O2O é uma estratégia alinhada a uma das principais tendências do comércio de produtos e serviços na atualidade: a integração dos ambientes físicos e digitais. Trata-se de um setor em expansão, e que só no segundo trimestre de 2022 teve receita de R$ 1,4 bilhão 

O consumidor do século 21 é exigente e quer as mesmas facilidades de comprar pela internet para suas experiências físicas. Por isso, a ideia de comprar pela internet e retirar na loja vem ganhando popularidade.

Se você quiser saber mais sobre esse modelo de negócios, siga lendo o nosso artigo. Vamos apresentar aqui uma definição completa de O2O, com exemplos e dicas para você implementar essa estratégia na sua empresa.

O que é O2O?

O2O é um modelo de negócios baseado na oferta por meio digital de um produto ou serviço físico. Em outras palavras, a compra ou contratação é feita pela internet para que a retirada do produto ou a utilização do serviço seja presencial.

O objetivo desta técnica é proporcionar uma experiência do cliente mais agradável, pela facilidade de comprar e pagar em meios digitais. Ou seja: o O2O é uma forma de atrair o consumidor pela praticidade do online em ofertas offline.

Por isso, é um conceito bastante explorado por redes de lojas e marketplaces. Afinal, ele dá ao cliente a vantagem de não precisar pagar pelo frete e retirar rapidamente seus produtos. E grandes players contam com inúmeras sedes, facilitando a vida do consumidor.

Porém, mesmo negócios que não tenham lojas físicas podem usar um pequeno espaço como pick up place, um local onde o cliente passa para retirar o item comprado online.

Qual a diferença entre O2O e omnichannel?

Omnichannel também é uma estratégia que alia os ambientes físico e digital, assim como o O2O. Neste caso, porém, o foco é garantir o mesmo atendimento nos dois formatos.

Para isso, a estratégia exige integração entre os canais de marketing, vendas, contato e atendimento. Por exemplo: se o cliente se cadastrou no e-commerce de uma loja, seu cadastro precisa valer para a sede física da mesma empresa.

Embora o O2O ajude a proporcionar ao cliente uma experiência omnichannel, este conceito agrupa várias outras iniciativas desse tipo.

Qual a diferença entre O2O e phygital?

Phygital é um termo que representa a integração entre o físico (do inglês “physical”) e digital. A diferença em relação ao O2O é que o phygital prevê a inclusão de recursos digitais dentro de ambientes físicos, e vice-versa.

Enquanto no O2O o cliente paga pelo celular e retira o produto na loja, no phygital ele encontra um totem de autoatendimento dentro da loja para fazer o pagamento. Ou seja, um recurso digital dentro do ambiente presencial.

No caso inverso, um e-commerce pode personalizar seu atendimento para que o cliente sinta como se estivesse conversando com um atendente de uma loja física.

Como funciona o O2O?

O O2O funciona a partir da integração do online com o offline. Em uma loja virtual, por exemplo, o cliente pode fazer uma compra e escolher retirar o produto em uma sede física da rede.

Para essa estratégia funcionar, o cliente deve ser identificado em qualquer sede física da rede de lojas. Por isso, a lógica omnichannel é tão importante no O2O. Mas, como mencionamos no começo deste artigo, o conceito também pode funcionar na prestação de serviços, explorando a praticidade dos aplicativos.

Se você está na rua e precisa chegar a algum lugar, uma das opções é usar o celular para chamar um táxi ou um motorista de uma plataforma como o Uber.

Exemplos de O2O

Grandes redes de lojas vêm apostando em marketplaces para expandir seus negócios a partir de parcerias com lojistas autônomos que anunciam em suas plataformas. Um exemplo disso é a B2W, empresa que reúne os marketplaces Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato.

Ela oferece aos lojistas a possibilidade de vender no modelo O2O, para que o cliente retire seu produto em uma loja física. A Magalu, que também tem uma grande rede de lojas, também tem apostado neste conceito.

Porém, embora o termo O2O seja recente, a experiência de integrar ambientes online e offline já existe há um tempo. Desde a década passada, consumidores aproveitam ofertas de sites de compra coletiva, como Groupon e Peixe Urbano. Com elas, o consumidor adquiria um cupom para consumir com desconto em um estabelecimento físico.

Além disso, apps de transporte como Uber e 99Pop já fazem parte da rotina dos brasileiros há alguns anos, assim como plataformas de delivery, como iFood, e serviços ligados a aluguel e hospedagem, como Airbnb e Booking.

Todas essas soluções reúnem a experiência digital e física, mostrando como o O2O vem fazendo cada vez mais parte da rotina da população, graças à sua praticidade. Portanto, chegou a hora de o seu negócio apostar nessa tendência.

Como implantar uma estratégia O2O na sua empresa?

Se você pretende implantar uma estratégia O2O, é preciso ter bastante atenção a alguns detalhes.

Para isso, confira nossas dicas:

  • Presença digital e física: caso você não tenha uma loja física, use um espaço como pick up point, um pequeno depósito onde o cliente pode buscar suas compras
  • Integração: plataformas como CRM e ERP podem ajudar na gestão de dados para identificar clientes cadastrados na internet e em lojas físicas ou vice-versa
  • Atendimento: uma experiência omnichannel depende de um atendimento adequado, então treine bem sua equipe
  • Marketing: invista em ações de publicidade digitais, como plataformas nos moldes do Google Ads e publicação de conteúdo relevante sobre seu segmento
  • Diferenciais: ofereça vantagens para os clientes do O2O, como descontos e agilidade na retirada
  • Pagamento: uma grande vantagem do O2O para clientes é a facilidade do pagamento na internet, portanto conte com uma plataforma que permita uma cobrança eficiente e tranquila em diversas formas.

A Vindi é uma plataforma de pagamentos completa, que garante uma experiência sem fricções por meio do checkout transparente, em que o usuário não precisa ser redirecionado.

Temos o nível máximo do certificado PCI Compliance para garantir a segurança da sua empresa e dos seus clientes. Se você pretende investir em uma estratégia O2O, faça uma demonstração gratuita da nossa plataforma e veja como ela pode ajudar o seu negócio!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies