As contas de consumo estão entre as principais despesas recorrentes dos consumidores.

Para as concessionárias que prestam esse tipo de serviço, o desafio é cobrar na recorrência de forma eficiente.

Felizmente, existem muitas opções para agilizar pagamentos, como o Pix, o cartão de crédito e o BolePix.

Veja a seguir como fazer a cobrança de contas de consumo com métodos vantajosos.

O que são contas de consumo?

Contas de consumo são aquelas referentes a serviços essenciais que pagamos todos os meses.

Contas de consumo são aquelas referentes a serviços essenciais que pagamos todos os meses, como as contas de água, luz e internet.

Por isso, elas também são chamadas de boletos de concessionárias.

São consideradas despesas fixas, pois seu valor é sempre o mesmo ou varia pouco.

Dessa forma, é preciso incluir as contas de consumo no orçamento doméstico para ter controle sobre os gastos, uma vez que elas representam grande parte do custo de uma família.

Além disso, essas contas são recorrentes, ou seja, se repetem mensalmente e precisam ser pagas para garantir o acesso a serviços essenciais.

Logo, elas funcionam na modalidade de pagamento recorrente, que é associada à prestação de serviços por meio de planos, assinaturas e mensalidades.

Quais as principais contas de consumo?

As principais contas de consumo são:

  • Conta de energia elétrica
  • Conta de água e esgoto
  • Conta de internet ou “combo” de serviços de telecomunicações (internet, TV a cabo e telefone)
  • Conta de telefone e celular
  • Conta de gás (no caso do gás encanado).

Como cobrar contas de consumo recorrentes?

As empresas que trabalham com contas de consumo precisam ter um sistema de cobrança recorrente para automatizar os pagamentos e atender às demandas dos consumidores;

Isso porque, geralmente, são contas que se repetem todo mês para um grande número de clientes.

Logo, a medição do consumo e a emissão do boleto precisa ser o mais eficiente possível, assim como a identificação do pagamento e a cobrança em caso de atraso.

Por isso, as concessionárias e empresas que atuam com contas de consumo investem em tecnologias específicas para digitalizar e automatizar a cobrança recorrente.

Com esses sistemas, os boletos são emitidos de forma automática e os clientes recebem notificações sobre a disponibilidade da fatura, a proximidade do vencimento e eventuais atrasos no pagamento.

Além disso, disponibilizam o autoatendimento para que os consumidores possam consultar faturas, emitir a segunda via de contas de consumo, realizar parcelamentos, etc.

Tudo para que a empresa consiga cobrar de forma mais eficiente, reduzindo custos e horas de trabalho, e ainda tenha maneiras de recuperar casos de inadimplência.

Como funciona o BolePix para contas de consumo?

O BolePix é uma forma de pagamento que inclui um QR Code no boleto bancário.

O BolePix é uma forma de pagamento que inclui um QR Code no boleto bancário para que o consumidor também tenha a opção de pagar com Pix, além do tradicional código de barras.

Dessa forma, o cliente pode pagar escaneando o código de barras a partir de um app bancário, como é feito normalmente, ou escanear o QR Code para pagar no Pix, com uma transferência instantânea.

O BolePix já é um método utilizado no mercado, mas o Banco Central do Brasil está implementando oficialmente essa nova solução.

Com o lançamento previsto para o início de 2024, as concessionárias não terão que pagar mais aos bancos pela emissão de boletos.

Além disso, será possível pagar contas vencidas com cálculo automático de juros e multas via Pix.

Nessa mesma tendência, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs tornar obrigatória a adição do Pix como opção de pagamento das contas de energia elétrica.

Dessa forma, o consumidor terá uma opção mais prática de pagamento e haverá redução de custos operacionais das distribuidoras.

Pagando contas de consumo com o cartão de crédito

Diversas instituições financeiras oferecem a opção de pagamento de contas de consumo com o cartão de crédito.

O consumidor só precisa escolher a opção de cartão de crédito no momento de pagar a conta no aplicativo bancário, desde que essa função esteja liberada e ativada.

Dessa forma, quem está sem dinheiro pode pagar contas de consumo a prazo e ainda parcelar o valor da fatura — com cobrança de juros, evidentemente.

Além disso, muitas pessoas optam pelo pagamento de contas com cartão de crédito para ganhar pontos e milhas nos programas de benefícios.

Entendeu como funcionam as contas de consumo e o pagamento recorrente?

Conheça mais sobre o BolePix da Vindi e comece a oferecer a simplicidade do boleto e a modernidade do Pix em um único meio de pagamento!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies