Billing: cobranças que a Vindi permite para cada empresa

As dúvidas mais frequentes que nos deparamos é: como a Vindi pode ajudar a cobrar meus clientes. Sempre devolvemos a pergunta, questionando qual é a forma de cobrança que nossos clientes querem implementar. Não estou falando de método de pagamento e sim, de qual estratégia querem usar para adquirir clientes através do modelo de assinaturas.

Como cobrar no modelo de assinaturas?

A nossa maior preocupação é orientar o melhor modelo e também permitir através da nossa plataforma e da nossa API, a mais flexível plataforma de recorrência do Brasil. Os exemplos a seguir provam que temos de fato, a mais poderosa ferramenta, independente qual seja o tipo de cobrança que as empresas querem implementar. Existem diversos tipos de cobrança no modelo de assinaturas e na forma de aquisição. Vamos a elas.

Trial

Com captura de cartão – Netflix

A Netflix é o maior case de assinaturas do mundo, não somente pelo produto, mas também pela estratégia de aquisição de clientes. Diferente da maioria dos serviços do modelo freemium, a Netflix só permite o acesso ao conteúdo free no primeiro mês, mediante cadastro do método e forma de pagamento. E a plataforma ainda faz a validação de alguns métodos como o cartão de crédito, por exemplo. Se o usuário não cancelar nesse período, a assinatura é validada normalmente. Aqui o grande foco é captura de cartão do cliente para a conversão subir.

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Um mês grátis? Não é bem assim. Você precisa dar os dados de cobrança. Foto: Reprodução Netflix
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Antes de acessar a empresa pede seus dados reais de cobrança. Foto: Reprodução Netflix

Sem captura do cartão 

Um dos bons exemplos de estratégia de aquisição de clientes é o exemplo da campanha do ContaAzul como você pode ver no exemplo abaixo. É o caso tradicional do trial, onde por alguns dias o sistema é liberado para uma degustação sem a captura de dados do cartão. Estratégia boa, que se bem usada, permite bons resultados. Esse tipo de aquisição de cliente usada pelo ContaAzul, vai bloquear o acesso do usuário após os dias especificados para o teste, obrigando o usuário a fazer o checkout do serviço e começar o período inicial como assinante. O foco dessa estratégia é trazer a experiência do software e converter no final.

conta azul
Trial clássico. Foto: Reprodução ContaAzul

Assinatura configurável ou combo de serviços

Um dos melhores exemplos que temos aqui na Vindi é o ecommerce de produtos Frutas em Casa. O site além de permitir a escolha de planos pré-formatados, permite que os assinantes escolham quais produtos querem incluir na assinatura. É o que chamamos de produto ou assinatura configurável. Esse é um dos modelo mais flexíveis de se cobrar uma assinatura, mas vai exigir um nível de entrega mais condensado tanto em serviços quanto em produtos. Além de obrigar um maior controle dos assinantes já que cada um terá um valor diferente de cobrança e um kit ou combo de produtos personalizados.

frutas em casa
Produtos configuráveis e controles mais rígidos. Foto: Reprodução Frutas em Casa.

Assinatura com desconto por prazo

O Estadão, ilustrado nesse tipo de assinatura é o melhor caso para exemplificar o desconto com prazo determinado. A empresa dá o benefício de 3 meses grátis da assinatura, caso você complete o cadastro completo do checkout. É o benefício do desconto em troca do cadastro completo. Essa é uma das estratégias mais usadas nos jornais e revistas digitais. O cartão também é capturado no cadastro.

Após esse período, o serviço lança um débito do valor integral da assinatura no cartão do usuário.

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Desconto por prazo determinado, em troca do cadastro completo. Foto: Reprodução Estadão

Assinatura com plano fixo + produtos agregados

A flexibilidade da plataforma possibilita que empresas possam cobrar na entrada do cliente, um combo de produtos ou serviços específicos da primeira compra, e fazer a recorrência de apenas algum item, para as cobranças posteriores. Um exemplo clássico é o serviço GoDaddy, que se popularizou como um serviço de registro de domínios e hoje vende diversos produtos agregados. Na primeira compra, o site permite a inclusão de diversos produtos para o checkout, onde a cobrança acontece de forma consolidada na primeira compra e nas próximas cobranças, somente a assinatura (no caso do GoDaddy a hospedagem por exemplo) é lançada na fatura. Além disso permite com que outras assinaturas possam fazer parte da mesma cobrança.

godaddy
Produtos agregados a uma assinatura. Foto Reprodução GoDaddy

Assinatura por minutagem (hora, minuto, excedentes)

O caso clássico de assinatura variável são as operadoras de telefone, que cobram uma assinatura mínima (plano) e o uso suplementar dos serviços contratados. No exemplo abaixo usamos a Vivo como exemplo para definir a assinatura com planos fixos e cobrança excedentes pelo uso.

vivo recorrente
Planos fixos com excedentes. Foto: Reprodução Vivo

Faturas avulsas ou compra única

É o que chamamos de transação. Ou simplesmente fatura avulsa, venda avulsa ou compra única. É a modalidade do ecommerce tradicional. A venda avulsa é a forma de compra de produtos e serviços onde a transação é única, sem a recorrência pré definida.

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Venda simplesmente. Foto: Reprodução Basico.com

A Vindi permite a forma de todos os exemplos citados acima e ainda alguns específicos de cada negócio de cada cliente. Algumas empresas criam sua própria forma de cobrança, necessitando da flexibilidade de métodos, formas e prazos de cobranças exclusivos ao seu ramo de atuação. É exatamente aí que podemos ajudar. Traga sua experiência para nós.

tipos de cobranca

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Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.

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