O envio de mensagens de carrinho abandonado é uma forma de explorar o interesse de consumidores pelos itens oferecidos no e-commerce.
Segundo pesquisa da Yampi divulgada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 68% dos carrinhos de compra virtuais são deixados pelos consumidores.
Ou seja, eles escolhem o seu produto, mas não fazem o pagamento.
Sem um incentivo para comprar, esses potenciais clientes acabam interrompendo a relação com o seu negócio.
Depois, podem ir a uma loja concorrente e adquirir o item, levando o que poderia ter sido uma venda sua.
Por outro lado, se receberem uma mensagem sua logo em seguida ao abandono do carrinho, parte dessa métrica desfavorável pode ser convertida em vendas e lucro para o seu negócio.
Principalmente se você adotar as práticas que vamos mostrar a partir de agora.
Então, continue lendo para conferir 10 ideias de mensagens de carrinho abandonado!
O que são mensagens de carrinho abandonado?
Mensagens de carrinho abandonado são pequenos textos enviados a consumidores que chegaram a escolher os produtos para comprar em uma loja virtual, porém não avançaram até o checkout, a tela em que confirmariam a compra e o pagamento.
Em algumas situações, o envio dessas mensagens pode ser uma arma muito eficiente.
Por exemplo, se o produto está perto de se esgotar no estoque, se chegaram novos exemplares ou se o item estiver em promoção, um aviso pode incentivar o cliente a comprar.
O lojista também pode oferecer alguma alternativa ou produto complementar, estabelecendo estratégias de cross-sell e upsell.
Essas mensagens de carrinho abandonado podem ser enviadas por SMS, para ter uma garantia de que o cliente vai receber uma notificação na hora do envio.
Outros formatos são o uso do WhatsApp ou do e-mail, meios que permitem textos um pouco mais longos.
Entenda a importância dessa estratégia lendo o próximo tópico.
Por que exibir mensagens de carrinho abandonado?
O envio de mensagens de carrinho abandonado é uma das principais estratégias de remarketing, ou seja, a divulgação de um produto ou serviço a alguém que já tenha demonstrado interesse naquela solução.
A ideia é aproveitar a maior chance de conversão desse público.
Afinal, é bem mais fácil vender para quem já pensou em fazer aquela compra em comparação com um público mais amplo.
E no caso do abandono de carrinho, esse interesse foi tão grande que a pessoa chegou até o checkout, muito perto de fazer a sua compra.
Existem muitas possíveis razões para que um carrinho seja abandonado.
Segundo a CNDL, uma pesquisa aponta como as principais causas a indecisão em relação à compra, o prazo muito longo para a entrega e o preço do frete.
Portanto, se as mensagens de carrinho abandonado tiverem um componente extra, as chances de conversão crescem.
No próximo tópico, entenda como é possível reverter essas situações.
Como recuperar um carrinho abandonado?
Para recuperar um carrinho abandonado, a melhor estratégia é convencer o cliente com alguma vantagem que ajude na decisão de compra.
Afinal, você já sabe que o desejo pelo item oferecido existe, o que torna o convencimento bem mais fácil.
Algumas alternativas interessantes são oferecer um desconto, desde que não interfira na sua margem de lucro.
E se for possível, ofereça também a vantagem do frete gratuito, já que é comum o cliente desistir de comprar algo após ver a soma do valor da entrega no preço final.
Além de baixar preços, sua loja também pode oferecer um brinde ou mesmo um item complementar, desde que não seja muito caro.
Outra possibilidade é apelar para o senso de urgência do consumidor, com um aviso de que o item que ele deseja está perto de se esgotar.
Assim, sua mensagem pode acionar o gatilho mental da escassez, despertando no consumidor um receio de perder a oportunidade de comprar o produto desejado caso não haja mais disponibilidade.
Existem várias formas de se fazer isso, como vamos mostrar nos exemplos abaixo.
10 ideias de mensagens de carrinho abandonado
Em suas mensagens de carrinho abandonado, é importante explicar ao cliente o que ele tem a ganhar se fizer a compra.
Procure explorar o interesse pelo produto, acrescentando as vantagens que você estiver destacando ou oferecendo.
Entenda melhor lendo os 10 exemplos que vamos mostrar agora:
1. Oferta de desconto
Olá, [nome do cliente]! Vimos que você colocou no seu carrinho de compras um [nome do produto]. Aqui na [nome da loja], queremos ver os nossos clientes satisfeitos. Então, para ajudar você a não perder essa oportunidade, vamos oferecer um desconto de 10% no preço. Mas atenção: para poder aproveitar, é preciso fechar a compra ainda hoje. Não perca essa chance!
2. Cupom de desconto
Oi, [nome do cliente]! Tudo bem com você? Os produtos que você escolheu já estão separadinhos para fazermos o envio, assim que a compra for confirmada. Queremos garantir que você não vai perder essa chance e, por isso, estamos oferecendo um cupom de desconto para você fazer sua compra agorinha mesmo! Digite CUPOM15 no campo indicado e aproveite para incluir mais produtos e pagar menos pelo pacote completo!
3. Cross-sell
Ei, [nome do cliente]! Como você está? Você deixou uma camisa de futebol no seu carrinho, mas não finalizou a compra, certo? Então que tal aproveitar para comprar agora? Aproveite e leve junto os calções e os pares de meias da equipe. Assim, você terá o fardamento completo para usar seja na torcida ou batendo aquela bolinha com os amigos!
4. Upsell
Oi, [nome do cliente]! Tudo bem contigo? Vimos que você escolheu um dos celulares da nossa loja, mas acabou não finalizando a sua compra. Então, que tal aproveitar para comprar um produto ainda melhor? O smartphone [modelo do produto oferecido] tem processador Deca Core 3.1 GHz, bateria de 4.700mAh e câmeras de até 50MP. Compre agora e aproveite o nosso desconto de 10%!
5. Gatilho de escassez
Olá, [nome do cliente]! Como você está? Percebemos que você deixou em seu carrinho de compras um [nome do produto], mas ainda não concluiu sua compra. Queremos avisar que esse item está quase se esgotando no nosso estoque. Então, finalize logo a sua compra para não correr o risco de ficar sem!
6. Facilidades no pagamento
Como vai, [nome do cliente]? Seu produto continua no carrinho de compras. Você teve alguma dificuldade para fazer o pagamento? Na nossa loja, você pode usar seu método favorito para pagar por suas compras com rapidez e do jeito que você gosta. Se você usa cartão de crédito, basta cadastrar seus dados uma vez para comprar com apenas um clique. Aproveite para finalizar agora a sua compra!
7. Novidade
Você tem um ótimo gosto, [nome do cliente]! Vimos aqui que você escolheu um [nome do produto]. Agora só falta confirmar sua compra e fazer o pagamento! Esse produto que você escolheu foi lançado recentemente e conta com uma tecnologia de ponta. Volte logo para o nosso site e acesse o seu carrinho para ser um dos primeiros a ter essa novidade!
8. Cashback
O gerente enlouqueceu! [nome do cliente], você se lembra do [nome do produto] que você deixou em seu carrinho de compras virtual? Se você comprar agora, ganha um cashback de 5% do valor. É só entrar no nosso site e fazer o pagamento. Depois, informe sua chave Pix que nós faremos o depósito do seu cashback. Mas atenção: essa promoção só vale para quem comprar agora!
9. Depoimentos de clientes
[nome do cliente], quer saber o que os outros clientes estão falando do [nome do produto]? Este item, que você colocou no seu carrinho, mas não finalizou a compra, está dando o que falar! Acesse o link abaixo e confira depoimentos de outros clientes que compraram e não se arrependeram! Aproveite e conclua agora o seu pagamento!
10. Valor agregado
Ei, [nome do cliente]! Você já colocou um [nome do produto] em seu carrinho de compras virtual, então agora só falta concluir o pagamento! Este produto que você está prestes a comprar conta com uma garantia estendida de até um ano. Nesse período, você pode trocar por um item novo na nossa loja ou recuperar o dinheiro pago. Aproveite mais essa vantagem e conclua agora a sua compra!
Por que é importante diversificar os meios de pagamento?
Assim como enviar mensagens de carrinho abandonado, diversificar meios de pagamentos também é importante para evitar perder vendas.
Afinal, muitas pessoas podem desistir de uma compra se não puderem pagar da forma como desejam, seja usando cartão de crédito, boleto bancário e Pix.
Existem também meios de cobrança mais modernos, como as carteiras digitais.
Aceitar todos esses formatos é essencial para garantir uma boa experiência do cliente e evitar que alguém decida comprar de outro negócio que aceite seu método favorito.
Além disso, muitos formatos rendem vantagens ao seu negócio.
O Pix, por exemplo, tem taxas mais baixas e o dinheiro cai na conta no mesmo dia, enquanto o cartão de crédito possibilita o parcelamento, aumentando suas possibilidades de venda.
Por isso, seu negócio deve contar com uma plataforma de pagamentos que garanta um checkout eficiente.
Conheça as melhores formas de pagamentos que seu negócio pode aceitar com a Vindi!