Você sabe como informar reajuste de preço para o cliente ou fica preocupado só de pensar nessa situação?
Se trabalha com pagamentos recorrentes, é inevitável ter que lidar com o aumento de valores nos contratos em algum momento.
O importante é que você comunique o cliente na hora certa e do jeito certo, evitando qualquer desgaste na relação e o temido cancelamento.
Vamos ajudar você a acertar no preço e no discurso em um artigo completo sobre como informar reajuste de preço para o cliente.
Siga a leitura e preste atenção nas dicas.
Como informar reajuste de preço para o cliente sem afetar a relação?
Saber como informar reajuste de preço para o cliente é decisivo para manter uma relação saudável e garantir a permanência dele na sua empresa.
Quando se trata de serviços recorrentes, um aumento de preço é sempre uma situação delicada.
O maior medo, obviamente, é que essa mudança leve o cliente a cancelar seu plano ou assinatura do serviço, ou mesmo buscar preços mais baixos na concorrência.
Para evitar esse problema, você precisa criar um processo padronizado e avisar com antecedência sobre o reajuste, tomando todas as medidas necessárias para justificar o novo preço e manter o cliente.
Obviamente, ninguém aumenta preços porque quer, mas porque é preciso manter a competitividade e repor as perdas provocadas pela inflação.
Se você cobrar sempre o mesmo valor, vai ter cada vez menos lucro e pode até perder qualidade.
Afinal, uma empresa tem muitos custos envolvidos e os preços precisam garantir um faturamento suficiente para cobrir os gastos, gerar lucro e manter a sustentabilidade do negócio em longo prazo.
Então, não tem como fugir do reajuste de preço, mas é preciso fazer isso do jeito certo.
Por que fazer um comunicado de reajuste de preço?
Na hora de planejar como informar reajuste de preço para o cliente, o primeiro passo é programar um comunicado com antecedência.
O motivo é óbvio: ninguém gosta de ser surpreendido por um aumento repentino que pode impactar o orçamento do mês.
Por isso, é fundamental informar seu cliente com no mínimo um mês de antecedência para que ele consiga encaixar o novo valor no seu controle financeiro pessoal.
Além disso, a atitude demonstra consideração pelo cliente e transparência por parte da empresa.
Do contrário, um aumento de uma hora para outra gera um impacto negativo e passa a impressão de que a empresa só se preocupa com seus lucros.
Além de ser enviado o quanto antes, esse comunicado também deve conter argumentos razoáveis para o reajuste, explicando sua necessidade e importância.
Dessa forma, você valoriza seu cliente e aumenta as chances de fidelização.
Como justificar um aumento de preço?
Não basta simplesmente informar o reajuste de preço para o cliente: é preciso justificar o aumento com argumentos convincentes.
Primeiro, é fundamental eleger um motivo específico para a mudança.
O mais comum é o aumento dos custos que a empresa tem para manter a prestação de serviços ou entrega de produtos.
Dessa forma, é necessário corrigir o valor cobrado para manter a qualidade de sempre e garantir a continuidade do negócio.
A própria inflação do país é uma justificativa plausível para o reajuste, mas é preciso focar na elevação dos preços dentro do segmento.
Isso porque os índices macroeconômicos como IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) são compostos pela oscilação de preços de diversos produtos e serviços.
Logo, nem sempre o indicador geral representa o aumento real que a empresa sofreu nos seus custos de insumos, equipamentos, mão de obra e outros.
O importante é mostrar ao consumidor que você precisa reajustar o preço porque está mais caro prestar o serviço ou vender o produto – e não simplesmente porque a empresa quer ganhar mais.
É claro que o aumento da margem de lucro também é uma justificativa totalmente coerente para um negócio, mas não é a mais indicada para comunicar o consumidor.
O ideal é focar o discurso nos benefícios que ele terá com seu produto ou serviço, que só tendem a aumentar com o reajuste.
Esse é outro argumento importante para usar no comunicado: a necessidade do aumento de preço para melhorar a experiência do consumidor.
Dessa forma, ele vai conseguir enxergar o custo-benefício, e não apenas o valor maior a ser desembolsado.
9 dicas de anúncio de aumento de preço para o cliente
Se você tem dúvidas sobre como informar reajuste de preço para o cliente, não se preocupe.
Temos dicas assertivas para se planejar e fazer do jeito certo.
Acompanhe:
1. Avise sobre o reajuste com antecedência
Como vimos, o reajuste de preço não pode ser uma surpresa para o consumidor.
Por isso, você deve informar sobre a mudança nos valores com antecedência.
O ideal é avisar no mínimo um mês antes, para que o cliente tenha tempo de se planejar para absorver a diferença no preço no orçamento.
Por que funciona?
O aviso com antecedência funciona porque o cliente consegue se preparar para pagar um valor mais alto daqui a um mês, dois meses ou o período que estiver estabelecido.
O que evitar?
Evite enviar o aviso de reajuste em cima da hora ou menos de 30 dias antes da alteração de preço.
2. Seja coerente com a realidade do mercado
O reajuste de preço, além de ser avisado com antecedência, também precisa ser compatível com a realidade do seu mercado.
Ou seja: o novo valor não pode ficar muito acima do que é praticado pela concorrência ou inacessível para o poder de compra do seu público-alvo.
Além disso, é importante observar as tendências da economia.
Afinal, um reajuste muito alto em uma época de crise pode ser fatal para os negócios.
Por que funciona?
Toda empresa faz parte de um segmento de mercado e precisa ter atenção aos padrões da concorrência e do público-alvo.
Logo, manter a coerência no reajuste de preços mostra sua preocupação com a realidade do consumidor e ajuda a justificar o aumento de valor.
O que evitar?
Evite reajustes que fogem do momento atual do mercado e que mudam o posicionamento da sua empresa.
Por exemplo, se o seu negócio se compromete com o melhor custo-benefício, é preciso manter esse equilíbrio.
Nesse caso, um reajuste muito alto precisaria ser justificado com uma entrega de valor superior.
3. Invista na satisfação do cliente antes do reajuste
Se você informar sobre o reajuste em um momento de queda de satisfação, a taxa de cancelamento (churn rate) pode disparar.
A dica é se planejar para comunicar sobre o aumento em um momento de retenção alta e clientes satisfeitos com a empresa.
Para isso, você pode criar ações para melhorar seu NPS (Net Promoter Score), como promoções, brindes e upgrades, e fazer uma pesquisa pouco antes do reajuste.
Isso aumenta as chances de uma boa recepção por parte dos clientes, já que estão satisfeitos e não têm motivos para procurar o concorrente.
Por que funciona?
Os clientes satisfeitos com seu produto e/ou serviço estão mais propensos a compreender um reajuste de preço e devem continuar fiéis à sua marca.
Já os clientes insatisfeitos veem o aumento como a oportunidade perfeita para cancelar sua assinatura, porque, na visão deles, a empresa já não vinha cumprindo com o que prometeu e ainda aumentou o valor.
O que evitar?
Evite mexer nos preços se o seu NPS não está em um bom momento ou apresentou queda no último período, pois isso indica que a relação com os clientes pode estar fragilizada e um aumento poderá impulsionar o churn.
Lembrando que o índice do NPS é calculado subtraindo o percentual de clientes detratores (que pontuam de 0 a 6) do percentual de clientes promotores (que pontuam 9 ou 10) da sua empresa, obtendo as seguintes classificações:
- Zona de excelência: NPS entre 76 e 100
- Zona de qualidade: NPS entre 51 e 75
- Zona de aperfeiçoamento: NPS entre 1 e 50
- Zona crítica: NPS entre -100 e 0.
4. Certifique-se de que o aumento é razoável
Nenhuma técnica para comunicar reajuste vai funcionar se você subir o preço de forma desproporcional e assustar seus clientes.
Por isso, é essencial que o novo valor seja razoável, justificado pelos índices econômicos e próximo à realidade do seu mercado.
Então, lembre-se de fazer uma boa pesquisa antes de definir o valor e chegar a um percentual justo para todos.
Por que funciona?
Por mais que os clientes estejam satisfeitos com a sua empresa, um reajuste acima da média sempre será considerado abusivo.
O que evitar?
Evite subir o preço de forma arbitrária, sem fazer uma boa pesquisa de mercado e avaliar o momento econômico.
Se os custos da sua empresa estão exigindo um aumento grande nos preços, você terá que buscar outras formas de reduzir despesas, em vez de focar apenas no reajuste de valores para o consumidor.
5. Seja transparente e objetivo
Também não adianta “enrolar” o cliente com discursos na hora de informar o reajuste de preço.
Para garantir a fidelização, você deve ser o mais transparente possível nas justificativas.
Inclusive, vale apresentar dados sobre o aumento dos custos e situação econômica, para provar que você não está aumentando o preço na hora que quer.
Por que funciona?
Os clientes querem ter a certeza de que o aumento é realmente necessário para manter a qualidade dos produtos e serviços.
Como apenas a palavra da empresa não é suficiente, é importante apresentar dados que comprovem a necessidade de reajuste de preços.
O que evitar?
Evite dar informações vagas e usar frases feitas como “para continuar lhe atendendo”.
Quanto mais padronizado for o seu discurso, mais desconfiança os clientes terão diante do comunicado de aumento.
6. Reforce o valor do seu produto/serviço
É no momento de aumentar o preço que você precisa provar o valor do seu produto ou serviço para o cliente.
Então, não economize no marketing na hora de fazer o comunicado, reforçando todos os benefícios e diferenciais do negócio.
O objetivo é mostrar ao cliente que vale a pena continuar com a empresa e que as vantagens só tendem a aumentar.
Por que funciona?
Os clientes podem conhecer as vantagens do seu produto e serviços, mas é natural que se acostumem com essa qualidade com o passar do tempo e deixem de dar o devido valor às suas entregas.
Por isso, o momento de reajuste também é propício para reforçar os benefícios que seu produto ou serviço trouxe e ainda vai trazer para o consumidor.
O que evitar?
Não comunique um reajuste sem abordar as vantagens do seu produto, ou o cliente prestará atenção somente no aumento de preço e deixará de lado os benefícios oferecidos.
7. Seja flexível
Mesmo que o reajuste seja necessário para manter a saúde financeira do negócio, é importante mostrar flexibilidade ao cliente.
Para isso, você deve oferecer opções que facilitem a adesão aos novos preços.
Se trabalha com planos, por exemplo, pode oferecer um contrato com prazo mais longo e valor mais próximo ao atual para que o cliente não sinta o aumento pesar tanto no bolso.
O importante é que o consumidor não tenha a impressão de que a empresa está forçando o aumento.
Por que funciona?
Os clientes precisam ter alternativas caso não se sintam prontos para absorver o aumento imediatamente.
Dessa forma, você evita o churn, ainda que seja necessário fazer um downgrade, por exemplo.
O que evitar?
Não condicione a permanência dos seus clientes ao novo preço, ou eles podem se sentir pressionados a aceitar sem pestanejar.
É melhor mostrar disposição para negociar e manter seus clientes, do que ficar somente com aqueles que aceitaram o reajuste.
8. Valorize o cliente fiel
Seus clientes fiéis, que geram valor em longo prazo, também precisam de vantagens exclusivas na hora do reajuste de preço.
Se você aumentou o valor de forma geral em 8%, por exemplo, aumente só 6% para os melhores clientes (e deixe claro que eles estão recebendo um tratamento especial).
Você também pode oferecer brindes e bônus para quem fizer a renovação do contrato.
Por que funciona?
Os clientes antigos precisam sentir que são valorizados pela empresa e que têm mais importância do que um novo consumidor.
Quando você oferece condições especiais em um reajuste, mostra que quer mantê-los por perto e que oferecerá privilégios em troca dessa fidelidade.
O que evitar?
Evite tratar todos os clientes da mesma maneira quando comunicar um reajuste de preços.
9. Inclua a previsão de reajuste no contrato
Para facilitar a tarefa de informar o reajuste de preço para o cliente, nada melhor do que ter o aumento previsto em contrato.
Essa prática garante a transparência do relacionamento com o consumidor e educa o cliente sobre a necessidade da correção de valor de tempos em tempos.
Quando contratamos um seguro, plano de saúde ou serviço de internet, por exemplo, temos consciência de que o preço irá subir em algum momento (normalmente após um ano).
Por que funciona?
Quando o reajuste está formalizado, ele se torna parte natural dos contratos de prestação de serviços, deixando de ser considerado um aborrecimento.
O que evitar?
Evite ocultar dos clientes a necessidade de reajuste, dando a impressão de que o produto ou serviço terá sempre o mesmo preço.
5 frases de reajuste de preços para se inspirar
Se você souber como informar o reajuste de preço para o cliente da forma certa, terá muito mais chances de manter sua base fidelizada.
Veja algumas frases de reajuste de preços em diferentes negócios recorrentes para se inspirar:
1. Mensagem de reajuste de escola de idiomas
“Para continuar nossa missão de educar sem fronteiras, precisaremos fazer um reajuste de X% a partir de maio de 2021. Esse aumento será necessário para melhorar nossa estrutura, manter os melhores profissionais e dar a você, aluno, a qualidade de ensino que você merece.”
2. Mensagem de reajuste de clube de assinatura
“Teremos um reajuste de X% devido ao aumento dos custos para selecionar, adquirir e cuidar dos nossos produtos, para que cheguem perfeitos até sua casa. Garantimos uma experiência ainda melhor nos próximos meses.”
3. Mensagem de reajuste de SaaS
“Chegou o momento de aplicar um reajuste de X% para acompanhar a inflação e manter a estabilidade, segurança e rapidez da nossa plataforma. Ficamos à disposição caso você tenha dúvidas sobre o novo valor e queira falar sobre o seu plano.”
4. Mensagem de reajuste de clínica estética
“Seu investimento em beleza e bem-estar terá um reajuste de X% no próximo mês. O valor acompanha a evolução da economia e do nosso mercado, para garantir que você continue recebendo os melhores tratamentos e tenha acesso à tecnologia de ponta nos cuidados estéticos.”
5. Mensagem de reajuste de academia
“Sua próxima mensalidade terá um pequeno reajuste de X%, que será necessário para manter a qualidade das nossas aulas e renovar nossos equipamentos. Cada centavo a mais será investido na melhora do seu bem-estar e performance.”
- Leia também: Dicas para sua academia superar a crise.
O que fazer quando o cliente reclama do preço?
Se você precisa informar reajuste de preço para o cliente, prepare-se para ouvir reclamações e contestações.
Isso vai acontecer principalmente se houver um grau considerável de insatisfação com o produto ou serviço.
Nessa hora, você deve ter uma conversa franca com o cliente e focar 100% nos benefícios que sua solução proporciona, além de justificar o aumento em detalhes.
É fundamental escutar o que eles têm a dizer com atenção e se colocar no lugar deles, aproveitando o momento para ouvir feedbacks sobre sua empresa.
Também é importante ter uma margem de negociação para reduzir o percentual, alterar planos, entre outros acordos que podem ser necessários para manter os clientes mais resistentes ao reajuste.
Acerte no preço e na cobrança ao cliente
Saber como informar reajuste de preço para o cliente é apenas um dos desafios dos negócios recorrentes.
Você também precisa manter um processo de cobrança recorrente preciso e automatizado – e a Vindi pode ajudar com isso!
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Assim, você tem total controle sobre as assinaturas e pode reajustar os valores com tranquilidade.
Entendeu como informar reajuste de preço para o cliente sem prejudicar a relação?
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