Community commerce é uma estratégia criada para aproximar marcas de clientes, apostando em criadores de conteúdo nas redes sociaisPorém, esta não é a única forma de se beneficiar dessa modalidade.

Se você sonha ver sua marca circulando neste verdadeiro boca a boca virtual, atingindo diretamente o seu perfil de cliente ideal, leia esse artigo até o fim. Aqui, explicamos o que é o community commerce e como usar essa ideia para atrair um público segmentado.

Você vai entender por que o TikTok é tão importante nesse cenário, mas não é a única alternativa para adotar a modalidade, e ainda vai receber dicas que vão ajudar a conectar sua empresa ao público.

O que é community commerce?

Community commerce é uma modalidade de comércio com o objetivo de viralizar entre um perfil de público do seu interesse. 

Isso pode ser feito pela criação de conteúdo para ser compartilhado entre uma comunidade digital – ou seja, um grupo de usuários de uma rede social (ou outro tipo de ambiente digital) com interesses em comum. E, dentro dessa comunidade, outras pessoas também criam conteúdos relacionados à marca ou ao produto.

Outro formato é a oferta de vantagens como descontos e brindes em troca da propagação do conteúdo.

Podemos dizer que o community commerce é uma extensão do social commerce, que explora as funcionalidades das redes sociais para promover vendas. Porém, ainda que as plataformas de mídia social sejam um terreno fértil para boa publicidade, no s-commerce as marcas priorizam ofertas diretas de produtos ou serviços e não necessariamente se conectam ao público.

Já o community commerce pode ser considerado a “digitalização do marketing boca a boca”, em que as marcas podem gerar no seu público-alvo uma identificação.

Community commerce no TikTok

Embora o community commerce possa acontecer em qualquer rede social, o TikTok é uma plataforma muito adequada à estratégia.

Na página “Para você”, o TikTok apresenta conteúdo com base no que o usuário curte, compartilha e assiste com frequência, sem que ele precise seguir os perfis. Assim, fica mais fácil para que um conteúdo sobre uma marca de calça jeans, por exemplo, alcance um consumidor com interesse nesse tipo de vestuário.

Alguns desses vídeos podem cair nas graças dos usuários, que inclusive começam a criar seus próprios conteúdos relacionados à marca. A própria rede social identificou a capacidade de formação de comunidades, e em 2021 divulgou uma pesquisa para destacar as vantagens de apostar nesse formato.

Com o formato, surgiu a hashtag “TikTok made me buy”, e sua correspondente em português: “TikTok me fez comprar”. Consequentemente, muitas pessoas passaram a entrar na rede social já com a ideia de comprar algo, tornando a plataforma ainda mais propícia para o community commerce.

Como funciona o community commerce?

No community commerce, a própria marca pode gerar um conteúdo para viralizar. Porém, essa produção costuma ficar por conta de creators, os criadores de conteúdo: pessoas que produzem postagens, geralmente vídeos curtos. Por serem criativos e divertidos, esses conteúdos viralizam entre uma comunidade digital.

Outros membros da comunidade digital aderem à tendência, em um ciclo que fortalece o reconhecimento da marca.

Esse ciclo tem quatro etapas, definidas por verbos em inglês:

  • Spark (faiscar, cintilar): o conteúdo com um produto é publicado
  • Share (compartilhar, dividir): outros usuários assistem e começam a compartilhar
  • Spike (aumentar, fortalecer): o produto faz sucesso e as vendas aumentam
  • Sustain (sustentar, manter): a marca continua engajando com usuários da rede.

Assim, a marca aproveita para gerar uma conexão com os usuários e vender seus produtos.

Casos de sucesso da estratégia

O community commerce pode ser aplicado de várias formas, de acordo com o segmento do negócio. 

Veja abaixo alguns exemplos de ações bem implementadas:

  • Americanas: a rede de lojas realizou uma campanha com o comediante Lucas Cunha no TikTok para convidar as pessoas a usarem a hashtag #MePatrocinaAqui, que tem várias respostas de consumidores promovendo produtos da loja
  • Havaianas: em 2020, a fabricante de sandálias lançou uma campanha com Carlinhos Brown em parceria com o Tik Tok para promover a cultura nordestina. Depois disso, a empresa realizou outras campanhas na rede, como esta sobre uma iniciativa para reciclar chinelos

  • Lacta: neste exemplo de community commerce fora do Tik Tok, o consumidor era convidado a criar uma lojinha virtual no site oficial da iniciativa oferecendo 10% de desconto para outros clientes para a Páscoa de 2022. A cada três vendas concluídas, o dono da lojinha ganhava um vale-compras.

Ações como essa podem ser vantajosas por várias razões, como vamos mostrar no próximo tópico.

Vantagens do community commerce para os negócios

O community commerce pode garantir muitas vantagens para seu negócioVeja algumas:

  • Jornada dinâmica: no community commerce, a experiência de compra não é como o tradicional funil com três etapas (descoberta, consideração e conversão), pois a decisão do cliente é mais fluida e esses três passos podem até acontecer ao mesmo tempo e se propagar continuamente
  • Confiança: ao se infiltrar em uma comunidade, uma marca pode despertar a confiança do público, ou aproveitar a credibilidade do criador de conteúdo parceiro
  • Oportunidade de crescimento: uma marca não precisa investir alto para viralizar entre uma comunidade. Com a ideia certa para o público adequado, é possível ter resultados surpreendentes.

Na sequência, confira o setor que pode explorar melhor essas características.

Quem pode se beneficiar do community commerce

Para quem já vende pela internet, apostar no community commerce pode ser uma alternativa para superar a forte concorrência no setor, explorando novos públicos.

De acordo com uma pesquisa do TikTok em parceria com as agências Publicis e WARC (em inglês), mais de 80% dos entrevistados responderam que a plataforma os ajudou a conhecer novas marcas e produtos.

Além de garantir mais vendas, a estratégia também mobiliza e gera engajamento no público, transformando o consumidor em um agente para garantir novas vendas. Nesse sentido, a pesquisa do TikTok também apontou que mais de 70% dos consumidores afirmaram ter sido estimulados por postagens em redes sociais a fazer uma compra não planejada.

Para facilitar a vida de quem possui um e-commerce, o Tik Tok anunciou em 2022 a integração com seis plataformas para facilitar a criação de campanhas de anúncios. Porém, o community commerce pode ser feito sem a necessidade de anunciar na plataforma.

Assim, quem vende por outras plataformas ou mesmo via marketplaces também pode usar a rede social, embora sem os mesmos recursos. 

E vale destacar que o TikTok não é o único meio de adotar essa estratégia: o Instagram tem uma funcionalidade de vídeos curtos (Reels) muito semelhante ao TikTok, e quem vende pode criar uma campanha voltada a uma comunidade, oferecendo descontos e outras vantagens (a exemplo do que fez a Lacta na Páscoa de 2022, como mostramos).

Como se destacar no community commerce

Agora que você já sabe como pode se beneficiar do community commerce, veja abaixo algumas dicas para não errar na estratégia.

Criatividade

A esta altura, você já pode ter percebido uma característica do community commerce: não há fórmula mágica

Mostre autenticidade, pense em uma ideia que poderá cair nas graças do seu público-alvo e crie uma tendência que possa ser seguida e se perpetuar, com hashtags únicas para avaliar os resultados.

Crie conteúdo leve

O público de uma rede social como o TikTok busca entretenimento, e por isso seu conteúdo precisa ser leve e divertido. Evite imagens de impacto e se pergunte sempre se o seu conteúdo faz o usuário sorrir.

Siga tendências e use recursos

Ser criativo não significa fechar os olhos para as tendências do momento nas redes sociais. Fique ligado nas ferramentas, músicas, hashtags e recursos de edição que estão em alta. Há páginas para dar dicas de criação tanto no TikTok quanto no Instagram.

Atraia influenciadores

Contar com um criador de conteúdo que cause impacto no público é um passo importante para garantir bons resultados na sua estratégia. Assim, sua marca conta com a simpatia e confiança que o parceiro exerce sobre seus seguidores.

Para isso, é preciso encontrar um bom influenciador, que tenha valores de acordo com os da sua marca. Confira boas dicas para isso no episódio 53 do Podcast Dentro do Ringue, com a equipe da Squid.

Importância dos meios de pagamento quem vende online

Em qualquer tipo de estratégia de marketing, não basta investir no melhor conteúdo sem se preparar para colher os frutosQuando os clientes forem comprar do seu negócio, vão esperar a melhor experiência possível.

Para isso, conte com uma plataforma de pagamentos que garanta uma venda fluida, sem que o usuário seja direcionado a outra página.

Além disso, seu negócio precisa aceitar todas as formas de pagamento possíveis, do boleto bancário ao Pix, passando pelo cartão de crédito com as principais bandeiras. E, se você pretende apostar na recorrência, é importante usar um sistema que garanta uma cobrança eficiente com meios para evitar a inadimplência.

A Vindi pode garantir tudo isso para o seu negócio. Para mais dicas sobre comércio digital, cadastre-se na newsletter da Vindi.

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