

  • Vale-alimentação: um dos formatos mais populares, é concedido por empresas a colaboradores e tem seu uso limitado a estabelecimentos de varejo como supermercados, açougues, mercearias, lojas de conveniência e até feiras ecológicas
  • Vale-refeição: em geral, é fornecido por empregadores para custear os gastos com almoço ou janta durante o trabalho, por isso só pode ser aceito em estabelecimentos alimentícios, como bares, restaurantes e lanchonetes
  • Vale-cultura: pode ser aceitos na compra de ingressos para sessões de cinema, apresentações musicais e teatrais, além de livros e materiais escolares
  • Vale-transporte: pode ser emitido por empresas de transportes ou órgãos municipais, podendo ser usados em ônibus, trens e outros modais
  • Vale-presente: tem um formato bem diferente dos demais, por ser emitido pela própria loja para garantir que o valor será gasto em uma de suas filiais.

Algumas bandeiras de cartão emitem tipos diferentes de vouchers que não são tão comuns, mas podem se adequar a determinados nichos.

Por exemplo, existe um “vale mobilidade” para ser usado em apps de transporte e até no abastecimento de automóveis e um “gym pass” para academias de ginástica, esportes e musculação.

Principais bandeiras de voucher

Para aceitar voucher, é importante contar com uma ou mais das bandeiras populares, pois elas têm mais usuários – portanto, levam mais consumidores ao seu negócio.

Por isso, é comum vermos lojas aceitando cartões de mais de uma delas.

As principais bandeiras de voucher que atuam no mercado brasileiro são as seguintes:

  • Ticket: uma das bandeiras que atuam no país há mais tempo, tem mais de 7 milhões de usuários, e seus cartões são aceitos em mais de 450 mil estabelecimentos 
  • VR: outra bandeira com bastante tradição no mercado nacional, atende mais de 500 mil empresas e é usado por 1,5 milhões de beneficiários
  • Alelo: com mais de 10 tipos de voucher, a empresa atende 150 mil clientes, com um total de 10 milhões de usuários
  • Sodexo: multinacional que atua em mais de 50 países, no Brasil conta com cerca de 103 mil clientes, representando 5,9 milhões de usuários.

Vale destacar que essas bandeiras são praticamente obrigatórias quando o assunto é refeição e alimentação.

Muitas delas atendem outros segmentos e contam com uma série de produtos diferentes.

Portanto, seja qual for o nicho do seu negócio, vale a pena conferir as opções de cada uma delas.

Se você tem um negócio de alimentação, vale conferir o episódio 63 do Podcast Dentro do Ringue, que foi totalmente focado no setor de Food Service:

Como aceitar voucher no meu estabelecimento?

Para poder aceitar voucher, um estabelecimento comercial precisa realizar a ativação em uma maquininha de cartão.

O processo é um pouco mais complexo em comparação com a ativação dos cartões de crédito e débito convencionais, mas pode ser concluído nessas três etapas:

  • Confira os documentos necessários: entre em contato com as bandeiras que você deseja ativar para manifestar interesse e peça a documentação necessária. Em geral, é preciso informar dados pessoais, bancários e CNPJ, além de ter um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) adequado para o cartão a ser ativado
  • Conte com uma maquininha compatível: confira se a administradora e o modelo do equipamento que você usa para fazer suas cobranças são compatíveis com o cartão
  • Faça um cadastro: a ativação do voucher no equipamento não é automática como a dos demais cartões, pois exige um cadastro para cada bandeira a ser usada.

Terminados esses passos, é possível aceitar vouchers na sua loja com a mesma facilidade de qualquer outro cartão.

Vantagens de aceitar voucher na maquininha

Qualquer comerciante que recebe pagamentos em cartão sabe o quanto é importante diversificar formas de pagamento

Muitas vezes, aceitar alguma bandeira específica pode ser o diferencial que leva um cliente a escolher o seu negócio em relação aos demais.

E se uma simples bandeira faz diferença, imagine poder atrair muitas pessoas que não estariam dispostas a gastar dinheiro, mas têm um cartão de benefícios.

Para isso, a ativação na maquininha é necessária.

Portanto, se você já conta com um equipamento que pode aceitar voucher, essa pode ser uma maneira bem fácil de aumentar sua clientela.

Além disso, por se tratar de um formato automático, é um processo tão prático quanto a cobrança por um cartão convencional.

Neste artigo, apresentamos algumas informações para empresas que pensam em aceitar voucher.

Se você quiser ficar por dentro das últimas tendências em relação aos meios de pagamento, assine a newsletter da Vindi.
Assine a Newsletter da Vindi

O que é voucher ou cartão de benefícios?

Voucher ou cartão de benefícios é uma forma de pagamento em que o titular conta com um saldo para usar em estabelecimentos específicos. Ou seja, é o famoso “vale”, dado aos funcionários como uma espécie de complemento ao salário. O saldo do voucher fica acumulado em um cartão, que só é aceito em locais conveniados. Ou seja, é a versão atual dos antigos ticket refeição e alimentação em papel.

Quais os principais vouchers no Brasil?

Os vouchers podem ser divididos em tipos e bandeiras. Os dois principais tipos do país são o vale-alimentação, usado para compras em locais como mercados, padarias e mercearias, e o vale-refeição, aceito em estabelecimentos como bares e restaurantes. Também há outros formatos, como vale-cultura, vale-transporte e vale-presente. As principais bandeiras do mercado nacional são Ticket, VR, Alelo e Sodexo, e cada uma delas emite diferentes tipos de voucher.

Como aceitar voucher de pagamento na maquininha de cartão?

Para aceitar voucher na maquininha, é preciso fazer a ativação, em um processo um pouco mais complicado em comparação com os cartões tradicionais. Será preciso informar dados e apresentar documentos como CNPJ e a CNAE da atividade correspondente ao cartão solicitado, conforme exigência da bandeira. Além disso, a ativação de cada uma requer a realização de um cadastro. Antes de dar início ao processo, certifique-se que sua maquininha é compatível.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies