O objetivo deste texto é fornecer conteúdo de qualidade para os nossos leitores. Contudo, não prestamos consultoria sobre como conseguir clientes de estética e nem nos responsabilizamos por decisões tomadas por terceiros.

Você sabe como conseguir clientes na estética? Este é um dos segmentos que mais crescem no Brasil, resiliente a crises e altamente competitivo!

Além disso, nosso país já é o quarto maior mercado do mundo em cuidados pessoais. Com grandes marcas multinacionais e pequenas empresas que personalizam todas as necessidades dos clientes, se destaca quem fideliza melhor.

Portanto, neste artigo nós falaremos sobre os segredos para atrair, captar e reter seus clientes no segmento de estética

Continue lendo!

1. Defina seu público e o conheça bem 

Em primeiro lugar, você precisa definir o seu Perfil de Cliente Ideal (ICP). Parece um pouco óbvio, considerando que o segmento é, em sua maioria, feminino.

Dessa forma, você pode investir nos nichos menores e nos públicos mais segmentados que ele.

Por exemplo, você pode ser um salão de cabeleireiro focado em adolescentes, com especialização em colorações diferentes e que não sejam agressivas para os cabelos.

Quem determina isso é o seu perfil de negócio, mas é fundamental que você tenha um público-alvo, personas envolvidas e um potencial de expansão claro.

2. Esteja nos ambientes digitais 

Estar só nos ambientes físicos, como salões e clínicas de estética, é coisa do passado. Os aplicativos, como a Singu, estão aí para ditar novas regras de consumo, que focam em experiências e comodidade.

Por isso, estar nas redes sociais, ter um site e investir tempo nessa presença digital é o passo que fará com que o seu negócio tenha autoridade e muito mais identidade.

Faça contas comerciais no Instagram, Facebook e Whatsapp e explore ao máximo todas as métricas de crescimento e engajamento. Com elas, você atrairá o público certo!

Veja também: Curso Ferramentas Gratuitas de Marketing Digital.

3. Invista em Produção de Conteúdo nas redes sociais 

Ajudar seus consumidores e os fãs da sua marca é um legado deixado pelos influenciadores digitais. Aqui, não é só o seu produto ou serviço que entra em jogo, mas você!

Sim, é isso mesmo! Se você tem uma clínica de estética e faz tratamentos que diminuem a retenção de líquido no corpo, por exemplo, que tal produzir conteúdos com formas de manter o tratamento?

Além disso, se você é cabeleireira, não adianta só publicar fotos e vídeos dos cortes que faz. Ensine como cuidar de um cabelo com química em casa, técnicas de finalização para cachos e o que achar melhor para o seu público.

A produção de conteúdo é um elemento que te trará autoridade, personalidade e muita identificação. Comece agora mesmo!

4. Realize ações em datas comerciais 

As ações em períodos específicos, como a Black Friday, por exemplo, são essenciais para aumentar seus resultados se você está se perguntando como conseguir clientes na estética.

Essas ações, em curtos períodos de tempo, podem atrair curiosos e interessados de todas as partes. Com esse público em mãos, seu trabalho passa a ser o de reter e fidelizar!

5. Ofereça programas de fidelidade 

Os programas de recompensas são excelentes trunfos de fidelização, mas isso não significa que eles não podem te ajudar em como conseguir clientes na estética.

Tudo depende do momento da oferta. Se você apresentar a possibilidade de um programa de pontos, com descontos que realmente valem à pena, as chances de fechar um negócio são maiores.

Agora, se você prefere montar um grupo mais segmentado e que já conhece o seu trabalho, a estratégia deixa de ser de aquisição para retenção.

Por isso, estude as melhores formas de fazer isso acontecer, mas tire do papel e veja os resultados de uma clientela mais engajada.

6. Ouça seus clientes 

Ouvir feedbacks e melhorias que seus clientes têm a dizer sobre o seu trabalho vai muito além de deixar uma caixinha de sugestões em cima de um balcão. 

Aqui, estamos falando de pesquisas com interesses reais, focados em psicologia do consumidor.

Dessa forma, você saberá quais são os maiores pontos de melhoria e quais são os seus maiores diferenciais competitivos. 

Clientes têm uma visão mais ampla e menos viciada do negócio do que você, e ouvi-los é o melhor que você pode fazer sempre.

7. Faça parcerias de sucesso 

Parcerias de sucesso também são importantes, mas é preciso considerar sempre a reputação de marca do outro lado.

Além disso, aqui também temos uma grande oportunidade de usar produtos que fazem parte do seu dia a dia de trabalho para promover o seu serviço e captar clientes na estética.

Já pensou em fazer uma live nas redes sociais com um especialista no produto que você usa para fazer uma máscara facial? Ou oferecer de brinde um finalizador para cabelos a cada indicação feita, que se converteu em um corte?

É hora de usar a criatividade e estar ao lado de outras marcas competentes, e que podem te dar muito mais visibilidade!

Ouça também o podcast Dentro do Ringue sobre Inteligência Artificial e Influencers no setor de Beleza.

8. Ofereça várias formas de pagamento

Se tem uma dica que nunca pode ser deixada de lado é a forma com que você finaliza uma venda.

Além disso, você provavelmente já recebeu a pergunta, logo de cara, se o seu estabelecimento aceitava cartão, por exemplo.

Quanto mais opções você dá ao seu cliente, mais chances ele tem de converter, já que vê a credibilidade do seu serviço e tem mais poder de compra em mãos.

9. Facilite o processo de pagamento

Além de oferecer várias formas de pagamento, também é fundamental que você disponibilize pagamentos digitais para seus clientes.

Já pensou como seria fazer uma promoção imperdível, onde o cliente paga adiantado por um link de pagamento e recebe 15% de desconto no serviço contratado?

Essa já é uma realidade do mercado, e você pode ter outras vantagens digitalizando o seu pagamento. 

Portanto, tenha em mente que só uma maquininha física pode te impedir de expandir o seu negócio! Aposte em um link de pagamento, que é uma maquininha digital, e venda por todas as redes sociais!

10. Crie um clube VIP com assinantes fidelizados

Com todas essas dicas aplicadas, é natural que mais clientes cheguem até você. E aí, é hora de inovar e pensar em estratégias que prolonguem o seu LTV e estendam ao máximo esse relacionamento.

Dessa forma, ter um clube de assinaturas é a melhor forma de entregar experiências verdadeiras e totalmente diferenciadas. E sim, é possível ter um serviço de recorrência em estética, e já falamos sobre esse assunto neste artigo aqui.

Crie ou Migre seu negócio para um Clube de AssinaturasCom um clube VIP, você precisará de uma plataforma que consiga automatizar essa cobrança recorrente e te dar toda a visibilidade que você precisa dessa gestão de assinaturas.

Por isso, a Vindi é a solução perfeita para você! Nós temos o link de pagamento mais robusto e eficiente do mercado, junto com a plataforma mais completa de gestão de pagamentos e de cobranças.

Com a plataforma da Vindi, você pode fazer compras avulsas, parceladas e recorrentes. Além disso, temos funcionalidades que se adequam perfeitamente às suas necessidades!

Portanto, se você gostou dessas dicas de como conseguir clientes na estética, clique no banner abaixo e contrate agora a Vindi para te ajudar a crescer!

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