Automatizar cobrança de doações é uma forma de garantir a arrecadação de recursos a longo prazo, com uma frequência maior.
Quando falamos em doação, isso pode dar a ideia de que não é preciso profissionalizar os recebimentos a tal ponto, mas não se engane: a solidariedade movimenta grandes cifras no Brasil.
O Monitor das Doações, publicado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), indica que foram doados mais de R$ 33,2 milhões somente nos dois primeiros meses de 2023. Ao longo de 2022, o valor superou R$ 1,4 bilhão.
Esse levantamento leva apenas em conta doações tornadas públicas por veículos de comunicação – portanto, não considera multidões de pessoas físicas que fazem repasses de valores modestos – sendo que muitos preferem até não divulgar suas ações.
Os dados mostram que não faltam pessoas, empresas e instituições dispostas a ajudar. Mas, mesmo assim, garantir o funcionamento de uma entidade do terceiro setor nunca é fácil: é difícil prever a quantia que cada iniciativa terá durante um mês.
Por isso, vamos mostrar a partir de agora como automatizar a cobrança de doações pode ser benéfico para uma iniciativa sem fins lucrativos.
Por que automatizar a cobrança de doações?
Como mostramos anteriormente, no Brasil, não falta quem queira ajudar o próximo. É muito comum vermos pessoas físicas e jurídicas encaminhando uma parte de seus ganhos no mês para iniciativas que considerem importantes para a sociedade. O problema é que, em meio à rotina, o esquecimento pode ser comum.
O boleto bancário, estratégia muito utilizada por ONGs e outras entidades, pode ficar de lado em meio aos outros compromissos dos doadores. Assim, mesmo que haja boa vontade, a ajuda acaba não acontecendo.
Por isso, automatizar a cobrança de doações é importante tanto para sua entidade quanto para o próprio doador. Confira alguns dos motivos abaixo.
Vantagens para as instituições
Confira como automatizar cobranças de doações pode ajudar instituições beneficentes:
- Maior arrecadação: ao automatizar a chegada de recursos, você evita que uma pessoa disposta a ajudar deixe de fazer isso por esquecimento, aumentando assim a arrecadação todos os meses
- Melhor gestão financeira: a automatização permite que sua entidade possa estimar com mais precisão a quantia que terá à disposição a cada mês, facilitando a gestão das finanças
- Cobrança automática: doadores que firmam um compromisso com uma iniciativa podem ser cobrados caso não tenham feito o pagamento, e um sistema automatizado pode fazer isso sem necessidade de intervenção humana, de uma forma amigável e sem atritos
- Transparência: a previsão do valor a ser doado mensalmente por cada contribuinte facilita a elaboração de planilhas ou listas de doadores e a divulgação do destino desses valores, o que torna possível tornar a iniciativa mais transparente.
Vantagens para quem doa
Muitas pessoas têm dinheiro e vontade de ajudar, mas por razões diversas elas nem sempre fazem suas doações. Nesses casos, automatizar a cobrança de doações pode trazer alguns benefícios para o próprio doador.
Veja algumas:
- Comodidade: muitas pessoas podem se valer da automatização para ajudar entidades sem que isso se torne mais um compromisso a ser lembrado todo mês
- Controle sobre doações: para pessoas que se organizam bem financeiramente, é importante ter um controle sobre o valor que planejam doar, e a automatização permite estipular um valor adequado à sua realidade
- Segurança: além da praticidade, o pagamento em um sistema automatizado é mais seguro, pois é realizado por meio de uma plataforma profissional
- Diversificação: dessa forma, é possível fazer os repasses de várias maneiras diferentes, conforme a preferência do doador.
Esse último item é muito importante, então, vamos falar mais sobre ele.
Qual a importância de diversificar os meios de pagamento de doações?
Sempre foi muito comum ver entidades repassando dados de uma conta bancária para que as pessoas interessadas em ajudar façam um depósito. Outra prática comum é o envio de boletos bancários, às vezes com um valor a ser preenchido pelo doador… e essas modalidades têm um aspecto em comum: elas exigem uma ação do doador. E, por isso, abrem margem para a possibilidade de esquecimento, falta de tempo ou até extravio do boleto ou das informações.
Ao acrescentar outras formas de pagamento, você garante que cada pessoa poderá usar o método que considera mais prático. Por exemplo, a pessoa doadora pode se cadastrar uma única vez para fazer o repasse todo mês pelo cartão de crédito e, assim, pode ajudar todo mês sem se preocupar com o ato de pagar.
Outras pessoas podem preferir o Pix, que surgiu justamente para melhorar a experiência das transferências. Essa estratégia pode ser usada na recorrência, com o envio automático de um QRCode para pagamentos.
Esses dois exemplos mostram que, quando falamos em doações, diversificar os meios de pagamento é uma estratégia para aumentar as receitas e facilitar a vida dos próprios doadores.
Como a Vindi pode ajudar ONGs e instituições que recebem doações?
A Vindi é uma plataforma de pagamentos especializada em recorrência – ou seja, é voltada para negócios que recebem a remuneração por seus produtos ou serviços periodicamente (geralmente, a cada mês).
Embora seja bastante utilizada para vendas, essa tecnologia tem muito para agregar a entidades sem fins lucrativos.
Confira agora as principais funcionalidades do nosso sistema.
Régua de cobranças
A régua de cobrança é uma série de ações listadas para serem tomadas em caso de inadimplência. O termo “inadimplência”, aliás, pode soar estranho ao falarmos sobre doações, mas não está errado.
Quando uma pessoa se compromete com uma ajuda mensal, a entidade se planeja para receber esse valor. Além disso, muitos casos de inadimplência não dependem da vontade do doador, como falhas no cartão de crédito ou extravio de boleto.
Você pode cadastrar ações que resolvem problemas assim sem que você precise sequer saber o que aconteceu. Confira algumas:
- Envio automático de mensagem por e-mail ou SMS para lembrar sobre o pagamento caso o valor não tenha entrado na data programada
- O mesmo acontece em caso de falha em uma transação por cartão de crédito
- Atualização do boleto caso a data de vencimento tenha passado.
Retentativas de cobrança
As retentativas são um procedimento totalmente automático que permite repetir cobranças por cartão de crédito caso um erro tenha acontecido.
A retentativa simples repete a cobrança um tempo depois, e o ideal é que esse intervalo seja de três dias – afinal, se a falha ocorreu por não pagamento da fatura, dá tempo de o cliente regularizar a situação antes da nova tentativa.
A Vindi conta também com o sistema de retentativa com troca de adquirente, que repete a cobrança usando outro sistema para conectar o pagador, o banco e a sua instituição. Assim, também são descartadas falhas no sistema da adquirente.
Além disso, a retentativa inteligente usa uma tecnologia de análise de dados para identificar a melhor alternativa para repetir cobranças rejeitadas por falta de saldo.
Links e páginas de pagamento
Com o recurso de link de pagamento, você cria com poucos cliques um link personalizado com os dados de cada doador. Assim, ele pode fazer uma doação pelo formato que preferir, rapidamente, pelo próprio celular.
Se você preferir, também pode criar uma única página de pagamento que pode ser enviada a todos os doadores. Ela funciona como se fosse uma página de checkout, a última tela antes do pagamento em uma compra online.
Esses são alguns dos vários recursos que a Vindi oferece. E nós temos a solução ideal para automatizar a cobrança de doações! Nosso time de especialistas está pronto para te apresentar a melhor plataforma de pagamentos do mercado!