Guia de pagamento recorrente

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Um dos fatores mais importantes na hora de realizar uma venda bem sucedida é o método de pagamento. A escolha do meio ideal, é fundamental para criar uma boa experiência de compra em seus consumidores. Além desse impacto direto, você pode ter benefícios diversos como, por exemplo, redução de inadimplência e aumento de produtividade.

Uma vez que o meio de pagamento influencia diretamente a decisão de compra de seu cliente, sua melhor opção para não perder mais vendas é investir em uma solução de pagamentos recorrentes.

Diferente do pagamento parcelado, a opção da recorrência visa criar um vínculo com seu consumidor, de modo que ele tenha de forma contínua um produto ou serviço. Mas, antes de falarmos da recorrência, vamos analisar o que é o pagamento parcelado, suas vantagens e desvantagens.

Pagamento Parcelado

O pagamento parcelado nada mais é do que a divisão de uma única venda em várias parcelas mensais fixas. O objetivo principal desse método é facilitar o pagamento para o cliente (que pode ser realizado com ou sem juros).

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do parcelamento é a facilidade do consumidor em adquirir um produto ou serviço de custo elevado, sem precisar pagar o valor total no ato da compra. Para muitas empresas, esse pode ser um fator decisivo na hora da venda. Principalmente em casos de itens cujo valor é muito elevado.

Entretanto, com o parcelamento sua empresa corre o risco de ter mais clientes em situação de inadimplência. Uma vez que a dívida é prolongada, isso pode gerar mais despesas com cobranças. Além disso, esse processo não é automatizado. Logo, cada venda precisa ser analisada separadamente para encontrar a melhor solução para que o cliente quite sua dívida e você receba o valor da compra.

Pagamento Recorrente

Muito utilizado em negócios que precisam realizar cobranças mensalmente, o pagamento recorrente surge como uma opção prática e eficaz. Para escolas, academias, condomínios, clubes de assinatura de serviços (ou produtos), o pagamento recorrente é ideal e, até mesmo necessário.

O pagamento recorrente funciona da seguinte maneira: sua empresa define o valor a ser cobrado e a data de vencimento da fatura. Dessa forma, todos os meses seu cliente recebe a cobrança e o valor é debitado de sua conta de forma automática. Somente isso já é um excelente meio de combater a inadimplência.

Além disso, realizar o controle financeiro do seu negócio fica mais fácil, uma vez que você saberá exatamente em quais dias receberá o pagamento. Assim, você pode planejar seu fluxo de caixa de forma muito mais estratégica.

Como funciona o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente possibilita a criação de planos, mensalidades e assinaturas com publicação em tempo real. Empresas como Netflix, Spotify e Amazon oferecem esse método de cobrança.

Ou seja, são negócios que ficaram conhecidos pela praticidade em realizar a assinatura e a manutenção do serviço prestado. Então vamos conhecer um pouco mais das vantagens que este método proporciona.

Vantagens da recorrência

1. Transparência

A primeira vantagem do pagamento recorrente é a total transparência. Na hora em que a adesão é feita, o comprador já tem todas as informações sobre o pagamento, desde o valor a ser pago mensalmente, até a data de expiração da assinatura.

Qualquer dúvida ou reclamação posterior também poderá ser resolvida de maneira rápida e objetiva. Com isso, fica mais fácil garantir a confiança do cliente na gestão financeira realizada em seu estabelecimento.

2. Cobrança automatizada

Realizar cobranças nunca é uma tarefa fácil. Porém, com um sistema automatizado, contornar esse tipo de situação fica muito mais simples. Dessa forma, você deixa o cliente a par de sua situação por meio do envio automático da fatura ao seu e-mail. Essa medida, além de mais suave, é uma boa estratégia de retenção dos clientes para futuras compras.

3. Praticidade

Pagamento recorrente significa praticidade. Para isso, você só precisa realizar o cadastro e cobrança do cliente uma única vez. Após isso, a cada período a cobrança será automática. Assim você economiza muito mais tempo, que poderá ser usado em tarefas mais produtivas.

Esse sistema pagamento recorrente oferece uma adaptação muito simples ao gestor e seus funcionários. Uma solução prática que não exige muitos treinamentos para suas equipes.

