Redução da Inadimplência – 5 dicas para evitar atrasos no pagamento

O ano de 2016 não foi muito favorável no que tange a inadimplência e, de acordo com o Serasa Experian, as expectativas é que esse índice diminuísse a partir do segundo semestre de 2017 entre o consumidor se o índice de desemprego caísse.

Esse é um artigo para você reduzir a inadimplência.

Redução da Inadimplência – 5 dicas para evitar atrasos no pagamento

Estamos no segundo semestres de 2017 e a pergunta é: como está seu índice de inadimplência? Se a resposta for algo como “alto”, “péssimo”, “ruim”, os seguintes passos podem te ajudar a reduzir essa taxa. Confira:

Seja transparente

Você já passou pela situação de fazer uma compra e, na hora de efetuar o pagamento, descobrir que o valor que deve ser pago é superior ao que você esperava? Esse tipo de prática, infelizmente, ainda é bastante comum. Porém, esse valor superior ao esperado pode ser um fator chave para que o consumidor deixe de realizar o pagamento em dia.

Seja completamente transparente com os seus clientes. Se o valor que você cobra é superior ao que o interessado deseja pagar, o melhor a ser feito é apenas partir para o próximo cliente. Não tente mascarar algo que, no fim das contas, terá que ser pago.

Ofereça flexibilidade

Para alguns clientes o pagamento fica melhor se for efetuado no início do mês, enquanto para outros o melhor seria ao final do mês. Alguns podem ter preferência pela utilização de cartão de crédito, enquanto outros sentem-se melhor com boletos. Redução de inadimplência também é flexibilizar os recebimentos.

Oferecer flexibilidade e opções de pagamento aos seus clientes fará com que eles comprem e fiquei em dia com os pagamentos.

Lembre seus clientes da data do pagamento

Um dos benefícios da automação da cobrança é que você pode usar recursos que lembrem seu cliente de pagar na data certa, como o envio de mensagens e notificações para informar que a data do pagamento está próxima ou em estraso. Dessa forma, eles não deixarão de pagar por esquecimento e poderão entrar em contato com a sua empresa caso precise ser feito algum ajuste.

Mantenha um histórico

Tenha sempre um controle atualizado com o histórico de seus clientes e seus pagamentos, como relatórios. Assim, você terá conhecimento sobre quais são aqueles que costumam atrasar pagamentos ou deixam de pagá-lo.

Isso dará condições para que você evite alguns clientes indesejáveis, possa negociar as condições de pagamento com os bons usuários que por algum momento atrasaram ou até mesmo tome as providências legais para efetuar a cobrança.

Busque um serviço de faturamento recorrente

A cobrança recorrente automatizada (usada em escolas, academias, consultórios, clubes de assinatura e quaisquer outros serviços prestados por meio de mensalidades) é a forma mais prática, fácil e cômoda no que tange a inadimplência.

Além de receber os pagamentos automaticamente, você consegue oferecer ao seu clientes flexibilidade no pagamento e formata de contratação do serviço sem se preocupar em ter que ficar cobrando ele. E ainda conta com ferramentas (retentativa, SMS, email) que te ajudam a efetuar a cobrança sem estragar seu relacionamento com o cliente: tudo é feito de forma automática.

A grande vantagem das plataformas de pagamento recorrente é o agendamento de pagamentos, que gera uma receita previsível e o recebimento programado que pode ser acompanhado por relatórios que ajudam na gestão de cobrança e recebimentos.

Se você está com problemas com inadimplência, a Vindi pode ajudar você nesse controle por meio de nossa plataforma e também de dicas pontuais, postadas em nosso blog. Não deixe de conferir!

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Sobre o autor

Nathalia Braga
Jornalista que passou por redações de entretenimento, varejo e economia, mas acabou se apaixonando por marketing digital e hoje atua em suas principais vertentes.

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