O mercado de beleza e estética movimenta anualmente mais de R$ 38 bilhões, mesmo com todos os impactos que as crises econômica e política causaram no comportamento de consumo dos compradores. O Brasil hoje ocupa o quarto lugar no ranking mundial dos que mais crescem no segmento.

E esse crescimento tem sido representativo não só na venda de produtos, mas também nos serviços correlacionados ao mercado. De acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o número de microempreendedores que entraram no mercado cresceu 576% entre 2010 e 2015.

Produtos

Na área de produtos, mais do que a venda pontual alguns empreendedores enxergaram uma oportunidade e investiram nos clubes de assinatura de cosméticos, beleza e estética oferecendo aos assinantes a possibilidade de experimentar novos itens de diferentes marcas a partir da entrega de caixas.

Neste texto eu listei alguns dos principais player que têm feito isso muito bem – da entrega à assinatura e cobrança recorrente.

Serviços

A gama de serviços oferecidos pelas clínicas e centros de estética também têm aumentado e trazido cada vez mais oportunidade de gerar receita. Alguns oferecem desde serviços de hotelaria a massagens até as tão famosas massagens (relaxantes, linfáticas, de drenagem) e etc.

E, ao disponibilizar serviços frequentes em planos mensais, clínicas de estética e salões de beleza conseguem aproveitar a presença de seus clientes no estabelecimento para motivá-los a contratar serviços adicionais e experimentar novidades.

Desafios

Na área de produtos, os empreendedores conseguiram alavancar o modelo oferecendo uma assinatura de produtos – o que implica na retenção do cliente e, consequentemente, no aumento e previsibilidade da receita. Ou seja, transformaram um negócio de venda pontual em venda recorrente.

Ao contrário disso, as clínicas e centros estéticos ainda não conseguem garantir a frequência dos seus clientes. O que significa que estão em um negócio recorrente, mas faturando de forma pontual faturando menos e sem previsibilidade de receita.

Fica evidente que os desafios dos serviços voltados à beleza e estética estão relacionados à retenção e faturamento. De forma breve, isso se resume a:

  • Oferta de Serviço
  • Atendimento
  • Cobrança

Oferta

Com os novos entrantes do mercado, tendo em vista o crescimento, o setor fica mais competitivo e fica cada vez mais difícil assegurar que o cliente voltará no mês que vem para fazer a manutenção dos procedimentos. Preços, vantagens e formatos de pagamento estão diretamente ligados a essa decisão dele.

Atendimento

O que nos leva ao segundo ponto que é a retenção. Por si só os serviços de estética são recorrentes como já havia dito, mas o que vai garantir que os clientes voltem no próximo mês é o conjunto de: Serviço + Atendimento de qualidade + Diferencial.

Antes de mais nada, as clínicas e centros estéticos (como também os clubes) precisam garantir que o que estão entregando de fato oferece ao cliente o que ele quer, precisa e espera do serviço. E o atendimento é uma forte arma de retenção e manutenção do seu cliente, é importante investir nisso.

Cobrança

E isso nos traz ao último (mas não menos importante) desafio, que é a forma de cobrança. Ela está atrelada aos diferenciais que fecham o conjunto “Serviço + Atendimento + Diferenciais”.

Entre os diferenciais você pode oferecer um plus para o cliente, seja dando algo a mais, oferecendo uma experiência a mais na aquisição de um pacote ou forma diferente de pagar pelos serviços – oferecendo a recorrência.

Automatizando os pagamentos com uma plataforma de cobrança, você oferece a ele uma forma mais sugestiva de pagamento que facilita a contratação do pacote completo e demais serviços e adere uma solução que traz mais rentabilidades para o seu negócio – transformando seus desafios em oportunidade de retenção e receita.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies