O WooCommerce é uma das principais plataformas de e-commerce do mundo.
De acordo com uma pesquisa (em inglês) do portal Built With, a ferramenta é a segunda mais usada no desenvolvimento de lojas virtuais em 2024, com 15% do total entre 1 milhão de portais de venda mais acessados.
Para muitas pessoas que planejam empreender nesse ramo, criar a própria plataforma pode ser um grande problema.
Afinal, nem todo mundo consegue arcar com os custos do desenvolvimento de um portal ou plataforma própria usando linguagens de programação.
Mas o WooCommerce não exige nada disso, pois não é preciso saber programar para usar a plataforma – que é gratuita.
Assim, você pode empreender na internet em poucos passos.
Neste texto, vamos mostrar todas as informações necessárias para você começar a usar o WooCommerce, incluindo um passo a passo para montar sua loja virtual.
Acompanhe!
O que é WooCommerce?
WooCommerce é um plugin do WordPress com recursos que possibilitam criar um e-commerce.
Ou seja, é uma ferramenta que pode ser instalada durante o desenvolvimento de um site para que ele seja transformado em uma loja virtual.
Para que essa definição fique mais clara, é preciso entender o que é o WordPress: um Content Management System (CMS), ou seja, uma plataforma que permite a criação de site.
Embora o WordPress permita a edição de códigos, é perfeitamente possível usar a ferramenta para desenvolver páginas sem escrever nenhuma linha.
E o WooCommerce é um entre diversos plugins que podem ser aplicados dentro desse ambiente, também sem a necessidade de saber programar.
Portanto, é uma plataforma que pode ser usada por qualquer empreendedor que pretende vender online em um site próprio com facilidade.
Assim como o próprio WordPress, o WooCommerce tem uso gratuito.
O plugin foi lançado em 2011 pelos desenvolvedores Mike Jolley e James Koster, e adquirido em 2015 pela empresa que controla o WordPress.
Como funciona o WooCommerce?
Por ser um plugin, o WooComerce é como se fosse “uma ferramenta dentro da ferramenta”.
Ou seja, ele atua dentro de uma base de dados do WordPress e fornece toda a estrutura necessária para que o usuário crie o seu e-commerce.
Portanto, é preciso já ter o CMS instalado, para depois aplicar esse plugin.
Quando esse procedimento é feito, ele aplica um tema – ou seja, um padrão de configuração para lojas virtuais – à escolha do usuário, podendo ser pago ou gratuito.
Um tema pode ter mais de um layout para que o empreendedor possa escolher.
A partir desse tema, a pessoa pode cadastrar os produtos em uma interface bem simples dentro do WordPress.
O WooCommerce também pode separar os produtos por categorias, para que os consumidores pesquisem com facilidade pelos itens desejados.
Também é possível criar atributos que ajudam na filtragem de produtos, como nomes de marcas, cores, tamanhos, tipos de tecido e outras características.
A ferramenta ainda permite integração com outras funcionalidades e emite relatórios com dados das vendas.
Portanto, é uma maneira acessível a qualquer pessoa para gerenciar um site de vendas.
Características e vantagens do WooCommerce
Antes de optar por uma plataforma para chamar de sua, é necessário conhecer como ela funciona.
Confira agora algumas das principais características e vantagens do WooCommerce!
Código open source customizável
Como o código usado na plataforma é aberto, o lojista pode fazer edições diversas, customizando sua solução de acordo com o perfil dos clientes, o segmento de atuação do e-commerce e o que mais considerar relevante.
Desde o layout até as ferramentas disponíveis, os recursos são maleáveis com o único propósito de dar ao lojista o que ele precisa.
Possibilidade de acrescentar recursos
Quando instalado, o plugin funciona como uma loja virtual, só que com poucos recursos.
A boa notícia é que é possível adicionar novas extensões, o que faz com que a plataforma consiga atender a diferentes demandas dos lojistas.
Inclusão ilimitada de produtos
Uma característica determinante do WooCommerce é a inclusão ilimitada de produtos, o que permite que a loja virtual se expanda.
Baixo custo de manutenção
Ao comparar o WooCommerce com outras plataformas, fica fácil ver como a manutenção da página é barata.
Esse detalhe faz dessa uma das melhores opções em termos de custo-benefício — principalmente para quem não tem muito capital para investir.
Facilidade de gerenciamento
A boa usabilidade da plataforma permite uma navegação intuitiva.
Essa característica acaba beneficiando aqueles profissionais que, apesar de conhecerem recursos digitais, não dominam programação.
O lojista pode cadastrar mercadorias, integrar a plataforma com outros recursos e, caso identifique a necessidade, adicionar funcionalidades.
Controle simples e unificado
No WooCommerce, o lojista tem o controle de todas as funções da plataforma, não dependendo de terceiros para solicitar mudanças.
Com acesso a todos os recursos, o controle é significativamente simplificado.
É possível alterar e acessar páginas, cadastrar e precificar produtos, cadastrar clientes, adicionar e remover widgets, mudar o layout, personalizar o design em datas comemorativas, entre outras possibilidades.
Todas as modificações são feitas em um único dashboard, facilitando ainda mais o gerenciamento do e-commerce.
Diversidade de recursos
Uma vez que o WooCommerce é um plugin do próprio WordPress, ele combina muito bem com outras extensões, o que permite atender a demandas específicas do lojista sem causar prejuízos ao carregamento das páginas.
A loja ganha em flexibilidade e, ao mesmo tempo, em robustez.
Para você ter uma ideia, algumas das extensões disponíveis são:
- Product Bundles: permite realizar vendas por combo, alterando o preço conforme as opções de compra do cliente
- Dynamic Pricing: possibilita dinamizar os preços, oferecendo descontos quando o cliente adquire um item em maior quantidade
- Product Add-Ons: viabiliza a oferta de serviços adicionais por produto — como garantia estendida
- Chained Products: distribui brindes aos clientes de acordo com a compra.
Ainda neste conteúdo, vamos abordar os plugins com mais detalhes.
Segurança para os pagamentos
Um aspecto central para uma plataforma de e-commerce é a segurança nas transações comerciais.
E isso vale tanto para os clientes, que passam informações bancárias, como também para os lojistas, que devem se preocupar com as fraudes.
Com o WooCommerce, é possível combinar as formas de pagamento tradicionais com intermediadores, ótimas opções para lojas de pequeno e médio portes.
Dessa forma, o e-commerce oferece alternativas para os clientes concluírem suas compras, além de adequar o tamanho do negócio aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado.
Experiência com a usabilidade
A usabilidade é um aspecto central tanto para o lojista gerenciar seu e-commerce com mais tranquilidade como para o cliente encontrar os produtos que procura com facilidade.
Com uma navegação bem intuitiva, o WordPress preenche esse requisito com nota máxima.
Integração com outros sistemas
Além de permitir a integração com meios de pagamento a fim de tornar as transações mais seguras, o plugin ainda interage com outros sistemas.
Para ajudar na gestão da loja, o Enterprise Resource Planning (ERP) é uma boa pedida.
Já para calcular o valor do frete e dar uma estimativa do tempo de entrega, a integração com os Correios resolve, e ainda facilita os processos logísticos da loja.
A escolha da plataforma de e-commerce é essencial para que o investimento em um negócio próprio gere os resultados esperados.
Avaliando as opções disponíveis e as vantagens oferecidas por cada uma, fica fácil entender por que o WooCommerce é um sucesso entre aqueles que querem abrir uma loja virtual.
Quais as desvantagens do WooCommerce?
Embora seja uma ótima opção para se criar uma loja online, o WooCommerce também tem algumas desvantagens em relação a outras soluções para e-commerce.
Veja agora alguma delas:
- Limitação técnica: se sua loja passar a ser frequentada por um número alto de consumidores, o site pode ficar lento
- Recursos simples: se você busca uma solução mais complexa que permita determinadas funcionalidades, pode ser necessário investir em um sistema pago
- Falta de um suporte: por ser uma plataforma gratuita e com número elevado de usuários, o WooCommerce não fornece canais de contato para casos de dificuldade
- Custos à parte: embora o uso seja gratuito, o empreendedor ainda precisa gastar com plugins extras
- Exige medidas de segurança: embora a plataforma faça atualizações constantes, cabe ao usuário buscar formas de evitar problemas.
Como criar uma loja virtual com o WooCommerce?
Criar uma loja virtual com o WordPress é um processo bastante simples.
Veja a partir de agora o passo a passo de como proceder.
1. Garanta hospedagem e domínio
O primeiro passo para criar sua loja virtual é comprar o domínio e contar com uma hospedagem.
Para isso, escolha uma alternativa que tenha certificado SSL para garantir a segurança nas vendas.
Outros requisitos de segurança, como firewalls de aplicativos da web (WAF) e backups automáticos também são importantes.
Além disso, muitas empresas contam com um instalador automático que facilita o processo de criação pelo WordPress.
2. Instale o WordPress
Normalmente os serviços de hospedagem usam dashboards intuitivos que possibilitam instalar o WordPress em poucos passos e sem drama.
