Se você vende ou monetiza aplicativos, SaaS ou games, provavelmente já se deparou com diversas métricas de retenção de usuários, como DAU e MAU.
Entretanto, há controvérsias sobre a efetividade desses KPIs.
DAU e MAU já foram consideradas métricas de vaidade, com alguma relevância apenas para apps de redes sociais ou de mensagens, já que foi o Facebook que as popularizou (aliás, com um dos índices de DAU/MAU mais altos da história dos apps).
Porém, ignorar essas métricas, não é aconselhável.
Existe uma estratégia de aplicação, principalmente, para análises de customer success.
A ideia é usar DAU e MAU para entender se seus clientes estão, de fato, engajados com a sua solução. A partir disso, tudo se torna mais significativo.
Afinal, um usuário que não entra e não usa o serviço com a frequência desejada pode estar a ponto de cancelar sua assinatura.
Continue lendo para entender o que é DAU e MAU, além de conhecer outra métrica: WAU.
O que são DAU, MAU e WAU?
DAU, MAU e WAU são métricas que dizem respeito à frequência de envolvimento de usuários em sites, softwares e aplicativos.
A partir delas é mensurado o número de usuários únicos ativos no período de janelas estipuladas:
- DAU – Daily Active Users: Usuários Ativos Diárias
- MAU – Monthly Active Users: Usuários Ativos Mensais
- WAU – Weekly Active Users: Usuários Ativos Semanais
Com essa metrificação, sabemos quantas pessoas usaram ativamente determinada aplicação em um período.
Conheça agora de uma maneira mais detalhada cada um desses indicadores.
O que é DAU?
DAU é uma métrica de engajamento que indica quantas pessoas interagiram com uma plataforma em um único dia.
Se um cliente entrou em um aplicativo, saiu e retornou no mesmo dia, ele é considerado um usuário único.
São as empresas que definem quais eventos contam como uma interação, conforme as suas características.
Por exemplo: para um curso online, pode ser o ato de assistir a uma aula em vídeo, enquanto para um SaaS pode ser o uso da aplicação em si.
O acompanhamento do DAU ao longo de um período mais longo, como uma semana ou um mês, mostra em quais dias o público se engaja mais com a ferramenta.
O que é MAU?
MAU é a métrica de engajamento que indica o número de usuários únicos que interagiram com a ferramenta em um mês.
Assim como o DAU, o MAU também considera o número de interações, que podem variar de acordo com as características da plataforma.
Se a pessoa acessou a plataforma pelo menos uma vez, ela conta como uma usuária única naquele mês, assim como outra que usa o sistema todo dia.
Portanto, é uma métrica de análise a longo prazo.
O que é WAU?
WAU é a métrica de engajamento usada para medir o número de usuários ativos de um sistema durante uma semana.
Portanto, é uma variação do DAU e MAU, mas que conta o número de interações realizadas com a plataforma em sete dias.
Até aqui, já ficou claro que a diferença entre essas três métricas é apenas o intervalo de tempo contabilizado.
Portanto, para o seu entendimento ficar completo, só falta explicarmos bem o conceito de usuário ativo.
Confira na sequência.
O que é usuário ativo?
O “X” da questão é definir o que é o “usuário ativo” de uma plataforma.
Como explicamos, o critério é subjetivo para cada empresa.
Basta logar no app para ser ativo? O usuário deve realizar qual ação para estar, de fato, usando a ferramenta?
Isso vai depender – e muito – do tipo de negócio. Veja exemplos:
- Aplicativos de mensagens instantâneas: espera-se que a frequência de uso seja alta, e que o usuário ativo logue no app diariamente para mandar mensagens
- Aplicativos de táxi: aqui, se o usuário fechar corridas uma ou duas vezes por semana, já pode ser chamado de ativo
- Plataformas de booking: viajar é uma atividade mais ocasional. Um usuário pode reservar hospedagens duas vezes ao ano e, ainda assim, ser considerado ativo, pois a frequência natural esperada para o uso dessa plataforma é menor.
Você percebe as diferenças entre os três exemplos?
