O objetivo deste texto é fornecer conteúdo de qualidade para os nossos leitores. Contudo, não prestamos consultoria sobre estratégias de retenção de clientes e nem nos responsabilizamos por decisões tomadas por terceiros.

Será que você está utilizando as melhores estratégias de retenção de clientes na sua empresa? Como anda o seu LTV? E o que seus clientes falam na pesquisa NPS?

Reter clientes é tão importante quanto conseguir clientes novos. Além disso, estratégias de retenção geralmente são mais baratas do que as de vendas e aquisição.

Portanto, neste artigo você verá os sete maiores segredos da retenção, para transformar seus clientes em fãs e ajudar sua empresa a crescer com muito mais sustentabilidade!

1. Construa sua autoridade no mercado

A primeira estratégia de retenção de clientes, sem dúvidas, é a educação do mercado. Quanto mais você investir em Marketing de Conteúdo e entregar materiais ricos e de valor para seus clientes, mais autoridade terá.

Por isso, trabalhe em blogs, podcasts, e-books, infográficos, newsletters e tudo o que fizer sentido para ele. 

E lembre-se de que esses conteúdos precisam indicar o seu serviço ou o seu produto, sempre relacionando os benefícios e vantagens dele.

2. Priorize o relacionamento com o cliente

Dificilmente um Churn acontece do dia para noite, principalmente quando estamos falando de clientes insatisfeitos.

Além disso, seu cliente dará sinais de que seu serviço ou seu produto podem ser melhores. Mas, para que isso aconteça, é necessário que o caminho esteja aberto.

Portanto, guie o seu cliente através de um trabalho de customer experience de qualidade, que permita que esse relacionamento se estenda. 

Você saberá com antecedência quais clientes pensam em cancelar algum contrato e, sem dúvidas, poderá reverter vários ao longo do caminho.

3. Atenda em diversos canais

Essa é uma das estratégias de retenção de clientes que demandam um grande conhecimento do seu Perfil de Cliente Ideal (ICP)

Seus consumidores atendem telefone? Funcionam por e-mail ou preferem SMS? Vale à pena investir mais em comunicação full time nas redes sociais?

Atender em diversos canais é um dos pilares do bom relacionamento, já que você passa a mensagem de que o seu cliente não está sozinho.

4. Cuide da sua reputação de marca

Reputação de marca é um dos maiores motivos que fazem um cliente não escolher o seu negócio. 

No entanto, a sua preocupação em não derrapar precisa ser constante. Basta um escândalo ou erro para que os clientes comecem a cancelar contratos.

Portanto, se você quer entender tudo sobre reputação de marca, clique no banner abaixo e ouça agora o nosso podcast Dentro do Ringue sobre o assunto com o CEO do Reclame Aqui, Mauricio Vargas:

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5. Entenda necessidades e dores do seu cliente

Um cliente satisfeito é um cliente que contrata uma empresa para cuidar de um problema que ele não consegue resolver e fica tranquilo.

Dessa forma, se a sua empresa não consegue oferecer isso, e o relacionamento de vocês é cheio de fricções, as chances de não conseguir uma retenção eficiente é grande.

Portanto, ouça esse consumidor. Entenda o que ele precisa, o que é prioridade para ele e quais são as maiores dores para que ele precise de você. Depois, você terá argumentos para dizer o quanto ele precisa de você.

6. Ofereça serviços adicionais que agreguem valor

Serviços complementares aumentam não só a sua receita, mas a sua capacidade de atender totalmente aquele cliente. Inclusive, em necessidades que você não o atendia no começo da contratação.

É importante que você sempre vá além, e esteja em constante transformação para gerar valor. Assim, ele também verá o que a sua mobilização demonstra interesse real em fidelizá-lo.

Já pensou em oferecer uma consultoria? Um conjunto de ferramentas que facilitem a vida do cliente? Um programa de recompensas que estenda a relação a médio e longo prazo?

Nessa hora, o importante é adequar a sua estratégia com o que o seu cliente mais precisa. Deixe a criatividade fluir!

7. Acabe com os problemas de pagamento

Um cliente feliz e satisfeito pode se transformar rapidamente em um detrator da sua marca, caso receba uma cobrança indevida ou tenha transtornos na hora de pagar.

Isso é inadmissível para uma empresa que quer crescer rapidamente, mas infelizmente é um cenário bem comum quando você internaliza o seu billing ou resolve seu fluxo de pagamentos manualmente.

Além disso, deixar que seu time financeiro cuide de todos os detalhes dessa operação pode implicar em falhas, fraudes e perda de tempo e dinheiro para o seu negócio.

E, se você é uma empresa digital, sabe o quanto é importante ter um fluxo de transação automatizado, seguro e ágil.

Por isso, a Vindi pode te ajudar com a nossa solução de Gestão Financeira! Nós somos um hub de pagamentos com o maior gateway independente do Brasil, e sabemos muito bem como receber é importante para você.

Aqui na nossa plataforma, nós atendemos mais de 6.000 clientes, e somos responsáveis pela redução da inadimplência, taxas de aprovação e crescimento sustentável deles.

Se você gostou deste artigo sobre estratégias de retenção de clientes, aproveite e conheça agora o nosso trabalho! Nós estamos prontos para te ajudar a receber com segurança e fidelizar seus clientes com escalabilidade.

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