A consulta de boleto pode ser necessária por diversas razões.

Algumas vezes, o cliente pode precisar de uma segunda via para fazer um pagamento.

Ou ele talvez nem lembre se pagou ou não algum boleto.

Além disso, essa ferramenta é importante para as empresas realizarem o monitoramento de suas cobranças.

É por isso que existem maneiras diferentes de realizar uma consulta de boleto e, neste conteúdo, vamos explicar cada uma e dar dicas para evitar fraudes e outros problemas.

Se você gerencia uma empresa, leia até o fim e confira a melhor maneira de realizar uma cobrança tranquila por esse meio de pagamento.

O que é consulta de boleto?

A consulta de boletos permite verificar dados de pagamento e confirmar sua quitação. Desde 2018, todos os boletos são registrados e podem ser facilmente localizados e verificados.

Consulta de boletos é uma pesquisa realizada para conferir os dados de um documento.

Essa verificação pode ser feita tanto pelo cliente, para checar os documentos emitidos em seu nome, quanto pelo emissor do título que precisa saber se o pagamento já ocorreu.

Nesses dois casos, é possível fazer a consulta com segurança em poucos passos.

Essa possibilidade existe devido à mudança de regras que passou a vigorar em 2018.

Deste então, todos os boletos são registrados, ou seja, têm seus dados validados pela instituição financeira responsável pela emissão.

Por isso, eles podem ser localizados de diferentes formas, como vamos mostrar ainda neste artigo.

Mas primeiro, confira as diferentes finalidades dessas consultas.

Para que serve a consulta de boleto?

Existem várias situações em que uma consulta de boleto pode ser necessária.

Em alguns casos, a pessoa ou empresa que precisa fazer um pagamento pode não ter o documento disponível.

Assim, é preciso fazer a consulta para poder pagar.

Além disso, uma pessoa mais distraída pode precisar se certificar se já fez ou não um pagamento.

Essa consulta é possível porque todos os boletos registrados são emitidos já com o CPF ou o CNPJ do pagador.

Assim, a pessoa ou instituição pode detectar todos os títulos emitidos em seu nome.

Essa funcionalidade é útil para empresas que precisam lidar com um alto volume de pagamentos.

Já quem recebe os pagamentos pode verificar se o título já foi pago ou não.

Caso o pagamento ainda não tenha sido feito até o vencimento, pode ser necessário fazer uma cobrança ou adotar outra medida, como protestar o boleto ou acionar birôs de crédito.

A partir de agora, vamos explicar algumas formas de consulta de boleto que podem suprir todas essas necessidades.

Como consultar boleto pelo código de barras?

A consulta de boleto pelo código de barras pode ser feita pelo site ou aplicativo do banco emissor ou em alguma ferramenta online.

Nos dois casos, é preciso usar um leitor de código de barras ou copiar a linha digitável, a sequência numérica correspondente ao documento.

A linha digitável aparece no topo do boleto, ao lado da marca e do número da instituição emissora, e também logo abaixo do próprio código.

Os passos específicos para a consulta de boleto pelo aplicativo do banco ou na plataforma de internet banking podem variar de acordo com a instituição financeira.

Em geral, a consulta é realizada a partir de uma seção que pode ser chamada “pagamentos”, “leitura de código de barras” ou “pagamento com código de barras”.

Os apps permitem escanear o código de barras com a câmera do celular, mas esse processo é difícil.

Por isso, o ideal é copiar a linha digitável para colar no app ou no navegador de internet.

Existem também ferramentas que realizam a consulta de boletos pela sequência numérica.

Veja alguns exemplos:

Como consultar boletos emitidos no meu CPF ou CNPJ?

A consulta de boleto emitido em determinado CPF ou CNPJ pode ser feita por meio do DDA (Débito Direto Autorizado), um serviço oferecido pelos principais bancos.

O DDA exibe para o cliente uma lista com todos os boletos emitidos em seu nome.

Assim, com apenas um comando, o sistema faz o pagamento com o valor disponível na conta bancária.

Para usar o DDA, basta acessar o aplicativo bancário ou o internet banking e procurar essa opção ou entrar em contato com a sua instituição financeira.

Geralmente, essa opção aparece na seção de “pagamentos”.

Também é possível usar o CPF ou CNPJ para conferir a situação de um boleto, como vamos explicar no próximo tópico.

Como consultar se um boleto já foi pago?

Qualquer pessoa pode verificar se um boleto já foi pago consultando pelo CPF ou CNPJ no Sistema de Gerenciamento de Boleto (Sigef), do Banco Central.

Porém, nesse caso, é preciso contar com um código identificador, que geralmente aparece no próprio boleto 

O número também pode ser informado pela instituição que fez a emissão.

No resultado da pesquisa, o sistema exibe o status do documento, informando se foi pago ou não.

Outros meios de conferir se um boleto já foi pago são a consulta do extrato bancário ou o contato direto com o responsável pela emissão.

Mas lembre-se de que, se o pagamento for feito após as 13h30, a compensação do boleto fica para o dia seguinte.

Problemas comuns na consulta de boletos

Erros de digitação na linha digitável de boletos podem causar problemas. Use os comandos Copiar e Colar para evitar falhas e, em caso de dúvidas, repita o processo ou utilize ferramentas atualizadas.

Erros de digitação são alguns dos principais problemas que podem acontecer ao consultar um boleto.

A linha digitável é formada por 48 algarismos, o que exige bastante atenção na hora de copiar manualmente a sequência.

Por isso, é recomendável usar os comandos Copiar e Colar do computador ou dispositivo móvel em vez de digitar cada número.

Mesmo se a consulta for feita pelo CPF ou CNPJ, também é preciso ter bastante atenção.

Em caso de dúvidas, repita o processo.

Também pode haver falhas em plataformas que usam softwares desatualizados ou sem uma integração com o sistema bancário.

Por isso, pode ser necessário uma ferramenta diferente para consultar o documento.

Como emitir a segunda via de boleto?

A segunda via do boleto pode ser obtida de várias formas, dependendo de quem fez a emissão.

As concessionárias de serviços básicos, como o fornecimento de água e energia elétrica, costumam permitir a emissão diretamente pela internet.

Basta entrar no site da empresa ou instituição e fazer o login com seu nome de usuário e senha e procurar a seção correspondente à emissão da segunda via.

Em geral, é preciso acessar a “área do cliente”.

Outras empresas, como provedores de internet e gerenciadores de condomínio, também permitem a emissão da segunda via.

Porém, em muitos casos, pode ser preciso entrar em contato com o emissor do documento para pedir o envio do documento ou da linha digitável.

Como funciona o pagamento de boletos via internet banking?

Assim como a consulta de boleto, o processo de pagamento também varia conforme a instituição financeira.

Porém, costuma ser simples e intuitivo.

Basta acessar o sistema por meio de seu login e acessar a opção de “pagamentos”.

Algumas plataformas de internet banking exigem medidas de segurança como a autenticação em dois fatores ou o uso de um leitor do chip do cartão.

Após o acesso, é fácil localizar a seção para pagar usando código de barras.

A menos que o dispositivo tenha um leitor de código de barras, é preciso informar a linha digitável.

Por isso, o ideal é contar com o documento digitalizado em PDF para poder usar o Copia e Cola, reduzindo a chance de erros.

O que fazer em caso de boletos não reconhecidos?

Durante uma consulta de boleto, pode aparecer uma cobrança de origem desconhecida.

Nesses casos, é preciso entrar em contato com a instituição responsável pela emissão.

Várias hipóteses podem explicar o surgimento desses documentos.

Possivelmente, alguém descobriu seu CPF ou CNPJ e emitiu um boleto esperando que você pague voluntariamente.

Além disso, alguma falha no sistema do emissor pode ter gerado um documento duplicado.

Assim, mesmo que você já tenha pago um boleto, outro do mesmo valor aparece em aberto.

isso sem contar com a possibilidade de má fé, como vamos abordar no próximo tópico.

Dicas para evitar fraudes em boletos

Ao realizar uma consulta de boleto para fazer o pagamento, é preciso tomar cuidado com fraudes.

Alguns criminosos podem alterar o código de barras dos documentos, para que o pagamento caia na conta deles em vez de ter o destino correto.

Confira os cuidados que você deve ter para evitar essas situações:

  • Mantenha seus dispositivos protegidos: conte sempre com um antivírus atualizado, pois criminosos podem tentar invadir seu sistema para alterar o código de barras
  • Verifique a procedência: jamais pague um boleto que chegou por algum meio desconhecido, como um endereço de e-mail duvidoso, um número qualquer no WhatsApp ou uma postagem em um perfil não oficial de alguma rede social
  • Cheque todos os dados: a cada boleto gerado em seu nome, examine todas as informações e compare com aquelas que estão em recibos de compra e contratos
  • Procure falhas: boletos fraudados podem ter imperfeições na impressão, que ficam mais evidentes onde aparece a marca da instituição emissora, ou erros de português
  • Cheque o código de barras: criminosos costumam apagar uma parte do código para forçar o usuário a usar a linha digitável, portanto tente fazer o escaneamento.
  • Cuidado com a duplicidade: confira os valores cobrados nos boletos para verificar se algum deles aparece de forma repetida no mesmo período.

E se você gerencia qualquer tipo de negócio, confira no último tópico deste artigo como evitar que seus clientes enfrentem esse tipo de transtorno.

Emissão automática de boletos e cobranças

A melhor forma de evitar qualquer tipo de transtorno é automatizar o envio do documento em PDF por meio de uma plataforma de pagamentos.

Afinal, dessa forma, o cliente pode receber o documento e pagar diretamente pelo seu app bancário.

Se preferir, ele também pode copiar a linha digitável e usar no internet banking com facilidade, sem ter que digitar cada um dos 48 algarismos.

Além disso, o documento chega por um canal oficial de contato, o que transmite mais segurança e evita fraudes.

Sem contar que não é preciso ir atrás de uma segunda via, pois o boleto fica salvo no e-mail.

O sistema da Vindi garante essas vantagens sem exigir esforço do seu time de cobranças, pois os envios são feitos a cada mês de forma automática.

Basta emitir o documento e cadastrar seus dados bancários.

Para evitar casos de inadimplência, você pode criar uma régua de cobrança automática, configurando envios de lembretes e notificações conforme a situação do cliente.

E com o BolePix, o cliente pode escolher pagar com Pix via QR Code se preferir.

Conheça todas as vantagens do boleto da Vindi!

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