Para cada um deles, muda a ideia do que seria um usuário ativo, e, com isso, a expectativa numérica de DAU/MAU também se torna variável.
O primeiro exemplo tem um alto DAU, um grande número de usuários ativos por dia.
Já o segundo, tem um alto WAU, considerando os usuários que usam o app pelo menos uma vez na semana.
No terceiro, todas essas métricas flutuariam com a sazonalidade turística (picos e baixas), podendo se ater ao MAU como métrica principal.
Quanto às ações esperadas de usuários ativos em um app ou site, podemos ter:
- Fazer login
- Comprar um serviço ou produto
- Fazer uma reserva
- Realizar uma tarefa
- Convidar mais membros
- Assistir vídeos
- Compartilhar.
E muitas outras. É preciso avaliar o que importa para o seu negócio.
E no caso de usuários ativos de SaaS?
Quando se trata de SaaS, o conceito de “usuário ativo” é ainda mais específico para cada tipo de software, pois variam as camadas de funcionalidades e a frequência de uso ideal esperado.
No software da Vindi, por exemplo, quando falamos de nossos clientes que trabalham com recorrência, eles precisam inserir os dados dos clientes deles uma única vez ao mês no nosso sistema para operar suas cobranças recorrentes.
Assim, considerando apenas esses clientes, o MAU da Vindi seria alto.
Já o DAU, não necessariamente, porque não esperamos que nossos usuários entrem todos os dias na plataforma para o considerarmos “ativo”.
Buscamos saber se eles usam em seu negócio as ferramentas de cobrança e gestão de pagamentos de que dispomos.
Não queremos que nossos usuários apenas façam login na plataforma todo dia, e sim, a utilizem de fato. Esses seriam nossos usuários ativos.
Por isso, vale a pena cada empresa que deseja usar essas métricas não se preocupar tanto com o número que vão alcançar, e sim como vão estipular critérios para medi-las.
Então, antes de começar a metrificação, pense: o que faz sentido considerar para definir seu usuário ativo?
Defina essa ação-chave que vai qualificar seus usuários e responder se estão ativos ou não.
Como calcular DAU e MAU?
O DAU e o MAU são dados que não dependem exatamente de um cálculo, e sim, de uma contagem.
Depois de decidir o que um usuário ativo realmente é, você precisa medir quantos deles realizaram a ação-chave no período de um dia, um mês ou, ainda, uma semana.
- DAU = número de usuários ativos em um dia
- MAU = número de usuários ativos em um mês
- WAU = número de usuários ativos em uma semana.
Você pode optar por usar somente a métrica que fizer sentido para seu mercado, audiência e objetivos.
Lembre-se: cada usuário é contado apenas uma vez, mesmo que ele tenha usado a aplicação mais de uma vez no período.
Para quantificar os usuários, é preciso o uso de alguma ferramenta de Analytics, como o Google Analytics, que metrifica os acessos da plataforma, por exemplo.
Ou um software, como o ProfitWell, que mapeia as ações e perfis dos usuários dentro da aplicação.
O resultado será um número absoluto. Exemplo: 4.000 DAU e 8.000 MAU.
Estamos falando de 4.000 e 8.000 pessoas ou contas.
Lembre-se que as siglas são traduzidas como “usuários ativos”, diários ou mensais.
Com o DAU e MAU quantificados, é feita uma proporção entre eles, para se ter um KPI mais preciso. Veja a seguir.
Proporção DAU para MAU
A proporção DAU para MAU, ou ratio, é dada pelo cálculo:
- DAU/ MAU x 100.
Com o resultado, é possível saber a porcentagem de usuários ativos mensais que se envolvem com seu aplicativo/software em um dia.
É um tipo de análise de retenção de usuários.
Por exemplo, se você tiver uma média de 4.000 DAU, junto a 8.000 MAU no mês de agosto, seu ratio DAU/MAU é de 50%.
Uma palavra do inglês que define bem a função do ratio DAU/MAU é “stickiness”, que quer dizer o quanto seus usuário “grudam” no app, ou quanto ele é aderente.