Se este não for o seu caso, siga essas etapas para proceder com a instalação manual:
- Entre no site do WordPress e faça o download da versão mais recente do CMS
- Use um cliente FTP para fazer o upload dos arquivos baixados para o espaço de sua hospedagem
- Siga os passos indicados pela empresa de hospedagem para concluir o processo
- Acesse o painel de opções digitando o endereço da sua página e acrescentando: /wp-admin.
3. Instale o WooCommmerce
Com o WordPress instalado, selecione a opção “Plugin” no menu à esquerda, e depois clique no no botão “Adicionar novo”
Vá até a tela de pesquisa no canto superior direito e escreva “WooCommerce”.
Quando aparecer a opção do plugin, clique no botão “Instalar agora” logo ao lado e espere alguns minutos.
Depois, selecione “Ativar”.
4. Configure seu WooCommerce
Informe o endereço do local de onde você vai enviar as compras, selecione “Continuar” e avance novamente quando um pop-up aparecer.
Selecione uma ou mais categorias de venda, o tipo de produtos que serão vendidos e a quantidade.
Na sequência, aparecerá uma tela com alguns temas para lojas de acordo com seu nicho.
Escolha o que mais fizer sentido para seu negócio.
Volte ao menu da esquerda, selecione “WooCommerce” e depois, “Configurações”.
Depois, vá navegando pelas abas na parte superior da tela que vai aparecer para preencher os campos com as informações da sua loja.
5. Adicione produtos no WooCommerce
Depois que a instalação é concluída, o próximo passo é começar a adicionar produtos.
Para fazer isso, volte ao menu à esquerda e clique na opção “Produtos”.
No centro da tela, clique no botão “Criar produto”.
Depois, preencha os espaços com o título e uma descrição do produto e faça o upload de uma ou mais imagens.
Nos dois espaços, inclua o máximo de informações que você puder, para que os consumidores interessados encontrem o item com mais facilidade.
Abaixo da descrição, você vai encontrar outro espaço com o nome “Dados do Produto”, e várias abas abaixo.
Clique sobre cada uma delas para incluir mais informações sobre o produto, como vamos explicar agora:
- Geral: o preço do produto e um valor promocional que você pode programar quando será ativado
- Estoque: o número de SKU e outras informações relacionadas ao armazenamento
- Entrega: peso e dimensões do item e a classe de remessa
- Produtos relacionados: os itens que devem ser oferecidos automaticamente como estratégia de cross-sell e upsell
- Atributos: características do produto, para facilitar a filtragem
- Avançado: permite escrever uma nota de agradecimento pela compra e ativar as avaliações do item.
Plugins para WooCommerce
Embora o WooCommerce conte com todas as funcionalidades necessárias para construir uma loja virtual, existem vários plugins que podem acrescentar outros recursos e facilitar a gestão do negócio.
As opções são muitas, e o processo para ativar essas extensões é bem simples.
Funciona da mesma forma que instalar um plugin direto no e-commerce, como está descrito no terceiro passo do nosso guia de como instalar o WooCommerce.
Veja alguns exemplos de plugins que podem ajudar na criação do seu e-commerce:
- Correios: funciona de forma integrada aos Correios para fornecer recursos como cálculo de frete e rastreamento de encomendas
- SeedProd: editor de sites que permite a criação de páginas personalizadas usando templates prontos ou arrastando e soltando blocos
- Husky: cria filtros avançados de produtos na barra lateral da página, para facilitar a busca do usuário por preço, categorias, tags e variações
- Email Marketing for WooCommerce by Omnisend: ajuda pequenos negócios a manter uma relação mais próxima com os clientes por meio da automação de marketing
- Elex WooCommerce Dynamic Pricing and Discounts: facilita a criação de regras para definir preços e descontos.
Como configurar os meios de pagamento no WooCommerce?
Para incluir os meios de pagamento no WooCommerce, é preciso ir até as configurações do plugin e selecionar estas três páginas:
- Página do carrinho
- Página de Finalizar Compra
- Termos e Condições.
Dessa forma, você indica quais páginas vão abrir quando o usuário finalizar o processo de compra.
Também é recomendável instalar os plugins:
- Brazilian Market for WooCommerce para cobrar por boleto bancário
- Checkout Field Editor (Checkout Manager) for WooCommerce para customizar as opções da página de confirmação da compra.
Porém, para aceitar várias formas de pagamento, é preciso configurar uma plataforma de pagamentos.
A Vindi conta com um sistema que pode ser facilmente integrado ao seu e-commerce.
Assim, além de aceitar as principais formas de pagamento, você também poderá fazer cobranças recorrentes para vendas no modelo de assinatura.
Temos um plugin próprio e de fácil instalação para possibilitar cobranças por cartão de crédito e boleto.
Basta instalar e seguir alguns passos rápidos de configuração para garantir um checkout simples e seguro.