Você pode não saber o que é interoperabilidade, mas esse conceito está muito presente em sua vida.

Afinal, esta é a ideia por trás do funcionamento em conjunto de diferentes sistemas, uma tendência cada vez maior no mercado atual.

Por isso, empresas que deixam de lado esse conceito costumam ter processos bem mais trabalhosos.

Assim, correm o risco de ter prejuízos por falhas humanas.

Já negócios que implementam esse conceito desfrutam de maior agilidade e capacidade de processamento.

E tudo isso se traduz em produtividade e capacidade de escalar.

Para entender melhor essa relação, confira neste conteúdo o significado da interoperabilidade e como ela pode ajudar sua empresa.

O que é interoperabilidade?

A interoperabilidade é uma forma de viabilizar que dois ou mais sistemas diferentes atuem de forma conjunta.

Interoperabilidade é a capacidade de um sistema de se comunicar e trocar dados com outro, ainda que tenham características diferentes.

Esse conceito pode se referir a softwares, equipamentos e outros tipos de ferramentas que podem ser usados de forma conjunta.

Portanto, ainda que não seja exclusivamente relacionado à tecnologia da informação, é geralmente usado nesse contexto.

Um aspecto importante da interoperabilidade é que a comunicação entre as duas aplicações não deve depender de um usuário para dar um comando.

Portanto, é uma forma de viabilizar que dois sistemas diferentes atuem de forma conjunta mesmo sem a percepção de quem estiver utilizando.

Continue lendo para entender melhor como essa comunicação acontece.

Como funciona a interoperabilidade de sistemas?

A interoperabilidade funciona por meio da configuração de três aspectos principais nos sistemas envolvidos: 

  • Padrões de comunicação: regras em comum relacionadas à leitura e a interpretação dos códigos adotados nos sistemas
  • Ontologias: estruturas compostas por modelos de dados que definem a forma como um contexto semântico é compreendida por um sistema, indo além de padrões isolados
  • Vocabulários comuns: termos padronizados específicos que auxiliam na compreensão comum de um contexto semântico.

Esses três aspectos são necessários para que os dois sistemas possam atuar em conjunto, trocando informações de forma coordenada.

Para que eles sejam aplicados, é necessário estabelecer uma conexão via protocolos abertos.

Em outras palavras, interfaces que podem ser acessadas livremente pelos desenvolvedores responsáveis por ambos os sistemas.

A explicação que demos até aqui se refere a qualquer tipo de interoperabilidade, porém as aplicações desse conceito variam bastante.

Portanto, para que você tenha uma noção mais prática desse conceito, vamos detalhar algumas utilizações dele no próximo tópico.

Exemplos de interoperabilidade

A interoperabilidade está presente em vários setores e atividades, como vamos mostrar nos exemplos abaixo.

Saúde

Instituições e profissionais de saúde têm se beneficiado cada vez mais da tecnologia para integrar processos e eliminar tarefas burocráticas.

Nesse contexto, a interoperabilidade é usada para interconectar informações de prontuários de pacientes, receitas de medicamentos e outros dados relevantes para o atendimento médico.

A partir da comunicação entre sistemas diferentes, um profissional responsável por atender um paciente que chegou de outra instituição pode acessar as informações geradas durante a assistência anterior.

Além disso, a interoperabilidade também é aplicada em farmácias para permitir que uma receita de medicamento eletrônica emitida por um médico seja aceita.

Educação

A interoperabilidade também é uma ferramenta importante no ensino, pois pode ser relacionada ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Por meio desse sistema, professores podem ensinar seus alunos em um ambiente digital, ou seja, mesmo fora da sala de aula.

A partir da interoperabilidade, é possível adaptar o AVA para dispositivos móveis com sistemas operacionais diferentes, como celulares e tablets com Android e iOS, por exemplo.

Portanto, foi uma aplicação essencial durante a pandemia de covid-19.

Manufatura

Uma indústria manufatureira é composta de vários processos diferentes, sendo que um depende do outro para ter seus parâmetros definidos.

Por isso, nesse setor é preciso garantir a comunicação entre diferentes sistemas de produção a partir da automação industrial.

Por exemplo, um sistema de gerenciamento precisa de vários dados, como controle de temperatura e pressão, para dar sequência a um processo de fabricação.

