O fluxo de transação de pagamentos ainda é desconhecido por muitos empreendedores, mas de extrema importância quando falamos de segurança e Gestão Financeira.

Além disso, por vivermos em um mundo cada vez mais digital, entender como é esse processo em meio a diversas formas de pagamento é essencial.

Por isso, preparamos um artigo completo e objetivo, com tudo o que você precisa saber sobre como funciona o fluxo de transação de pagamentos.

Aproveite a leitura!

Como funciona o fluxo de transação de pagamentos offline 

Você chega em uma loja de moda e vestuário, escolhe as roupas que mais gostou e chega até o caixa para fechar a compra. 

Lá, a pessoa responsável pelo pagamento te pergunta se você quer pagar com cartão de débito, crédito ou dinheiro.

Então, você escolhe o cartão de crédito e, depois, precisa inserir esse cartão em uma maquininha e digitar a sua senha. 

Quando aparece a mensagem de aprovação, você sabe que a compra deu certo. Mas, você sabe o que acontece nos segundos daquela transação?

Integrantes de uma transação física

Vamos começar o processo da ponta final, que é a maquininha. Aqui, estamos falando da credenciadora, ou adquirente, e é ela a responsável por fazer a comunicação com as demais partes desse fluxo de transação de pagamentos.

Quando um cliente passa o cartão nessa maquininha, a adquirente repassa esses dados para a bandeira do cartão

Dessa forma, a bandeira pega as informações e transfere ao emissor, que pode ser um banco ou qualquer instituição financeira.

É esse banco emissor que aprova limites e saldos do cartão, aprova (ou não) o pagamento e devolve para a bandeira. A bandeira volta para a adquirente e a maquininha notifica se deu tudo certo.

Tudo isso em poucos segundos! Os fluxos de transação de pagamentos são grandes, mas extremamente funcionais e seguros, pensando em proteger lojistas e clientes contra fraudes. 

Se você quiser entender melhor qual o papel regulador de cada um desses personagens, clique aqui e leia esse artigo mais tarde!

No entanto, quando falamos de um pagamento online, temos mais dois agentes que entram nesse cenário: os gateways de pagamento e as subadquirentes.

Como funciona o fluxo de transação de pagamentos online

Quando um pagamento é feito nos ambientes digitais, o processo é bem parecido com o que falamos no tópico acima. 

Contudo, para que a transação seja mais segura e vantajosa para o lojista, ter um intermediador de pagamentos é essencial. Vamos conhecer as melhores opções, de acordo com o momento do seu negócio?

Subadquirente 

Uma subadquirente, ou subcredenciadora, tem o papel de transferir os dados do cliente, que são colocados online, para a adquirente.

Geralmente, essa subadquirente já possui um serviço antifraude integrado, facilitando a checagem e deixando a responsabilidade totalmente nas mãos dela.

Dessa forma, o processo pode acontecer como aconteceria em uma loja física, onde a adquirente, que recebeu as informações da subadquirente, repassa para a bandeira, que comunica ao banco e espera a validação do saldo.

Vale lembrar que, atualmente, a maioria das subadquirentes já não fazem mais o temido redirecionamento de página de checkout, o que fazia com que muitos lojistas perdessem vendas no e-commerce.

As subadquirentes atendem pequenas e médias empresas, além de empreendedores que estão começando agora e buscando taxas mais baixas por transação.

Gateway de Pagamento

Um gateway de pagamento fica no mesmo lugar que uma subadquirente ficaria, logo depois da loja e antes da adquirente. 

Aqui, é importante destacarmos que um gateway tem a vantagem da multiadquirência. Ou seja, é possível se conectar a várias adquirentes do mercado e escolher qual tem as taxas mais atrativas para rodar em determinado momento.

Dessa forma, o gateway pega as informações enviadas na página de checkout de pagamento, criptografa esses dados, transfere para a adquirente escolhida, que envia para a bandeira e solicita aprovação com o banco emissor.

Com tudo certo, o cliente recebe a confirmação da transação!

Por isso é tão importante que a sua empresa online tenha um hub de pagamentos, que consiga cuidar de todo o fluxo de transação de pagamentos com o cuidado que esse processo merece.

Receber online não é uma tarefa fácil. Nessas horas, contar com um parceiro que seja especialista em gestão de pagamentos e de cobrança é o que você precisa para crescer com sustentabilidade.

Com a plataforma da Vindi, você tem acesso ao nosso gateway de pagamento, que é o maior gateway independente do país

Além disso, você consegue fazer a gestão completa de todas as suas vendas, sejam elas avulsas, recorrentes ou parceladas.

Portanto, se você gostou dessa explicação sobre o fluxo de transação de pagamentos, clique no banner abaixo e conheça mais sobre a nossa solução. Nós estamos aqui para te ajudar a vender mais e receber sempre!

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies