Gestão financeira em clubes de assinatura é um ponto crucial para que uma empresa consiga sucesso nesse ramo. As vantagens de aderir ao conceito da economia de recorrência não são poucas, e, por isso, este segmento tem crescido no país.
Os clubes de assinatura movimentam cerca de R$ 1 bilhão por ano no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) citados em reportagem da Revista Forbes. Isso fez com que o número de negócios que seguem esse modelo saltasse de 300 para 6 mil entre 2014 e 2021, conforme a Betalabs.
Mas, assim como é promissor, este é um negócio igualmente desafiador. Neste artigo, você vai conferir o que é gestão financeira em clubes de assinatura e por que ela é tão importante nessa atividade.
O que é gestão financeira em clubes de assinatura?
A gestão financeira em clubes de assinatura é uma série de práticas realizadas para garantir as operações de uma empresa que vende produtos e entrega produtos e faz uma cobrança recorrente.
Esse formato se tornou promissor ao oferecer um misto de produtos e serviços em que o cliente paga não apenas pelo produto, mas pela própria curadoria no envio. Atualmente, é um modelo de negócios consolidado, como mostram os dados que mencionamos na abertura do texto.
Por causa dessas características, a gestão financeira desse tipo de empresa exige o controle de todas as assinaturas, suas informações de cobranças e a administração de diversos custos e despesas.
Qual a importância da gestão financeira para clubes de assinatura?
A importância da gestão financeira em clubes de assinatura é muito grande por causa das características do negócio – afinal, este modelo de negócios envolve vários tipos de custos e despesas.
Além de adquirir os produtos ou a matéria-prima necessária e manter um estoque, é preciso investir em ações de marketing para atrair novos assinantes, enquanto implementa medidas para retenção. A vantagem é que o pagamento é recorrente, ou seja, feito em mensalidades, e isso possibilita a previsibilidade de receitas.
Convenhamos, é muito mais fácil gerenciar uma empresa sabendo quanto vai entrar a cada mês, não é mesmo? Porém, isso envolve um dos principais inimigos dos gestores de clubes de assinatura: a inadimplência. Se a empresa não garantir a entrada das receitas regularmente, dificilmente vai conseguir arcar com todos os gastos.
Como fazer uma boa gestão financeira em um clube de assinatura?
Você já sabe que realizar gestão financeira de um clube de assinaturas de sucesso é uma tarefa desafiadora. E, para torná-la viável, é preciso implementar várias medidas de controle. Vamos listar aqui algumas das principais:
Diagnóstico
Uma boa gestão financeira passa pelo conhecimento de todos os recursos, seja o dinheiro em caixa, o estoque e os materiais da empresa. Esses dados costumam ter uma variação grande a cada mês, mas é preciso ter uma análise completa como ponto de partida.
Orçamento completo
Some todos os gastos da gestão da empresa, que podem ser:
- Custos: tudo o que for destinado à produção e vendas, como compra de produtos ou matéria-prima, confecção das caixinhas e logística para a entrega
- Despesas: gastos para a manutenção das atividades, como contas de luz e internet e impostos.
Leve em conta que tanto os custos quanto as despesas podem ser fixos ou variáveis.
Fluxo de caixa
Depois dos dois primeiros passos, já é possível ter uma noção das receitas e despesas. Como já avisamos, porém, esses números variam bastante a cada mês, então é preciso controlar o fluxo de caixa – ou seja, fazer o acompanhamento constante de todas as entradas e saídas. Inclua nos registros cada nova assinatura e cada gasto, por menor que seja.
Controle do estoque
Assim como em um e-commerce, o estoque é o coração de um clube de assinatura. Portanto, erros podem abrir margem para deixar itens encalhados ou pior: faltar produtos para envio. Use um sistema ERP para facilitar sua vida.
Combate à inadimplência
O sucesso do modelo dos clubes de assinatura se deve em grande parte à facilidade dos meios de pagamento modernos. Afinal, seria muito menos prático se você precisasse enviar boletos por e-mail (ou, pior ainda, por correspondência), esperando que todos os assinantes pagassem. Sem sombra de dúvida, tanto a inadimplência quanto o próprio churn – o índice de cancelamentos – serão altos.
Por isso, o combate à inadimplência passa pela automatização das cobranças, como vamos mostrar na sequência.
Como a tecnologia de cobrança ajuda na gestão financeira de clubes de clube de assinatura?
A tecnologia atual de cobranças possibilita variar as formas de pagamento e solucionar casos de inadimplência sem nenhum esforço por parte da sua equipe financeira. Há várias formas como a tecnologia dos meios de pagamento podem ajudar a evitar a inadimplência.
Veja abaixo alguns dos diversos recursos da Vindi, uma plataforma de pagamentos especializada na recorrência, que podem ajudar a combater a inadimplência.
- Automatização de cobranças no cartão de crédito: basta cadastrar os dados do cliente para que a cobrança seja feita todo mês em um lançamento único, sem comprometer o limite do titular
- Diversificação nas formas de pagamento: também é possível fazer as cobranças por Pix e boleto, com a automatização do envio do documento ou do QR Code
- Régua de cobrança: é a configuração de ações predefinidas em caso de atraso no pagamento, como envios de lembrete via e-mail ou SMS
- Retentativas: em transações rejeitadas no cartão de crédito, o sistema repete a cobrança após um período predefinido, de forma simples ou com troca de adquirente
- Retentativa inteligente: em transações rejeitadas por falta de saldo, o sistema da Vindi identifica a melhor forma de repetir a cobrança a partir da inteligência de dados
- Dashboard gerencial: painel com várias opções para visualização e emissão automática de relatórios, criado para uso no monitoramento de dados dos clientes.
Como superar a inadimplência em negócios recorrentes?
Quando falamos em inadimplência, é importante lembrar que nem sempre ela acontece de forma proposital ou por falta de recursos. Em muitos casos, o assinante simplesmente se esquece de pagar.
Ao escolher a forma de pagamento favorita, o cliente poderá se lembrar de fazer o pagamento facilmente – o que já ajuda a reduzir a inadimplência, mas o esquecimento é sempre um risco. Mesmo assim, você pode ainda configurar a régua de cobrança para enviar um lembrete antes do vencimento ou, então, dias após.
Agora, se o cliente escolher a facilidade do pagamento por cartão, boa parte das eventuais falhas pode ser resolvida com uma retentativa de cobrança.
Como você pode perceber, cada um desses recursos pode ajudar a evitar ou solucionar vários casos de inadimplência sem precisar mobilizar seus colaboradores. Assim, sua equipe pode se dedicar aos casos que realmente precisam de atenção.
Além disso, o acompanhamento dos dados dos clientes pelo dashboard e a emissão de relatórios pode indicar a necessidade de alguma medida de retenção, para evitar que o cliente deixe de pagar ou cancele sua assinatura.
Somos um ecossistema completo de pagamentos, ideal para melhorar a gestão financeira de clubes de assinatura. Conheça a Vindi!