Existe também o ratio de:
- Ativos diários para ativos semanais (DAU/WAU)
- Ativos semanais para ativos mensais (WAU/MAU).
Como usar as métricas DAU e MAU?
A dica é não usar DAU e MAU isoladamente.
Além de aplicá-las no ratio, considere outras métricas no seu diagnóstico de clientes.
Conheça agora boas opções para isso:
CAC: Custo de Aquisição de Clientes
Se o seu Custo de Aquisição de Clientes estiver muito alto, pode ser um diagnóstico de baixa retenção.
Para diminuir o CAC, pesquise se sua ferramenta tem usuários inativos ou pouco ativos – ou seja, com DAU e MAU baixos.
Foque nessa fatia, retenha mais clientes e diminua a necessidade de investir tanto em aquisição.
Churn Rate
Um churn (perda de clientes) muito elevado também pode ser um sinal de negligência com os usuários.
Se o DAU ou MAU estiverem muito abaixo do esperado, é hora de se preocupar com a possibilidade de churn futuro.
Isso porque uma baixa atividade dos usuários pode ser um indício de que eles não estão satisfeitos com a solução, ou não estão sabendo usá-la.
Nesses casos, vale a pena focar em ações de retenção.
Isso porque, provavelmente, quando eles se derem conta de que não estão usando a plataforma, irão cancelar a assinatura do plano.
Caso conclua que existe o risco de perder muitos clientes a longo prazo, realize pesquisas de satisfação como o NPS para ouvir a opinião dos clientes.
Também foque em melhorias para sua plataforma, como melhor usabilidade e experiência do usuário.
Busque saber se eles têm dúvidas ou sugestões de melhorias. Ofereça treinamentos e demonstrações, caso necessário.
LTV
O Lifetime Value (LTV), traduzido como “valor do tempo de vida” do cliente, mede quanto se fatura com um cliente durante o relacionamento dele com seu negócio.
Busque metrificar isso para acompanhar se seu DAU/MAU está contribuindo com o maior LTV possível.
Qual o perfil dos meus usuários mais ativos?
Use seus dados de analytics para traçar o perfil dos usuários que mais usam a solução e mais executam as ações esperadas.
Esse pode ser um importante insight para entender melhor quem é seu público ideal, em quem suas ações de marketing devem focar.
Use isso para otimizar sua estratégia de aquisição de clientes.
Quais as vantagens de usar o DAU, MAU e WAU?
Você já sabe o quanto o DAU, MAU e WAU podem ajudar com suas estratégias de retenção.
Então confira agora as vantagens de cada uma dessas métricas:
- DAU: além de ser a melhor alternativa para sistemas que dependem de engajamento diário, também ajuda a avaliar campanhas de curto prazo e identificar em tempo real eventuais problemas que podem comprometer a usabilidade
- MAU: fornece uma visão mais geral das oscilações na base de usuários ao longo do ano, além de ajudar na análise das estratégias de retenção e Customer Success e de ser a melhor contagem para produtos com uso menos frequente
- WAU: por ser um meio termo, proporciona um equilíbrio entre as duas outras métricas, garantindo uma visão da retenção nem tão ampla como o MAU e nem tão restrita como o DAU.
Acompanhar essas estratégias é importante para um negócio como o SaaS, que depende da interação constante com seus usuários.
No próximo tópico, aprenda como manter esses níveis elevados.
Como melhorar DAU, WAU e MAU: 5 dicas para aumentar o engajamento dos usuários
Manter seus usuários engajados é o principal desafio para uma empresa que disponibiliza uma plataforma de qualquer tipo.
Essa importância é ainda maior quando falamos em assinaturas, pois a falta de interação representa risco de churn.
Por isso, confira agora algumas dicas para aumentar o DAU, WAU e MAU do seu negócio.
1. Foque na experiência do usuário
Se você quiser que os usuários usem sua ferramenta de forma recorrente, é preciso dar a eles uma boa experiência.
Plataformas desenvolvidas para serem intuitivas e com fácil utilização tendem a atrair mais os clientes, podendo até fazer parte de suas rotinas.
Já um sistema mais complexo acaba causando desconforto no uso e, por isso, as pessoas podem usar menos ou até trocar por outra plataforma.
Então, revise sempre os passos necessários para o acesso às funcionalidades do sistema e procure facilitar esse processo.
2. Aposte na personalização
Funções sob medida para os usuários podem ajudar a tornar a utilização da ferramenta mais fluída.
Por isso, programe seu sistema para coletar dados de cada cliente e usar como base para proporcionar uma experiência sob medida.
Você pode segmentar seu público de acordo conforme vários fatores, como comportamento de uso, plano de assinatura usado, localização geográfica e idioma.
As plataformas mais modernas têm usado recursos de inteligência artificial para oferecer recomendações de uso do sistema e entregar conteúdos aos consumidores.
3. Aplique ações para retenção
Várias ações podem ajudar a aumentar a retenção de uma plataforma, como envios de notificações e programas de recompensa.
Uma alternativa interessante é usar a gamificação, distribuindo pontos a cada vez que o usuário entrar no aplicativo.
Quando o usuário atingir um determinado escore, pode ganhar vantagens como um desconto na assinatura ou um recurso extra.
Também procure lançar com frequência novas funcionalidades para incentivar o público a acessar o sistema.
4. Invista no marketing
Além de reter os usuários, suas taxas de DAU, MAU e WAU também podem aumentar quando você tiver mais pessoas usando a sua aplicação.
Por isso, use os recursos do marketing digital para atrair esse público.
Ações como campanhas segmentadas em plataformas de publicidade paga como Google Ads podem ajudar a encontrar clientes com perfil para consumir sua solução.
Aposte também no alcance orgânico, com postagens em redes sociais e a criação de conteúdos em texto e vídeo para mostrar sua autoridade quando o assunto é o seu nicho.
5. Use os dados que você tem
Acompanhe sempre o DAU, WAU e MAU do seu negócio e vá testando novas funcionalidades ao longo dos períodos.
Assim, você poderá identificar os padrões e as tendências que mais agradam seus usuários para aplicar em suas atualizações.
Realize testes A/B, alterando características do seu produto e disponibilizando diferentes versões pelo mesmo intervalo de tempo, para ver qual delas tem o melhor engajamento.
Pesquisas de satisfação também são boas ferramentas para coletar dados e sugestões dos seus usuários.
Quando o DAU e MAU são considerados bons?
Como apontamos no começo do artigo, o critério de usuário ativo é subjetivo e variável.
Com esse fato, cada plataforma poderá ter um DAU ou MAU muito específicos.
Não vale comparar as métricas DAU e MAU de um SaaS com as do Facebook ou do WhatsApp, por exemplo.
Esses apps são projetados para reter os usuários todo dia, e possuem DAU/MAU em uma média de 50%-70%.
Já para negócios SaaS, esse ratio costuma ficar entre 10% e 20%.
Se você fizer um benchmark do seu nicho, considere somente o ratio de empresas que deixem claros os seus critérios de usuário ativo.
Só assim é possível comparar adequadamente as métricas.
Análises internas
Outra boa estratégia pode ser avaliar a curva de atividade dos usuários (MAU ou DAU) da sua própria empresa ao longo do tempo.
Para uma visão clara, obtenha gráficos para ver o crescimento ou declínio do MAU, ou DAU.
Se estiver em ritmo de crescimento, melhor para a saúde do seu negócio.
Exemplo: MAU crescente no 2º semestre quantificado pelo número de logins em um app.
Lembre-se: nem todo produto precisa ser usado diariamente para ser considerado bem-sucedido.
Exceto aplicativos de mensagem e redes sociais, poucos são os casos em que o DAU e MAU precisam ser tão elevados.
O que conta é o valor das interações e o que isso está gerando para sua empresa.
Seu negócio SaaS ou app funciona com o modelo de assinaturas?
Então, a Vindi é a solução que você estava procurando para transformar seus usuários em assinantes fiéis.
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