A recorrência para funerárias é uma forma de melhorar os sistemas de cobrança e combater a inadimplência.
Lidar com clientes nesse segmento é uma tarefa complicada, o que exige bastante organização para evitar qualquer transtorno.
Além disso, é preciso garantir as cobranças e pagamentos com eficiência para poder pagar todos os fornecedores.
Neste conteúdo, vamos mostrar como o modelo de assinaturas pode ajudar com todas essas questões.
Leia e confira como adotar a recorrência para funerárias.
Transformação digital nas funerárias
Empresas dos mais variados nichos têm adotado sistemas de gestão para reduzir a burocracia, melhorar o controle e agilizar o atendimento.
Essa necessidade é muito grande para as funerárias.
Afinal, neste setor, é preciso evitar ao máximo qualquer transtorno que possa aborrecer os clientes, que já passam por um momento difícil ao contratar os serviços.
Sistemas de gestão facilitam o acesso à informação de todos os clientes de uma forma rápida.
Desta forma, é possível otimizar o trabalho de suas equipes e ajudar a proporcionar um atendimento eficiente.
Além disso, plataformas de pagamentos ajudam a resolver um problema comum para as funerárias: a inadimplência no pagamento de planos funerários e jazigos.
Se a empresa não der atenção para essa questão, terá dificuldades para pagar seus fornecedores.
Em muitos casos, empresas que passam por essas situações acabam apelando para cobranças agressivas, que geralmente não trazem bons resultados.
Para evitar essas situações, os meios de pagamento têm avançado a ponto de facilitar os processos de cobrança e evitar fricções, garantindo uma cobrança eficiente.
Isso é possível graças à economia de recorrência.
Como funciona a recorrência para funerárias?
Você já deve ter percebido que boa parte dos serviços que consumimos no dia a dia aderiram ao modelo da recorrência.
Por exemplo, é possível pagar uma mensalidade para receber cápsulas de café em casa, ouvir música pela internet, ver filmes e séries, entre outros.
A recorrência pode ser usada em qualquer segmento, sendo que a sua principal característica é a prestação de serviços contínuos.
Ou seja, é o modelo de assinaturas, planos ou mensalidades.
Para funerárias, aderir à recorrência de pagamentos é uma forma de oferecer mais opções ao cliente, aumentando o número de interessados em fechar com você e não com outras empresas do ramo.
O pagamento recorrente funciona da seguinte forma: os dados do cliente são coletados uma única vez.
Em contrato, é acertada a data de cobrança preferida pelo consumidor e, depois disso, o débito no cartão acontece de forma automática.
Nesse modelo, você pode oferecer planos e mensalidades que serão pagos todo mês ou a cada semestre, ano, etc.
Formas de pagamento recorrente em funerárias
Com o avanço dos meios de pagamento, é possível implementar recursos para automatizar cobranças seja qual for a forma de pagamento escolhida pelo cliente.
Veja abaixo as três modalidades que podem ser usadas na recorrência para funerárias.
Cartão de crédito
O cartão de crédito é uma das formas de pagamento favoritas dos consumidores, por ser prático e seguro.
Essa praticidade é ainda maior com o uso do cartão cartão na recorrência.
Afinal, a empresa só precisa cadastrar os dados de pagamento uma vez para que a cada mês o pagamento seja feito automaticamente.
A principal vantagem deste formato é que cada mensalidade é registrada como uma única transação, e não como uma parcela.
Por isso, o limite total do cartão não é comprometido.
Ou seja, ao contrário do parcelamento, em que a quantia total de uma compra é dividida em várias vezes, neste caso o cliente precisa só ter disponível em seu limite o valor de uma mensalidade.
Pix
Embora tenha sido criado para transferências imediatas, o método instantâneo de pagamentos também pode ser usado na recorrência.
Para isso, é preciso automatizar as cobranças.
Um sistema adequado pode programar o envio do QR Code para o pagamento em uma data programada por e-mail ou SMS.
Boleto
Mesmo com todos os avanços dos meios de pagamento, muitos consumidores não abrem mão do tradicional boleto bancário.
Mesmo neste caso, uma plataforma de pagamentos recorrentes como a Vindi pode tornar este método altamente eficiente.
Basta encaminhar aos clientes um e-mail com um link para gerar o documento.
Assim, o cliente pode abrir o aplicativo do seu banco e pagar na hora.
Com essa funcionalidade, sua empresa reduz os custos com impressão e envio do documento pelos Correios, sem abrir mão de um meio de pagamento que ainda é muito popular.
Além disso, proporciona uma melhor experiência ao cliente.
Vantagens da recorrência para funerárias
Até aqui, mostramos em resumo como funciona a cobrança recorrente e como ela pode ser aplicada em uma funerária.
Agora que você já conhece bem o conceito e suas aplicações, é hora de entender o que sua empresa tem a ganhar adotando esse modelo de negócio.
Veja a seguir as principais vantagens da recorrência para funerárias.
Redução da inadimplência
Você que trabalha no ramo de funerárias sabe que o alto índice de inadimplência nos pagamentos dos planos funerários e jazigos podem ser resultado de outros desafios importantes para cobrar seus clientes.
Como, por exemplo, o fato de a base de clientes, por vezes, não ser altamente bancarizada e ter pouco limite de crédito.
Então, o pagamento recorrente pode ser um grande aliado para reduzir essas lacunas.
O motivo é que a cobrança feita automaticamente elimina o risco de o cliente esquecer de fazer o pagamento.
Além disso, se o consumidor deixar de pagar sua fatura de cartão de crédito, ele passa a dever para a administradora do seu cartão e não a você – e o recebimento pelos seus serviços fica garantido.
Porém, mesmo com todas essas facilidades, a inadimplência ainda pode acontecer.
Nesses casos, um sistema avançado conta com recursos que podem reduzir ao máximo esse problema.
Veja agora as principais funcionalidades da Vindi para combater a inadimplência:
Régua de cobrança
A régua de cobrança é um planejamento realizado para lidar com situações de atraso em mensalidades.
Com a automatização dessa ferramenta, é possível programar o envio de notificações e lembretes aos seus clientes antes do vencimento e, principalmente, depois – somente para os inadimplentes.
As mensagens são personalizadas e chegam com um link para gerar a fatura e pagar na hora.
Retentativas de pagamento
Quando um pagamento por cartão de crédito não é registrado, é comum que o cliente tenha atrasado o pagamento de sua fatura.
Nesses casos, um sistema de retentativas de pagamento pode repetir a transação para concretizar o pagamento de forma automática, sem que a empresa ou o cliente precisem ser avisados.
Os sistemas de retentativa da Vindi podem ser:
- Retentativa simples: a cobrança é repetida em um intervalo de dias pré-definido – geralmente três, para que o cliente possa pagar sua fatura
- Retentativa inteligente de saldo: a partir da inteligência de dados, o sistema identifica o melhor momento para fazer a retentativa
- Retentativa com troca de adquirente: em empresas que trabalham com duas operadoras, o sistema repete a cobrança por meio do outro sistema cadastrado
- Retentativa com troca de perfil: a cobrança é repetida usando dados de outro cartão do cliente que tenha sido cadastrado.
Renova Cartões
Quando a data de validade de um cartão de crédito expira, o cliente recebe um novo cartão.
Nesses casos, se o cliente não atualiza seus dados de cobrança, o pagamento falha.
Porém, os recursos Renova Vindi e Renova Cartões atualizam automaticamente os dados de cobrança, sem que o cliente precise renovar.
Automação de processos
A cobrança manual toma tempo e está sujeita a erros humanos.
Agora, quando você passa a usar uma plataforma especializada em recorrência, seus processos são mais eficientes.
Por exemplo, é possível emitir uma nota fiscal em segundos, além de automatizar comunicações com seus clientes por e-mail ou mensagem.
Melhor controle financeiro
Com a recorrência, você sabe exatamente quantos clientes possui e em qual data vai acontecer o pagamento.
Além disso, é possível visualizar facilmente o número de inadimplentes e tomar uma ação imediata.
Essa clareza melhora o seu controle financeiro e permite uma projeção de lucros mais assertiva.
Assim, você pode escolher como prefere aplicar seu dinheiro.
Economia de tempo
Fazer cobrança não é uma tarefa fácil, mas quando o processo é automatizado, você economiza seu tempo e de seus funcionários.
Com isso, é possível focar em atividades essenciais para seu negócio, como a atração de novos contratos.
Como aderir à recorrência?
Para implementar o pagamento recorrente em sua funerária, a melhor forma é contar com uma plataforma de pagamentos especializada em recorrência.
Prefira empresas que tenham a flexibilidade de aceitar diversas formas de pagamento e integração com o maior número de bandeiras de cartão, pois isso vai potencializar seus lucros.
Além disso, é importante ter um parceiro preocupado com a segurança dos dados de sua empresa e também de seus clientes.
Outro ponto a se observar é as taxas cobradas por cada transação, já que elas vão afetar diretamente seu ganho final.
A Vindi é a melhor solução de recorrência do mercado.
Entre em contato conosco e passe a usar o pagamento recorrente em sua funerária!