Finanças e tecnologia numa só palavra – Fintech

Algumas definições sobre o termo Fintech

Talvez, à primeira vista, você não saiba o significado desse termo, mas com certeza em algum momento da vida você já efetuou alguma transação e não se deu conta que estava realizando um serviço Fintech, seja numa simples transação no PayPal ou num convite para participar de algum crowdfunding. O termo vem da união de duas palavras – “finance + technology”, e sinaliza o grande potencial de empresas que estão investindo em soluções modernas para substituir as tradicionais instituições financeiras. De uma forma mais ampla, novos produtos estão sendo oferecidos através de startups por meio de novas abordagens, aderindo a um caráter inovador e menos burocrático.

Exemplos de empresas Fintech

Dentro do contexto de destaques está a Vindi, que vem grafando seu nome no topo de empresas financeiras. Líder no ramo de Pagamento Recorrente, bem como o principal fornecedor de tecnologia para sites de assinatura e clubes de desconto, a empresa oferece um serviço excepcional e vem se solidificando no mercado. Ofertando uma tecnologia inovadora e de alto impacto, a Vindi está à frente da criação de alguns dos sistemas mais robustos e inteligentes em meios de pagamento. A Plataforma Vindi facilita a vida dos gestores controlando cobranças e faturas, gerenciando planos, assinaturas e mensalidades, enviando notificações para inadimplentes e outros 50 serviços dentro de uma plataforma totalmente online. Em 30 segundos e poucos cliques, tudo é resolvido.

Outras empresas Fintech também podem ser citadas, como é o caso da startup Intoo, plataforma online que diminui o processo burocrático de bancos auxiliando empresas na contratação de financiamentos e na antecipação de recebíveis. Também vem ganhando destaque a startup Nubank, que promete revolucionar transações financeiras ao criar o cartão Nubank Mastercard Platinum, possibilitando resolver qualquer pendência pela internet, já que o controle é totalmente realizado pelo smartphone através de um aplicativo para Android ou iOS. O cartão é isento de taxa de anuidade e tarifas, cobrando apenas juros rotativos bem abaixo do mercado, tudo realizado pelo aplicativo, que gera detalhes de todos os gastos.

Ainda dentro do ramo de empréstimos está a Lending Club, destaque no mercado de crédito sob a forma de taxas mais baixas. A empresa avalia o risco dos clientes e permite que os investidores emprestem diretamente aos indivíduos. Todo o processo é realizado de forma automatizada e online.

A Conube é outro exemplo que não pode faltar, serviço contábil oferecido de forma online para micro e pequenas empresas. Tudo pode ser realizado através da internet de casa e até mesmo pelo celular, de forma dinâmica e prática. Profissionais experientes acompanham as atividades, que podem ser realizadas pelo usuário, como a emissão de notas fiscais, timeline de atividades, calendário para pagamento de impostos e tantos outros serviços.

Potencial brasileiro

No Brasil, a aposta no mercado financeiro é recente e está só começando, mas são vistos como promissores. Investidores vislumbram na tecnologia Fintech a possibilidade de eficiência financeira em diversas cadeias produtivas. Soluções inovadoras oferecidas por startup fintech passam a serem requeridas para a autogestão, o que possibilidade praticidade e comodidade na resolução de transações financeiras.

boletos

 Você conhece alguma Startup Fintech de sucesso? Deixe seu comentário logo abaixo!

Sobre o autor

Redação Vindi
A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.

Você vai gostar também

Robôs da Vindi recuperaram R$7 milhões de vendas p... Contra dados não há argumentos. Isso é um fato. Há exatos doze meses, implementamos o que a gente chama aqui de Recuperação de Inadimplência dentro...
Fintechs que merecem atenção dos empreendedores Quando tecnologia e finanças se uniram, o resultado não poderia ter sido diferente e uma verdadeira revolução financeira passou a ser esperada por eco...
Amazon: a empresa que vai engolir o varejo tradici... Ao terminar de ler uma matéria sobre o novo comercial da Amazon, que provocou um estresse com a prefeitura de São Paulo, eu me deparei com a manchete ...
Qual é o futuro do pagamento? Entenda as principai... Se há alguns anos alguém lhe dissesse que o futuro do pagamento envolveria o reconhecimento da nossa íris ou mesmo roupas inteligentes o suficiente pa...