4. Organização

Com um sistema de pagamento recorrente, sua empresa terá maior controle sobre o perfil do seus consumidores. Isso garante muito mais organização na hora de gerenciar decisões estratégicas.

Esse controle pode ser realizado com base nos planos de serviços oferecidos, facilitando o controle de mensalidades e renovação de matrículas. Dessa forma, você mantém seus clientes adimplentes e não perde os ciclos de renovação de assinatura.

5. Automatização

Uma vez que você possui clientes fixos, que realizam compras constantes, um sistema automatizado para pagamentos periódicos facilitará sua gestão financeira. Com isso, será possível estipular datas de vencimentos de faturas, além de notificar quais estão por vencer e quais já estão vencidas. Tudo isso de forma automática, reduzindo o esforço de seus colaboradores e, consequentemente, de erros humanos.

Com esse modelo, é possível estipular uma data de vencimento. Permitindo que o próprio sistema crie a fatura, envie-a ao cliente e notifique-o sobre prazos que estão por vencer ou já estão vencidos.

6. Confiabilidade

Com pagamento recorrente, você ainda tem como vantagem que é o aumento da confiança do seu consumidor com sua empresa. Afinal, uma vez que este processo automatiza várias cobranças, de modo recorrente. Com isso, as chances de acontecer erros, como a cobrança de um valor incorreto ou duplicidade é menor, pois todos os dados da cobrança já estão com a operadora do cartão de crédito e serão apenas replicados enquanto durar a assinatura.

Com a redução de transtornos relacionados ao processo de pagamento, a satisfação dos seus clientes também deve ter uma melhora significativa.

7. Segurança financeira

A cobrança por meio recorrente é feita pelo cartão de crédito. Ou seja, os riscos e a responsabilidade pela inadimplência são transferidos à própria operadora do cartão. Dessa forma, esse método oferece maior proteção à sua empresa contra níveis mais altos de inadimplência, a fim de evitar um grande desequilíbrio de caixa.

Fluxo de caixa previsível

Além de garantir maior organização na gestão financeira, você consegue ter um panorama muito mais realista sobre a entrada e saída de dinheiro. Uma vez que você saberá exatamente as datas de recebimento, bem como as de pagamento. Dessa forma, fica muito mais fácil realizar projeções assertivas para tomar decisões estratégicas.

Redução de custos

Além disso, com um sistema de pagamento recorrente, você pode implementar um sistema para receber as prestações dos clientes, de modo a evitar grandes investimentos. Pequenas e médias empresas podem, por exemplo, ter acesso a essa tecnologia com tranquilidade.

8. Redução do índice de inadimplência

Um dos maiores benefícios de utilizar um software de pagamento recorrente, é a redução da inadimplência. Com um controle maior sobre os processos de pagamento, fica mais fácil gerenciar os fatores que levam ao aumento da taxa de inadimplência, bem como ticket médio de compra e porcentagem de renovação de assinaturas.

Ter controle sobre esses dados é fundamental para realizar uma gestão financeira de sucesso. Afinal, com isso você terá uma boa noção da atual situação financeira do seu negócio.

Ou seja, quando uma pessoa receber sua fatura (ou notificação de que está para vencer), ela tem mais tempo para organizar seu orçamento, a fim de não se tornar inadimplente. Quando um cliente recebe suas faturas em dia, as chances de pagá-las são maiores.

9. Otimização de tempo

Com seu departamento financeiro organizado, seus clientes pagando em dia e um fluxo de caixa previsível, você terá muito menos preocupações diárias. Dessa forma, sobra mais tempo para investir nas atividades de desenvolvimento de seu negócio.

Além disso, a gestão de clientes com um sistema de pagamento recorrente minimiza as chances de erros humanos.

Integração

Além disso, um sistema de pagamento recorrente também pode ser integrado a outros sistemas, como catracas, cartões e crachás. Assim, você mantém as informações da sua base de dados sempre atualizadas.

Ao adotar uma solução de pagamento recorrente, seu negócio vai melhorar em muitos níveis. Você só precisa encontrar uma empresa especialista nessa atividade e que possa oferecer a melhor solução para sua empresa.

Assim, com um modelo de pagamento recorrente de qualidade, você terá um grande diferencial na hora de otimizar seus processos internos, sem gastar muito para isso!

Sobre o autor

Redação Vindi
Redação Vindi
A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.

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