Saiba como combater a inadimplência de forma eficaz?

Como combater a inadimplência?

Um dos fatores que você pode fazer é conhecer o perfil de seus clientes e fazer com que as mensagens sejam personalizadas para que ele não se esqueça de suas obrigações. Assim, você pode mandar e-mails adiantados avisando da mensalidade, porque a vida continua muito corrida e às vezes, com a rotina, faz com que as pessoas esqueçam de pagar uma fatura. Aliás, para combater a inadimplência, é ideal enviar boletos automaticamente após o vencimento da fatura, porque pode ser que o inadimplente receba muitos e-mails e mensagens de uma vez, e o boleto pode ter ficado esquecido na caixa de entrada. Assim, você está se prevenindo e evitando que o pagamento não seja efetuado no dia correto.

Verificar caso a caso

Antes de mais nada, porém, você precisa verificar se a ausência de pagamento não foi algo que o programa de cobranças fez por engano. Erros sempre acontecem, então antes de cobrar do cliente, verifique duas vezes se houve ou não o pagamento. Para que você não perca esse cliente, mesmo que seja esquecido ou não tenha condições de pagar todos os meses a mensalidade, você pode criar novas oportunidades para o valor ser quitado, abrindo uma comunicação transparente entre a empresa e o inadimplente. Assim, você consegue a cooperação do cliente. Mas, não adianta fazer um atendimento grosso ou ignorante, exigindo o pagamento. Queira saber o que aconteceu, para que não ocorra novamente. Explicar a situação da empresa e do seu negócio e ouvir o cliente é uma alternativa para encontrar a melhor solução para ambas as partes.

Novos meios de pagamento

O que pode ser feito também é abrir novas formas de pagamento para facilitar o pagamento da dívida pelo inadimplente. Com isso, ele se sentirá mais inclinado em pagar a fatura atrasada, sabendo que pode paga-la de outras formas. O setor de cobranças também deve ser avisado de como devem tratar esses clientes que pagam a mensalidade atrasada. A empresa, de forma alguma, deve ter medo de cobrar essa pessoa, uma vez que faz parte do trabalho e essa situação pode acontecer com qualquer empresa e negócio.

Já pensou em fazer um histórico de clientes? Averiguar quais clientes pagam e quais clientes deixam de pagar pode te ajudar a diferencia-los, garantindo promoções a uns e sistemas de cobrança diferente para outros. O importante é deixar claro a situação para que ela não ocorra novamente.

Plataforma de cobrança recorrente

A Vindi potencializa a cobrança de atrasados de forma inteligente. Além de soluções como: notificações, controle dos nomes dos inadimplentes e soluções para flexibilizar as cobranças de forma simples: parceladas, recorrentes e faturas avulsas, podem ser emitidas para facilitar que seu cliente tome a decisão de quitar o débito. Confie na gente!

banners-faturamento-recorrente

Se você precisa de uma plataforma de gestão de pagamento recorrente, acesse Vindi!

A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.