Independentemente qual seja o seu negócio, ter uma boa gestão financeira é um ponto importantíssimo para a que a sua empresa permaneça saudável. E, nada como estudar, pesquisar, refletir e ter ferramentas para auxiliar nessa boa gestão.

Por isso, para te ajudar, separei 8 livros para você mandar bem na gestão financeira da sua empresa, desde os mais básicos, até os mais avançados para você ler. Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas da sua empresa também. Quanto mais pessoas tiverem este entendimento, muito melhor, né? Vamos compartilhar conhecimento!

Aqui, no nosso blog, temos um guia completo sobre gestão financeira. Por isso, aproveite para ler e se aprofundar ainda mais.

Confira 8 livros sobre gestão financeira

1 – A Arte da Guerra – Sun Tzu

Este aqui é um clássico! E, você deve estar se perguntando: “o que um livro de guerra tem haver com gestão financeira?” Eu te explico! A Arte da Guerra é um grande exemplo de estratégia na guerra, a qual podemos fazer analogias para o mercado que estamos inseridos. Com essa leitura, você vai aprender a planejar, analisar e organizar as finanças do seu negócio dentro de um cenário competitivo.

Livros para gestão financeira: A Arte da Guerra

2 – Gigantes da estratégia – Michael A. Cusumano, David B. Yoffie

Um livro que fala sobre os maiores nomes da tecnologia nas últimas décadas. Steve Jobs, Andy Grove e Bill Gates parecem nomes conhecidos? Com certeza, né? Grandes nomes da estratégias fazem análises destes grandes empresários que são fundadores da Apple, Intel e Microsoft, respectivamente. Saiba quais são as melhores estratégias e como empreender dentro do mercado de tecnologia com esse livro muito bem avaliado por quem já leu.

Livros de gestão financeira: Gigantes da Estratégia

3 – Princípios de Administração Financeira – Lawrence Gitman

A edição mais atual traz casos reais para a aplicação da administração financeira no âmbito pessoal e profissional. Considerado um clássico da gestão financeira, auxilia no entendimento dos conceitos e técnicas da área. Além disso, fique por dentro de como é a rotina dos profissionais de gestão e explicações sobre taxas, investimentos e indicadores financeiros para um entendimento aprofundado da área.

Livros de gestão financeira: Princípios de Administração Financeira

4 – O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell

Neste livro, o autor traz uma reflexão sobre como as coisas mudam rapidamente. E você já parou para refletir sobre isso também? Produtos e serviços viram tendências em um piscar de olhos. O que é moda hoje, amanhã já mudou totalmente o conceito. E, essas mudanças estão ligadas à diversas variáveis, como política, economia, cultura etc. Por isso, é preciso entendê-las para aplicá-las na rotina de uma empresa.

Livros de gestão financeira: O ponto da Virada

5 – Inteligência Financeira na Empresa – John Case, Karen Berman e Joe Knight

Com a primeira publicação em março de 2017, o livro Inteligência Financeira na Empresa traz alguns conceitos básicos da medição financeira, dados técnicos, cálculo de índices, capital de giro, caixa, lucro, desempenho profissional e muito mais! Mas, tudo isso com uma leitura fácil e com histórias divertidas e reais para contribuir com o seu sucesso.

Livros de gestão financeira: inteligência financeira na empresa

6 – Finanças Corporativas e Valor – Alexandre Assaf

Um livro de 2012 e, ainda, muito atual. A ideia do livro é fazer um estudo sobre as finanças corporativas no mundo globalizado, porém com um ponto de atenção para o cenário econômico brasileiro. Há uma análise para as taxas de juros, oferta de crédito e capital. Além disso, fique por dentro da teoria das finanças comportamentais, gestão baseada em valores, aquisições etc.

Livros de gestão financeira: finanças corporativas e valor

7 – A Estratégia do Oceano Azul – W Chan Kim

Esse aqui foi líder em vendas com 43 idiomas! É preciso saber driblar tudo o que acontece no mercado para encontrar sempre a melhor estratégia. Segundo os autores, o “oceano azul” é um nicho que não é tão aproveitado, com isso a concorrência passa a ser menor e as oportunidades maiores. Por isso, saiba enxergar essas oportunidades e alavancar o seu negócio!

Livros de gestão financeira: a estratégia do oceano azul

8 – Finança Estratégias de Negócios para Empreendedores – Steven Rogers

Esse aqui é um livro fundamental para empreendedores. Saiba tudo o que você precisa para abrir seu próprio negócio e faça uma análise do seu perfil financeiro para ver se dá match com o que você vai enfrentar na sua trajetória empreendedora!

Livros de gestão financeira: finanças e estratégias de negócios para empreendedores

Bônus

Recorrência – a economia que transformou empresas como Netflix, Slack, Smartfit e Sem Parar

Um estudo completo sobre como grandes empresas alcançaram o sucesso utilizando a recorrência como modelo de negócios.

Entenda mais sobre o modelo, veja cases nacionais e internacionais, descubra como é a transformação digital do varejo. Além disso, descubra porquê os investidores amam investir em empresas com essa mentalidade.

Você pode baixar a versão online no banner abaixo.

E aí, gostou? Que tal mergulhar ainda mais nesse universo financeiro? Para isso, receba diversos materiais sobre esse segmento, cadastre-se na nossa newsletter. Receba nossas notícias quentinhas toda semana!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies