Saber como criar um link de venda é essencial para facilitar as cobranças online de uma empresa.

Afinal, o e-commerce já se consolidou como uma atividade altamente lucrativa.

O faturamento do setor em 2024 chegou a R$ 204,3 bilhões no Brasil, de acordo com estes números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Porém, o ingresso nessa área pode ser complicado devido à necessidade de receber pagamentos online.

Empresas que deixam de lado essa preocupação e se limitam apenas a informar uma chave de Pix aos consumidores acabam perdendo vendas.

Afinal, o público tem sido bastante exigente na hora de pagar por suas compras.

Nesse contexto, usar uma ferramenta para facilitar a cobrança é uma forma de ganhar credibilidade

As pessoas percebem que estão lidando com uma empresa profissional, e o empreendedor tem mais segurança para receber suas remunerações.

Por isso, acompanhe o nosso conteúdo para saber como criar um link de venda e veja por que essa é uma necessidade para sua empresa.

O link de venda simplifica as transações online, funcionando como uma página de checkout personalizada para cada cliente.

O que é link de venda?

Link de venda é uma URL, ou seja, um endereço na internet, usada para possibilitar que um cliente possa comprar um determinado produto ou serviço.

Também chamada de link de pagamento, essa solução é uma alternativa para vender sem precisar ter uma loja virtual.

Basicamente, o recurso funciona como uma página de checkout, ou seja, a tela que aparece no momento da confirmação de uma compra online.

Nela, o cliente pode visualizar e conferir os produtos que escolheu e confirmar a compra.

O link é preparado pelo comerciante diretamente para cada cliente, chegando já com o item, o preço e a forma de pagamento definidos.

Portanto, é diferente da página de pagamento, um recurso em que uma mesma URL serve para que qualquer pessoa possa fazer uma compra.

Confira no próximo tópico como é possível implementar o link de venda no seu negócio.

Como criar um link de venda?

Para criar um link de venda, é preciso usar um sistema que permita a realização de cobranças online, aceitando compras por diferentes formas de pagamento.

As mais básicas são cartão de crédito, boletos bancários e Pix via QR Code ou Copia e Cola.

Carteiras digitais também têm sido muito usadas.

Os pagamentos por cartão de crédito são liquidados por adquirentes, ou seja, ferramentas que servem para conectar os sistemas de bancos e bandeiras de cartão, transferindo o valor pago pelo consumidor para a conta da empresa.

Embora seja possível contratar diretamente os serviços de uma adquirente, a instalação desse tipo de sistema é complexa e burocrática.

Por isso, existem plataformas de pagamento como a Vindi que podem intermediar a conexão entre a empresa e a adquirente para tornar o uso do sistema pelas empresas bem mais simples.

Para você ter uma ideia dessa facilidade, vamos explicar agora como funciona o recurso pela Vindi.

Como criar um link de venda na Vindi?

Pelo sistema da Vindi, você terá como criar um link de venda de uma maneira fácil para vender produtos e serviços.

Antes de começar a gerar as URLs para receber os pagamentos, é preciso realizar alguns passos para usar o nosso intermediador – o sistema pelo qual as transações serão processadas.

Conheça agora todos esses procedimentos passo a passo.

1. Crie sua conta na Vindi

Todo cliente da plataforma de cobranças avulsas online da Vindi, deve criar o seu cadastro neste endereço.

Insira todas as informações relevantes do negócio, incluindo os dados bancários.

Para fazer o login na sua conta, acesse esta página.

2. Configure as formas de pagamento

Com o cadastro concluído, a empresa deve configurar as principais formas de pagamento.

Ao ajustar a cobrança do cartão de crédito, é possível definir o soft descriptor, ou seja, alterar o nome que aparece na fatura do cliente.

Esse recurso ajuda a evitar pedidos de contestação que alguns consumidores podem fazer caso não reconheçam uma compra.

Outras ações importantes são configurar o boleto, definindo o nome e incluindo o logo da sua marca, e o Pix para cobrar por QR Code e Copia e Cola.

3. Crie uma nova fatura

A partir dessa configuração, você já tem como criar um link de venda.

Para isso, selecione as opções “Link de Pagamento” e, depois, “Criar Link de Pagamento”. 

Como já explicamos, cada URL vale para um único cliente, portanto, todas as etapas a partir daqui são necessárias para cada transação.

4. Insira as informações da venda

Preencha as informações relevantes para a compra.

Entre os dados de contato, é preciso inserir pelo menos o endereço de e-mail do cliente.

Também inclua a forma de pagamento escolhida e determine uma data de vencimento.

Para vendas parceladas, preencha o número de vezes em que o valor será dividido.

5. Confirme a geração do link

Após realizar todos os procedimentos, finalize esse processo confirmando a criação do link de venda clicando no botão “Criar fatura”.

Após gerar seu primeiro link, repita os passos 3, 4 e 5 para as próximas vendas, pois o sistema já estará configurado.

Continue lendo para entender como essa funcionalidade pode ser útil.

Quais as vantagens do link de venda?

Saber como criar um link de venda é uma iniciativa interessante por diversas razões, já que a forma de uso pode variar de acordo com as características de cada empresa e de seus consumidores.

Veja agora uma lista com alguns dos benefícios da ferramenta para o seu negócio.

Agilidade e facilidade na realização de vendas

O uso de um link de venda é a maneira mais fácil de trabalhar para comerciantes que fazem abordagens diretas aos consumidores.

Nesses casos, não é preciso desenvolver um site, pois por meio do contato direto é possível obter todas as informações necessárias para encaminhar a fatura.

Assim, as vendas se tornam muito mais fáceis.

Redução de barreiras para compras online

Em um e-commerce convencional, o cliente precisa passar por várias etapas para fazer uma compra, como colocar os produtos no carrinho, incluir seus dados e escolher a forma de pagamento.

Esse procedimento pode parecer simples para quem está acostumado a comprar online, mas há quem não tenha tanta familiaridade.

Como o link de venda é criado sob medida para os clientes, as compras ficam mais fluidas, sem tantos obstáculos que podem causar desistências.

Acompanhamento e controle de transações

Ao usar uma plataforma de pagamentos para criar um link de venda, o empreendedor pode acompanhar todas as suas transações.

Quando o cliente faz a compra, o sistema informa o usuário.

Assim, é possível realizar um controle de vendas com o acesso aos dados de desempenho do negócio.

Expansão de canais de venda

Mesmo para empresas que vendem de outras formas, seja em um site próprio, marketplace ou mesmo atividades presenciais, é interessante diversificar os canais de venda.

Como o link de venda pode ser encaminhado por diversos canais, cabe à empresa avaliar qual é o mais eficiente de acordo com as características do seu público.

Por exemplo, jovens acessam redes sociais e aplicativos de mensagem com frequência, enquanto o e-mail é uma alternativa mais adequada para negócios B2B, ou seja, entre duas empresas.

Muitos negócios têm aproveitado as vantagens de saber como criar um link de venda, como os que vamos mostrar no próximo tópico.

Com o uso de links de venda, é possível reduzir barreiras de compras, oferecendo aos consumidores uma experiência mais fluida e prática.

Exemplos de negócios que usam links de venda

Empresas de diversos portes e setores têm usado links de venda para facilitar suas cobranças.

Dependendo de como funciona a operação, esse pode ser o principal meio para receber pagamentos online ou uma forma de apoio para diversificar os tipos de cobrança.

Para entender como essa ferramenta pode ajudar seu negócio, conheça alguns exemplos de empresas que têm se beneficiado dela:

  • Vendedores autônomos: pequenos e médios empreendedores, que vendem diretamente por WhatsApp e redes sociais, têm nesse modelo uma forma segura e profissional de cobrar seus clientes
  • Prestadores de serviço: profissionais que fazem serviços presenciais podem usar links para cobrar de uma forma segura, diversificando as formas de pagamento
  • E-commerces: até mesmo empresas que possuem um site próprio podem usar links de venda em promoções-relâmpago e estratégias para recuperar abandono de carrinho
  • Negócios recorrentes: negócios que trabalham com cobranças periódicas podem usar a ferramenta para que os clientes possam renovar suas assinaturas ou mudar seus planos
  • Empresas de hospedagem: hotéis e pousadas usam a ferramenta para que hóspedes estrangeiros possam garantir suas reservas por meio do pagamento de um sinal, via cartão de crédito.

Diversos outros modelos de negócio também podem usar os links para facilitar a cobrança, inclusive o seu.

Saiba como criar um link de venda pela Vindi e otimize suas cobranças!

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