A doação recorrente é cada vez mais adotada por instituições para organizar os recursos recebidos de seus apoiadores.
Por meio desse sistema, em vez de fazer um único repasse, o doador se programa para destinar um valor periodicamente.
Assim, é possível contar com uma nova receita de forma mais frequente e previsível, o que ajuda a implementar as ações.
Inclusive, esse modelo pode ser a solução para entidades que sofrem pela falta de verba no orçamento, pois recebem apenas valores avulsos.
Nesses casos, é preciso criar muitas campanhas para levantar fundos, o que representa ainda mais despesas.
Já a entidade que se organiza para receber de forma contínua tem na ponta do lápis todas as receitas que devem chegar ao final de cada período.
Além de garantir a entrada de recursos com mais frequência, a estratégia contribui com a administração da instituição.
Entenda melhor essa relação conferindo nosso conteúdo completo sobre doação recorrente.
O que é a doação recorrente?
Doação recorrente é o envio de valores para uma entidade de forma periódica, ou seja, de tempos em tempos.
Geralmente, essa doação é mensal, facilitando a vida dos doadores, que podem repassar o dinheiro assim que forem remunerados.
Nesse modelo, a instituição aproveita a disponibilidade das pessoas para garantir uma receita contínua para manter suas atividades.
Embora uma doação única já possa ter um impacto significativo, muitas entidades escolhem o modelo da recorrência para garantirem um equilíbrio maior ao gerenciar seu orçamento.
Como funciona a doação recorrente na prática?
Na prática, a doação recorrente funciona a partir de um cadastro do doador, um processo que pode variar de acordo com cada entidade.
Algumas instituições permitem que isso seja feito pela internet, a partir do preenchimento de um formulário no site.
Em outros casos, esse registro é presencial.
Ao informar os dados, a pessoa também pode indicar por qual forma de pagamento prefere fazer as doações.
O método clássico de captar verba é por meio do envio de boletos bancários, que em alguns casos chegam sem o valor, para que o doador preencha e doe o quanto quiser.
Mas esse formato tem mudado ao longo do tempo.
Algumas entidades combinam um valor mensal no ato do formulário para que o doador envie sempre a mesma quantia.
Também é possível escolher entre valores pré-definidos, de modo que cada perfil de contribuinte possa ajudar conforme as suas possibilidades.
Para entender como essas cobranças podem ser feitas, conheça no próximo tópico o sistema apropriado para essa finalidade.
O que são plataformas de doação recorrente?
Plataformas de doação recorrente são sistemas criados para facilitar o recebimento contínuo de valores por instituições beneficentes que dependem da solidariedade de seus apoiadores para se manter.
Elas contam com vários recursos para automatizar os repasses e facilitar a comunicação com os doadores.
Um deles é o formulário automático, que torna instantâneo todo o processo de cadastro que apresentamos no tópico anterior.
Assim, não é preciso contar com uma pessoa para anotar os dados informados.
A partir daí, a cobrança é realizada de forma periódica, nos moldes informados pelos próprios apoiadores.
Existem plataformas prontas, que são cedidas a instituições beneficentes, podendo ser usadas imediatamente e sem a necessidade de configurações complexas.
Porém, algumas entidades preferem utilizar sistemas próprios, criados para aquela única finalidade.
Nesses casos, a implementação pode exigir a contratação de funcionários especializados no desenvolvimento de softwares.
3 plataformas de doação recorrente para você se inspirar
Se você pretende conhecer melhor esse tipo de sistema, confira três exemplos de plataformas de doação recorrente em atividade no país.
1. Causei o Bem
A Causei o Bem é uma plataforma criada para conectar diversas instituições beneficentes com pessoas interessadas em contribuir com determinada causa.
Na página inicial, o colaborador pode escolher entre ajudar instituições que atendem crianças em vulnerabilidade social ou pessoas com determinadas condições de saúde, como síndrome de Down e autismo.
As doações podem ser avulsas ou mensais.
2. DaRua
A ONG DaRua conta com uma plataforma própria, na qual os usuários podem se cadastrar para contribuir mensalmente, pagando um valor a partir de R$ 30.
A entidade atua na capital paulista e realiza várias ações com objetivo de apoiar pessoas em situação de rua e vulnerabilidade extrema, como entregas de alimentos e materiais de higiene e programas de capacitação profissional.
3. Brazil Foundation
A Brazil Foundation é mais um exemplo de entidade com um sistema próprio para receber valores avulsos ou mensais.
É possível doar com cartão de crédito, cheque, transferência bancária ou ações.
A instituição opera em vários estados do país, reunindo recursos para destinar em ações diversas, como auxílio a vítimas de desastres naturais e apoio a iniciativas contra a violência de gênero.
Quais as vantagens de adotar o modelo de doação recorrente?
Entre as principais vantagens da doação recorrente está a previsibilidade de receitas.
Em outras palavras, a entidade pode saber de antemão quanto irá receber de seus apoiadores a cada mês, o que facilita a gestão financeira.
Isso possibilita estimar quais ações pode realizar com a verba disponível e quando é preciso buscar mais recursos.
Com o ingresso de uma receita contínua, não há necessidade de se realizar campanhas com uma frequência muito grande, pois a entidade não depende apenas de doações avulsas.
Assim, o custo para captar apoiadores é menor, o que representa economia para a instituição.
Além disso, essa também é uma forma de fidelizar os doadores, fortalecendo a relação e ajudando a manter a pessoa ajudando a causa com frequência.
Dessa forma, as pessoas se sentem parte da entidade, acompanhando as ações e divulgando para seus conhecidos.
Como criar a sua plataforma de doação recorrente? 6 dicas
A ideia é desenvolver a sua própria plataforma de doação recorrente?
Então, confira agora seis dicas que vão ajudar nesse processo.
1. Crie um site atrativo e responsivo
É pelo site oficial da sua instituição que as pessoas vão se cadastrar para se tornarem doadoras.
Por isso, esse portal precisa ser atraente.
Use imagens das iniciativas beneficentes realizadas e disponibilize todas as informações possíveis sobre a entidade.
É importante que as páginas sejam responsivas, ou seja, possam ser visualizadas em vários tipos de dispositivos.
2. Desenvolva um formulário acessível
O formulário é a porta de entrada que transforma os usuários em doadores mensais.
Então, procure garantir que o usuário possa concluir com facilidade todo o processo necessário para se cadastrar
Evite campos desnecessários, pois as pessoas podem desistir se o processo for muito longo.
Uma dica adicional aqui é usar opções de login rápido a partir de plataformas como Google e Facebook.
3. Solucione dúvidas e ofereça suporte
Cada visitante que acessar o sistema deverá ter ao seu alcance todas as informações necessárias para entender o que é a sua iniciativa, por que ela é importante e como ele pode ajudar.
Para solucionar possíveis dúvidas, crie uma lista de perguntas frequentes e respostas (FAQ).
Também disponibilize contatos de voluntários ou funcionários que possam responder a eventuais questões.
4. Faça testes e busque meios de melhorar
É esperado que, ao longo da implementação de uma plataforma, alguns erros possam acontecer.
Por isso, é preciso testar e melhorar o sistema ainda antes do lançamento.
Para encontrar esses problemas, tente se colocar no lugar de uma pessoa interessada em ajudar a entidade, acesse o site e faça o caminho até entrar no formulário, preencher os dados e completar o cadastro.
5. Faça campanhas de marketing
Depois que você se certificou de que o seu sistema está pronto para o lançamento, é hora de caprichar nas campanhas para atrair doadores.
Crie conteúdo sobre a sua iniciativa para divulgar em um blog e postagens em suas redes sociais.
Procure embaixadores, ou seja, pessoas famosas dispostas a ajudar na divulgação.
Se for viável, a publicidade paga pode render muitos apoiadores.
6. Implemente um sistema de cobranças
Esta última etapa é essencial: usar uma plataforma de pagamento para receber suas cobranças.
Com esse tipo de sistema, a sua entidade pode deixar o contribuinte à vontade para escolher como prefere pagar, se por boleto bancário, cartão de débito e crédito ou Pix.
A Vindi é sua melhor opção, pois conta com vários recursos automáticos de combate à inadimplência, como envios de lembretes e notificações de cobrança.
7 dicas para fidelizar seus doadores recorrentes
Após criar sua plataforma de doações e captar seus primeiros apoiadores, o desafio de qualquer entidade é manter o público mobilizado para seguir ajudando.
Veja agora sete dicas que podem ajudar nesse objetivo.
1. Conte suas histórias
Cada ação beneficente já tem o material perfeito para manter doadores recorrentes ativos: suas próprias iniciativas.
Reúna as histórias mais inspiradoras de pessoas que foram ajudadas por sua instituição e crie conteúdos com esses relatos.
Escreva textos e faça fotos e vídeos para mostrar o quão importante é a sua entidade e quantas pessoas ela auxilia.
2. Mantenha um canal aberto
Mantenha aberto um canal de comunicação com os seus apoiadores para enviar a eles atualizações das iniciativas.
O envio periódico de e-mails é uma das maneiras mais eficientes de se fazer isso, mas você também pode usar suas redes sociais ou criar um blog.
Ao receberem essas notificações, seus apoiadores vão se sentir parte da entidade, e continuarão doando e divulgando a instituição.
3. Mande parabéns no aniversário
Pode parecer pouca coisa, mas uma mensagem de parabéns no aniversário enviada por uma instituição de caridade tem um grande poder de mobilização.
Essa é uma forma de aumentar a sensação de pertencimento e o orgulho.
E como você já tem os dados dos doadores cadastrados, essa é uma tarefa bem fácil.
Você pode escrever um e-mail ou enviar uma correspondência.
4. Distribua brindes
Assim como as mensagens no aniversário, a distribuição de brindes como camisetas, chaveiros, broches e ecobags pode ser decisiva para manter apoiadores mobilizados ajudando a sua ação.
Eles certamente ficarão orgulhosos em poder levar consigo a marca da entidade, e ainda poderão ajudar na divulgação.
Você pode buscar parcerias para obter esses mimos.
5. Aposte nas mensagens instantâneas
Além do conteúdo extenso, não deixe de enviar pequenas atualizações por meio de mensagens instantâneas.
Use o SMS para mensagens de impacto, como um aviso de que uma meta foi cumprida ou a comunicação de uma ação importante, pois esse formato ativa a notificação do celular.
Já o WhatsApp pode ser usado para mensagens mais corriqueiras.
6. Preste contas de seus gastos
Toda iniciativa precisa ser transparente, e você pode ganhar muitos pontos ao prestar contas de todos os valores recebidos por meio das suas doações.
Crie planilhas para disponibilizar dados das entradas e saídas — ou seja, o dinheiro ganho e as despesas.
Alguns apoiadores podem não querer divulgar seus nomes, mas você pode usar algum código ou pseudônimo para identificar suas doações.
7. Organize eventos e faça convites
Muitos doadores podem querer conhecer de perto sua iniciativa.
Se você tiver um espaço próprio, pode criar eventos em sua sede para receber esses convidados.
Uma alternativa para estabelecer contato com o público é convidar as pessoas a participarem de alguma ação.
Ou, quem sabe, realizar encontros online para divulgar informações e responder a perguntas sobre a atuação da instituição.
Como fazer uma doação recorrente?
Para fazer uma doação recorrente, é preciso encontrar a plataforma de alguma entidade beneficente que aceite pagamentos nesse formato.
Você pode conferir as três opções que apresentamos neste artigo ou procurar por outras, caso você exista alguma causa em particular que você queira apoiar.
Ao clicar para fazer o cadastro, informe seus dados pessoais e escolha a forma como você deseja pagar.
Algumas instituições aceitam receber por cartão de crédito na recorrência, a modalidade mais cômoda.
Basta cadastrar uma vez os dados de seu cartão para que as doações sejam encaminhadas de forma automática todo mês, na data que você escolher.
Assim, não é preciso se lembrar de fazer a transferência todo mês, e você não deixa de apoiar a causa.
Mas se preferir, você pode pagar por outros meios, desde que eles estejam disponíveis na plataforma que você escolheu.
Para evitar golpes, procure acessar sempre o site oficial da entidade, em vez de confiar em links recebidos por e-mail ou mensagem instantânea.
E se você faz parte de uma associação beneficente e quer aproveitar as vantagens da doação recorrente, faça um teste gratuito na plataforma da Vindi!