O código MMC serve para classificar empresas conforme suas atividades em transações por cartão de crédito e de débito.
Como essas formas de pagamento são essenciais em qualquer modelo, é provável que seu negócio já tenha um código.
Se você procura saber o número de sua empresa, confira o nosso conteúdo.
Aqui, vamos explicar o que é o código MCC, para que ele serve e como descobrir o do seu negócio.
O que é o código MCC?
Código MCC é uma combinação numérica de quatro dígitos usada para classificar empresas de vendas conforme os produtos ou serviços oferecidos.
Os negócios passam a ser identificados pelo código quando ficam aptos a receber pagamentos por cartão.
Os números são definidos por provedores de processamento de pagamentos, ou seja, instituições responsáveis pelas transações por cartão, como bancos, fintechs e plataformas como a Vindi.
MCC é sigla de Merchant Category Code, Código da Categoria do Comerciante em português.
Essa classificação está registrada na ISO 18245, ou seja, é padronizada de acordo com normas estabelecidas pela International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização, em português).
Na sequência, entenda melhor a finalidade do código MCC.
Para que serve o código MCC?
O código MCC serve para identificar a natureza da empresa, pois determina o valor das taxas de intercâmbio, aquelas cobradas pelos emissores do cartão em cima da transação.
Essa variação ocorre porque alguns tipos de negócio representam um risco maior do que outros.
Por exemplo, empresas que atuam em atividades com alto risco de fraudes, estornos e chargebacks precisam pegar um percentual maior sobre o valor recebido por cada transação.
Além disso, algumas bandeiras de cartão usam o código para realizar promoções em que o consumidor ganha um benefício, como cashback, apenas se comprar em categorias específicas.
O código também é usado pelas adquirentes, ou seja, empresas responsáveis por interligar o estabelecimento aos sistemas do banco e da bandeira de cartão para liquidar as transações.
Neste caso, ela serve para identificar categorias de alto risco ou sujeitas a regulamentações específicas, como jogos de azar.
Como é usado o código MCC?
A cada transação realizada, a instituição responsável recebe vários dados – e entre eles está o MCC.
A partir do código, o sistema realiza automaticamente um cálculo da taxa a ser cobrada em cima do estabelecimento comercial, de acordo com critérios como o risco, conforme explicamos acima.
Por isso, negócios com possibilidade maior de fraude como e-commerces e farmácias podem precisar pagar mais por transação, afetando assim a margem de lucro.
Já a bandeira do cartão faz uma análise diferente, pois seu objetivo é definir se vai conceder algum benefício para um titular que tenha um programa de vantagens.
Por exemplo, um cliente usa um cartão que promete pontos a cada compra de passagens aéreas, que podem ser trocados por bilhetes para novas viagens.
Quando o consumidor faz a compra, o sistema identifica o MCC e automaticamente bonifica o usuário conforme as regras do programa.
Para a empresa aérea, é um incentivo a mais para que o cliente faça a compra.
Como saber o seu código MCC?
A empresa não pode escolher o próprio código MCC, mas pode realizar uma solicitação para a organização responsável por liquidar suas transações por cartão.
Por isso, para saber seu número, basta questionar à companhia responsável.
Dependendo do caso, pode ser o próprio banco, uma fintech, uma adquirente ou uma plataforma de cobranças.
Também é possível descobrir o código referente ao seu negócio acessando o Cadastro Unificado de MCC da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
No próximo tópico, vamos dar o caminho para você acessar a tabela completa de códigos.
Tabela de códigos MCC
A tabela completa de código MMC é dividida em 10 partes:
- 0001 a 1499: Serviços agrícolas
- 1500 a 2999: Serviços contratados
- 4000 a 4799: Serviços de transporte
- 4800 a 4999: Serviços de utilidade pública
- 5000 a 5599: Serviços de varejo
- 5600 a 5699: Lojas de vestuário
- 5700 a 7299: Lojas diversas
- 7300 a 7999: Serviços prestados a empresas
- 8000 a 8999: Serviços profissionais e organizações associativas
- 9000 a 9999: Serviços governamentais.
Veja alguns exemplos de códigos para estabelecimentos comerciais comuns:
- 5599: Serviços gerais para carros
- 5611: Artigos masculinos
- 5621: Loja de roupas femininas “pronta para usar”
- 5631: Acessórios femininos e lingerie
- 5641: Artigos para crianças e bebês
- 5651: Roupas masculinas, femininas e infantis
- 5655: Roupa esportiva
- 5661: Lojas de sapatos
- 5691: Loja de roupa unissex
- 5712: Loja de móveis
- 5719: Loja de móveis especializada (home furnishing spec.)
- 5722: Lojas de eletrodomésticos
- 5732: Loja de eletrônicos
- 5733: Loja de instrumentos musicais
- 5734: Loja de software
- 5735: Lojas de discos
- 5811: Distribuição e produção de alimentos
- 5812: Restaurantes
- 5813: Bares, pubs e casa noturnas
- 5814: Lanchonetes de comidas rápidas (fast food).
Confira aqui a lista completa (em inglês).
Como aceitar pagamentos no cartão de crédito?
Para começar a aceitar pagamentos no cartão de crédito, é preciso contar com uma empresa especializada que forneça uma solução que atenda seu modelo de negócios.
Seja para vendas online ou presenciais com maquininha, a Vindi é um ecossistema completo de cobranças com soluções sob medida para o seu negócio.
Nosso sistema recebe pagamentos de todas as bandeiras de cartões aceitas em território nacional.
Para casos de falha, contamos com os sistemas exclusivos de retentativas de cobrança:
- Retentativa Inteligente: identifica o melhor momento para a nova cobrança a partir da análise de dados
- Retentativa com troca de adquirente: troca o sistema automaticamente.
Saiba mais sobre as Retentativas de Pagamento no vídeo abaixo:
Para negócios que comercializam assinaturas, contamos com um sistema que permite aceitar cartão de crédito na recorrência com a cobrança totalmente automatizada.