O estacionamento mensal tem sido uma alternativa cada vez mais necessária para quem precisa se locomover por um grande centro urbano.

Ao firmar um contrato desse tipo com um estacionamento, o cliente consegue controlar melhor seus gastos e evita a dor de cabeça de não ter onde deixar o carro.

Por sua vez, a empresa fideliza o cliente, garantindo assim uma renda mensal.

E essas facilidades aumentam ainda mais se o estacionamento adotar o pagamento recorrente, uma modalidade que simplifica o processo de cobrança de mensalidades e evita a inadimplência.

Por isso, vamos mostrar neste artigo as vantagens de atrair mensalistas e como a recorrência pode ajudar.

Estacionamento mensal: o que é e como funciona?

O estacionamento mensal é indispensável para milhares de motoristas que não têm vagas próprias e precisam se deslocar por um centro urbano.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa apontou que os gastos com estacionamento nos principais bairros de São Paulo podem chegar a:

  • R$ 10 por hora
  • R$ 246 por mês
  • Mais de R$ 2 mil por ano.

Por isso, muitos condutores têm se tornado mensalistas de estacionamentos.

Afinal, por um valor fixo no mês, eles têm uma vaga garantida.

Esse modelo de negócio pode ser adotado por empresas de diversos portes.

Enquanto pequenos estacionamentos lucram com pessoas que vivem e trabalham em suas proximidades, grandes redes aproveitam para oferecer planos para o cliente deixar seu automóvel em qualquer uma de suas filiais.

Quais os benefícios de ser mensalista em um estacionamento?

Para os clientes de estacionamento, ser mensalista pode significar a garantia de vantagens, como:

  • Não correr o risco de ficar sem vaga para estacionar
  • Pagando um valor fixo por mês, fica mais fácil se organizar financeiramente
  • Clientes de grandes redes têm muitas opções de estacionamentos
  • Mensalistas de pequenos locais contam com a segurança de deixar o carro perto de casa ou do trabalho.

Potencial do mercado de estacionamentos

Investir no mercado de estacionamentos é uma opção interessante.

Afinal, o número de automóveis rodando no país não para de crescer.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito, o Brasil tem hoje 59.384.240 automóveis licenciados – número que cresce ano após ano (o avanço foi de 48% na última década, também de acordo com a Senatran).

Com esse grande volume de veículos, ter onde guardar é uma necessidade cada vez maior.

Nesse sentido, o CEO do Grupo PareBem Estacionamentos, Marcelo Nunes, apresentou em artigo no Estado de São Paulo os seguintes dados:

  • Em 2019, o mercado de estacionamentos movimentou R$ 15 bilhões no país
  • O número de vagas oferecidas pelas principais empresas do ramo no país é estimado em 3 milhões.

Analise esses dados com atenção.

São 3 milhões de vagas para 60 milhões de carros no país. 

Ou seja, o mercado ainda não é completamente atendido e há potencial para novos negócios ou para a expansão da rede de estacionamentos atual.

São números que mostram que, independentemente de fatores externos, estacionamentos tendem a ser lucrativos em áreas movimentadas.

Falando em carros, conheça a tendência dos carros por assinatura no Dentro do Ringue:

Por que donos de estacionamentos devem oferecer planos mensais?

Como vimos acima, os planos mensais podem se mostrar bem atraentes para os clientes. 

Mas e para os proprietários, será que essa modalidade é vantajosa?

Bom, olhe para o trânsito nas proximidades de seu estacionamento. 

Havendo movimento, há mensalistas em potencial.

Além de fidelizar o cliente, o plano mensal abre a possibilidade de firmar convênios com estabelecimentos como escolas, sedes de empresas e hospitais em sua região.

E lembre-se: o seu mensalista não vai deixar o carro na concorrência.

Como atrair mensalistas para o estacionamento?

Atrair e fidelizar clientes para o seu negócio pode ser desafiador.

Por isso, veja agora algumas iniciativas que podem ajudar a atrair mensalistas:

  • Invista em diferenciais de automação, como leitores de placas e cancelas eletrônicas
  • Conte com uma equipe qualificada de profissionais que garanta um bom atendimento
  • Invista em medidas de segurança, como controle de entrada e saída da sua sede
  • Conte com um plano de preços acessível, de acordo com a demanda da região
  • Feche parcerias com instituições nas proximidades.

Como a recorrência pode ajudar estacionamentos?

O pagamento recorrente é uma solução para automatizar cobranças de mensalidades referentes a um serviço contínuo.

Como a garantia de uma vaga em um estacionamento, entre vários outros serviços.

Essa modalidade tem se popularizado no mundo todo, sendo usada por gigantes como Netflix, Spotify e Amazon. 

Mantendo a cobrança contínua, você garante vantagens como:

  • Redução da inadimplência
  • Facilidade no controle dos pagamentos
  • Cobranças por cartão de débito, crédito, PIX e mais
  • Recorrência inteligente dos mensalistas
  • Renovação automática de contratos. 

Mas para viabilizar a recorrência, sua empresa vai precisar de uma plataforma avançada. 

A Vindi pode automatizar suas cobranças, oferecendo aos clientes os melhores meios de pagamento de acordo com suas necessidades.

Com a Vindi, você pode criar planos atrativos

E seus mensalistas terão ainda a vantagem de não comprometer o limite de seus cartões, já que as parcelas não são lançadas de uma única vez.

Então, se você tiver interesse em automatizar as cobranças, comece baixando o nosso kit de Recorrência.

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