Integrar uma loja virtual com marketplaces pode ser uma estratégia muito vantajosa para os vendedores que desejam expandir seu alcance e, consequentemente, suas vendas. Afinal, mesmo quem já tem um e-commerce próprio, pode aproveitar toda a visibilidade, alta credibilidade, promoções, suporte e estrutura que os principais marketplaces oferecem aos sellers.
Os marketplaces se tornaram um dos setores que mais crescem no Brasil após dominaram 78% do faturamento total do e-commerce no país em 2020, segundo dados de relatório feito pela Ebit|Nielsen.
Marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Americanas e Magalu, que estão entre os principais e-commerces do Brasil, recebem milhões de acessos por dia e permitem que lojistas de todo país aproveitem todo esse tráfego online para venderem nessas plataformas e conquistarem mais clientes.
O que é um marketplace?
Para integrar uma loja virtual com marketplaces é preciso saber muito bem o que é um marketplace e quais são os melhores!
Marketplace é um site de vendas que reúne vários vendedores ou prestadores de serviços em um só lugar. Podemos comparar os marketplaces com “shoppings online”: um lugar com muita visibilidade, muitos clientes e excelente estrutura onde lojistas de diversos segmentos anunciam seus produtos e montam as suas lojas dentro desse local.
Mesmo se você descobriu agora o que é um marketplace, provavelmente você já acessou um e até fez uma compra. Estes são alguns exemplos de marketplaces que estão entre os dez maiores do Brasil:
- Mercado Livre
- Americanas
- Amazon
- Magalu
- Shopee
- Casas Bahia
- AliExpress
- Submarino
- Netshoes
- Extra
Os dados são de pesquisa realizada pela netrica.com divulgada pelo E-commerce Brasil em 2021.
Em qual marketplace vender?
Para escolher em quais marketplaces vender, a primeira pergunta que o seller deve fazer é: quais plataformas permitem a venda dos seus produtos e fazem sentido com seu seguimento?
Há marketplaces que permitem as mais diversas categorias de produtos, como tecnologia, móveis e eletrodomésticos, papelaria, moda e beleza, produtos de higiene, alimentos, artesanato, entre muitos outros!
Mas também há grandes marketplaces de nicho, como MadeiraMadeira que é focado em itens para casa, Dafiti que trabalha na área de moda e a Netshoes que é um marketplace do nicho esportivo.
Após selecionar os marketplaces que comportam a categoria de produtos da sua loja, é preciso investigar se a plataforma possui:
- Muito acessos diariamente;
- Se tem alta credibilidade no mercado e é bem vista pelo seu público-alvo;
- Tem condições vantajosas para o vendedor, como mensalidade ou comissão justa nas vendas;
- Suporte e atendimento, tanto para o cliente final como para o vendedor.
Além disso, é muito importante usar dados para crescer. Ouça abaixo um episódio especial do podcast Conexão E-commerce sobre o assunto:
Qual a diferença entre loja virtual e marketplace?
A loja virtual é um site de vendas de uma única empresa que é desenvolvido e mantido exclusivamente por essa própria empresa. Por exemplo, todos os produtos vendidos na loja virtual pertencem ao estoque dessa marca, ela mesma paga a hospedagem, resolve problemas, faz o atendimento, anuncia seus produtos e executa toda a operação.
Enquanto um marketplace é uma grande loja virtual que permite que várias empresas vendam nela e tenham suas “lojas” dentro dela. O atendimento ao consumidor, correção de falhas da plataforma, manutenção do site, propaganda e outras atividades gerais são feitas pelo próprio marketplace, para que os vendedores se preocupem em apenas cadastrar os produtos e enviá-los aos clientes.
A principal vantagem do marketplace em relação às lojas virtuais é a questão financeira, pois o investimento inicial é baixo e elas alcançam um público maior.
É possível vender em uma loja virtual e em vários marketplaces ao mesmo tempo?
Sim, é possível! Para isso é necessário integrar uma loja virtual com marketplaces. Sem a integração é quase impossível gerenciar o e-commerce e as contas nos marketplaces separadamente, pois não haverá estoque unificado, precisará de atenção nos pedidos isolados em cada site, entre outras atividades que demandam muita atenção.
Para que a gestão e operação das vendas em todos os canais online seja possível e executada de maneira fácil, organizada e eficiente, é necessário integrar uma loja virtual com marketplaces utilizando um Hub de Integração.
Como integrar uma loja virtual com o marketplace?
Após escolher em quais marketplaces vender, é preciso preencher o cadastro em cada um dos marketplace. Geralmente, são cadastros simples com as informações principais da empresa, como CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), mas não é regra.
Após a inscrição, os marketplaces analisam os pedidos de cadastro, se estiver tudo certo, aprovam e o vendedor já pode começar a anunciar seus produtos.
Então, é necessário enviar os dados de todos os itens que se deseja vender na plataforma. Para integrar o cadastro de produtos da sua loja virtual nos marketplaces e ter um único estoque para todos os canais de venda, é necessário utilizar um Hub de Integração.
Também chamado de Integrador de Marketplace, é a ferramenta necessária para integrar uma loja virtual com marketplaces de maneira simples, fácil e automatizada. Dessa forma, o recebimento de pedidos e controle do estoque ocorrem de forma automática em uma única tela, mesmo que o seller tenha um e-commerce e venda em mais de vinte marketplaces.
Quais as funções de um integrador de marketplace?
As funções do hub de integração podem variar conforme a empresa que oferece a ferramenta, mas, em geral, as funções de um integrador de marketplace são:
- Fazer a gestão de pedidos e unificar a operação;
- Emissão de notas fiscais;
- Status de rastreio do pedido (tracking);
- Centralizar e oferecer maior controle de estoque;
- Replicar anúncios de mídia paga nos marketplaces;
- Importar e replicar cadastro de produtos;
- Facilitar e automatizar atualização nas informações de produtos em diversos canais;
- Relatórios para uma visão geral de venda;
- Ampliar as possibilidades de venda.
Como escolher um integrador de marketplace
Para escolher um integrador de marketplace, considere critérios como:
- Se há integração com os principais marketplaces, ERPs e plataformas de e-commerce do mercado;
- Se possui alguma certificação dos marketplaces;
- Se permite o cadastro de produtos simplificado;
- Se oferece suporte aos vendedores para aprender a mexer na plataforma ou solucionar problemas;
- Quais são as condições de pagamento;
- Se oferece testes gratuitos.
Quer fazer um teste gratuito em um dos melhores integradores de marketplaces do mercado? Conheça o nosso parceiro Ideris e teste a plataforma gratuitamente por sete dias.
Este texto foi escrito pelo nosso parceiro Ideris!