Nem todo mundo sabe o que é DDA, nem que isso pode ser uma ótima solução para agilizar os pagamentos e cobranças na sua empresa.

Esse serviço foi criado há mais de 10 anos pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com o objetivo de facilitar o pagamento de boletos de forma 100% digital.

Apesar de não ser uma modalidade tão popular, é muito útil para empresas que precisam pagar vários títulos e pode ajudar a reduzir a inadimplência.

Acompanhe nosso guia rápido para entender o que é DDA e como ele pode ser usado para ajudar seu negócio.

Abordaremos os seguintes tópicos:

Leia com atenção e veja por que vale a pena utilizar esse serviço no seu dia a dia.

O que é DDA?

É fácil entender o que é DDA: é um serviço equivalente a um boleto eletrônico, que permite pagar títulos diretamente na conta bancária, sem precisar do documento impresso.

Ele foi criado em 2009 pela Febraban, com o objetivo de facilitar os pagamentos de boletos e eliminar o uso do papel no sistema bancário.

O que permitiu a implementação do DDA foi a identificação dos boletos e bloquetos de cobrança com o código de barras.

Dessa forma, a compensação passou a ser realizada de forma eletrônica, sem a necessidade de um documento físico no processo.

Com a obrigatoriedade do boleto registrado em vigor desde 2018, ficou ainda mais fácil controlar a emissão de boletos de forma 100% digital.

Saiba mais no vídeo da Febraban sobre a nova plataforma de cobrança:

Assim, o DDA se tornou uma modalidade de cobrança e pagamento usada principalmente por empresas, graças à facilidade para consultar os boletos emitidos e para autorizar o pagamento na própria conta bancária.

O que significa DDA bancário?

Agora que você entendeu o que é DDA, podemos explicar o significado da sigla no sistema bancário: Débito Direto Autorizado.

É importante não confundir essa modalidade com o famoso débito automático, que lança a cobrança automaticamente na conta corrente da pessoa física ou jurídica de forma contínua em uma data pré-definida.

No caso do DDA, os boletos ficam disponíveis na conta bancária, mas não são pagos de forma automática.

O titular é quem decide se quer quitar o boleto ou não, e é preciso autorizar a operação para liquidar o título e liberar o dinheiro ao credor. 

Hoje, a maioria dos bancos oferecem o serviço de DDA, que deve ser habilitado pelo correntista. 

Para que serve o DDA?

Depois de entender o que é DDA, você já deve imaginar para que serve essa modalidade de cobrança.

Basicamente, ela facilita a vida do cliente bancário, pois reúne todos os boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ em uma única conta.

Quem usa DDA tem mais conveniência para pagar seus boletos, pois os títulos a vencer podem ser visualizados e quitados pelo internet banking, app do banco ou terminais de autoatendimento.

Basta acessar a conta bancária para verificar quais títulos foram emitidos e autorizar o pagamento, se estiver tudo certo.

Dessa forma, não é mais necessário lidar com boletos impressos ou mesmo enviados por e-mail, já que todos os títulos estarão organizados na conta corrente. 

Já o credor não precisa fazer nada para habilitar o DDA, pois o banco do cliente se responsabiliza pela identificação do boleto. 

Como usar o DDA no dia a dia

No dia a dia, o DDA pode ser usado para pagar diversos tipos de boletos de pessoas físicas e jurídicas. 

Alguns exemplos são a conta de água, conta de luz, conta de internet e telefone, fatura do cartão de crédito, carnês, aluguéis, prestações de financiamentos e empréstimos, mensalidades escolares, entre outros títulos.

Tudo o que você precisa fazer é habilitar o serviço de DDA no seu banco.

Na maioria das vezes, isso pode ser feito pelo próprio app ou internet banking em poucos cliques, sem nenhuma burocracia. 

Assim, você não vai mais precisar caçar seus boletos e códigos de barras no e-mail e na correspondência, porque o próprio sistema irá se encarregar de puxar os títulos em seu nome.

Inclusive, alguns bancos oferecem a opção de envio de notificações a cada novo boleto emitido em seu CPF ou CNPJ, ou atualização de título existente.

Além disso, ao identificar um boleto na sua conta, você consegue pagá-lo em poucos cliques.

Vantagens do DDA

A principal vantagem do DDA é a praticidade de ter todos os boletos de cobrança organizados na conta corrente de forma automática. 

