A integração via API (Application Programming Interface) é uma forma de relacionar sistemas entre si, sendo uma interface de programação, recurso muito conhecido por desenvolvedores de TI.

Ela ajuda tanto as companhias que criam softwares, a disponibilizarem seu produto no mercado, quanto as empresas, a implementarem as soluções.

Isso porque, hoje, trabalha-se com uma ampla gama de softwares nas corporações, com diversas linguagens de programação, e eles precisam estar integrados uns aos outros para gerar unidade ao trabalho realizado e automatizar muitos processos. 

Assim, é muito importante que as soluções tecnológicas no mercado tenham uma API amigável, ou seja, de fácil implementação.

Você já percebeu que estar atento a esse processo é muito importante, principalmente nas áreas de tecnologia, certo?

Nesse post, então, vamos te explicar mais sobre o funcionamento da API, suas vantagens e tudo sobre a integração via API da Vindi. Boa leitura!

O que é uma API e qual sua função?

A API, sigla de Interface de Programação de Aplicativos, em português, é um código que viabiliza a comunicação entre duas plataformas diferentes – que podem, até mesmo, ter linguagens distintas de programação.

Imagine que uma empresa utilize diversas plataformas:

  • CRM (Customer Relationship Management) para marketing e vendas;
  • ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) para controle administrativo;
  • Software de Cobranças;
  • Software de Emissão de Notas Fiscais;
  • Sistema de Emissão de Boletos; e por aí vai.

A ideia é que, por exemplo, quando uma venda for realizada no CRM, o sistema emissor de boletos emita a cobrança, o software de cobranças envie o boleto ao cliente; depois, que a nota fiscal seja emitida, o produto seja solicitado ao estoque, enviado ao sistema de logística e chegue ao cliente.

Todos esses processos devem ser integrados e estarem em sincronia para que tudo funcione corretamente, concorda? 

A função das APIs, portanto, seria criar interfaces entre esses diversos sistemas, permitindo a compatibilidade e um fluxo de informações.

Para exemplificar, podemos imaginar que a API é a ponte que une essas aplicações. Ela “traduz” e envia os dados de uma fonte para a outra, dentro das especificações necessárias para o processamento, garantindo uma gestão unificada de processos.

Quais os benefícios de fazer integração via API?

Hoje, o processo de integração é o que viabiliza o trabalho de diversos setores da economia. As APIs facilitam muito essa rotina, e para cumprirem essa premissa, elas devem ser realmente funcionais. 

Integrar sistemas via API é capaz de trazer diversos benefícios para o desempenho de uma empresa, como:

  • Automação de ações, como: disparos de cobranças, baixa de estoque, fluxo de vendas e muitas outras; com uma consequente redução de custo de mão de obra;
  • Terceirização de sistemas: menos custos operacionais dentro da área de TI da empresa e uma gama de sistemas mais avançados e atualizados;
  • Facilidade de gerenciamento de processos;
  • Integração entre áreas da empresa, como vendas, marketing e logística;
  • Data driven: melhor uso, armazenamento e processamento de dados;
  • Segurança da informação.

Atualmente, no mercado brasileiro, diversas empresas oferecem APIs de pagamentos. Mas, infelizmente, nem todas elas seguem os melhores padrões ou funcionam para cobranças recorrentes. 

Portanto, contratar uma ferramenta com integração via API é algo que, por si só, não quer dizer nada. O importante é que essa API seja amigável, bem documentada, flexível e fácil de realizar.

Veja mais sobre como isso funciona na Vindi!

Antes, realize gratuitamente um diagnóstico financeiro para sua empresa! É só clicar no banner:

Como funciona a API de pagamento da Vindi?

A Vindi, desde sua fundação, tem um compromisso real de ter uma API de pagamento flexível, ampla e simples de implementar. 

Essa é uma das maiores preocupações da empresa, que construiu uma das melhores APIs de pagamento do país! Sua API é voltada para negócios de alta escala, e permite a construção de qualquer tipo de negócio online.

Em primeiro lugar, a API da Vindi funciona por REST e, portanto, pode ser utilizada através do protocolo HTTPS, um dos mais robustos, seguros e padronizados que existe. 

A empresa traz recomendações aos usuários para que tenham a melhor experiência com a integração via API. Uma das recomendações, por exemplo, é realizar a integração através de bibliotecas REST consolidadas em cada linguagem de programação.

Além da REST API, a Vindi também suporta o envio de webhooks (notificações), que facilitam a identificação de eventos que ocorrem na plataforma e tornam a comunicação com o usuário mais eficiente.

Também, campos personalizados e metadados são definidos e escolhidos pelo usuário, que pode inserir as informações mais importantes na hora de criar as soluções de pagamento.

Ao assinar a Vindi, você pode testar as requisições diretamente em uma documentação interativa ou então utilizar o Postman, plugin gratuito do Chrome.

Não menos importante, a API da Vindi oferece toda a segurança para o seu negócio, por métodos de autenticação e criptografia. A companhia segue normas de PCI Compliance Nível 1, que são procedimentos para empresas que transacionam cartões de crédito, garantindo a segurança de dados e informações de clientes no mundo.

Quais integrações a plataforma da Vindi oferece?

Na plataforma da Vindi, integramos diversas formas de faturamento para os usuários: Faturas Avulsas, Assinaturas e Gateway de Pagamentos.

O usuário define qual a melhor integração e constrói um checkout totalmente voltado às características do seu negócio.

Dessa forma, milhares de empresas usam a API de pagamento da Vindi, desde serviços por assinaturas, empresas que usam recorrência até e-commerces.

Todas as principais adquirentes de cartões (Cielo, Rede, Stone, Getnet, PayPal e outras) podem ser integradas na Vindi numa única API, sem a necessidade de realizar múltiplas integrações distintas.

Além disso, há centenas de integrações e extensões já disponíveis na plataforma da Vindi, para os usuários terem uma solução completa:

  • Sistemas ERP (diversos segmentos);
  • Plataformas de e-commerce (como WooCommerce, VTex, Magento e outras);
  • Emissão de Notas Fiscais (como a Nfe.io);
  • Antifraude (como ClearSale e Konduto);
  • Conciliação de pagamentos (como Concil, Confere). 

E muito mais! Conheça todas as integrações da Vindi aqui.

Potencialize o faturamento de seu negócio através de uma plataforma totalmente online, com tecnologia robusta para gestão de pagamentos recorrentes, controle de inadimplência e gestão da carteira de clientes.

Se interessou pela Vindi? Faça uma demonstração gratuita da plataforma!

E aproveite os descontos imperdíveis para fechar seu plano Vindi nesse mês de Business Friday! Confira: