Anunciar em um marketplace de serviços pode ser uma forma barata e lucrativa de gerenciar um negócio, principalmente para profissionais autônomos.
A alta demanda por serviços em vários segmentos faz com que a ideia de criar sua própria plataforma também seja promissora, pois não faltam bons profissionais no mercado à procura de clientes, ao mesmo tempo em que há neste momento muitas pessoas procurando por algum tipo de solução na internet.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços foi o que mais cresceu no primeiro semestre de 2022, chegando a um patamar 7,5% maior do que no período pré-pandemia.
Para que você conheça bem esse mercado, vamos explicar neste artigo o que é e como funciona um marketplace focado em serviços, além das vantagens que ele pode trazer.
Também vamos mostrar casos de sucesso e dar dicas importantes para quem pretende criar sua própria plataforma. Acompanhe!
O que é marketplace de serviços?
Marketplace de serviços é uma plataforma virtual criada para que empresas ou profissionais autônomos independentes anunciem suas soluções em prestação de serviços diversos. São espaços geralmente voltados a um nicho, para que o consumidor que precisa de determinado serviço possa escolher entre várias ofertas.
Assim, o empreendedor é encontrado por alguém que pretende contratar seus serviços, como se fossem classificados virtuais. E esta é uma plataforma que traz visibilidade ao negócio, já que quem presta o serviço não precisa se preocupar com a captação de clientes, considerando que muitas pessoas visitam marketplaces.
Já a empresa que gerencia o marketplace pode ser remunerada de diferentes formas, conforme o modelo de negócio.
Para saber tudo sobre marketplaces, confira nosso guia completo sobre o assunto:
Marketplace: o que é e como funciona esse modelo de venda?
Como funciona o marketplace de serviços?
De forma geral, o marketplace serve como uma ponte entre consumidor e lojista. Os exemplos mais clássicos são Mercado Livre e Shopee, sites em que o consumidor encontra vários tipos de produtos à venda e pode até comprar de diferentes lojas virtuais em uma única vez. Já no marketplace de serviços, vários profissionais oferecem soluções para que o consumidor escolha o que melhor atende às suas necessidades.
A prestação de serviços pode ser totalmente online pela própria ferramenta, como em uma consulta médica ou psicológica ou aulas à distância. Nesses casos, o próprio pagamento é feito dentro da ferramenta, dando mais segurança para as duas partes na negociação.
Também há marketplaces que funcionam como um canal para o consumidor encontrar um prestador, e neste caso a negociação pode ser feita dentro ou fora da plataforma.
Em ambos os casos, é importante ter um sistema de avaliações para que os próprios consumidores indiquem se os profissionais são confiáveis.
Quais as vantagens do marketplace de serviços?
O marketplace de serviços pode render bons resultados ao profissional, ao cliente e à própria plataforma. Por isso, vamos mostrar agora algumas vantagens de apostar nessa ideia.
Facilidade
Anunciar em um marketplace não exige conhecimento específico. Aliás, as próprias plataformas costumam ter processos bem simples e suporte para atrair anunciantes, o que torna muito fácil ter a sua oferta publicada online.
Economia de custos
Ao anunciar em um marketplace de serviços, o prestador não precisa gastar em iniciativas e ferramentas de marketing para prospectar clientes. Afinal, apenas por estar na plataforma, ele pode ser encontrado por muitos compradores em potencial.
Essa vantagem vale principalmente para pequenos empreendedores, que não planejam gastar muito dinheiro – e tempo – para procurar novos clientes.
Público qualificado
Além de serem vistos por muitas pessoas, profissionais que anunciam em marketplaces costumam receber um tráfego qualificado.
Como explicamos acima, grande parte dos marketplaces de serviços são voltados a um nicho específico. Portanto, muitos usuários que entram no site já procuram pelo serviço oferecido.
Segurança
As plataformas de marketplace costumam investir em ferramentas para combater fraudes na internet (principalmente se o pagamento é feito dentro da ferramenta).
A segurança na cobrança é um fator determinante para levar uma empresa ou profissional autônomo a anunciar em um marketplace.
Exemplos de marketplace de serviços no Brasil e no mundo
Há muitas plataformas de marketplace em funcionamento pelo mundo. Você vai conferir agora alguns exemplos de plataformas que operam em vários países, todas disponíveis para o público brasileiro:
- Fiverr, Upwork: marketplaces de serviços profissionais online para freelancers de vários nichos
- Workana, Freelancer.com: também são marketplaces de serviços profissionais, mas neles são os clientes que postam suas necessidades para que os freelancers ofereçam diretamente a eles os seus serviços
- Habitissimo: marketplace espanhol que reúne profissionais de reforma e manutenção
- Hotmart, Udemy: plataformas de cursos online
- Booking, Airbnb: marketplaces para pousadas e aluguel de imóveis a curto prazo.
- Uber: plataforma que usa a tecnologia de GPS para conectar motoristas com passageiros que estiverem por perto e garantir que o transporte seja feito da maneira adequada
- Delivery Direto, Rappi: plataformas que também usam GPS, mas são focadas em entregas, principalmente de refeições.
O Brasil também é um terreno fértil para o surgimento de marketplaces de serviços profissionais e outros tipos de plataformas. Veja alguns exemplos de casos de sucesso no país:
- 99 Freelas: considerado o maior site de freelancers do país, funciona nos mesmos moldes do Workana e Freelancer.com
- Quinto Andar: plataforma de imóveis com foco em venda e aluguel a longo prazo, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado imobiliário
- 99Pop/99Táxi: originalmente plataforma de táxis, passou a operar da mesma maneira que o Uber no país
- iFood: uma das principais plataformas de entrega de alimentos no país, semelhante a Rappi e Delivery Direto.
Se você planeja criar um marketplace, ainda temos dicas importantes para você neste conteúdo.
Como criar um marketplace de serviços?
Criar uma plataforma própria para atrair clientes e profissionais pode ser um ótimo negócio, mas exige atenção a alguns detalhes. Por isso, vamos apresentar algumas dicas importantes para ajudar no seu planejamento.
1. Encontre seu nicho
Como você viu acima, marketplaces de serviço costumam ser altamente segmentados. Delimitar um nicho de mercado é essencial para reduzir a concorrência, então leve em consideração a demanda de clientes e profissionais e pense sua plataforma como uma ponte para conectar esses dois lados.
Além disso, implementar iniciativas de marketing para um público específico é mais viável e econômico do que fazer isso para o público em geral.
2. Busque uma solução inovadora
Muitos negócios desse tipo deram certo por inovar na hora de aproximar clientes e prestadores de serviço. O avanço da tecnologia fez com que o GPS fosse usado para aproximar motoristas de passageiros ou facilitar entregas, por exemplo.
Além disso, plataformas de telemedicina tornam possível a realização de um atendimento médico à distância e a cobrança pelo próprio aplicativo. Portanto, pense em como a tecnologia pode tornar mais fácil a vida de clientes e empreendedores.
3. Conheça seu público
Depois de tomar as decisões iniciais, é hora de pesquisar bem o perfil de público que você planeja atingir, que podem ser os empreendedores ou consumidores finais (B2B ou B2C). Uma boa estratégia é criar personas, ou seja, personagens fictícios com base em dados de uma fatia considerável do seu público-alvo.
4. Determine a forma de receita
A modalidade de cobrança em um marketplace de serviço pode variar. Veja os principais formatos do mercado:
- Comissão: este é um modelo muito comum, em que a plataforma cobra uma comissão, que costuma variar entre 15% e 30% do valor do serviço
- Mensalidade: o prestador de serviços paga um valor mensal fixo para poder anunciar na plataforma
- Venda de leads: o profissional paga por um pacote de créditos equivalente à quantidade de leads, ou seja, contatos de potenciais clientes.
Você pode combinar as duas primeiras modalidades, cobrando um percentual além de uma mensalidade. Outra alternativa é dar opções dessas modalidades para que o profissional escolha em qual quer aderir.
5. Crie sua plataforma
Para disponibilizar seu marketplace na internet, você pode contratar uma equipe de programação ou uma plataforma pronta. Há algumas opções em português do Brasil, como Toro, Flexy, Wave e Ideia no Ar.
6. Faça o acompanhamento
Depois de criado o marketplace, é preciso fazer um acompanhamento constante do negócio. Além de atrair profissionais e clientes, gerencie a qualidade dos serviços oferecidos e preste atenção nos feedbacks dos usuários. Monitorar métricas é importante para tomar decisões que ajudem seu negócio a crescer.
Além disso, é preciso garantir a segurança dos pagamentos. Vamos nos aprofundar nisso no próximo tópico.
Qual a importância dos meios de pagamento em marketplaces de serviços?
A segurança e a praticidade na hora de pagar estão entre os principais motivos do sucesso de marketplaces em geral, e as plataformas de serviço não fogem a essa regra.
De um lado, o profissional quer ter a garantia de ser devidamente remunerado pelos serviços prestados. Do outro, uma boa experiência do cliente passa pela rapidez e segurança na hora de pagar.
Por isso, investir em uma boa plataforma de pagamentos é um ponto crítico na criação de um marketplace.
Além de garantir um checkout transparente, é essencial contar com a tecnologia de split de pagamento, que divide automaticamente o pagamento do consumidor entre dois ou mais recebedores.
Assim, você pode garantir sua comissão enquanto o profissional recebe por seus serviços, enquanto seu cliente paga com tranquilidade sem sequer perceber a divisão dos valores.
A Vindi conta com essa funcionalidade, além de oferecer muito mais vantagens para um bom processo de cobrança. Saiba mais sobre o split da Vindi e entre em contato com nosso time de especialistas!