Portanto, a interoperabilidade é necessária para que um sistema receba dados do outro, automatizando processos e melhorando a eficiência da indústria. 

Gestão empresarial

Para administrar uma empresa, é preciso gerenciar sistemas diferentes.

Nesse sentido, a interoperabilidade permite o uso de um ERP (sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, uma ferramenta usada para gerenciar todos os recursos do negócio).

A partir da interoperabilidade, essa plataforma pode se conectar com outras como:

  • Sistema de gerenciamento da relação com clientes (CRM)
  • Sistema de gerenciamento de cadeia de suprimentos (SCM)
  • Sistema de gestão de Recursos Humanos
  • Plataforma de pagamentos.

Este último item é bem importante, como vamos explicar na sequência.

Pagamentos

Com o avanço dos meios de pagamento, os consumidores podem escolher de que forma preferem pagar por suas compras.

É cada vez mais comum vermos pessoas andarem sem dinheiro em espécie no bolso, pois existem formas mais seguras de fazer um pagamento.

Nesse cenário, é preciso estar preparado para receber valores por diferentes formatos, como cartão de crédito, Pix e boleto bancário.

Por isso, é necessária uma integração com diferentes sistemas, como instituições financeiras e bandeiras de cartão.

E a interoperabilidade é essencial nesse aspecto.

Ainda neste artigo, vamos explicar melhor essa relação, mas primeiro confira as vantagens de adotar a interoperabilidade.

Quais os benefícios da interoperabilidade?

A interoperabilidade beneficia a empresa de diversas maneiras, desde o aumento da produtividade até a redução de erros.

Agora que você já conhece o conceito da interoperabilidade e algumas de suas aplicações, veja tudo o que uma organização tem a ganhar adotando esse conceito.

Possibilidade de integração

Pelos exemplos que demos acima, você deve ter percebido que a interoperabilidade é um dos principais requisitos para que dois sistemas possam ser configurados para operar em conjunto.

Portanto, apesar de não ser sinônimo de integração, a interoperabilidade é um requisito para que ela aconteça.

Maior produtividade

A integração proporcionada pela interoperabilidade dispensa a necessidade de realizar um processo a cada vez que o profissional precisa usar informações de um sistema em outro.

Portanto, os colaboradores da empresa ficam livres para desempenhar uma tarefa mais complexa e menos repetitiva, que precise mesmo da intervenção humana.

Em outras palavras, a mesma equipe produz mais.

Menos chances de erros

Quando uma intervenção humana é necessária para integrar dados em diferentes sistemas, sempre existe o risco de um erro ao reproduzir um volume grande de informações.

Por outro lado, a interoperabilidade garante a automatização desse processo, evitando essa possibilidade.

Escalabilidade

A partir da interoperabilidade, a organização ganha poder de compartilhar dados em larga escala com diferentes sistemas.

Desta forma, é possível adaptar sua atividade a uma demanda maior.

Essa etapa é necessária para escalar – ou seja, fazer o negócio crescer, seja pelo aumento no volume de processos ou pela inclusão de novas tarefas. 

Como funciona a interoperabilidade nos pagamentos?

Até aqui, você conferiu o conceito e a importância da interoperabilidade em várias atividades diferentes.

No mercado de pagamentos, a interoperabilidade é essencial.

Quando você faz um pagamento em uma compra online ou em uma maquininha de cartão, talvez nem imagine quantos sistemas se integram naquele rápido processo.

Nós da Vindi sabemos bem.

A interoperabilidade permite que nossa plataforma seja integrada com vários sistemas diferentes.

Assim, a empresa que usa nossa solução nas suas cobranças pode aceitar cartões das principais bandeiras do mercado, além de automatizar a geração de boletos bancários e o envio do QR Code do Pix, por exemplo.

O nosso sistema vai além, permitindo a integração com várias outras ferramentas.

Assim, você tem o sistema de cobranças atuando em conjunto com plataformas de conciliação bancária, antifraude e emissão de notas fiscais, em alguns exemplos práticos das vantagens da interoperabilidade que já citamos.

Além disso, também é possível integrar a nossa plataforma a sistemas de gestão voltados a empresas de diferentes nichos e segmentos específicos, como academias, estabelecimentos de ensino e até pet shops.

Aproveite os benefícios da interoperabilidade e faça um teste sem custos na nossa plataforma!

Script de Cobrança 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies