Experiência do cliente tem sido pauta para muitas empresas que querem melhorar, de alguma forma, o modo como oferecem seus produtos e serviços ao consumidor. Apesar de estar em alta, o tema não é novo.

Periodicamente consultoras soltam pesquisas sobre os mais diferentes mercados a fim de deixar as empresas a par da percepção dos públicos/personas para que elas busquem melhorar o que não apresenta um bom índice de satisfação. E, claro, as lojas online estão nesse escopo de empresas.

O relatório e-bit, por exemplo, sempre publica dados sobre as vendas online e como os e-commerces podem trabalhar em cima dessas informações para melhorar as vendas.

Investimentos

Diversos elementos estão envolvidos dentro da experiência de compra em uma loja online (e-commerce ou clube de assinatura). Mas, um cliente que abandona o carrinho significa para as lojas online que todos os esforços de venda (SEO, blog, Ads, promoção, marketing e diversas outras estratégias) foram “jogados na lata de lixo”.

Pensando nisso, reunimos três dos principais problemas que afetam as lojas online. Mas, antes vou explicar por quê:

Não é novidade nenhuma que o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido do brasileiro que compra online – o boleto configura o segundo lugar. Mas, existe um grande problema:

“O Brasil é o segundo país com mais fraudes em cartões”

Esse dado é de uma pesquisa da Global Consumer Card Fraud 2016, que apontou alguns dos comportamentos de risco do brasileiro na hora de usar o cartão on e offline. O uso do cartão nas compras online são maiores quando comparados ao uso nas lojas físicas. O México é o primeiro no ranking das fraudes com cartões.

Deste modo, o cliente fica mais atento (para segurança própria) e passa a exigir que o ambiente online entregue maiores seguranças que você, como bom empreendedor precisa oferecer.

3 pontos importantes que influenciam sua taxa de conversão

Pensando na experiência do cliente no quesito segurança e opções de pagamento, esses três pontos estão entre os mais importantes. Entenda como eles afetam sua empresa e como a falta deles são erros que influenciam negativamente sua taxa de conversão. Confira:

1- Plataforma insegura 

A geração Y (nascida entre 80 e 90) já compra online facilmente, a geração Z, que já nasceu na época dessa grande transformação, considera mais do que comum a compra online.

Embora este método de compra seja contumaz, a insegurança rodeia as compras online e esta mesma insegurança é responsável por inúmeras compras canceladas, como apresentamos nos dados acima.

Sendo assim, a solução é demonstrar toda a segurança oferecida pelo seu sistema. Isso pode ser fornecido por meio de diferentes elementos, como:

  • A exibição de Selos de Segurança (TLS, Ebit,Transparency Report) – lembre-se de exibir esses selos em locais facilmente visíveis. Se sua loja não tem esse tipo de segurança, certifique-se de ter;
  • Ofereça um site sem os famosos “bugs” – isso com certeza retira a credibilidade e o profissionalismo de seu negócio. Procure usar uma plataforma estável.
  • Inclua a Política de Privacidade – isso demonstra ao seu usuário que sua loja é transparente em relação ao uso de dados e informações do comprador, isso gera maior confiança.

2- Falta de checkout transparente

No universo do e-commerce, checkout transparente nada mais é do que a possibilidade de oferecer ao comprador o pagamento dentro do próprio site da loja. De acordo com a pesquisa da Forrester Research, uma página de checkout complicada é responsável por 11% das desistências de compra em lojas virtuais.

Como é uma página complicada? Veja dois exemplos:

  • Checkout Padrão – redireciona o comprador para a página do intermediador do pagamento. Ou seja, o cliente precisa sair daquele ambiente de compra do site e ir para outro.
  • Lightbox – é uma janela que abre dentro do próprio site e o cliente precisa inserir os dados.

Diferente desses modelos, temos o checkout transparente que é mais adequado:

  • Checkout transparente – o cliente permanece o tempo todo no ambiente de compra, ou seja, no seu site, o que gera mais segurança na compra.

3- Meios de pagamento limitados

Por último, mas não menos importante, devemos falar dos meios ou formas de pagamento. Uma das maiores frustrações de um potencial cliente, com certeza é estar determinado a comprar e não fazer por falta de opção. As melhores práticas nesse tópico são: 

  • Métodos de pagamento – ofereça diversos métodos de pagamentos. Além disso, mostre isto de forma clara, permitindo ao cliente escolher facilmente o método que mais lhe agrada.
  • Informe aos clientes os requisitos: no caso do processamento de pagamentos por terceiros (como paypal, Google Checkout, Bcash, etc.)  é necessário que seu cliente tenha uma conta cadastrada. Informe isso.
  • Não crie um métodos de pagamento padrão: Jamais faça isso! Mantenha as opções desmarcadas e permita que o comprador decida livremente.
  • Respeite a decisão: Além de permitir que seu cliente escolha livremente sua forma de pagamento, quando o fizer, não tente convencê-lo a mudar o método ou forma de pagamento. Deixe-o à vontade.
  • Confirme a compra: É muito comum cometermos erros. Por isso, antes de efetuar o pagamento, pergunte ao seu cliente se o meio de pagamento e a forma (parcelamento, por exemplo), estão realmente conforme deseja.

A forma de pagamento adequada às necessidades dos clientes é essencial para a concretização da venda.

Podem parecer simples, mas a falta desses três elementos influencia de modo negativo na decisão de compra do seu consumidor. Por isso, se você tem ou quer ter um e-commerce ou clube de assinatura, precisa garantir esse tipo de segurança e comodidade ao seu cliente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies