A jornada sem redirecionamento é um novo recurso do Open Finance para facilitar ainda mais o uso do Pix.

Tradicionalmente, para fazer uma transferência instantânea, é preciso inserir manualmente a chave do destinatário, capturar um QR Code ou usar um link Copia e Cola.

O que muda com a novidade, então, é a possibilidade de pagar com apenas um comando.

Embora esteja em fase de testes, espera-se que a implementação aconteça em breve, o que deve deixar as empresas em alerta para a chegada dessa novidade.

Afinal, deixar de oferecer formas de pagamento modernas aos clientes pode prejudicar os resultados das vendas.

Tenha em mente que muitos vão preferir aproveitar essa vantagem para fazer compras de maneira mais tranquila.

Por isso, a empresa que for rápida para implementar a jornada sem redirecionamento poderá agilizar e melhorar seus processos de cobrança, seja de forma presencial ou virtual.

Siga a leitura e conheça melhor essa nova forma de usar o Pix.

A jornada sem redirecionamento do Open Finance promete simplificar o Pix, permitindo pagamentos com um único comando, facilitando compras e otimizando cobranças.

O que é jornada sem redirecionamento?

Jornada sem redirecionamento é um recurso que possibilita a conclusão de uma transferência por Pix sem que o usuário precise ser direcionado para o aplicativo de sua instituição financeira.

Para isso, é preciso que a transação seja realizada a partir de um iniciador de pagamento.

A funcionalidade faz parte do Open Finance, o ambiente de compartilhamento de dados entre instituições que prestam serviços financeiros no Brasil.

Por trás da ideia de jornada sem redirecionamento, há dois tipos de transação previstos:

  • Pix com um clique: transferência com apenas um clique ou toque para vendas online, desde que o cliente tenha consentido com esse tipo de operação
  • Pix por aproximação: transferência via Pix aproximando um celular com a função NFC a uma maquininha de cartão ou outro aparelho que também conte com a tecnologia.

Esse recurso só pode ser oferecido por instituições que integram o Open Finance e tenham autorização para atuar como iniciadoras de pagamentos.

Quais os benefícios da jornada sem redirecionamento?

O principal benefício da jornada de redirecionamento é a melhoria da experiência do usuário, a partir de um pagamento mais ágil e fluido no e-commerce e em estabelecimentos presenciais.

Para isso, basta que o usuário já tenha fornecido o consentimento no Open Finance.

Atualmente, em um pagamento online feito a partir de um iniciador, o cliente ainda precisa autorizar a operação no aplicativo de seu banco.

Isso muda com o novo recurso, a partir do qual não é mais preciso sair da página da compra para acessar o app, e nem pegar o celular para fazer isso, caso esteja usando o computador.

Da mesma forma, uma loja física pode aproveitar a vantagem para cobrar com Pix por aproximação, sem necessidade de usar o aplicativo para ler o QR Code.

Nesses dois casos, a compra fica mais fácil.

Outra vantagem importante é a inclusão financeira.

Hoje, já é possível comprar com um clique ou pagar por aproximação usando o cartão de crédito.

Mas é preciso considerar que há consumidores sem cartão ou cujo limite é baixo e, por isso, preferem usar o Pix.

Portanto, a jornada sem redirecionamento é uma forma de ampliar o acesso a essa facilidade.

Como funciona a jornada sem redirecionamento?

A jornada sem redirecionamento funciona a partir de uma configuração realizada para vincular a conta bancária do usuário ao dispositivo usado para fazer o pagamento.

O consumidor, então, fornece o seu consentimento no ambiente do Open Finance.

Esse processo é realizado a partir do iniciador de pagamento, que pode ser uma carteira digital, como Google ou Apple Pay, ou alguma outra solução de cobranças.

Um e-commerce, por exemplo, pode usar a sua plataforma de pagamentos para essa finalidade, desde que a ferramenta tenha a devida autorização do Banco Central.

Em meio a esse processo, o usuário é direcionado para o app da instituição financeira que abriga a conta usada no Pix.

Assim, o consentimento pode ser confirmado e autenticado, conforme todos os padrões de segurança determinados na regulamentação do serviço.

Então, é definida a forma de identificação do usuário, podendo ser uma senha, um PIN ou o reconhecimento por biometria, além de um prazo de validade para essa autorização.

Depois desse processo, o usuário pode fazer seus pagamentos direto a partir do iniciador cadastrado.

Quais as aplicações da jornada sem redirecionamento?

A jornada sem redirecionamento pode ser usada em várias situações.

Seja no comércio presencial ou digital, ou até mesmo entre duas pessoas físicas, esse recurso pode ser bastante versátil.

Veja agora algumas aplicações esperadas:

  • E-commerce: as lojas virtuais podem disponibilizar um botão para que o cliente autorize o pagamento apenas com um clique ou toque na tela
  • Loja física: o pagamento pode ser feito aproximando o celular da maquininha de cobrança, sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco
  • Bares e restaurantes: estabelecimentos de alimentação e casas noturnas também podem usar a jornada sem redirecionamento para permitir o Pix por aproximação
  • Delivery: o cliente que faz um pedido pode pagar aproximando seu celular ao aparelho do entregador, que nesse caso não precisaria de uma maquininha
  • Transferências entre pessoas físicas: da mesma forma, é possível fazer um pagamento a um amigo ou parente, desde que os dois usem carteiras digitais habilitadas
  • App de transporte: com o recurso, é possível pagar por uma corrida em um aplicativo como o Uber por Pix na hora de fazer a solicitação, como já acontece no cartão de crédito
  • Recorrência: clientes de serviços por assinaturas podem autorizar o pagamento de suas contas dando apenas um comando.

Vantagens da jornada sem redirecionamento para o comércio

As várias aplicações da jornada sem redirecionamento podem ajudar empreendedores de diferentes áreas.

Em lojas virtuais, a facilidade de comprar com apenas um comando pode levar consumidores a escolherem um e-commerce que conte com essa opção.

Ou seja, o recurso ajuda na fidelização.

Além disso, a agilidade no pagamento pode ajudar a evitar que o cliente mude de ideia em relação à compra, podendo assim reduzir os índices de abandono de carrinho.

Da mesma forma, os comércios presenciais também podem fornecer uma melhor experiência na hora do pagamento.

Afinal, o tempo que o cliente leva para abrir o aplicativo do banco e dar o comando para capturar o QR Code é consideravelmente alto, principalmente para estabelecimentos com fila nos caixas, como bares e casas noturnas.

A operação do Pix por aproximação é bem mais rápida, o que ajuda a agilizar o atendimento.

Essas vantagens podem contribuir com a popularização da jornada sem redirecionamento.

Quando a jornada sem redirecionamento estará disponível?

De acordo com o cronograma divulgado pelo Banco Central, a jornada sem direcionamento passaria a ser oferecida a partir de 14 de novembro de 2024 por um grupo de instituições financeiras que, juntas, são responsáveis por 99% das transações realizadas no ambiente do Open Finance.

Porém, na prática, a maior parte delas começa apenas uma etapa de testes, ainda sem disponibilizar o serviço para o público em geral.

As demais instituições que integram o arranjo de pagamentos do Pix só passarão a oferecer essa solução a partir de janeiro de 2026.

Vale dizer, no entanto, que a funcionalidade já está disponível para um grupo bem restrito de clientes.

Entre eles, estão usuários do Google Pay que já podem usar o Pix por aproximação desde o início de novembro, desde que tenham conta no C6 Bank, PicPay ou Itaú Unibanco.

Além disso, ainda em outubro de 2024, o Banco do Brasil disponibilizou o recurso para alguns clientes e funcionários, que podem pagar por Pix aproximando o celular de maquininhas da adquirente Cielo.

O banco espera disponibilizar a novidade para consumidores em geral em fevereiro de 2025.

Portanto, a jornada sem redirecionamento começa a ser usada aos poucos, dando tempo para os comércios se adaptarem à novidade.

Enquanto isso, o ideal é ficar por dentro de todas as facilidades do uso de sistemas modernos de cobrança.

A Vindi conta com soluções para pagamento avulso e recorrente, com todos os recursos necessários para vender online.

Conheça as formas de pagamento disponíveis na nossa plataforma!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies