Se você quer aumentar a taxa de adesão aos seus planos e diminuir o número de inadimplentes. Então, a recorrência e o pagamento recorrente podem ajudá-lo com isso. O motivo é que essa forma de cobrança automatiza os processos e garante mais segurança.
O interesse dos brasileiros em fecharem planos de saúde e odontológicos tem crescido nos últimos anos. Segundo o site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2018 o setor de saúde contava com mais de 47 milhões de usuários. Já o odontológico, mais de 24 milhões.
Nesse texto, vamos explicar o que é recorrência e como o pagamento recorrente pode ajudá-lo a atrair mais clientes. Vamos lá!
O que é recorrência
Todo serviço prestado de forma contínua caracteriza a recorrência. Mesmo que o termo tenha ganhado mais destaque nos últimos anos com as grandes empresas de tecnologia, ele já existia há muito tempo.
Por exemplo por meio da cobrança de contas básicas como luz, água e telefone. Assim como o recebimento de planos de saúde e odontológico. Todos esses serviços se caracterizam pela recorrência, ou seja, a cobrança contínua de um mesmo cliente.
Na economia da recorrência, os meios de contrato mais comuns são por meio de planos, mensalidades e assinaturas. Sendo que em contrato é definida uma data fixa para o vencimento da fatura.
Como funciona o pagamento recorrente
Se a recorrência já existia há tempo, a grande revolução do modelo é a cobrança por meio do pagamento recorrente. Pois ele acabou com a burocracia que, muitas vezes, impedia um potencial cliente de fechar o plano.
O pagamento recorrente permite a automatização do processo de cobrança. Por meio dele, é possível ganhar agilidade financeira e reduzir ao mínimo as chances de erros humanos. Esses dois itens são cruciais para empresas que querem aumentar suas vendas e se estabelecer no mercado.
O modelo funciona da seguinte maneira: os dados do cliente são inseridos e validados uma única vez numa plataforma de pagamento. E, depois, o débito acontece automaticamente, sem a necessidade de nenhuma ação por parte do consumidor ou mesmo sua.
A venda do plano pode acontecer por meio de um vendedor ou até por meio do seu site, em uma página de checkout.
Cartão de crédito na recorrência
O modelo tradicional de cobrança por planos de saúde ou odontológicos é o boleto bancário impresso. Essa é mais uma inovação do pagamento recorrente. Pois por meio dele é possível ampliar as formas de pagamento, passando a aceitar também cartão de crédito.
Essa mudança oferece diversas vantagens como: redução de gastos com impressão e correios, diminuição da inadimplência e maior taxa de adesão.
Além do mais, no pagamento recorrente o limite do cartão de crédito do cliente não é bloqueado. Ou seja, ele só precisa ter o valor da mensalidade disponível para conseguir fazer o pagamento por meio dessa forma.
É diferente do parcelamento. Em que o cliente deve dispor do valor total da compra e seu limite só é liberado após o pagamento das parcelas.
Principais vantagens da recorrência
Como você já percebeu, o pagamento recorrente pode ser vantajoso para o setor da saúde e odonto. Abaixo, vamos falar sobre os principais benefícios do modelo.
Gestão financeira facilitada
Ao automatizar o processo de cobrança você passa a ter acesso a muitos mais dados. E o melhor: de forma segura, sem a chance de erros. Com essas informações em mãos, você pode tomar decisões estratégicas com muito mais segurança e eficiência.
São diversos relatórios disponíveis em um clique. Inclusive a lista de clientes inadimplentes.
Redução de custos
O boleto bancário impresso gera gastos. Além do tempo que você perde na emissão dos documentos, é preciso desembolsar com papel, impressão e taxas de envio.
Esses gastos são eliminados quando você passa a usar o pagamento recorrente no cartão de crédito.
E vale dizer que o pagamento recorrente não precisa ser só pelo cartão de crédito.
Se alguns dos seus clientes não contarem com esse meio de pagamento, você ainda pode usar o cartão de débito ou mesmo o boleto digital na recorrência. Por meio deles, você também consegue reduzir custos.
Menor taxa de inadimplentes
Nos tempos atuais, todo mundo reclama que falta tempo. Então, em meio a correria, pode acontecer do seu cliente esquecer de fazer o pagamento de um boleto impresso.
Ou então, às vezes, por greve dos correios ou problema com a entrega, ele não recebe o documento antes do vencimento.
E, com isso, você precisa dedicar tempo e dinheiro todo mês para fazer a cobrança de inadimplentes. Com o pagamento recorrente, esses problemas são eliminados.
Pois o débito acontece de forma automática, sem a necessidade de nenhuma ação por parte do consumidor.
Além disso, pelo cartão de crédito, quando um cliente não faz o pagamento de sua fatura, ele passa a ter uma pendência com a administradora e não com você. O recebimento fica garantido.
Recursos exclusivos
Além dos benefícios que citamos acima, quando você contrata uma plataforma de pagamento recorrente, você conta com recursos exclusivos.
Por exemplo, é possível agendar comunicações automáticas (por e-mail ou SMS) com seus clientes. Elas podem ser enviadas como lembrete do vencimento da fatura, informando que o pagamento não foi realizado ou qualquer outro assunto que você quiser.
Além disso, as mensagens podem ser personalizadas e enviadas para seus clientes facilmente.
Também vale lembrar que plataformas de pagamento, como a Vindi, contam com recursos que fazem rententativas em cartão de crédito, o que ajuda ainda mais na redução da inadimplência.
Gostou das vantagens e quer aderir ao pagamento recorrente para cobrar seus clientes de planos de saúde ou odonto? Então entre em contato com a gente!
Podemos ajudá-lo nessa transição, a Vindi é considerada uma das melhores plataformas de pagamento recorrente do mercado.