Dessa forma, o cliente tem maior controle sobre as cobranças e nunca perde uma data de vencimento. 

Outro ponto importante é que o pagamento é muito mais rápido, pois não é preciso buscar o código de barras do boleto no e-mail ou em um documento impresso, muito menos digitar a sequência de números no app do banco.

Como resultado, o cliente paga logo e a empresa recebe com mais agilidade na outra ponta — mesmo considerando o prazo de compensação bancária

O DDA também proporciona maior segurança, pois grande parte das fraudes em meios de pagamento são realizadas com boletos físicos ou enviados por e-mail. 

Além disso, é uma prática muito mais sustentável, pois o processo é 100% digital e elimina o uso do papel nas transações bancárias.

Hoje, o pagamento digital está se tornando o preferido dos consumidores pela sua eficiência e conveniência, e o DDA traz essas vantagens para os boletos bancários. 

Para quem está cobrando, também há muitos benefícios:

  • Certeza do recebimento do boleto dentro do prazo
  • Maior controle das cobranças a partir do registro
  • Mais rapidez no pagamento
  • Redução de fraudes em nome da empresa.

Para contas jurídicas, também existem opções de recursos como o pagamento de boletos em lote, que agiliza muito o trabalho da empresa na hora de quitar suas contas.

Outras funções interessantes são a possibilidade de agendar o pagamento de boletos pelo DDA e definir limites de valor para a inclusão automática de títulos no sistema. 

Existem taxas no DDA?

A maioria dos bancos não cobra nenhuma taxa para habilitar o serviço de DDA para seus clientes.

No entanto, algumas instituições podem limitar o número de pagamentos mensais feitos na modalidade, dependendo do tipo de conta.

Na dúvida, verifique quais são as políticas do seu banco antes de contratar o serviço.

E se aparecer um DDA desconhecido nos boletos registrados?

Se você deparar com alguma cobrança desconhecida no DDA, deverá entrar em contato com o emissor do boleto para esclarecer a situação.

Obviamente, você não deve autorizar o pagamento do título se não reconhece a dívida.

Pode ser que o emissor tenha cometido algum erro ao emitir o boleto, ou pode até mesmo ser uma tentativa de golpe.

Por isso, é importante conferir com atenção os títulos disponíveis no DDA antes de fazer o pagamento.

Lembrando que se você não pagar um boleto, ele irá desaparecer automaticamente do sistema, pois o título expira após o vencimento. 

Mas cuidado: em alguns casos, deixar de pagar um boleto pode reduzir seu score nos birôs de crédito, dependendo do título.

Por isso, é recomendado sempre entrar em contato com o emissor do título não reconhecido no DDA, em vez de simplesmente ignorar a cobrança. 

Vale incentivar clientes a usarem o pagamento DDA?

Agora que você sabe o que é DDA, vem a grande questão: vale a pena incentivar os clientes a usarem essa modalidade de pagamento?

Como vimos, as empresas só têm a ganhar com o lançamento automático de boletos digitais, pois o cliente recebe rapidamente o título e consegue se organizar melhor para fazer o pagamento na data correta.

Se você tem um negócio recorrente e usa o boleto como forma de pagamento, por exemplo, seus clientes poderão identificar rapidamente o título a vencer logo após a emissão, sem precisar consultar o e-mail ou SMS.

Para a empresa, essa pode ser mais uma ferramenta de combate à inadimplência, já que facilita e agiliza o recebimento do cliente.

Todo mês, o consumidor terá acesso imediato ao boleto da assinatura e poderá fazer o pagamento em poucos cliques e diretamente na sua conta bancária. 

Ou seja: o processo de cobrança fica mais conveniente e todos saem ganhando

Então, podemos concluir que é uma boa ideia incentivar seus clientes a adotarem o DDA.

E se você quer otimizar a emissão de boleto online e gerenciar suas assinaturas, a plataforma de pagamentos da Vindi é a solução ideal.

Entendeu o que é DDA e como ele pode ser usado no dia a dia do negócio?

Aproveite e faça agora o diagnóstico financeiro do seu negócio sem pagar nada.

Banner nas cores: laranja, preto e aul com o texto: você tem 5 minutinhos? Faça um diagnóstico financeiro e aumente o desempenho do seu negócio!