O pagamento mobile já caiu nas graças dos brasileiros a partir do sucesso do Pix, que se tornou parte da rotina da população.

Porém, existem várias outras maneiras de fazer cobranças e pagamentos com o celular, e algumas delas já são bem populares.

Por exemplo, quem nunca usou o seu smartphone para pagar contas?

Neste artigo, vamos apresentar dados e tendências sobre o pagamento mobile no Brasil e mostrar por que esta modalidade é tão vantajosa para sua empresa.

Acompanhe até o final!

Importância do pagamento mobile na rotina dos brasileiros

Cada vez mais, o telefone celular vem se consolidando como um meio de pagamento importante na rotina da população brasileira.

Segundo o Relatório de Economia Bancária do Banco Central, 79% das transações financeiras foram feitas via celular em 2022 no Brasil.

No ano anterior, a proporção foi de 69%, e em 2019, de 28%.

Além do Pix, o Banco Central leva em conta pagamentos de contas, tributos e transferências de crédito.

A pesquisa destacou a importância das fintechs, por dar acesso a uma parcela da população que antes não tinha conta bancária por meio de aplicativos.

Como o celular é uma peça essencial para quem tem conta digital, este é um público já habituado a usar seu dispositivo móvel para pagamentos e transferências.

Segundo pesquisa da Opinion Box e Mobile Time, 80% dos entrevistados responderam que fizeram pelo menos uma compra por aplicativo nos últimos 30 dias.

No próximo tópico, vamos falar sobre um dos principais fatores para essa tendência.

Como o Pix mudou a relação com os pagamentos via celular?

Até o Pix ser lançado, em 2020, os aplicativos de bancos para celular já eram uma realidade.

Por meio deles, os clientes já acessavam diversos serviços bancários, mas ainda não costumavam fazer compras.

A virada de chave a partir do Pix ficou evidente segundo uma pesquisa divulgada em 2021 pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O estudo apontou que as transações bancárias por celular cresceram 75%, como mostrou na época uma reportagem do Estado de São Paulo.

Portanto, não é exagero dizer que o Pix foi responsável por um grande processo de inclusão do público brasileiro aos meios eletrônicos de pagamento.

Por ser um meio gratuito para pessoas físicas, instantâneo e que funciona 24 horas por dia, o Pix caiu rapidamente nas graças do público brasileiro.

Atualmente, há mais de 600 milhões de chaves cadastradas, e a cada mês o sistema movimenta mais de R$ 1 trilhão, segundo estatísticas do Banco Central.

Porém, mesmo que o Pix seja um estrondoso sucesso, não é o único formato de pagamento mobile.

Quais são os tipos de pagamento mobile no mercado?

Confira agora os principais tipos de pagamento mobile disponíveis atualmente.

Pix

O sistema do Banco Central dispensa apresentações, mas não pode ficar de fora dessa lista.

Com ele, é possível transferir valores de forma instantânea a qualquer hora do dia, sendo que pessoas físicas não precisam pagar taxas.

Carteiras digitais

Instituições financeiras e até empresas de tecnologia como Apple e Samsung oferecem aos clientes o recurso de carteiras digitais.

Elas permitem armazenar um valor e usar diretamente pelo celular, seja em transações físicas ou compras online.

QR Code

Este meio se tornou altamente popular no Brasil porque pode ser usado para pagamentos por Pix.

O código pode ser fixo para um estabelecimento ou gerado a cada transação pela maquininha de cartão.

Para pagar, basta usar o aplicativo da instituição financeira para escanear o código usando o celular.

Aproximação

A tecnologia de pagamento por aproximação tem se popularizado entre usuários de cartão de crédito e de débito, mas pode ser feita por celular também.

Basta ter um smartphone com a tecnologia NFC e configurar a forma de pagamento que será usada.

Assim, o pagamento pode ser feito aproximando o próprio aparelho à maquininha de cartão.

MST

A Magnetic Secure Transmission (MST) é uma alternativa similar ao NFC adotada por algumas carteiras digitais, como o Samsung Pay.

Como o nome indica, ela funciona por meio da transmissão de um sinal magnético.

Vantagens do pagamento mobile para as empresas

Boa parte das empresas que trabalham com vendas já sabem o quanto é importante diversificar as formas de pagamento e ficar por dentro das inovações deste mercado.

Disponibilizar o pagamento nos formatos que mostramos acima pode ajudar a melhorar os resultados de negócios de vários nichos.

Confira os benefícios do pagamento mobile:

  • Economia: plataformas de pagamento mobile costumam cobrar menos taxas e ter uma implantação facilitada em relação aos modelos tradicionais, sendo mais baratas tanto para a empresa quanto para o consumidor
  • Praticidade: receber um pagamento pelo celular é um processo rápido e fácil
  • Mais vendas: é comum vermos negócios físicos perderem vendas porque o cliente está sem sua carteira, porém é bem mais raro alguém sair de casa sem o celular
  • Segurança: os processos de pagamento mobile adotam tecnologias que impedem crimes como captura de dados e clonagem de cartão.

Quais inovações esperar dos pagamentos mobile?

O mercado de pagamentos mobile reserva muitas novidades para o futuro.

O Banco Central já trabalha em novos recursos para o Pix, como a possibilidade de parcelamento dos pagamentos e a automatização da ferramenta para uso em pagamentos recorrentes.

Além disso, o surgimento do Real Digital pode contribuir com a popularização das carteiras digitais.

Uma pesquisa (em inglês) da Worldpay aponta que até 2025 elas deverão responder por 38,6% dos pagamentos feitos no mundo.

Também devemos considerar o uso da biometria facial em pagamentos, que já está disponível em alguns estabelecimentos.

Esta promete ser uma evolução do mobile, possibilitando que o consumidor pague mesmo se não tiver nenhum documento, cartão ou dispositivo móvel.

Portanto, ainda são muitas as novidades a serem esperadas, e muitas delas são relacionadas ao Pix.

É importante que seu negócio saiba explorar esse recurso da melhor forma possível.

Para isso, conheça o Pix da Vindi!

Assine a Newsletter da Vindi

O que é pagamento via mobile?

Pagamento via mobile é uma modalidade em que a pessoa transfere dinheiro usando o seu telefone celular. No Brasil, o principal exemplo deste formato é o Pix. Mas o sistema do Banco Central não é o único tipo de pagamento mobile. Existem celulares com a tecnologia de pagamento por aproximação, em que o usuário pode configurar um cartão para pagar direto no aparelho. Também é possível armazenar valores em uma carteira digital e pagar por aplicativo.

Como usar o celular para pagamento?

Existem várias formas de usar o telefone celular para fazer pagamentos. Para pagar pelo Pix, é preciso ser cliente de um banco que seja participante do sistema, instalar o aplicativo da instituição e fazer a configuração conforme as instruções. Alguns bancos exigem uma validação em agências ou terminais de caixa eletrônico. Também existe a alternativa de instalar uma carteira digital para armazenar um valor ou configurar um cartão de crédito.

Como usar o NFC para pagar?

Você pode usar o NFC para pagar por aproximação usando seu cartão de crédito ou débito, desde que ele seja compatível com essa tecnologia – o que é indicado por um símbolo com quatro ondas. Além disso, vários tipos de smartphone têm a possibilidade de fazer o pagamento usando o próprio aparelho. Porém, para isso, é preciso fazer uma configuração para usar um cartão ou valores depositados em uma carteira digital.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies