Se você é responsável pela gestão de um clube de lazer, já deve ter enfrentado alguma dificuldade na parte financeira. Como a administração depende dos associados, é comum para a administração da entidade ter que lidar com problemas como falta de pagamento e desistência de sócios.
Por isso, a profissionalização da área de cobranças pode ser um bom caminho para evitar dor de cabeça.
Neste artigo, vamos mostrar quais são as maiores preocupações da gestão de clube de lazer e como elas podem ser solucionadas.
Acompanhe!
Como funciona um clube de lazer?
O clube de lazer funciona por meio de um esquema de associação semelhante ao modelo de assinaturas, com a cobrança de mensalidades. Porém, antes de pagar pelo primeiro mês, o usuário precisa arcar com outros valores.
Dependendo das regras de cada clube, esse pagamento pode ser em dois formatos:
- Taxa de admissão: é um valor semelhante ao da mensalidade, podendo ser maior ou menor.
- Título: é um valor alto, em geral cobrado para permitir a entrada de associados em um clube que tenha acesso mais restrito, também chamado de “joia” ou luvas.
As regras variam de acordo com cada clube: alguns cobram apenas uma taxa de admissão; outros, apenas o título. Em alguns casos, em vez de cobrar pelo título, o clube estipula uma taxa de um valor alto.
Há clubes que cobram apenas uma taxa de adesão modesta, mas o associado precisa pagar um valor maior para ter direito a voto. A única característica em comum entre todos os clubes é a cobrança de mensalidades, o que inclui estas instituições no modelo de pagamento recorrente.
Como fazer a gestão de um clube de lazer?
A gestão de um clube social é focada na arrecadação de receitas para garantir a manutenção da estrutura. É comum que exista um movimento de novas associações em épocas de calor, entre o final de um ano e o começo do próximo, o que aumenta a arrecadação.
Porém, o clube precisa garantir seu funcionamento ao longo de todo o ano, o que torna a receita das mensalidades fundamental para a sobrevivência da instituição. Por isso, somente com uma gestão eficaz é possível usar essa verba da melhor forma possível.
A vantagem é que a recorrência das mensalidades gera uma previsibilidade de receitas, um fator importante para uma gestão financeira correta. Com uma ferramenta adequada, fica mais fácil acompanhar os dados a cada mês para avaliar se é preciso tomar alguma medida.
Para garantir esta receita mensal, porém, é preciso superar outro desafio: a inadimplência. Muitos usuários podem perder o interesse no clube quando termina a temporada de verão, deixando de pagar suas mensalidades (seja por esquecimento ou voluntariamente).
Uma maneira eficiente de lidar com este desafio é implementar um sistema automatizado de cobranças. A cobrança precisa ser eficiente para garantir o pagamento, porém sem causar mal-estar na abordagem ao associado.
Além de criar medidas para atrair os sócios durante o ano todo, o combate à inadimplência também passa pela criação de meios para evitar o abandono de mensalistas – que no mundo dos negócios é chamado de churn.
O primeiro passo para lidar com esse problema é acompanhar esses dados regularmente. Todas essas necessidades levam ao que vamos mostrar no próximo tópico: a importância de contar com uma plataforma de pagamento.
Benefícios de uma plataforma de cobrança na gestão de clube de lazer
Contar com uma plataforma de cobranças é essencial na gestão de um clube de lazer. Muito mais do que o meio de receber as mensalidades, uma boa ferramenta tem muitas outras utilidades.
Veja algumas das principais.
Cobrança automatizada
Gerenciar um clube social requer uma atenção especial com as cobranças de mensalidades. Este é um processo bem trabalhoso, que ocupa bastante tempo dos funcionários da secretaria e ainda há risco de falha humana.
Porém, atualmente, há plataformas que fazem todo esse trabalho automaticamente todos os meses, de forma eficiente e sem erros.
Diversificação dos meios de pagamento
As formas de pagamento vêm evoluindo bastante com o surgimento do Pix, a popularização dos cartões de crédito e de débito, carteiras digitais e por aí vai. E esta evolução está longe de parar.
Portanto, é importante oferecer várias alternativas para que os sócios do clube de lazer possam pagar da maneira que acharem mais conveniente. Uma ferramenta avançada pode deixar o associado mais à vontade, melhorando a experiência do cliente.
Combate à inadimplência
Como vimos, a inadimplência é um dos principais vilões de um clube de lazer, principalmente em baixa temporada.
Há vários fatores que podem levar o associado a deixar de pagar suas mensalidades. Um dos principais é o esquecimento, que pode provocar o churn involuntário – quando o associado abandona o clube sem intenção.
A régua de cobrança é a melhor maneira de evitar esse problema. Estamos falando de uma série de procedimentos predefinidos para lidar com clientes inadimplentes, dentre os quais estão o envio automático de lembretes por diversos canais e o reenvio da fatura.
Segurança
O avanço nos meios de pagamento também leva ao aumento na ação de criminosos. Fraudes como roubo e clonagem de cartão de crédito são uma realidade.
Para evitar prejuízos, existem plataformas de pagamento com certificados como o PCI Compliance, que atestam a segurança nas transações.
Acompanhamento de métricas
Um clube de lazer precisa acompanhar a cada mês como está seu desempenho. Para isso, existem as métricas, informações de desempenho que ajudam na identificação de problemas que podem estar causando a desistência de associados, por exemplo.
Uma plataforma avançada pode computar automaticamente os dados no ato do pagamento e gerar relatórios a qualquer momento. Assim, você está sempre a poucos cliques de conferir dados importantes para a gestão da entidade.
Como reduzir a inadimplência em um clube social?
Como mostramos ao longo deste artigo, a inadimplência é um obstáculo na gestão de clubes de lazer. Por isso, a régua de cobrança é tão importante.
O envio de uma mensagem para o associado inadimplente deve ser algo planejado com cuidado, para não criar um mal-estar. Com essa funcionalidade, você mesmo pode elaborar as mensagens e em que intervalo elas serão enviadas.
Por exemplo: você pode programar um lembrete para o dia do pagamento, outro para caso passarem cinco dias do vencimento, outro para 10, e assim por diante.
Para sócios que pagam no cartão de crédito, outra alternativa é o sistema de retentativas de cobrança. Em caso de falha no pagamento, a plataforma tenta refazer automaticamente a cobrança, resolvendo vários casos de inadimplência sem a necessidade de contatar o associado.
A Vindi conta com todas as funcionalidades que apresentamos neste texto e muito mais.
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